Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 22, 2006

Normas & convivência

Imagem
"Quando, no exercício da atividade profissional, for prática contumaz, o desrespeito legal, ela deixa de ser profissional e, passa a ser, aos "olhos" da lei, marginal".

Estas escunas, tem ancorado (o que é direito de ambas) aqui na Fortaleza, fora do limite (200 metros) de proteção aos banhistas (o que é legalmente proibido), para o desembarque de passageiros. Para alardear o embarque, tem-se utilizado, com furor, de sonora e, característica buzina, além de megafone (para cujo uso, não há legislação específica) acima dos decibéis tolerados, pelos ouvidos e pela tranquilidade de seres humanos. Já enviei uma reclamação formal à Capitania. Vou insistir na reclamação. Na protelação, como alternativa contundente e, de eficácia já comprovada (vide boate DAFT do Itaguá) a contragosto, buscarei mediação (e justa reparação) do meu (e, de qualquer um) direito de vizinhança. Devo encontrá-lo (esse tal direito), com muita facilidade, em uma das salas, do prédio azul e branco, d…

Coisa de pilotos

Imagem
Era o fim de uma tarde de verão, quente, seca, com térmicas fortíssimas. Dia de voar planadores em Jundiaí. No ar apenas dois, um Discus e um Jantar 3, eu voava o Discus, na época, princípio dos anos 90, o estado da arte dos planadores. O vôo tinha sido bom, eu estava no ar há mais de cinco horas, era tempo de voltar. Quando tomei tal decisão me encontrava sobrevoando um reflorestamento entre Bragança Paulista e Campinas. Resolvi gastar a energia potencial acumulada num vôo de contemplação, tomei o rumo de Jundiaí com a intenção de economizar altura até o último momento. Cansado, movi o corpo, estiquei os braços e a coluna para ativar a circulação. Nesse momento eu o vi. Exatamente sobre mim, talvez uns mil metros acima. Voava silencioso, deslizando a silhueta negra contra o azul dourado do céu poente. Demorei para perceber que era um ganso. Enorme, elegante, soberbo. Resolvi seguí-lo. Voava resoluto na direção de Itu. Sendo mais rápido descrevi uma curva ampla cuidando para não perdê…

Comida

Dinos: "Tiranossauro rex" comia cadáveres. A notícia tem algo de sensacional e revelador. Como eram primitivos os primitivos donos do planeta, desaparecidos após um cataclismo climático. Felizmente nós primatas mamíferos somos civilizados. Houve inegável evolução. Quer almoçar comigo? Filets de poulet traités en salaison, fourrés au jambon cuit de dinde et au fromage.

Sidney Borges

DEMAGOGIA

Leio, em Ubatuba Víbora, assustado, notícia “PREFEITURA SOLUÇÕES PARA ZONA AZUL, FALTA DE COLETA DE LIXO E ABERTURA DE UM CAMINHO DE SERVIDÃO”.
Há adágio que afirma que papel aceita tudo.
Parece-me que, no caso, houve grande exagero no emporcalhamento da capacidade e dignidade do papel.
Como o Felix é o cartão de visitas de Ubatuba, e o é às suas contas exclusivas, especialmente pela distância que sempre manteve da Prefeitura, assusta a impropriedade do texto ora analisado.
Em primeiro lugar, jamais a Prefeitura fez um milímetro quadrado de pavimentação aqui.
Tudo foi feito por nós.
Há seis ações públicas contra a destruição do meio ambiente no Felix, por mim ajuizadas: em cinco delas a Prefeitura é ré e todas decisões têm sido em favor do meio ambiente, corrigindo os malfeitos tentados pela ré, na concessão do inconcessível.
Dia 25 de janeiro estive na ‘dita’ reunião noticiada, com o vice-prefeito, sua assessora e o vereador Edílson, todos na Praia do Felix, onde todos os acima e demais amb…

“VERDADES IGNORADAS”

"Novas considerações sobre a terceirização da merenda escolar"

Corsino Aliste Mezquita
O confronto, Prefeitura – X – Sociedade, vem produzindo farta literatura. A Sociedade tem deixado claro que “Merenda Escolar” não é, e não pode ser, moeda de troca, as crianças devem ser prioridade a ser respeitada, a autonomia das escolas preservada e os custos para o Município de Ubatuba serenamente calculados.
Os discursos virulentos e agitados do Sr. Prefeito e de sua Secretária de Educação pretendem atropelar a realidade, negar a história, denegrir um passado provadamente bom, eficiente e reconhecido, como tal, por toda a comunidade. Isso com o intuito de fazer o povo ignorar as tristes verdades que se escondem nas “auditórias” que não houve, no relatório cheio de impropriedades, esdrúxulo e desonesto, elaborado por pessoa não habilitada e com finalidades determinadas pela própria Prefeitura, segundo afirmativas do autor.

Ninguém, em Ubatuba, pode ignorar que:

1°- O Sr. Olavo Egídio Ozzett…

Comunicado do PT

Imagem
PARTIDO DOS TRABALHADORES

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ubatuba, esta convidando o Sub-Núcleo Regional do Plano Diretor do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira para um seminário com as comunidades e os diversos setores da sociedade a fim de discutir o andamento da elaboração do Plano Diretor Participativo de Ubatuba.
A data do seminário será dia 04/02/06, e o local será no auditório da Colônia de Férias do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, na Av. Felix Guizard, 410, Perequê-Açú, das 14:00h as 18:00h.
De acordo com a lei 10257/01 do Ministério da Cidade, todas as cidades turísticas e com população acima de 20 mil habitantes serão obrigados a aprovar o Plano Diretor Participativo até 10 de Outubro de 2006.
A preocupação do PT é que diante da amplitude do debate e conforme orientação do Ministério da Cidade não haverá tempo hábil para a conclusão do PDP, devido à lentidão e burocracia do Governo Municipal.

Mauricio Moromizato
Presidente

Diretório Mu…

Notícias da Prefeitura

Imagem
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, na Câmara dos Deputados

Prefeito vai a Brasília em busca de recursos para Ubatuba

Eduardo César visitou vários ministérios e protocolou pedidos que incluem Pronto Socorro Municipal, casas populares, viaduto, rotatórias, reforma do Mercado de Peixe e participação em programas federais, como o Segundo Tempo do Ministério do Esporte

O prefeito Eduardo César retornou ontem, 27, de Brasília, onde esteve por três dias, percorrendo vários ministérios em busca de recursos para o município de Ubatuba. Além dos ministérios, o prefeito esteve também com o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo que prometeu empenho no acompanhamento das emendas que buscam recursos para Ubatuba. “O deputado Aldo Rebelo se colocou à nossa disposição em Brasília e reafirmou o seu carinho pelo nosso município, que segundo ele é um das mais lindos do país”, disse Eduardo.

Casas Populares

Na secretaria de Habitação do Ministério das Cidades, Eduardo César esteve com o chefe de …

Informações turísticas

Imagem
Esdras, Luis Felipe e deputado Marcelo Ortiz, do PV

Ubatuba recebe Centro de Informações Turísticas Itinerante

Os recursos são do Ministério do Turismo e chegam a Ubatuba pelas mãos do deputado Marcelo Ortiz

Através de uma emenda do deputado federal Marcelo Ortiz (PV), a Prefeitura de Ubatuba estará recebendo, dentro de 60 dias, um Centro de Informações Turísticas Itinerante. A boa notícia foi dada ao secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe de Azevedo, pelo próprio deputado na manhã de ontem, sexta-feira, 27 que esteve na cidade acompanhado do diretor executivo de Infra-estrutura turística do Ministério do Turismo, Esdras Nascimento.
O Centro de Informações Turísticas Itinerante, segundo o secretário Luiz Felipe, é uma novidade no Brasil e Ubatuba terá um dos primeiros exemplares. Trata-se de uma van equipada com dois microcomputadores, data-show, telão e várias tendas desmontáveis. “Além de podermos estar nas entradas da cidade e em vários outros pontos do município divulgando o qu…

Praia do Felix

Comunidade da Praia do Felix cobra da Prefeitura soluções para Zona Azul, falta de coleta de lixo e abertura de um caminho de servidão

Edilson Felix: "É preciso que a Prefeitura garanta o direito de ir e vir e o amplo acesso a todos a praia, que é bem de uso comum, segundo a nossa Constituição"

Moradores, pescadores e ambulantes que trabalham na praia do Felix, região norte do município, estiveram reunidos na manhã da quarta-feira, 25 de janeiro, com autoridades do município, para expor suas dificuldades e cobrar da Prefeitura, ações para amenizar os graves problemas que vem atingindo toda a comunidade do bairro.
O vice-prefeito Domingos dos Santos e sua assessora Nalva, acompanhados por Junior, da Regional Norte, estiveram representando a Prefeitura. O vereador Edilson Felix foi convidado pela comunidade para acompanhar o encontro e buscar soluções.
Para Edilson Felix, são muitos os problemas daquela comunidade: "o pessoal do Felix está desassistido e quer soluções urgent…

Continuísmo ou circo?

Gerson Florindo*
Entra governo e sai governo e a prática é a mesma. O clubinho de amigos sempre juntos, se protegendo como caramujos dentro da casca, não existe nada de novo. Usam dos mesmos argumentos que os antecessores. O objetivo é agir espertamente, talvez para impressionar algum espectador desatento ou afoito. Manobristas políticos de primeira! Na tentativa de enganar sempre, colocam o discurso da doce ilusão; trabalhamos com o orçamento dos outros, o ano que vem será diferente. Prometem mudanças, alterações, renovação, mas o time continua o mesmo, ou pior. Aquele secretário, assessor, conselheiro, que evitava confusões foi exonerado, mas o discurso diz que não, “ele pediu demissão!”.
É a mesma prática dos anteriores, que acabaram com os prédios históricos, tiraram os atrativos turísticos, tornaram precária a saúde, expulsaram turistas. Justificam com esperteza que derrubaram a amendoeira centenária após falar que estava contaminada. Se estava, continua contaminando o outro lado d…

Quem?

Imagem
Luiz Moura
Quando me perguntam o que havia na mala preta que o Valdemar Costa Neto portava quando veio ter com Eduardo de Souza César, candidato ao cargo de prefeito nas eleições de 2004, respondo que, pelo menos uma agenda, daquelas com uma parte dedicada ao planejamento, ela deveria conter.
O deputado federal Valdemar Costa Neto não renunciou por falta de planejamento, mas sim por receber dinheiro "por baixo do pano" e sem a devida documentação que oficializasse a "doação". Ele alegou que esse dinheiro, vindo do PT, foi usado em despesas de campanha. Valdemar Costa Neto renunciou para não ser cassado, mas continua sendo o Presidente Nacional do PL, partido de Eduardo César, agora prefeito de Ubatuba.
A falta de um plano de governo que embase a administração Eduardo César, aliada a inexistência de uma equipe de trabalho, faz com que as ações do governo se assemelhem a tiros no escuro. Em 89 + 365 + 26 dias, Eduardo César ainda não conseguiu um "time" coeso …

Meio ambiente

Almada e Policia Ambiental juntos na defesa do meio ambiente

Bárbara Oliveira de Moura
Na tarde da ultima quarta-feira, a comunidade caiçara da Praia da Almada foi surpreendida por visitantes indesejados. Dentro da baia da Almada , quatro barcos de grande porte, equipados para pesca de atum, capturavam iscas vivas sem se importar com a ilegalidade da técnica usada, proibida pela Lei do Gerenciamento Costeiro. Apesar de contaram com aprovação do Ibama para este tipo de pesca, para os pescadores locais este método altera o ecossistema, que, com a captura dos pequenos peixes afasta os cardumes maiores, objeto da pesca de subsistência de pequenos pescadores e comunidades caiçaras que praticam a pesca artesanal. Os moradores locais, conscientes da importância da preservação se mobilizaram entrando em contato com o Projeto Tamar que confirmou a ilegalidade do método. Diante disto, os moradores locais entraram em contato com a Policia Ambiental de Caraguatatuba, que por falta de equipamento ma…

Sonho meu

A partir de fevereiro, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público vai fazer barulho contra uma ação, no STF, que pode cancelar mais de dez mil ações de improbidade administrativa contra autoridades.
(Cláudio Humberto)

Infelizmente para certos políticos, ainda que passe no STF, não atingirá recursos que tramitam no STJ.

Sidney Borges

Editorial

Imagem
Maré alta

Um dos aspectos que mais me chamou à atenção na exposição do arquiteto Renato Nunes foi o sistema de transporte proposto para a Praia Grande. Uma espécie de metrô de superfície, sem trilhos, com propulsão elétrica. Nesse momento minha imaginação ganhou as alturas e perdi o fio da meada dos aspectos menos lúdicos do projeto, como por exemplo, a questão do financiamento. Isso não é o que mais importa neste momento, a idéia lançada para a Praia Grande deveria ser pensada para toda a cidade e em escala maior, todas as cidades deveriam ter algum projeto parecido. O uso de combustíveis fósseis está agravando a questão ambiental, a ponto desta ser hoje uma ameaça real ao homem. Segundo previsões baseadas em estudos de comprovada seriedade, o nível dos mares deverá subir pelo menos um metro nos próximos cem anos, o que certamente fará com que boa parte de Ubatuba fique submersa. Nós não estaremos aqui, mas nossos netos sim. Junto com o aumento do nível dos oceanos teremos secas nas r…

Arte

Imagem
A obra acima é uma escultura hiper-realista do australiano Ron Mueck e foi gentilmente enviada aos leitores do Ubatuba Víbora pelo arquiteto Renato Nunes. Na verdade Renato enviou diversas fotos, escolhi esta pelo fato de ser admirador do arquiteto alemão Mies Van Der Hoe. O espaço onde a obra está exposta lembra os trabalhos do mestre, que levou ao ápice a máxima "less is more". Eu não conhecia o trabalho do artista australiano, mas passei bons momentos admirando a admiração das pessoas frente às figuras. Imensas figuras humanas, ou detalhes delas, uma cabeça por exemplo. O público extasiado prova a tese. A maior atração para o homem é o próprio homem. Ainda que na forma de esculturas imensas.

Sidney Borges

Querem te calar? A mim também.

Pedro Tuzino*
Caro Luis, quero solidarizar-me com você e dizer que reprimo qualquer ato de violência, seja física ou moral, e ainda, o que é mais sórdido, quando temos como instrumento a ameaça covarde. Quem ameaça quer causar medo, está prometendo que vai fazer algum mal à pessoa ou a alguém de quem ela gosta - se não for feito o que se exige. E há um agravante quando o infrator esconde-se na clandestinidade, causando um tremendo transtorno na sua vida e a dos seus entes queridos, inibindo a vítima de qualquer possibilidade de defesa. Esta prática é muito comum infelizmente, nos últimos pleitos eleitorais, pude sentir na pele o quão é difícil enfrentar e depois superar esse ato violento e covarde.
Também Luis, não é só ameaça que desestrutura um homem quando este é honesto, digno e de bons costumes, outros atos que tem um efeito muito próximo à ameaça é a calúnia, injuria e difamação. Na sociedade em que vivemos, a honra e a reputação de uma pessoa são muito importantes. E uma das m…

Notícias da Prefeitura

Ubatuba terá Festival de Marchinhas de Carnaval

Inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, na sede da Fundart

A FUNDART (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) promove nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro o I Festival de Marchinhas de Ubatuba. As inscrições se encerram na próxima segunda-feira, dia 30. O tema para compor as músicas é livre e qualquer pessoa pode participar. “O objetivo do Festival é valorizar essa manifestação cultural que é predominante no carnaval do interior paulista, além de revelar novos talentos nas áreas musical e literária. A marchinha é a cara do interior paulista”, conta Nei Martins, organizador do evento.
As inscrições devem ser feitas na sede da Fundart, que fica na Rua Félix Guizard Filho, nº6, no centro, em horário comercial. Cada participante poderá inscrever até duas marchinhas, mesmo em parceria. Para o vencedor o prêmio será de R$ 350,00, além de troféu. Vencedores até a 5ª colocação também receberão troféus e prêmios diversos. Mais i…

Amizade é isso...

Imagem

D'après Décio Pignatari

Imagem

Vereador na Região Sul

Imagem
Na ocasião, estiveram com o Cacique Awa, tratando de eletrificação

Vereador visita locais efetivados pelo Programa Luz Para Todos

Charles Medeiros esteve neste último dia 26, na Região Sul, realizando os encaminhamentos junto ao Administrador Mario Clarassoti das solicitações e agradecendo as ações reivindicadas pelas comunidades através do vereador que foram efetivadas, aproveitou também para visitar alguns locais onde houve a implantação do Programa Federal Luz Para Todos. Medeiros viabilizou em abril passado o programa para Ubatuba.
No Corcovado esteve com Damião José da Silva, Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Corcovado – AMAC, onde foram apresentadas ao vereador as benfeitorias de extensão de redes efetivadas na localidade. Na ocasião estiveram com o Cacique Awa, tratando de assuntos relacionados aos trâmites da efetivação do programa federal de eletrificação em áreas indígenas. Várias reinvidicações foram solicitados ao vereador em relação às aldeias existentes no …

Gêmeas

Gostei. Faz sentido, sendo irmãs gêmeas, nada mais justo do que batizá-las com o mesmo nome. Além do que é econômico, um documento serve para as duas. Vera Ribeiro e Vera Ribeiro. Também poderia ser Vera Ribeiro e Oriebir Arev, com um eixo de simetria pontilhando a semelhança. As irmãs Vera & Vera estarão na ACIU, como você pode ler na matéria abaixo. Vão ensinar a fazer sapatos. Num dia a aula será com a professora Vera Ribeiro, que vai ensinar a fazer o sapato do pé direito. No outro dia a professora será Vera Ribeiro que ensinará como confeccionar o sapato do pé esquerdo. Em todas as atividades há segredos, o pé esquerdo é ligeiramente diferente do pé direito e para explicar as diferenças ninguém melhor do que as professoras Vera Ribeiro e Vera Ribeiro, que são absolutamente iguais. Até no nome.

Sidney Borges

Curso na Associação Comercial de Ubatuba

Saiba como produzir calçados em casa

As Estilistas Vera Ribeiro e sua irmã gêmea Vera Ribeiro, que ministram cursos na televisão brasileira desde 1994 já foram convidadas a participar de programas como o NOTE & ANOTE na TV RECORD, o Bom dia Mulher na REDE TV e na BAND. Já ministraram cursos em várias Capitais e interior do País e estarão no dia 01 de fevereiro, quarta-feira, em Ubatuba ministrando o curso ‘Saiba como produzir calçados em casa’.
Vera Ribeiro explica que o curso tem como objetivo, mostrar às pessoas que elas podem confeccionar calçados em casa. “Pode-se fazer um trabalho de qualidade com ferramentas comuns que temos em casa. Uma pessoa com afazeres domésticos consegue produzir por volta de 20 pares num único dia de trabalho. E que o custo dos calçados em geral é sempre muito baixo, sandálias e tamancos que nas lojas são comprados por R$ 30,00, podem ser feitos em casa com custo aproximado de R$ 6,00”.
Vera ressalta que os participantes aprenderão fazer Tênis Ked…

O PSDB É, SIM, UM PARTIDO ÉTICO - II

Um prezado leitor produziu réplica ao nosso artigo, cujo tema versava sobre a delicada posição ética de José Serra, frente a de Geraldo Alckmin, na disputa pela indicação à candidatura à Presidência da República pelo PSDB. Em segundo plano, destacamos a história do PSDB como um partido que sempre lutou pela ética na política, contra o que se insurgiu o citado leitor, listando uma série de incriminações pelas quais baseou-se para negar ser o PSDB um partido ético, considerando-o o pior dos partidos.
Quem emite opinião, obviamente, deve estar preparado para receber contestação.Esta liberdade de expressão e de pensamento é um dos pilares de nossa sociedade democrática, portanto, há de se receber com respeito a divergência e o contraditório. Já vivemos o bastante para entender, por outro lado, que em matéria de política, religião, crenças, valores, etc. a subjetividade de nossos conceitos é uma constante, uma vez que motivos os mais variados nos movem. Estes, por sua vez, estão geralmente …

OS NOSSOS BAIRROS ABANDONADOS

Durante as campanhas eleitorais, época em que os candidatos ao posto de prefeito, se colocam no nível da população e dos trabalhadores em geral, procurando-os e prometendo-lhes - que promessas nada custam - benefícios sem conta, pensa-se um pouco nas necessidades dos bairros pobres... Depois, eleitos, esquecem-se os homens das promessas feitas e tudo continua como antes. Vamos citar apenas alguns exemplos de bairros periféricos abandonados: Estufa I e II, Jardim Carolina, Itaguá, Perequê Açu, Pedreira e Mato Dentro. As vias destes bairros, inteiramente desprezadas pelo Poder Executivo, contando milhares de habitantes, estão uma lastima; ruas imundas, onde o capim cresce abundante, esburacadas e muitas sem iluminação pública.
Praças só existem na planta do loteamento, pois todas estão tomadas de matos, sujeira, lixo, ratos e insetos; espaço este que poderia ser ajardinados, onde á tarde possam os adultos, que voltam cansados, depois de um dia inteiro de trabalho fatigante, descansar alg…

Velhos tempos...

Imagem
Da esquerda para a direita: Mário Chimanovitch, Cláudio Tozzi, Gilberto Salvador e o editor do Ubatuba Víbora, Sidney Borges. Foto de junho de 1984, na galeria Pitanga do Amparo, vernissage de Takashi Fukushima. Éramos felizes e tínhamos plena consciência...

Sidney Borges

Sobre o artigo de Guilherme F. de Assis

Não votou nele. Mas deveria !!!!

Sendo conhecedor de sua opção partidária, creio que tenha se equivocado na crítica, em seu artigo de 23/01/06, ou melhor, cometeu um deslize.
Todas as "fórmulas" sugeridas, teriam que ter sido endereçadas ao governo anterior (a era do tucanato).
Quem promoveu o apagão, aumentou em 7 (sete) vezes a dívida pública, não promoveu a reforma da previdência, a tributária, entregou o país com suas "privatizações" (como a privatização das teles - telegangue -, feitas no "limite da irresponsabilidade"), isso sem comparar-mos os índices econômicos e avanços sociais. Foram eles*.
Como, nosso mandatário anterior, não cumpriu nenhuma das regrinhas, que acredito, também, sejam fundamentais em qualquer governo, conto nos dedos os dias para que nunca mais um governo tucano nos governe. ACHO QUE VOU PRECISAR CONTAR OS DEDOS DOS PÉS.

*Ele(s). FHC, e outros tucanos e pefelistas, ora.

Aguinaldo Munhoz

Fabula IV

Rogério Frediani
Nossa cidadezinha belíssima continua cheia de problemas. Agora certo homem da “Casa” está nervoso, pois afirma que o que descrevemos é uma forma de oposição. Oposição a que? A uma administração ou a situação em que se encontra a pobre cidadezinha. É claro que é sobre a situação calamitosa em que se encontra a pequena cidade. Isto nada mais é do que um alerta para que realmente as coisas comecem a acontecer de forma honesta e correta. Na cidadezinha quem toma alguma atitude é criticado. E quem não faz nada condena as atitudes e acaba com as esperanças dos pobres habitantes da cidadezinha. Diz a lenda, que um “comerciante”, (detalhe não é desse país, quanto mais da cidadezinha) entrou com um processo de abertura de um comércio de combustíveis. A lei é clara e deve ser respeitada. Muitos critérios devem ser avaliados, tanto que para um cidadão comum abrir algum negócio na cidadezinha é a maior dificuldade. Mas um aventureiro pode. Quem é de fora tem mais valor do que quem…

A natureza se rebela

Imagem
De longe veio o grito: Coqueeeeeeeeeeeeeeeeeirooooooo...

Luiz Moura

Vi o estudante de Direito, Pedro Tuzino, candidato derrotado nas últimas duas eleições (2000 e 2004), quando pleiteava o cargo de prefeito, em atuação teatral, no dia 18 passado, defender a feitura de licitação para a ocupação de área pública. Em momento algum falou sobre a oportunidade e/ou qualidade do estudo em discussão (Urbanização da orla da praia Grande), deixando que os presentes pensassem que defendia interesses particulares. Apesar de ver sua boca fechada, tive a impressão de ouvi-lo gritar "Aí tem!", quando disseram os nomes dos componentes iniciais da Prourb - Praia Grande de Ubatuba. Tal desrespeito para com o arquiteto Renato Nunes, expositor, autor do estudo e profissional respeitado em nossa comunidade, foi descabido e não condizente com um "futuro candidato".
No "Bens públicos municipais ou particulares?" publicado no site Ubatuba Víbora, Pedro Tuzino pretende "dar aula…

Cine Elektro em Ubatuba

Imagem
Novamente contaremos com o evento criado pela Elektro para levar o cinema e filmes de qualidade às comunidades mais afastadas do Município.
Este ano as apresentações acontecerão nos dias 28 de Janeiro, sábado, no bairro do Ipiranguinha e dia 29, domingo, no Sertão da Quina.
Os filmes a serem exibidos são: “Os incríveis” e “Quarteto Fantástico”
Cine Elektro apresenta seus filmes ao ar livre e gratuitamente, para maior conforto é aconselhável levar um banquinho, é programa certo e agradável para toda a família.

Sábado dia 28 de janeiro no Campinho de Futebol da Rua da Cascata, ao lado do Convento no Bairro do Ipiranguinha.
Domingo dia 29 de janeiro no campo de futebol do Sertão da Quina.

20 horas – “Os Incríveis”
21:45 horas “Quarteto Fantástico”
Enviado por Carlos Rizzo

Tá na moda?

Na minha adolescência andar de tênis fora das quadras era atestado de insanidade. A moda pedia mocassins. Os melhores eram do Spinelli da Oscar Freire e do Guido, importados da Argentina. Um belo dia o carismático primeiro ministro canadense Pierre Trudeau passou a ser notado pelas belíssimas mulheres e por usar tênis em vez de sapatos. Trudeau ficou no poder de 1968 a 1982 e a moda dos tênis começou a ganhar corpo em meados dos anos da década de 1970. A introdução serve para lembrar que moda é algo intangível, ninguém sabe exatamente como começa, mas depois que está no ar é difícil fugir dela. No princípio do governo FHC, com o “Plano Real” a todo vapor, entrou na moda a palavra terceirização. Lembro-me de um amigo que retornou dos Estados Unidos depois de cinco anos e se espantou com o fenômeno. Nos botequins de São Paulo se terceirizava bife. O arroz e o feijão nós produzimos, a salada e o bife terceirizamos, mas se o distinto quiser um ovo frito podemos incluir no plano inicial. A…

Mas o que é a Terceirização?

TERCEIRIZAÇÃO... OS RECURSOS DO MUNICÍPIO INDO EMBORA...

Bem, boa parte dos cidadãos não sabe o que é, pois este assunto não veio a ser discutido com a população e apresentado publicamente por nossos administradores locais. Mas será feito a partir de agora pelo Movimento Civil Contra a Forma da Terceirização da Merenda Escolar em Ubatuba e, quiçá, contra qualquer terceirização que não seja amplamente discutida com todos os segmentos da sociedade que queira ser instaurada em nosso município pelos administradores públicos.
Terceirização é um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros – com os quais se estabelece uma relação de parceria – ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua. Ou ainda, no sentindo administrativo, terceirização significa descentralizar a terceiros, processos auxiliares (atividade–meio) à atividade principal (atividade–fim). Legalmente falando, a terceirização veio a ser reconhecida pel…

Coitado é você!

Gisele Leite, jornalista e estudante de Direito
Um dia desses, lendo notícias sobre o litoral e consultando alguns sites da região, deparei-me com um texto intitulado "De Olho em Ubatuba" no ubaweb.com. O título chamou-me a atenção e, até aí, tenho que admitir que, apesar de óbvio, "obrigou-me" a ler o texto que se seguia.
Coincidentemente, o texto tratava de um colega de minha classe, ironicamente chamado de "estudante de Direito" pelo autor. Quero aqui expressar tremenda indignação pela ironia deste autor visto que, sem exageros, o citado "estudante" é considerado o melhor aluno da sala, não somente em notas, mas em dedicação e cooperativismo com os colegas de turma. Apesar de seus compromissos, nunca deixou de nos esclarecer dúvidas.
Além disso, se o autor queria referir-se a Pedro Tuzino em se tratando de POLÍTICA, deveria limitar-se a identificá-lo apenas como ex-candidato a prefeito de Ubatuba derrotado nas duas últimas eleições. Se fosse par…

Notícias da Prefeitura

Prefeitura solicita apoio do governo para a pesca e maricultura de Ubatuba

Reunião foi coordenada pela secretaria municipal de Agricultura e Pesca e contou com a presença de representantes de órgãos federais

O Chefe do Escritório de São Paulo da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), Dr. João Donato Scorvo Filho, esteve na última terça-feira, 24, participando de uma reunião na Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba. Durante a reunião, a secretária Valéria Cress Gelli solicitou o apoio da SEAP na liberação de recursos para melhorar a infra-estrutura do Mercado Municipal de Peixe já que Ubatuba é o terceiro produtor de pescado do Estado de São Paulo, contribuindo com 10,6% da produção total, o que demonstra a importância da pesca para o município.
Outro projeto para o qual foi solicitado o apoio da SEAP envolve a instalação de Unidades Demonstrativas para captação de sementes de mexilhão e cultivo de vieiras que …

Saneamento Básico

Imagem
Charles Medeiros busca parcerias para o término do Saneamento Básico em Ubatuba

Neste último dia 24, o vereador Charles Medeiros, esteve na Superintendência da Sabesp em Caraguatatuba, buscando informações técnicas para viabilizar parceria entre o Executivo Municipal e a Sabesp para a agilização e término das obras em Ubatuba.
“Se for necessário, iremos a Brasília buscar recursos federais junto a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos para que isto se torne realidade,” comenta Charles Medeiros. O vereador esteve em reunião realizada na Picinguaba, no último dia 15, onde solicitou ao Senador Eduardo Suplicy, o agendamento de uma audiência para a Ministra Marina Silva (Meio Ambiente), para tratar da solicitação de recursos federais para investimentos em saneamento, bem como o término das obras em Ubatuba.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros

Néstor Kirchner tudo sabe, tudo vê...

Imagem

Tão simples...

Imagem
Panorama que imagino na frente da Câmara Municipal

Vou dar uma opinião sobre urbanismo. Sei que muita gente vai torcer o nariz, mas se me fosse dado poder, eu mudaria radicalmente a avenida da praia, onde fica o parque Trombini. Eu o tiraria de lá, e além dele sairiam a feirinha ripe e a Setur, bem como a área de jardins, de pouco aproveitamento e muita manutenção, isto é, se houvesse manutenção. A avenida da praia seria transformada em avenida de praia mediante o alargamento da praia. Isso mesmo. Primeiro seria preciso despoluir. Depois alargar a faixa de areia. Dobrar ou mesmo triplicar. Estacionamento só nas ruas internas, a praia seria destinada aos turistas que buscam praias. Imaginem uma imensa “Copacabana” na frente da cidade. Não dá para quantificar o aumento do faturamento dos estabelecimentos da avenida, que hoje só funcionam à noite. Imaginem a possibilidade da indústria hoteleira se expandindo para atender à demanda crescente. Poucas cidades do mundo têm uma baía tão bonita…

Governo oculto

O governo Eduardo César não aconteceu

O governo Eduardo César entra, no início de 2006, para a categoria do não-acontecimento, ao lado dos governos anteriores que não souberam planejar e administrar nossa querida cidade de Ubatuba. Essa inércia e desencontro demonstram o vazio, a incomunicabilidade, o absurdo, a crise do fato e o início do acontecimento pós-fato. Do governo Eduardo César não resta nada. Nenhuma imagem. Nenhum programa. Salvo a negação de si mesmo enquanto promessa e utopia. Este governo inaugura uma nova etapa da simulação: o acontecimento sem fato, em estado absoluto de esvaziamento e de necessidade de conteúdo.
Em 03 de outubro de 2004, deu-se o inesperado, o quase impossível, aquilo que até mesmo os mais cépticos deixam escapar por excesso de argúcia analítica: fato e acontecimento justapuseram-se como num eclipse. Assistiu-se à conjunção ideal e absurdamente precisa do fato com o acontecimento. Numa hipótese, realista, o inesperado aconteceu como tragédia inesquecív…