Postagens

Mostrando postagens de Setembro 11, 2011

Sociais

Imagem
Paul McCartney e Nancy Shevell: em breve marido e mulher

Colunistas

A crônica não-anunciada do colapso neoliberal

Ou o debate como farsa

Márcia Denser
O colapso do neoliberalismo tornou-se crônico e, só não se anuncia oficialmente, devido à oposição da mídia hegemônica que detém o monopólio da negação do óbvio, dificultando a saída da crise e tornando o debate uma farsa, um jogo de cartas marcadas. Esta é a posição do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos debatedores que, esta semana em Sampa, discutiram no Seminário “Neoliberalismo, um colapso inconcluso”, promovido pela Carta Maior e PUC-S.Paulo, e que contou com a participação ainda de Emir Sader (Uerj), Samuel Pinheiro Guimarães (Itamaraty), Ignacy Sachs (Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – Paris), Ladislau Dowbor (PUC-SP), entre outros.

E Belluzzo vai mais longe ao afirmar que o consenso em torno de certas ideias de dominância financeira – idéias que estão na origem da atual crise – não seria possível sem sua difusão massiva pela mídia. Não se trata de uma teoria conspiratória. Isso se d…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Lambança político-industrial

O Estado de S.Paulo - Editorial
O governo acaba de promover, sob o disfarce de política industrial, mais uma lambança a favor de grupos selecionados. Com o pretexto de proteger o setor automobilístico e o emprego do trabalhador brasileiro, o Executivo federal aumentou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e definiu condições para isenção das novas alíquotas. As condições beneficiam claramente uma parte das montadoras e criam, indiretamente, barreiras à importação de veículos e de componentes fabricados fora do Mercosul e do México. Ao estabelecer uma discriminação baseada em critério de conteúdo nacional, o governo se expõe a ser contestado na Organização Mundial do Comércio (OMC). O governo, segundo fontes ouvidas pela reportagem do Estado, admite essa possibilidade, mas decidiu correr o risco.

"O consumo dos brasileiros está sendo apropriado pelas importações", disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, é preocupante ver a …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 17 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"Governo cedeu a lobby, afirmam importadoras"
Para associação, indústria nacional fez pressão para eliminar a concorrência x A Abeiva (associação dos importadores) afirmou que o aumento do IPI para veículos com menos de 65% de componentes nacionais é resultado do lobby das montadoras contra a concorrência dos importados. Jose Luiz Gandini, presidente da Abeiva, disse que a disputa com os importados impediu a elevação dos preços dos nacionais e sugeriu que China e Coreia acionem o Brasil na OMC (Organização Mundial de Comércio).

O Estado de São Paulo
"Importadores de carros vão à Justiça para barrar IPI"
Marca chinêsa ameaça cancelar fábrica no Brasil, e outros países podem ir à OMC contra o governo

A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores vai à Justiça contra o aumento do IPI sobre carros importados. A Abeiva alega que, por lei, qualquer alteração no IPI precisa de 90 dias para entrar em vigor. China…

Gata!

Imagem

Coluna do Celsinho

Forma
x Celso de Almeida Jr.
A história de nossa associação comercial registra importantes conquistas.
A própria estrutura atual da ACIU é fruto dos sonhos e dos esforços de muitos empresários dedicados.
A organização e a solidez desta entidade é motivo de orgulho para a cidade.
Uma rápida comparação com as associações comerciais de diversos municípios do litoral norte, vale do Paraíba e serra da Mantiqueira revela que a ACIU se destaca pela eficiência e inovação.
Neste sentido, a entidade acaba de anunciar o Programa de Formação para o Emprego e Renda de Ubatuba – FORMA, iniciativa para contribuir na capacitação de cidadãos a partir de 17 anos.
O programa oferece inicialmente cursos gratuitos de vendas, atendimento, garçom, camareira, cozinha, matemática básica e financeira.
Uma ação que merece aplausos e incentivo.
Vale registrar que para o público empreendedor, há muitos anos, a Associação Comercial de Ubatuba promove cursos em parceria com o Sebrae e outras instituições do setor.
Ao expandir…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As vozes que não se calam

Fernando Gabeira - O Estado de S.Paulo
Dados na mesa: a corrupção desviou R$ 40 bilhões em sete anos, R$ 682 milhões no Ministério dos Transportes; o Brasil caiu 20 posições no ranking da infraestrutura, segundo pesquisa do Fórum Econômico Mundial - deixou o 84.º lugar para ocupar o 104.º. Mesmo sem precisar o seu peso, é inegável que a corrupção desempenhou um papel nessa queda. Apenas isso seria suficiente para justificar a presença da luta contra o desvio de verbas públicas no topo da agenda nacional.

O argumento da coalizão para conviver com esses fatos é o da governabilidade. É o discurso dos dirigentes mais politizados. No espaço virtual, onde as emoções estão mais à flor da tela, não são raras as tentativas de desqualificar a aspiração de grande parte da sociedade brasileira, revelada, parcialmente, nas demonstrações do 7 de Setembro. A mais banal dessas tentativas é aprisionar o movimento dentro dos códigos do século passado, dominado pela guerra fria. E…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 16 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"Governo aumenta IPI, e carro pode subir até 28%"
Medida atinge veículo que não for 65% nacional e não tiver inovação tecnológica x O governo decidiu elevar o IPI para veículos importados e montadoras nacionais que não atenderem a exigência de ter ao menos 65% de componentes nacionais e de fazer investimentos em inovação tecnológica. A medida, que vai vigorar de novembro próximo até o final de 2012, atingirá carros e caminhões que não se enquadrem nos requisitos.

O Estado de São Paulo
"Governo eleva IPI e carro importado pode ficar até 28% mais caro"
Alta, de 30 pontos porcentuais, não atinge carros com ao menos 65% do conteúdo nacional

O governo anunciou um aumento de 30 pontos porcentuais no IPI dos automóveis e caminhões. A medida deverá atingir principalmente os importados, sobretudo os chineses e coreanos. Isso porque ficarão de fora do aumento os modelos que tiverem no mínimo 65% de conteúdo nacional, cujas fabricantes te…

Vem aí: Trembala...

Imagem

Ubatuba em foco

OAB comemora a aprovação da 3ª Vara Judicial

Flavio Medici Ribeiro
No dia 13/09/11 foi aprovado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o PLC 41/09 que cuida da criação da 3ª Vara Judicial e respectivo ofício para nossa cidade. O referido projeto de lei complementar estava em tramitação há vários anos e o seu desfecho nesta oportunidade representa sensível avanço para o Poder Judiciário local.

O presidente da OAB de Ubatuba, Dr. Thiago Penha e a diretoria da Subsecção participaram de reuniões pré-agendadas com deputados líderes de bancada, presidentes de partidos e de comissões especiais, representantes dos poderes legislativo e executivo de nossa cidade tendo, inclusive, participado da preparação e organização da reunião da FREPAP – Frente Parlamentar do Litoral Norte, visando a criação dos cargos na administração pública para a instalação da tão esperada quanto necessária 3ª Vara Judicial.

Em sua última viagem, no último dia 31 de agosto, o Dr. Thiago, Diretoras e representante…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Política industrial ou lobby

O Estado de S.Paulo - Editorial
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, escolheu o caminho errado - e um tanto estranho - para avançar no debate sobre o poder de competição da indústria brasileira. O governo, disse ele, deveria aumentar o imposto de importação de veículos estrangeiros e reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pago pelos fabricantes em operação no País. O assunto, reconheceu, pertence à área do Ministério da Fazenda, mas, apesar desse detalhe, recomendou uma consideração cuidadosa de suas propostas. Um lobista profissional não teria sido mais enfático. Ele mencionou também a hipótese de maior taxação de importações de outros segmentos. Ser capaz de enfrentar o produtor estrangeiro é sem dúvida uma condição não só para a criação de postos de trabalho, mas também, em primeiro lugar, para defesa dos empregos já existentes. Mas não se resolvem problemas de competitividade apenas com tributação. Além disso, não é adequado, para dizer …
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 15 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"Governo Dilma perde 5º ministro"
Pedro Novais usou servidores para fins privados; deputado ligado a Sarney assume Turismo x Sem apoio do PMDB, o ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB-MA), pediu demissão ontem, após a Folha revelar que ele pagou a governanta com dinheiro público durante sete anos e que sua mulher usava outro servidor como motorista. Novais foi o quinto ministro de Dilma Rousseff a deixar o posto em menos de nove meses de governo - é o quarto a sair por suspeitas de irregularidades. Sua carta foi curta: "Cumpro o dever de pedir-lhe minha exoneração do cargo".

O Estado de São Paulo
"Cai o 5º ministro de Dilma; PMDB oferece 80 nomes para a vaga"
Substituição de Pedro Novais no Turismo provoca disputa entre peemedebistas, e único consenso é que o escolhido tem de ser um dos deputados do partido

A presidente Dilma Rousseff demitiu ontem o peemedebista Pedro Novais (Turismo), o quinto ministro a cair em …

Histórias da história...

Imagem

Crônicas do Zé Ronaldo

Imagem
Vitória... Vitória... Vitória!
José Ronaldo dos Santos Ontem foi o sepultamento da Vitória, esposa do Antonio Antunes de Sá. O corpo voltou à terra: devolverá ao chão a sua composição material, virará átomos, renovará os minerais da Mãe-Terra. Aos crentes, há o consolo de que ela já faz parte do Coral do Senhor (junto com uma montoeira de anjos). Conforme dizia o tio Genésio numa ocasião assim, “após ter convivido com a caiçarada”, a Vitória “está sendo acolhida pelos que no céu já estão há mais tempo, sempre festejando com uma panelada de peixe, galinha escaldada, cará, mandioca e até mesmo uma boa pinguinha”. O que continua entre nós é mais importante: trata-se de um espírito esperançoso na vida em comunidade, nas alegrias desde uma simples visita a alguém até a uma noitada de cantoria de Reisado, onde a sua voz se destacava das demais.
Vitória, mineira de nascimento que, se juntando aos Antunes de Sá, fez uma feliz combinação cultural, deixando mais rica a nossa cultura caiçara. Eis a…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Quadro desalentador

O Estado de S.Paulo - Editorial
Confirmando o que já havia sido apontado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, os números do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostram que o Brasil continua com uma educação de péssima qualidade e desigual. Além de revelar que a participação das escolas públicas entre as melhores do País está em queda, o Enem de 2010 mostrou que a rede particular também teve um desempenho pior do que o esperado.

Criado em 1999 para avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem é uma prova voluntária que há dois anos foi convertida em mecanismo seletivo de universidades públicas e particulares, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2010, o teste atraiu cerca de 4,6 milhões de concluintes do ensino médio de 23,9 mil escolas públicas e privadas localizadas em 1.689 cidades do País. A nota média dos estudantes foi de 553,73 pontos, numa escala de até mil. A nota considera o desempenho na redação e nas provas objetivas.

No Enem …
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 14 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"MEC quer acrescentar 20 dias ao ano escolar"
Aumento, que depende do Congresso, também pode se dar na carga horária diária x O Ministério da Educação quer aumentar a carga horária nas escolas brasileiras. "Ou ampliamos o número de horas por dia ou o número de dias letivos", declarou ontem o ministro da Educação, Fernando Haddad. A ideia é ampliar o calendário atual de 200 dias letivos de forma gradual, para atingir novo patamar de 220 dias em quatro anos. O projeto, ainda em fase de discussão, precisará passar pela aprovação do Legislativo.

O Estado de São Paulo
"Estoque de carros cresce com redução de crédito"
Concessionárias já sentem queda na aprovação de financiamentos para carros populares e usados

Concessionárias de veículos sentiram uma freada dos bancos na aprovação dos financiamentos de carro popular e automóvel usado, comprados pela nova classe média. Pesquisa no varejo automotivo mostra que 38% desses emp…

Gente

Imagem
Mick Jagger, Madonna e Tony Curtis por Dafydd Jones, 1997

Demagogia!

Vale para o Brasil, vale para Ubatuba!

Mariano Grondona - La Nacion, 11
No livro A Política, de Aristóteles, pode ser encontrada a definição mais antiga de demagogia. Uma definição tão bem sucedida que, quando a lemos, parece que o professor de Alexandre o Grande estava se referindo a nossa América Latina. Para Aristóteles, a demagogia era a corrupção da democracia da mesma forma que a tirania era a corrupção da monarquia. Um rei bem-intencionado poderia se tornar um tirano se, enganado pela adulação dos seus cortesãos, terminasse por pensar em si mesmo em vez de pensar no povo.

Quando o adulam a ponto dele pensar que é o único protagonista em lugar do povo, os cortesãos do rei não somente o corrompem; manipulam-no, ademais, em favor de si próprios. Da mesma forma, a democracia corrompe-se na direção da demagogia quando alguns políticos - esses cortesãos, não mais do rei, mas do novo soberano que é o povo - a perdem em seu próprio benefício, fascinando o povo com metas ilusórias, insus…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O xis da questão do mensalão

O Estado de S.Paulo - Editorial
Com o término, na quinta-feira passada, do prazo para os réus do mensalão apresentarem suas alegações finais no processo aberto contra eles em 2007, que o STF deverá julgar no próximo ano, vieram a público os argumentos graças aos quais pretendem ser absolvidos os mais notórios protagonistas do escândalo de suborno de deputados federais para favorecer o presidente Lula, no seu primeiro mandato. É o caso dos integrantes do "núcleo principal da quadrilha", conforme a denúncia formulada pelo então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza - e ratificada em sua quase totalidade pelo seu sucessor, Roberto Gurgel.

Reconduzido pela presidente Dilma Rousseff para um novo período no cargo, Gurgel corroborou, por exemplo, a conclusão de Souza, segundo a qual o então ministro e depois deputado cassado José Dirceu foi o "chefe da quadrilha" que arquitetou e conduziu, a partir do PT, o esquema de compra de…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 13 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"Ministro pagava governanta com dinheiro público"
De 2003 a 2010, 'secretária parlamentar' do então deputado Pedro Novais, titular do Turismo, trabalhou em sua casa x De 2003 a 2010, o ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), pagou sua governanta com dinheiro da Câmara, revelam Andreza Matais e Dimmi Amara. Doralice Bento de Sousa recebia como secretária parlamentar, apesar de cozinhar e organizar o apartamento do então deputado.

O Estado de São Paulo
"Crise faz dólar fechar acima de R$ 1,70 pela 1ª vez no ano"
Investidores temem calote da dívida grega e fogem para moeda americana; avanço foi de 3% em 2011

Pela primeira vez no ano, o dólar encerrou um dia acima de R$1,70. Em meio às tensões provocadas pela crise europeia, a moeda americana teve a sétima valorização em oito dias, cotada a R$ 1,715, alta de 2,02%. No ano, acumula avanço de 3,06% ante o real. Analistas não chegam a dizer que a tendência de subida veio par…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Onde o Brasil é competitivo

O Estado de S.Paulo- Editorial
No que depende da iniciativa privada, o Brasil é eficiente e ocupa um lugar confortável na classificação dos países mais competitivos promovida anualmente pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). No que depende do setor público, porém, o Brasil vai mal e se classifica entre os 40 piores países, numa lista de 142. Em alguns itens é o pior de todos.

O estudo da WEF baseia-se em 12 conjuntos de fatores, como as instituições, a disponibilidade e a qualidade da infraestrutura, o ambiente macroeconômico, os serviços de saúde e de educação, a eficiência do mercado, as condições do mercado de trabalho, o mercado financeiro, a capacidade tecnológica e a capacidade de inovação. No Brasil, seu trabalho conta com a colaboração do Movimento Brasil Competitivo e da Fundação Dom Cabral.

O Brasil está entre os 40 ou 50 melhores países do mundo no que se refere a padrões das demonstrações financeiras das empresas e de proteção aos i…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 12 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"Rede pública perde espaço entre melhores do Enem"
Maioria das escolas oficiais com boa avaliação promove seleção de alunos x A participação das escolas públicas entre as melhores do país está em queda. É a conclusão a que se chega analisando o desempenho por colégio no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que o Ministério da Educação divulga hoje. A proporção de escolas públicas no grupo de elite (10% melhores, ou seja, quase 2.000 escolas) sofreu leve queda entre 2009 e 2010, de 8,4% para 7,9%.

O Estado de São Paulo
"Nota do Enem cai em 68% das escolas de elite de São Paulo"
De 30 colégios com melhor desempenho no País, só 4 são do Estado; pela primeira vez é possível comprar o resultado

Trinta e quatro escolas de São Paulo tiveram queda nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 - eles representavam 68% das 50 com melhor desempenho no ano anterior. Com isso, alguns colégios saíram da lista dos 30 …