Postagens

Mostrando postagens de Maio 22, 2011
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Da casa do lobby ao apartamento da empresa

Miguel Reale Júnior - O Estado de São Paulo
O recente affaire Palocci apresenta um significativo paralelismo com o sucedido com Francenildo dos Santos Costa, caseiro da chamada "casa do lobby" em Brasília, alugada por ex-assessores da prefeitura de Ribeirão Preto para negócios e prazeres. O então ministro da Fazenda, em 2006, negou que frequentasse a casa. Convocado para depor na CPI dos Bingos, Francenildo desmascarou o ministro até ser calado por mandado de segurança, em decisão absurda do Supremo Tribunal Federal, na qual se considerou que, por suas "condições culturais", o caseiro não teria como contribuir para o esclarecimento dos fatos.

Não bastou o silêncio imposto pela Justiça que desqualificou o homem humilde, era necessário desmoralizá-lo. Dois dias depois, o caseiro teve o sigilo bancário violado pela Caixa Econômica Federal, subordinada ao Ministério da Fazenda, como tentativa de desacreditar a sua palavra.

Com pre…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 28 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Voo da Air France caiu em 3min22s e bateu a 187 km/h"

Pilotos receberam informações incoerentes, aponta relatório preliminar a partir de dados das caixas-pretas

A queda do voo 447 durou três minutos e 22 segundos. É o que mostra relatório preliminar do BEA, órgão francês que apura as causas do acidente com o Airbus A330 da Air France que ia do Rio a Paris e caiu no oceano a 187 km/h matando 228 pessoas em 31 de maio de 2009. As caixas-pretas indicam que os pilotos receberam informações incoerentes. Segundo o BEA, os passageiros não perceberam a queda. Havia desorientação espacial por causa da turbulência, do céu escuro e por a queda ter ocorrido com o nariz do avião para cima.


O Estado de São Paulo
"PMDB freia rebeldes, mas rejeita pressão do Planalto"

Partido faz pacto para evitar CPI sobre Palocci; Sarney diz que retaliação 'não será bem recebida'

Pressionado pelo Planalto, o PMDB fez pacto com sete senadores…
Imagem

Coluna do Celsinho

Gira mundo

Celso de Almeida Jr.
Gosto do período que antecede qualquer eleição.

Recebo novos cumprimentos.

Sorrisos esquecidos reaparecem triunfantes.

Dos governos, surgem obras de visibilidade.

Conciliadores profissionais minimizam mágoas; desarmam desafetos.

Salvadores da Pátria despertam do sono profundo e encantam, confiantes.

Há também os conflitos quentes, apaixonados.

Pilhas de roupas sujas, lavadas em praça pública.

Discursos espetaculares.

Soluções para tudo e todos.

Traidores famosos revelando os métodos.

Especialistas genéricos expondo a sabedoria.

Hora de aparecer.

Vislumbrar cargos, salários gordos.

Euforia louca.

Espetáculo trágico.

Cômico.

Curioso gostar disso tudo.

Meu giroscópio não funciona bem.

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Razões para perplexidade

O Estado de S.Paulo - Editorial
"Como justificar que, num delito cometido em 2000, até hoje não cumpre pena o acusado?" Pois é. Se nem a ministra Ellen Gracie, que já presidiu a Suprema Corte, tem resposta para essa pergunta, quem a terá?

Na última terça-feira a 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estavam esgotadas todas as possibilidades de recursos e, finalmente, o jornalista Antonio Pimenta Neves deveria ser recolhido à prisão para cumprir a pena de 15 anos a que está condenado pelo frio assassínio da também jornalista Sandra Gomide, sua ex-namorada, em agosto de 2000. Réu confesso, Pimenta Neves passou sete meses detido, de setembro de 2000 a março do ano seguinte. Depois disso, serenada na mídia a repercussão do bárbaro crime, seus advogados de defesa conseguiram, por meio de seguidas ações protelatórias, mantê-lo em liberdade. Quase 11 anos depois do assassínio foi que a Justiça, pelas palavras do ministro Celso de M…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 27 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Ministério Público decide investigar ganhos de Palocci"

Procuradoria do DF pede cópia da declaração do IR da empresa para a Receita; ainda é possível abertura de inquérito criminal

O Ministério Público Federal abriu investigação para apurar se a evolução patrimonial do ministro Antonio Palocci de 2006 a 2010 é compatível com os ganhos da sua empresa, a Projeto. O chefe da Casa Civil multiplicou seu patrimônio por 20 quando acumulou as funções de deputado e consultor, revelou a Folha.

O Estado de São Paulo
"Orientada por Lula, Dilma reaparece e defende Palocci"

Presidente critica 'politização' do caso; ministro admite a petistas que ganhou dinheiro, mas de modo legal

Dois dias após a intervenção de Lula para contornar o escândalo envolvendo Antonio Palocci, a presidente Dilma Rousseff, orientada pelo ex-presidente, rompeu o silêncio e saiu em defesa de seu ministro da Casa Civil. “Quero assegurar a vocês que o…

Ave!

Imagem

Oportunidade!

Diplomas a granel!

Sidney Borges
O e-mail postado abaixo acabou de chegar. Quem estiver interessado em obter um diploma de bacharel em qualquer coisa, ou mesmo mestrado ou doutorado, é só ligar e encomendar. Eu que estou interessado em ser comendador não vou responder, mas faço um alerta. Se alguém tiver informações sobre comendas a preços módicos, avise, compro logo três e viro tri-comendador. Dizem que em Ubatuba existe um bi, serei o tri. Duvido que apareça um tetra.

Ana Pierce para sidneyborges.
mostrar detalhes 14:10 (0 minutos atrás)

Obtain the degree you deserve, based on your present knowledge and life experience.
Get the prestige that you deserve today! We will confirm your high qualification.
Contact us NOW to receive your diploma within days, and start improving your life!

There are no long years of study, there are no examinations... You are helped by your experience. Bachelors, Masters, MBA and/or Doctorate (PhD)
We wait your calls of 7 days to week and 24 hours a day, We sen…

Em Ubatuba: vulcão não tem...

Imagem

Furacão também não tem...

Imagem

Mas tá cheio de picaretas pedindo voto...

Imagem
Imagem
Original aqui

Brasil

Antonio Palocci e Marcos Valério
Um esquema análogo? Palocciduto?

Do Ex-Blog do Cesar Maia Na terça-feira (24), no Plenário da Câmara de Deputados, pelo menos três deputados do PT conversavam -nem tanto- ao pé do ouvido, afirmando a honestidade do ministro Antonio Palocci. Garantiam que os recursos "arrecadados" por Palocci não foram para sua capitalização pessoal, mas para "ajudar" a campanha de Dilma. Ou seja: ele seria um duto de captação pessoal de recursos sem que empresas tivessem que declarar doação à campanha de Dilma.
Se foi assim mesmo, é exatamente o mesmíssimo esquema montado pelo PT com Marcos Valério. Empresas, em vez de doar diretamente recursos ao PT, pagavam a empresa de Marcos Valério por "serviços de publicidade".  Valério recebia a lista de repasses e entregava na boca do caixa àqueles que estavam autorizados a receber.
A isso se chamou de "Valerioduto". O núcleo do "Valerioduto" era, coincidentemente, a mes…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Lula assume o comando O Estado de S.Paulo - EditorialPassados 144 dias de sua descida da rampa do Palácio do Planalto, Lula assumiu - se não o controle da administração de sua afilhada Dilma Rousseff - a condução política do governo. A volta foi ostensiva, deliberadamente ostensiva. Não é que até então ele tivesse deixado de influir em decisões da sucessora, a começar da formação da sua equipe, enquanto dizia ora que ex-presidentes não devem dar palpites sobre o que fazem os novos, ora que não lhe estava sendo fácil "desencarnar" da Presidência. Mas a sua atuação se dava nos bastidores, mediante telefonemas e reuniões discretas. À parte isso, a sua agenda política se concentrava em levar o PT a lançar um nome novo - presumivelmente, o ministro da Educação, Fernando Haddad - para disputar a Prefeitura paulistana no ano que vem. Anteontem tudo mudou. Diante do desastroso manejo do escândalo que se abateu sobre o titular da Casa Civil, Antonio Palocci, tanto por parte…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 26 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Após derrota, Dilma cede a aliados no Congresso"

Presidente veta kit anti-homofobia, se aproxima de políticos e recorre a Lula

Derrotada pela primeira vez em uma votação no Congresso, com seu principal ministro enfraquecido e em meio a um ambiente de crescente rebelião entre aliados, a presidente Dilma Rousseff foi obrigada a fazer concessões ao Legislativo. O Planalto cedeu a bancada religiosa e suspendeu o kit anti-homofobia. Na votação do Código Florestal, em que o governo perdeu, católicos e evangélicos ameaçaram convocar Antonio Palocci (Casa Civil) para explicar seu patrimônio.

O Estado de São Paulo
"Lula adverte Palocci que aliados estão insatisfeitos"

Ex-presidente cobra mudança na articulação política para satisfazer governistas e impedir que apoiem CPI

Preocupado com as ameaças da base governista, o ex-presidente Lula avisou ao ministro Antonio Palocci (Casa Civil) que ele tem de atender os parlamentares, d…
Imagem

Política

A municipalização da corrupção(Editorial)

O Globo (original aqui)
O nível de exposição do governo federal o deixa mais vulnerável à necessária vigilância da sociedade, seja por organizações não governamentais, partidos políticos de oposição e a própria imprensa profissional, independente. Algo semelhante ocorre em grandes estados e prefeituras. Mas, mesmo assim, ocorrem casos graves de desvio de dinheiro público.

Quando se aborda o problema a partir da Federação como um todo, com foco no enorme universo municipal, os golpes contra o Erário parecem constituir uma epidemia.

Reforça-se a ideia de que desviar dinheiro público — para bolsos privados e/ou caixa político — é parte da deletéria cultura patrimonialista existente na política brasileira.

Apenas no noticiário dos últimos dias, destacam-se ações policiais e do Ministério Público contra quadrilhas especializadas nesta atividade — pelo jeito, muito rentável — em estados tão distantes entre si quanto São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul. …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As explicações terão de vir

O Estado de S.Paulo - Editorial
Enquanto, segundo o noticiário, o governo comemora a ausência de novidades na imprensa, no começo da semana, que agravassem ainda mais a situação do titular da Casa Civil - o "novo-milionário" Antonio Palocci -, a operação destinada a preservá-lo se concentra em esfriar a crise, lançando mão, alternadamente, de três justificativas. A primeira é que, ao ser convidado para integrar a equipe da presidente eleita Dilma Rousseff, o então deputado e o principal dos "três porquinhos" coordenadores da campanha da candidata petista apressou-se a informar a Comissão de Ética do Planalto que desde 2006, por intermédio de uma pessoa jurídica criada para esse fim, a Projeto, prestava serviços de consultoria a empresas - e disso dera conta ao Fisco. A comissão se limitou a aconselhá-lo a mudar a finalidade da firma, que passou a se intitular "administradora de imóveis".

A segunda justificativa dos governistas é q…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 25 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Novo Código Florestal é aprovado na Câmara"

Texto-base passa sem consenso; governo não consegue mudar pontos cruciais

Sem consenso, a Câmara dos Deputados aprovou por 410 votos a 63 o texto-base da reforma do Código Florestal, que determina como deve ser a preservação de rios, florestas e encostas combinada com plantações e a criação de animais. O governo não conseguiu mobilizar aliados nem convencer o relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) a mudar pontos cruciais. O revés partiu da bancada ruralista, que tem deputados do PMDB, do PP, do PR e do FIB, da base de apoio de Dilma.

O Estado de São Paulo
"Caso Palocci põe Lula à frente da articulação política"

Diante da crise, ex-presidente traça estratégia para defesa do ministro e lidera diálogo com parlamentares

No auge da crise envolvendo a ministro Antonio Palocci (Casa Civil), o ex-presidente Lula assumiu, na política, a articulação política do governo de Dilma Rousseff. Lula almo…

Cabeça dura

Imagem

Política

A inútil ‘blindagem’ de Palocci(Editorial)

O Globo (originalaqui)
Em um movimento previsível, executado sempre que alguma autoridade se fragiliza e, por tabela, o próprio governo, o Palácio age para evitar o uso pelo Congresso de qualquer de suas prerrogativas de fiscalização.
À revelação da “Folha de S.Paulo” de que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, multiplicara por 20 o patrimônio, de 2006 a 2010, período em que exerceu mandato de deputado pelo PT paulista, o governo começou a mover as engrenagens para manter a base parlamentar unida contra a instalação de CPI ou convocação do ministro para depor, como deseja a oposição.

Embora o Planalto não tenha maioria para votar como deseja o Código Florestal, por exemplo, ao menos consegue barrar a instalação de CPI. E mesmo que fosse criada uma comissão de inquérito, o governo poderia torná-la inócua. É só conquistar a maioria de seus votos. Ocorreu assim na CPI da Petrobras, na gestão Lula, e nada foi investigado.

Mas, como em caso…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O Código e o desmatamento
O Estado de S.Paulo - Editorial
Nada sustenta a suposição de que a tramitação do novo Código Florestal na Câmara, onde pode ser votado nos próximos dias, tenha acelerado o desmatamento na Amazônia, que aumentou nada menos que 475% no bimestre março-abril, em comparação com o mesmo período de 2010, atingindo 593 quilômetros quadrados, como foi constatado em tempo real por satélites do Inpe. Isso porque uma emenda ao projeto, resultante de acordo entre o governo e as lideranças dos partidos, prevê que o novo Código somente validará as áreas de plantio feitas antes de 22 de julho de 2008. O desmatamento feito depois dessa data estará sujeito a multas e outras sanções. Não é crível que os responsáveis por esse desastre ambiental não tenham conhecimento disso. Tudo indica que elementos inescrupulosos procuram criar "fatos consumados", aproveitando-se de falhas da fiscalização.

O chamado "efeito Código" é empulhação. O presidente da Federação de Ag…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 24 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Petistas saem em apoio a Palocci para esfriar crise"

DEM, PSDB e PPS querem investigação sobre desempenho de empresa em 2010

Líderes do PT saíram em defesa do ministro Antonio Palocci para esfriar a crise sobre seus negócios e definiram o caso como "luta política" bancada pela oposição. A Folha revelou que o ministro multiplicou seu patrimônio de 2006 a 2010. Cinco governadores disseram que Palocci não deve explicações ao Congresso. Segundo o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), a receita de R$ 20 milhões da empresa do ministro em ano eleitoral não implica indício de irregularidade.

O Estado de São Paulo
"Dilma ameaça vetar se Código Florestal anistiar desmatador"

Reação do governo a acordo fechado a sua revelia ocorre após a divulgação do aumento do desmate na Amazônia

A presidente Dilma Rousseff ameaça vetar a reforma do Código Florestal se os deputados não recuarem de proposta acertada na semana passada. O te…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O futuro do dólar

O Estado de S.Paulo - Editorial
A discutível futura perda de hegemonia do dólar em face do avanço de outras moedas, particularmente o euro e o yuan, ganhou ares de tese oficializada no recente relatório Horizontes para o Desenvolvimento Global, do Banco Mundial (Bird). Prevê o Bird que, no período 2011 a 2025, as economias dos países emergentes tenham um crescimento médio de 4,7% ao ano, enquanto as dos países desenvolvidos evoluiriam a uma taxa média de 2,3%. Esse descompasso entre os níveis de crescimento deve fazer com que daqui a 15 anos seis grandes economias de países emergentes - China, Brasil, Índia, Indonésia, Coreia do Sul e Rússia - passem a responder por mais da metade do crescimento global. Será realmente um mundo multipolar, como afirmou Justin Yifu Lin, economista-chefe do Banco Mundial.

Projeções são sempre arriscadas e o relatório do Bird não deixa de notar que esse grupo de países tem problemas sérios, que requerem reformas profundas. China, Rússia, Ín…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 23 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"PM recebe R$ 200 mi em salários irregulares"

São beneficiados 11,3 mil policiais, a maioria oficiais, e 3.000 pensionistas

Há pelo menos quatro anos, 11,3 mil policiais militares de São Paulo, na maioria oficiais, e 3.000 pensionistas recebem salários acima do determinado por lei, informa Rogério Pagnan. O prejuízo estimado ao Estado supera R$ 200 milhões. O pagamento a mais ocorre porque a PM interpreta de maneira distorcida uma lei sobre uma gratificação que dobra o salário-base dos policiais militares. Os oficiais fazem a gratificação incidir também sobre outros benefícios recebidos.

O Estado de São Paulo
"Falta de investimentos é ameaça para o etanol"

Setor produtivo tem cada vez mais dificuldades de atender a demanda de carros biocombustível

O sucesso do etanol brasileiro, uma experiência tida como um modelo em todo o mundo, pode ser seriamente comprometido. Sem investimentos na produção, sem grandes projetos à vista, …

Rato

Imagem

Brasil

Patinando...

Sidney Borges
O Congresso trava a votação da "lei do enriquecimento ilícito'. Com toda razão. Quantos congressistas são capazes de confrontar rendimentos declarados e bens?

A pena prevista para ter e não justificar é de 8 anos, embora no Brasil jamais um membro da elite, de olhos azuis ou não, terá de se preocupar com isso.

Imagine se o ex-diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, tivesse estuprado uma camareira do Copacabana Palace. Seria preso?

Aqui entre nós: um ex-ministro voa com exclusividade num "Falcon Jet" de 30 milhões de dólares. Ele jamais teria como justificar a posse do brinquedinho. Esperto, diz que não é dele. Eu não posso provar o contrário, mas gostaria de saber a identidade do patrocinador da nave. Vou continuar querendo, talvez o Sol se apague antes que alguém se disponha a investigar quem é de fato o dono do "zepelin".

Não há interesse. Pra quê? Com a soja "bombando" o que são 30 milhões de dólares?

Twitter

Elefante

Imagem

Coluna do Mirisola

David Bergman Cardoso

“Consta que a pornochanchada era uma válvula de escape forjada pela repressão: os milicos acreditavam que liberando a putaria, os ‘homens-de-bem’ iriam se esquecer da política”

Marcelo Mirisola
Passei a semana no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, que fica na Almirante Barroso, largo da Carioca. Belas tardes vendo pornochanchadas produzidas nos anos setenta. Minha alma – ainda – não se livrou dessa década. Eu tive a excentricidade de ser criança nos 70. Qualquer imagem de Variant bege, som de vitrola arranhada, um gol de Paulo Cézar Caju, qualquer ruminação ou gíria dessa época, por mais singela ou tosca (sobretudo tosca), tem o poder de me causar um turbilhão que sempre é a mistura de perplexidade com um sentimento repulsivo de ternura e tempo desperdiçado.

O cenário dos melhores filmes da mostra é o Rio. As imagens do Rio de Janeiro no começo dos 70 e, especialmente o Vidigal quase intacto, tiveram para mim um impacto muito maior, foram muito mais chocante…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A 'PEC do Peluso'

O Estado de S.Paulo - Editorial
A proposta de mudança constitucional inspirada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, que considera transitadas em julgado as ações que tiverem sido examinadas em segunda instância, desencadeou um vivo debate sobre o processo judicial no País. Antecipada pelo ministro há dois meses, em um seminário sobre os meios de tornar o Judiciário mais eficiente, e apresentada pelo senador Ricardo Ferraço, a chamada "PEC do Peluso" enfrenta pesada barragem de críticas de advogados e de diversos juristas.

Dois são os argumentos invocados pelos opositores da iniciativa - um de fato, outro de direito. O primeiro contesta as suas razões de ser: reduzir a impunidade e desafogar o sistema, criando condições para o provimento da justiça rápida e acessível que a sociedade demanda. O que trava o Judiciário, retrucam os advogados, não são as inúmeras oportunidades abertas aos cidadãos de apelar das sentenças de instâ…