Postagens

Mostrando postagens de Maio 27, 2012

Boxe

Imagem
Hoje é o grande dia do desafio
Sidney Borges Michael Oliveira era obeso. Com 13 anos pesava 111 kg. Começou a treinar boxe para emagrecer. Emagreceu, essa foi a sua primeira vitória. Enquanto suava queimando banha de refrigerantes, salgadinhos e Big Macs do "american way of life", descobriu que levava jeito para o boxe.
Começou a lutar e a vencer, acumulou 17 vitórias, 14 por nocaute. Michael lutou três vezes no Brasil. Venceu e não convenceu. Em terras cabralinas enfrentou dois bananas dominicanos e um banana argentino, Abel Nicolas Adriel, que me fez lembrar do craque Renato "pé murcho", cujo chute causava desânimo. O argentino poderia ser chamado de "braço murcho", tal a impotência de sua pegada. Michael ganhou por pontos do argentino e por nocaute das bananas de pijama, digo dominicanas.
O plano da equipe de Michael é torná-lo ídolo no Brasil. Para isso ele precisa vencer Popó, ex-campeão mundial respeitado como um dos maiores do boxe tupiniquim.
Fazer…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Resultado preocupante

O Estado de S.Paulo
Pior do que o esperado pelos economistas do setor privado, e muito pior do que o desejado - e previsto - pelo governo, o fraco desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre - crescimento de apenas 0,2% sobre o trimestre anterior, resultado muito próximo da estagnação - não deixa dúvidas de que os efeitos da crise internacional afetam cada vez mais a economia brasileira. A expansão em relação ao primeiro trimestre do ano passado foi de 0,8% e o resultado acumulado dos 12 meses até março foi 1,9% maior do que o dos 12 meses anteriores. Esses números reforçam as previsões de que, neste ano, o PIB brasileiro crescerá menos do que em 2011, quando aumentou 2,7%.

O governo, no entanto, mantém a visão otimista que há tempos vem tentando transmitir à sociedade - com êxito cada vez menor à medida que vão sendo conhecidos os resultados da atividade econômica - e prevê um segundo semestre muito melhor, com crescimento médio de 4,5%. Se isso ocorrer…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 02 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"Economia estagnada põe governo Dilma em alerta"

Queda de investimentos faz PIB ter resultado semelhante ao de países em crise

Com a redução dos investimentos de empresas e governo, a economia brasileira cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores, segundo o IBGE. A expansão foi semelhante à dos países em crise na Europa. A estagnação do PIB ameaça as promessas de crescimento do governo Dilma Rousseff. Desde o início de seu mandato, foram cinco trimestres consecutivos de expansão abaixo de 1%, o que não acontecia desde o final da década de 90. Em reação, Dilma orientou sua equipe a desencadear uma ação coordenada para estimular a economia e evitar que o avanço neste ano seja menor que 3%. Estão em estudo medidas na área tributária e de incentivos ao investimento.

O Estado de São Paulo "PIB cresce só 0,2% e mercado já prevê alta de apenas 2% no ano"

Investimentos e agricultura tiveram os piores re…

Dinheiro não traz felicidade...

Imagem

Coluna do Celsinho

Região Metropolitana

Celso de Almeida Jr.
Com a criação da RM Vale – Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, avançaremos no desempenho da gestão pública. Temas como a duplicação da rodovia dos Tamoios, aeroporto, destinação do lixo, entre outros, ganham força, sinalizando uma solução de grande alcance. Neste instante, se discute a construção de um hospital regional que atenda nosso litoral.

Caraguatatuba e São Sebastião já ofereceram áreas para isso.

Na próxima reunião do RM Vale, que ocorrerá no litoral norte, ao final de junho, tais questões serão apresentadas. O bom de toda esta história é que os interesses comuns das cidades litorâneas integrarão um esforço coletivo, garantindo mais velocidade para a solução de nossos problemas.

O hospital regional, por exemplo, já tem o sinal verde do governo do Estado, e deverá ficar pronto antes da Copa de 2014.

Nosso desafio, agora, será preparar interlocutores municipais para representar Ubatuba nestes debates…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Comissão de interesses

O Estado de S.Paulo
Dez dias atrás, exposta à ridicularia do mudo depoimento do contraventor Carlos Augusto Ramos na CPMI batizada com o seu apelido, Cachoeira, a investigação do Congresso sobre a sua teia de relações ilícitas com políticos, funcionários e homens de negócio parecia ter entrado num beco sem saída. Diante do risco iminente de descrédito, por não ter acrescentado até então uma única vírgula aos resultados das operações da Polícia Federal (PF) que deveriam servir-lhe de plataforma para novas apurações, a comissão finalmente resolveu cruzar a porta providencial que a maioria governista de seus membros fingia não ver.

A travessia foi a aprovação da quebra dos sigilos em âmbito nacional da construtora Delta, a empreiteira preferida do Planalto e do Palácio Guanabara, cujo titular, Sérgio Cabral, é compadre do seu dono e, até bem pouco, administrador, Fernando Cavendish. O que fez girar a maçaneta foi a descoberta do Ministério Público de Goiás de que o en…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"Tombo da indústria atrasa retomada da economia brasileira"

Fraco resultado no ano é puxado pela queda na produção de veículos, que pode voltar a crescer; governo prevê PIB ruim

A indústria brasileira teve em abril o seu oitavo resultado negativo consecutivo. A produção caiu 2,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o IBGE. O fraco desempenho dos bens duráveis (veículos, eletrodomésticos), cuja fabricação caiu 10,3% de janeiro a abril, levou a indústria como um todo a acumular queda de 2,8% no período.

O Estado de São Paulo "Assessor diz que recebeu de Cachoeira por serviço a Perillo"

Jornalista que trabalhou para o tucano afirma não temer represálias: ‘Ele quer salvar o mandato à custa da minha moral’
Responsável pela propaganda eleitoral de Marconi Perillo (PSDB) no rádio em 2010, o jornalista Luiz Carlos Bordoni afirma que uma empresa do contraventor Carlinhos Cachoeira foi usada para pagar seus serviços para a c…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Para o bem do Supremo

O Estado de S.Paulo
Até a divulgação do que teria sido a conversa entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intermediada pelo seu ex-colega Nelson Jobim, havia só uma - e crucial - razão para desejar que finalmente começasse o julgamento dos envolvidos no escândalo do mensalão. Nada menos que cinco anos se passaram desde que a Corte acolheu a denúncia do então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra os cabeças, os operadores e beneficiários da compra do apoio de deputados ao governo Lula - e o risco de prescrição das penas a que viessem a ser condenados os 36 réus do processo evidentemente aumenta na razão direta da passagem do tempo. Sem falar que este ano se aposentam dois membros do Supremo e a escolha de seus substitutos pela presidente Dilma Rousseff se daria à sombra das especulações sobre os seus votos na hora do veredicto sobre os mensaleiros.

No entanto, desde o último fim de semana, q…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 31 / 05 / 2012

Folha de São Paulo
"BC corta juros para o nível mais baixo da história"

Redução de 0,5 ponto faz a Selic ser a menor desde a sua criação, em 1986

O Banco Central reduziu ontem a taxa básica de juros da economia de 9% para 8,5% ao ano — o mais baixo percentual desde a criação da Selic, em 1986. Na primeira divulgação detalhada de como votou cada um dos sete membros do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), a decisão foi tomada por unanimidade.

O Estado de São Paulo "CPI decide convocar Perillo e Agnelo, mas poupa Cabral"

Governadores tucano e petista terão de depor sobre Cachoeira; já o peemedebista não terá de explicar relação com Delta
A CPI do Cachoeira aprovou a convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Com a ajuda dos tucanos, a comissão decidiu não chamar o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), para explicar sua relação com o principal acionista da empreitei…

Aviação

Imagem
Amelia Earhart e seu Lockheed Electra acima da ponte Golden Gate, 17 mar 1937

Colunistas

Homofobia

Luiza Eluf
É inaceitável que alguns seres humanos sejam tão intolerantes e autocentrados a ponto de querer impor a todos, em uma sociedade de milhões de pessoas, uma forma única e padronizada de exercer a sexualidade.

O sexo é um sentimento variável, imprevisível, inesperado, espontâneo. Cada um age de uma forma, cada pessoa nasce com determinada tendência, os hormônios não são os iguais em todas as pessoas. Assim, existem variações de comportamento, já estudadas pelo norteamericano Alfred Charles Kinsey na década de 1950 que, com suas pesquisas, estabeleceu as seguintes categorias de manifestações sexuais em seres humanos: heterossexual exclusivo; heterossexual ocasionalmente homossexual; heterossexual mais do que ocasionalmente homossexual (também chamado bissexual);homossexual mais do que ocasionalmente heterossexual; homossexual ocasionalmente heterossexuaL; homossexual exclusivo, indiferente sexualmente. O relatório Kinsey foi um marco na compreensão da sexualidade, não ap…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As atrocidades de Assad

O Estado de S.Paulo
Desde a repressão aos primeiros protestos populares contra o regime do ditador sírio Bashar Assad, há 15 meses, cada massacre de civis é recebido no Ocidente com ardentes palavras de condenação e a infundada expectativa de que o autocrata de Damasco chegou ao limite de sua ferocidade. Nesse meio tempo, os Estados Unidos e a União Europeia também impuseram diversas rodadas de sanções à Síria - sem resultados palpáveis. Além disso, por iniciativa da Liga Árabe, a ONU aprovou em março último um plano de seis pontos para sustar a violência no país, enviou cerca de 300 observadores internacionais para monitorar o cessar-fogo que deveria começar em 12 de abril e nomeou o autor do plano, o ex-secretário-geral do organismo Kofi Annan, seu mediador oficial.

O efeito da iniciativa é zero. Na sexta-feira passada, três dias antes de um agendado encontro entre o diplomata e o ditador, o Exército respondeu com artilharia pesada a uma manifestação de moradore…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 30 / 05 / 2012

Folha de São Paulo
"Meta de Lula é melar o julgamento, diz Mendes"

Para ministro do STF, ex-presidente faz intrigas para adiar decisão do mensalão

O ministro do STF Gilmar Mendes afirmou que Lula fomentou intrigas contra ele para constranger o tribunal e tentar “melar” o julgamento dos réus do mensalão, previsto para este ano. Segundo Mendes, o ex-presidente agiu como “central de divulgação” de informações sobre sua ligação com o senador Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira, acusado de corrupção.

O Estado de São Paulo "Lula ajuda ‘bandidos’ que querem ‘melar’ mensalão, diz Gilmar"

Ministro do STF se considera alvo de boatos que, segundo ele, o petista espalha
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse que o ex-presidente Lula está dando vazão a boatos criados para abafar o julgamento do mensalão. Gilmar acusou “gângsteres”, “bandidos” e “chantagistas” de tentar “melar” o processo ao disseminar informações segundo as quais e…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Suprema indecência

O Estado de S.Paulo
Ainda que se compre pelo valor de face a inverossímil alegação do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, de que promoveu o encontro do ministro e ex-presidente da Corte Gilmar Mendes com o ex-presidente Lula, a pedido deste, porque "gostava muito dele e o ministro sempre o havia tratado muito bem", o acatamento da solicitação foi um grave lapso moral. O seu ex-chefe (Jobim foi ministro da Defesa entre 2007 e 2011) que encontrasse outra via para transmitir a tardia gratidão ao magistrado.

Gilmar, por sua vez, errou ao aceitar a reunião. Ministros da Suprema Corte, tendo numerosos compromissos derivados de sua condição, não raro se encontram com outras autoridades, políticos, empresários e figurões em geral. Nada haveria de repreensível se, numa dessas ocasiões, Lula o abordasse para lhe dizer o que, segundo Jobim, teria querido dizer. Mas se então ouvisse do ex-presidente as palavras que lhe foram atribuídas pela revi…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 29 / 05 / 2012

Folha de São Paulo
"Lula rebate Mendes, que reafirma pressão no STF"

Ex-presidente se diz indignado, e ministro declara que percebeu 'insinuação'

O ex-presidente Lula contestou a versão do ministro do Supremo Gilmar Mendes de que ele tentou pressionar pelo adiamento do julgamento do mensalão. O petista se disse indignado — Mendes, porém, reafirmou a tentativa de interferência. A assessoria de Lula admitiu ter havido a reunião no escritório de Nelson Jobim, mas disse que o relato de Mendes é inverídico. Segundo o ministro, o petista citou várias vezes o assunto da CPI. "Percebi que havia um tipo de insinuação."

O Estado de São Paulo "Oposição pede investigação e Lula diz estar ‘indignado’"

Ex-presidente é acusado de propor acordo a Gilmar Mendes para adiar julgamento do mensalão
A oposição pediu ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, providências para investigar o ex-presidente Lula, acusado de oferecer blindagem na C…

Faça-se a luz. E a luz se fez...

Imagem

Eleições 2012

Cenários possíveis (I)
Sidney Borges Que tal Dr. Ricardo Cortes fazendo dobradinha com Romerson (Mico) de Oliveira? Pensou nisso? Não? Pois leve em conta, há fortes indícios de que pode acontecer. Com a benção de Deus!
Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Eletricidade mais barata?

O Estado de S.Paulo
A presidente Dilma Rousseff foi incisiva quanto à intenção de seu governo de baixar os custos de eletricidade, visando a dar mais competitividade à produção brasileira. Como a presidente declarou há duas semanas, o País tributa insumos fundamentais para o seu desenvolvimento, o que não pode mais continuar, ressaltando que a opção do governo é atacar o problema com medidas pontuais, de preferência a uma reforma tributária ampla. Em face de problemas tão prementes, disse a presidente, "nós resolvemos atuar de forma específica em algumas áreas" e chegou a vez da redução da taxação sobre energia elétrica - embora a presidente não tenha explicitado como e quando isso será feito. Otimistas quanto à questão, os empresários esperam que as medidas sejam tomadas no início do segundo semestre deste ano, mesmo porque as empresas geradoras cujas concessões vão vencer em 2015 têm contratos de venda de eletricidade até 2013 e, assim, novos leilõe…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 28 / 05 / 2012

Folha de São Paulo
"STF votará regra que veta pagamento extra a juízes"

Se aprovada, proposta trará economia, principalmente aos cofres estaduais

O Supremo vai votar regra que pode impedir pagamentos a juízes de benefícios extras que não constam na Lei da Magistratura. Se aprovada, a proposta do ministro Gilmar Mendes trará grande economia aos Estados. Só em São Paulo, onde o Tribunal de Justiça instituiu neste ano o benefício do auxílio alimentação, retroativo a 2006, a proibição poderá evitar reembolsos extraordinários a magistrados de mais de R$ 100 milhões.

O Estado de São Paulo "Governo vai simplificar tributos e pode subir alíquota"

Proposta prevê a unificação das contribuições PIS e Cofins e deve ser feita por meio de medida provisória
O governo prepara uma reforma em dois dos mais complicados tributos cobrados no País: as contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e para o Programa de Integração Social (PIS). Na s…

Tempestade!

Imagem

Colunistas

Occupy 3: quebrando o mundo

"As massas de jovens e velhos precarizados do Occupy são o atestado de derrota da geração pós-neo-conservadora, pró-establishment e anti-tudo"

Márcia Denser
Estou fechando minha coluna hoje, quarta, 23 de maio, aliás, dia do meu nat, aproveitando para agradecer coletivamente, de todo o coração, às dezenas de cumprimentos, lembranças e manifestações de afeto recebidas de amigos das redes Facebook, Likedin, etc.,  aproveitando para tornar à pauta do Occupy (ensaio publicado recentemente pela Boitempo), os movimentos de protesto que tomaram as ruas do planeta.

Chamou especialmente minha atenção um trecho do artigo do crítico Vladimir Safatle, da USP, onde, a propósito, ele fala do tempo e da questão geracional, com o título "A geração que quebrou o mundo". Diz ele: “Hoje, nem acredito, estou chegando aos quarenta anos. Lembro que na idade de vocês, dezoito, dezenove, vinte anos, costumava ouvir que não havia mais luta política a ser feita, que …

Folhas

Imagem

Eleições 2012

Manhã ensolarada de domingo

Sidney Borges
Estou pensando nos pré-candidatos a vereador do DEM de Ubatuba. Estava tudo combinado, pintura de muros, santinhos, faixas, enfim, aquelas coisas que viabilizam candidatos sem recursos. Estava tudo combinado com "Dom Dudu".

Aí veio a tempestade! (Elvis IV, versículo XVI).

O DEM não gostou de ver um prefeito filiado ao DEM apoiar um candidato de outro partido e trocou o manda-chuva.

E agora José?

Será que os pré-candidatos vão jurar fé em outro senhor? Será que o recém empossado presidente do DEM vai manter o time, honrando o compromisso do partido com os pré-candidatos em troca de apoio? Como será que vão reagir os eleitores ao ver um candidato que até ontem era Emilinha mudar para o fã clube de Marlene sem dar explicações e sem ficar vermelho.

Acuma?

E agora a pergunta que paira sobre a cabeça do povo: de onde vai sair o dinheiro?

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

TCU aponta falhas no governo Dilma

O Estado de S.Paulo
Talvez pareça um jogo de palavras a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) a diferentes órgãos do governo de que, nos programas considerados essenciais pela presidente Dilma Rousseff, "adotem as medidas que se fizerem necessárias para que sejam efetivamente priorizadas as execuções das ações definidas como prioritárias no Plano Plurianual 2012/2015". A recomendação, no entanto, resume uma das características das administrações do PT que, pela persistência, se transformou em sua marca: a enorme distância entre o discurso e a ação, entre o plano e sua execução. Fala-se muito, mas faz-se pouco.

A recomendação de tornar prioritário o que se anuncia como prioridade é apenas uma das 40 feitas pelo TCU, que também fez 25 ressalvas, no relatório sobre as contas do primeiro ano do governo Dilma. O documento que foi enviado na quarta-feira (23/5) ao Congresso, que certamente aprovará as contas do Executivo, contém, como se…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 27 / 05 / 2012

Folha de São Paulo
"Mantega dá um mês para banco privado cortar juros"

Ministro da Fazenda afirmou que vai cobrar que taxas mais altas fiquem de 30% a 40% menores

O ministro Guido Mantega (Fazenda) deu um mês para os bancos privados reduzirem as taxas de juros mais altas em 30% a 40%. “Vou cobrar”, disse a Fernando Rodrigues e Valdo Cruz. Mantega afirmou que haverá fiscalização para evitar que as instituições financeiras compensem os juros menores aumentando as tarifas cobradas pelos serviços prestados aos clientes.

O Estado de São Paulo "Mais de 14 milhões de famílias no País estão superendividadas"

A maior parte dos que comprometem mais de 30% da renda com dívidas está nas classes baixas, diz estudo
Quase um quarto das famílias se endividou mais do que deveria e foi obrigado a reduzir o padrão de vida ou a ficar inadimplente. Um estudo com base em dados do IBGE mostra que 14,1 milhões de famílias comprometeram mais de 30% da renda mensal com dívid…