Postagens

Mostrando postagens de Maio 27, 2007
Imagem

Pesquisa da UnB

Jogo do bicho é mais confiável do que o Congresso

Do site Contas Abertas:
"Diante dos escândalos de corrupção que vieram à tona nos últimos anos envolvendo empresários, funcionários de órgãos do governo e autoridades do poder público, uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) revela que 88,4% da população não confia nos políticos. O estudo, realizado em abril deste ano na capital federal, mostra que a classe política é mais desacreditada do que, por exemplo, o jogo do bicho. Dos 1.283 entrevistados, 22,7% confiam no jogo ilegal, enquanto apenas 19,9% têm confiança no Congresso. Como se não bastasse isso, a grande maioria das pessoas considera os políticos mentirosos, picaretas ou criminosos. Menos de 3% acreditam na integridade de seus representantes.
A sondagem foi realizada em abril deste ano. As entrevistas foram feitas em Brasília com homens e mulheres de todas as idades, de diferentes níveis de escolaridades, rendas e ocupações. O estudo orientado pelo coordenador de gradu…

Fundart

Imagem
Vito D’Aléssio e Pedro Paulo

Dialeto e Fundart em parceria

A Dialeto (Latin Americam Documentary), a única empresa do mundo especializada em documentários sobre a América Latina e a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) acertaram formar uma parceria que já começa, na prática, no próximo dia 09 de junho, quando a Dialeto vai gravar um documentário da visita da Folia do Divino à Vila dos Pescadores, na Ilha dos Pescadores.
Vito D’Aléssio, diretor geral e coordenador da empresa, e que atua também como fotógrafo e jornalista, e Pedro Paulo, presidente da Fundart, tiveram encontro na Fundart no último dia 29, para tratar do assunto, estando presentes o assessor cultural da Fundação, Ney Martins e o ex-presidente da Fundart, Cícero Assunção.
A Dialeto publicou, no ano passado, o importante e belo livro: “ Dias de Caiçara” abordando a história caiçara de Ubatuba, Paraty e São Sebastião, com lançamentos em São Paulo e Ubatuba, e com essa temática, a Dialeto estará produzindo outros trab…
Imagem

Poema 1

A Banda Lira

A praça virou uma festa!
Casarão, beleza, natureza,
Sonho, música, arte – FUNDART!
Tudo estava tão calmo:
Céu azul, suave brisa no ar, um papo gostoso...
O doce marulho das ondas do mar.
De repente alguém falou:
Acomodem-se, minha gente que a Banda já vem chegando!
Os músicos, com suas vestes formais, foram chegando
Carregando cadeiras, estantes e instrumentos - afinando seus metais.
E em seus olhos... ah! Alegria que a todos contagia.
Sentaram-se lado a lado
Irmanados na mesma harmonia.
E sob a batuta dos Regentes, ora Valdecy ora Amarildo,
O ar se encheu de música, de melodia, de intensa magia...
A alegria se instalou mandando embora a tristeza
Se porventura ela houvesse,
E toda a gente vibrou, valsando o corpo em ritmo perfeito,
Sob a batuta do Mestre!
Ah... Ubatuba! Que prazer gratificante poder aqui viver!
Este som, este céu, este mar que a todos vêm encantar!
Participar destes bons momentos
É uma dádiva, uma alegria sem par!
E eu, em meio a sonhos e devaneios,
Chego até imaginar:
Que s…
Imagem

Poema 2

Oração de uma cidade

Livrai-nos Senhor!
Dos hipócritas e capitalistas,
Dos insensatos e insanos
dos assessores de dementes.

Livrai-nos Senhor!
Daqueles que não plantaram,
mas comeram as sementes,
dos orgulhosos e incompetentes,
dos que sobem ao poder, sem
qualquer vocação.

Livrai-nos Senhor!
De toda a discriminação.
Dos que dizem-se religiosos,
mas desconhecem a gratidão.
Dos mentirosos e traidores,
dos corruptos e opressores.

Livrai-nos Senhor!
da besta-fera que engana,
da sorridente aberração,
que barganha a fé, o emprego
e a devoção.

Katia Vicente
katiae.vicente@yahoo.com.br
Imagem

Ubatuba

Bacurau e Dona Cida

O que será que está acontecendo? Será que o povo está acordando? Será que desta vez vamos dar um basta a uns dos piores políticos da história de nossa cidade? Tomara que sim, nossos filhos e netos vão agradecer eternamente se realmente os vereadores de nossa cidade aceitar a denúncia contra o vereador Gerson e excluí-lo definitivamente da vida política.
Um passarinho falo-me que outra denúncia foi protocolada nesta sexta-feira pela líder comunitária Maria Aparecida Cunha, na Câmara Municipal contra o vereador Gerson, que acusa-o por falta de decoro em virtude de tê-la agredida verbalmente na última sessão, do dia 29.

Estamos de olho! O povo vai estar presente, inclusive eu, para cobrar na próxima eleição, as atitudes que serão tomadas pelos senhores (a) vereadores (a).

José Maria
jomaje@bol.com.br
Imagem

Utilidade Pública

Seminário Municipal de Habitação

O Núcleo Municipal do Plano Diretor Participativo de Ubatuba estará realizando no próximo dia 09/06/07, na Camara Municipal, o Seminário Municipal de Habitação e Interesse Social que vai discutir o Plano Municipal de Habitação para o município de Ubatuba. Também será discutida a composição do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social, aprovado na Camara Municipal e sancionado pelo Prefeito Eduardo César no ano passado e que até o momento não saiu do papel. O evento contará com a presença da Vera Ionice Rodrigues do Conselho Nacional de Habitação e do Movimento Estadual de Moradia.
O Conselho que prevê 1% do orçamento do município destinado a habitação e interesse social será fundamental para implementar a política de moradia e vai facilitar para que Ubatuba possa pleitear verba e participar da política de habitação do Ministério das Cidades do Governo Federal. (Gerson Florindo)
Imagem

Dinheirinho extra

Petrobras

Foi realizado no último dia 29, na cidade de São Sebastião, importante evento realizado pela ANP-Agencia Nacional de Petróleo e a Petrobras, onde foram discutidos assuntos relacionados à partilha e regramento do pagamento dos royalties referenres à Bacia de Santos-Campo de Mexilhão-BS1.
Prefeitos e representantes das cidades do Litoral Norte, Sul e Paraty participaram do evento buscando maiores informações sobre a matéria apresentada. Na ocasião vários questionamentos foram levantados e ficou marcado uma próxima reunião para melhor elucidação da matéria. “A reunião foi bastante positiva, por conta das possibilidades reais de Ubatuba vir a receber royalties, pois o mapa apresentada mesmo que extra oficial aponta parte da jazida (Lavra no Mar) em nossas água territoriais”, afirma Charles Medeiros.
Após a reunião o Vereador propôs ao Legislativo Municipal Projeto de Resolução constituindo a Comissão Especial de Estudos Para Acompanhamento, Apuração e Distribuição de Royalties no L…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 02 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Venezuela impede protesto da oposição"
Policiais de tropa de choque impediram que milhares de estudantes deixassem a Universidade Católica Andrés Bello (Ucab), em Caracas, para protestar contra o fim da concessão da emissora RCTV, no domingo. A marcha foi proibida pelo prefeito da região central de Caracas, Freddy Bernal, aliado do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

O Globo:
"Lula manda Chávez 'cuidar da Venezuela'"
Os ataques do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao Congresso brasileiro, chamado por ele de "papagaio" por, na visão do venezuelano, só repetir o que diz o Parlamento dos EUA, geraram uma crise diplomática com o Brasil e levaram o presidente Lula a dar uma dura resposta. Na Inglaterra, Lula disse que Chávez "tem que cuidar da Venezuela". Em pronunciamento em cadeia nacional, anteontem, Chávez atacou o Congresso ao criticar a petição aprovado pelo Senado, pedindo a reabertura do cana…
Imagem

ADPC

Carta aberta dos caiçaras de Ubatuba

Nós, caiçaras de Ubatuba, que um dia fomos donos das áreas mais belas do litoral, vimos trazer ao vosso conhecimento o nosso drama:
No Brasil, a década de 70 foi marcada por uma série de tristes fatos, onde destaca-se o absurdo acirramento da ditadura militar que violou os direitos humanos, rasgou a lei magna, exilou, torturou e assassinou quem ousasse elevar a voz contra os abusos.
Grandes obras foram planejadas pelos burocratas de Brasília para “desenvolver” o país. Como é de praxe, as decisões impostas geraram muito desperdício - bilhões de dólares foram mal gastos na Transamazônica (hoje a floresta retomou grandes trechos daquela mal construída rodovia), na Usina Nuclear de Angra dos Reis, na ferrovia do aço, etc.
Naqueles anos, no litoral norte de S.Paulo, foi construída a Rodovia BR-101, que provocou grandes mudanças econômicas, sociais e culturais nessa região que levaram à destruição da sociedade caiçara.
Procurando contextualizar os acontecimen…
Imagem

Ubatuba

Apresentação da Associação em Defesa do Povo Caiçara-ADPC

A ADPC nasceu em defesa do direito, da cidadania, dos direito humanos e do meio ambiente do povo caiçara no dia 21 de abril de 2002.
Hoje está tendo seu trabalho reconhecido e começa a se expandir em diversos segmentos comunitários.
Sugerimos que visite-nos, para que tenha a oportunidade de compreender a filosofia educativa de nosso trabalho e sua respectiva relevância à todo território caiçara.
É importante que cada pessoa se empenhe em divulgar nossos projetos e torne conhecido o nosso sonho de um mundo melhor. Acreditamos que cada um pode contribuir de alguma maneira e esperamos que você descubra a sua.
Em síntese, podemos dizer que a ADPC é um testemunho vivo de altruísmo, humanismo e cidadania, demonstrando que com um pouco de criatividade e boa vontade podemos ajudar a construir uma nova base para o futuro.
Esta é uma sociedade genuinamente caiçara, onde se defende a integridade moral, ética e humanitária.
Ambicionamos coragem e…
Imagem

Brasil

Ref: Pai covarde

Prezado Ronaldo

Apreciei tanto o texto de sua autoria intitulado Pai Covarde, que o enviei a quarenta e três senadores da república, inclusive ao próprio Renan.
Que se divirtam.
Parabéns.

Abraço.

Thomas
Imagem

Ubatuba em foco

Denúncia contra vereador em Ubatuba

O funcionário público municipal, Carlos Alberto Gonçalves Leite, que trabalha no Fórum de Ubatuba, denunciou no último dia 31/05 na Câmara Municipal de Ubatuba, o vereador Gerson de Oliveira – PMDB por estar provavelmente recebendo percepção de vantagem indevida, utilizando de seu cargo de vereador que é, desde 1992, para ter acesso às dependências da Prefeitura Municipal de Ubatuba, podendo o mesmo denunciado estar utilizando familiares em cargos de comissão e de sua confiança dentro das dependências da prefeitura para facilitar e agilizar as tramitações dos documentos de seu escritório de Prestação de Serviços (GP-PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS S/C LTDA, localizada na Rua Dona Maria Alves, nº 700 – Centro), local este, que já foi alvo de denúncia pelo ex-vereador DAVI PRAXEDES no ano de 1999, que culminou no Processo nº 647/2000 da 1ª Vara Cível de Ubatuba, onde também estariam envolvidos o atual prefeito Eduardo de Souza César, o atual administrador da Reg…
Imagem

ACIU em movimento

Ubatuba poderá contar com Lei Municipal que beneficia micro e pequenas empresas

No último dia 22, o vereador Charles Medeiros encaminhou à Prefeitura de Ubatuba, uma indicação solicitando a elaboração de Lei Geral Municipal para as micro e pequenas empresas a ser instituída no município.
Segundo o vereador, a idéia é elaborar uma Lei que possa beneficiar de fato os pequenos empresários e seus investimentos. “A atitude possibilita criar um ambiente favorável para abertura e encerramento de pequenos negócios, e principalmente desburocratizar seu dia-a-dia, reduzir a carga tributária e criar mecanismos dessas empresas a crédito”, diz o vereador.
Medeiros disse ainda que trata-se de uma lei que melhorará significativamente a vida dos pequenos empresários, garantindo assim o aumento da geração de renda e trabalho, ampliação de oportunidades, agilidade de investimentos e criando maior capacidade empreendedora nos interessados, tornando os negócios mais competitivos e estimulando a inovação no …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Só 1,6% dos cursos privados têm nota máxima em prova"
Somente 1,6% dos cursos de faculdades particulares avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) obtiveram conceito 5 (avaliação máxima) no ano passado. Já entre as universidades públicas, 21,2% conseguiram atingir o mesmo conceito nesse exame.

O Globo:
"Sem fiscalização, vans expulsam 6% dos ônibus"
Pelo menos 12 empresas de ônibus deixaram de operar no Estado do Rio nos últimos sete anos, estimam às entidades representativas das concessionárias, que atribuem o problema à concorrência desleal de vans e Kombis. Segundo os empresários, mais de 140 linhas municipais e intermunicipais - o equivalente a 6% do total disponível no estado - ficaram paralisadas por inviabilidade econômica das operadoras. A principal causa da falência do sistema é a falta de fiscalização, que deixa as redes de transporte irregular, com veículos em mau estado de conservação e …

Nosso homem em Brasília

Clodovil é retirado de avião após provocar confusão com passageiros e comissário

RENATA GIRALDI GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília
O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) foi retirado de um avião da Gol, que sairia às 15h desta quinta-feira de Brasília, quando tentava embarcar para São Paulo. A confusão teria começado quando um comissário pediu para Clodovil trocar de lugar com outro passageiro - os dois queriam o mesmo lugar.
Irritado, Clodovil disse que não mudaria de lugar e que deveria ser respeitado já que era idoso e deputado federal.
Por conta da suposta agressividade como teria tratado o comissário, Clodovil foi vaiado e xingado pelos passageiros do avião.
Leia mais
Imagem

Tucanos em ação

O comunicado abaixo, com a assinatura do Sr. Hugo Gallo Neto, chegou hoje pela manhã. Há um aviso de recebimento rubricado e datado de 31/05/ 2007, não foi possível publicar o original pela forma como foi enviado.

COMUNICADO

À Comissão Executiva do PSDB de Ubatuba
A/C Sr. Secretário Arimar Vieira
C/C Diretório Estadual

Hugo Gallo Neto Presidente Interino do Diretório Municipal de Ubatuba vem por meio deste, comunicar seu afastamento por motivos particulares da Presidência e do Diretório do PSDB neste município, por tempo indeterminado.
No período em questão, desejo que se tomem medidas cabíveis dando continuidade e desenvolvimento ao trabalho junto aos membros do Partido.
Cumpre salientar que no próximo Domingo 3 de junho , deverá ser eleita nova Executiva após serem empossados os 3 suplentes do Diretório Municipal que ascenderão em função da saída do Sr. marco Antonio Machado de Alcântara, da Sra. Patrícia Ortiz e minha.

Sem mais para o momento,

Atenciosamente;

Ubatuba, 30/05/2007

____________…
Imagem

Editorial

“Esperteza sem limites”

Joseph McCarthy foi senador dos Estados Unidos. Oportunista de plantão pegou carona na Guerra Fria e ficou famoso perseguindo famosos. Acusava a quem lhe aprouvesse de ser simpatizante do comunismo. Destilou ódio, destruiu carreiras. Joseph McCarthy começou a perder prestígio quando a rede de televisão CBS o colocou em evidência. É impossível disfarçar a mentira na telinha, aos poucos o povo americano percebeu que estava frente a um embusteiro. No ostracismo McCarthy afundou no alcoolismo e morreu sem deixar saudades. Quem assistiu pela Internet à última sessão da Câmara Municipal de Ubatuba viu um exemplo de falta de compromisso com a realidade. Um festival de oportunismo. É por essas e por outras que a cidade caminha para trás, enquanto as vizinhas avançam. Ubatuba sofre de excesso de oportunismo. Até quando?

Sidney Borges
Imagem

Brasil

Pai covarde

O Presidente do Senado, o pai Renan, em sua defesa, classificou publicamente, em rede nacional, o reconhecimento da paternidade, da filha resultante de ato sexual com a tal jornalista, de calvário. Por certo, não para reconhecer mas, para gerar (a tal filha) tenha subido na jornalista. Um calvário? O trato as palavras que destinou a estes fatos, farão história e, serão documentos inegáveis que sua filha um dia irá ler. Sua auto-flagelação sobre este manto, fugindo e esquivando-se das verdades desta sua aventura amorosa o torna, além de tudo, um pai covarde. Pagará caro! Muito mais que conseguir amealhar com todas suas mentiras. Pobre Brasil! Seus senadores quando se abraçam em clara expressão de reverência ao corporativismo, ficam da mesma estatura. Anões!

Ronaldo Dias
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 31 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"STF decide que só União autoriza bingos"
O Supremo Tribunal Federal editou as três primeiras súmulas vinculantes, que sintetizam a opinião do STF sobre certos temas e obrigam as instâncias inferiores da Justiça a segui-la. A súmula 2 torna inconstitucionais as leis estaduais autorizando jogos de azar, como bingos. Para o STF, só a União pode legislar a respeito, e nenhuma lei federal permite hoje a atividade.

O Globo:
"País perde R$ 40 bi por ano com obras superfaturadas"
A corrupção e o superfaturamento em compras e obras públicas causam prejuízos anuais ao Brasil de até R4 40 bilhões. A estimativa foi feita pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, que estuda a formação de cartel em concorrências públicas e calculou as perdas em 13,3% do total. O valor desviado é superior ao orçamento anual do Ministério da Saúde e corresponde a quase quatro anos de Bolsa Família, principal programa social do…
Imagem

Enquanto isso...

Imagem
Do Bog do Noblat

Brasil

A defesa cênica de Renan Calheiros

Editorial de O Estado de S.Paulo, hoje:
"A cada crise que os envolve, os políticos brasileiros fazem pensar que o País seria outro, se aplicassem na defesa do interesse nacional uma fração que fosse do seu talento na defesa dos seus interesses pessoais. O exemplo da hora, naturalmente, é o da performance - no sentido mesmo em que se usa o termo nas artes cênicas - do presidente do Senado, Renan Calheiros, tendo como coadjuvantes muitos dos seus pares na chamada Câmara Alta da República. A fala do político alagoano, que reconheceu ter recorrido ao lobista de uma grande empreiteira para pagar aluguel e pensão à ex-namorada com quem teve uma filha, foi um espetáculo de prestidigitação de dar inveja aos mais experientes ilusionistas profissionais. A isso se seguiu um ensaiado truque de teatro, para preparar o grand finale da matinê de segunda-feira no plenário do Senado.
Os dicionários definem prestidigitação como a habilidade de fazer um objeto desapa…
Imagem

Ubatuba em foco

Marketing Turístico

A imagem institucional de Ubatuba, cuja economia depende da sua "aparência" não pode ser exposta daquela forma " nova", como a apresentada em seu site oficial. O menino, digo o mosquito - propaganda-sonoro (sons e imagens ficam gravadas no subliminar) são (para não constranger o autor) extremamente negativos, sob todos os pontos de vistas. As alternativas do nome para o mascote dos tais jogos, seguem o mesmo traço. Devem pertencer ao mesmo autor. Para que o resgate não se torne um desastre, é preciso afastar (todos) os curiosos.

Ronaldo Dias
Imagem

Fábula

Os sem história (Déspotas, megafones e traições)

“Tinham compreendido (os tiranos) ser possível fazerem o que quisessem de um povo que se deixava apanhar na rede, por muito frágil que ela fosse, um povo tão fácil de enganar e submeter que quanto mais dele zombavam mais se rebaixava”.
(Etienne de La Boétie – Discurso sobre a Servidão Voluntária)

Capítulo I – Do déspota e do evangelho de resultados

Era uma vez, um reino governado por um déspota. Apesar de arrecadar muitas riquezas através de impostos, receber muitos créditos e de ter muitas possibilidades de crescimento, aquele reino se fechara em si mesmo, servido apenas para que uma oligarquia (constituído por cavaleiros e membros do conselho) explorasse seus cofres, transferindo para o bolso de poucos o que deveria ser usado para melhorar a vida de todos.
Todo esse processo era acompanhado pelo povo daquele reino, formado – em sua maioria - por bárbaros, vindos em hordas de lugares muito pobres e que, sem qualquer consciência a tudo ace…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 30 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Investigado por vazamento, número 2 da PF é afastado"
STJ determinou o afastamento de três delegados federais de suas funções por 60 dias. Eles são suspeitos de prejudicar investigações policiais. A decisão, relacionada à Operação Navalha, inclui o delegado Zulmar Pimentel, diretor-executivo da PF e segundo homem na hierarquia da instituição.

O Globo:
"Renan diz não ter provas mas acordão pode salvá-lo"
O presidente do Senado, Renan Calheiros, admitiu ontem que não tem comprovantes dos repasses feitos à jornalista Mônica Veloso, de 2004 até dezembro de 2005. Nesse período, Mônica, com quem ele teve uma filha, recebeu pagamentos mensais de R$ 12 mil a R$ 12,5 mil. "Não tenho como ter provas das transferências porque não eram oficiais. A partir do momento em que assumi (a paternidade), tenho os comprovantes", disse. Líderes de partidos da base costuraram um acordo para livrar Renan de um processo por quebra de dec…
Imagem

Banânia

O que era de fato importante, Renan deixou de lado

Do colunista Janio de Freitas na Folha de S. Paulo, hoje:
"Para o interesse público legítimo, não faz diferença se os pagamentos de obrigações do senador Renan Calheiros, fossem diretos ou feitos por intermédio de terceiro, ligaram-se à sua "vida mais íntima" ou se destinaram a fins mais triviais. O esclarecimento esperado de Renan Calheiros era para a incompatibilidade entre os seus vencimentos, ao longo de seus 30 anos de político profissional, e o pagamento, não só aquele de decorrências íntimas, senão também o do patrimônio que nem parece todo declarado na relação apresentada em sua eleição de 2002. Esse esclarecimento Renan Calheiros não fez no que chamou de explicação aos senadores.
Os gastos nada insignificantes de sua "vida mais íntima" tiveram, no que Renan Calheiros chamou de "meio escândalo", apenas o papel de provocadores de revelações financeiras e patrimoniais que dizem respeito à sua vida…
Imagem

Carochinha

Operação Navalha

Renan Calheiros, se diz vítima das circunstâncias. Por desígnios do destino acabou pai de uma menina. Para pagar a pensão da filha recorreu a um amigo.
Não queria tornar pública a paternidade acidental. Acontece que o amigo escolhido é lobista de uma grande empreiteira. Renan não imaginou que pudesse ser acusado de estar recebendo favores. Essa foi a história que contou ontem. Lembra a da tia surpreendida nua pelo sobrinho de três anos.
O menino:
- O que é isso titia?
A tia:
- Bem querido, aconteceu quando eu era criança e estava correndo pelo campo, acabei caindo em cima de um machado.
O menino:
- Que azar titia, uma machadada bem no meio da buceta... (Sidney Borges)
Imagem

Barraco

Mônica desmente Renan Calheiros

De O Estado de S.Paulo, hoje:
"A jornalista Mônica Veloso contestou ontem as declarações feita em plenário pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), com quem teve uma filha que está com três anos de idade. Por meio de seu advogado, Pedro Calmon, a jornalista disse ao Estado que, antes do reconhecimento da paternidade por Renan, em dezembro de 2005, recebeu o valor da pensão e do aluguel em dinheiro. “Ela sempre recebeu em dinheiro vivo, entregue pelo Cláudio Gontijo”, disse Calmon, referindo-se ao lobista da Construtora Mendes Júnior, em Brasília.
Por meio de Calmon, a jornalista também disse que o funcionário da empreiteira não era seu conhecido, como afirmou Renan. “Foi o senador Calheiros quem apresentou o Gontijo a Mônica. Antes, ela nunca tinha visto o senhor Gontijo”, sustentou. A ex-namorada do senador também negou que tenha recebido R$ 100 mil como se fossem um fundo para a educação da filha.
“Essa história dos R$ 100 mil…
Imagem

Opinião

“Educação em destaque”

Corsino Aliste Mezquita
O lançamento do Plano para o Desenvolvimento da Educação Nacional –PDE- colocou em foco a Educação do País. Infelizmente o ufanismo do lançamento, as platitudes e trivialidades pronunciadas pelo Sr. Presidente da República, no ato do lançamento, deram mais destaque às fraquezas atualmente existentes que a engrenagem das ações propostas.
Percebe-se, no Plano, suposta falta de enfoque, certa omissão da realidade e bastante ufanismo, no tratamento da problemática vivida pela educação nos diferentes ambientes regionais e municipais do complexo Brasil.
O problema não é o plano em si. Suas intenções, propostas e propósitos são altamente positivos. Os técnicos e idealizadores parece terem esquecido que, quem vai executar o Plano, são os 5.507 prefeitos dos municípios de todo o Brasil. Na maior parte desses municípios já não é controlada, com eficiência, a verba dos 25%, da receita tributária, constitucionalmente destinada à educação. A impunidade e …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 29 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Renan se defende, mas não prova que dinheiro era seu"
Em discurso no Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou que tenha usado dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, mãe de uma filha sua. Renan exibiu declarações de renda para mostrar que tinha recursos e disse que Cláudio Gontijo, da construtora, intermediava os pagamentos por ser seu amigo.

O Globo:
"Contradições não encerram investigações sobre Renan"
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), discursou ontem sem esclarecer dúvidas e contradições a respeito do pagamento de pensão para sua filha com a jornalista Mônica Veloso. Renan comprovou os pagamentos de R$ 3 mil feitos a partir de dezembro de 2005, quando foi confirmada a paternidade, mas não apresentou provas de que ele quem fazia transferências de R$ 8 mil e o pagamento do aluguel desde março de 2004. Segundo o advogado dela, Pedro Calmon, …
Imagem

Ubatuba

Vereador solicita elaboração de Lei Municipal que beneficia Micros e Pequenas Empresas

O vereador Charles Medeiros encaminhou a Prefeitura indicação solicitando a elaboração de Lei Geral Municipal Para as Micros e Pequenas Empresas a ser instituído no município. A idéia é elaborar uma Lei que possa beneficiar de fato os pequenos empresários e seus investimentos, a atitude possibilita criar um ambiente favorável para abertura e encerramento de pequenos negócios, e principalmente desburocratizar seu dia-a-dia, reduzir a carga tributária e criar mecanismos dessas empresas a crédito. Para Charles Medeiros, trata-se de uma lei que melhorará significativamente a vida dos pequenos empresários, garantindo assim o aumento da geração de renda e trabalho, ampliação de oportunidades, agilidade de investimentos e criando maior capacidade empreendedora nos interessados, tornando os negócios mais competitivos e estimulando a inovação no mercado.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros
Imagem

Cidadania

Carta para a Ouvidoria da PM

É sabido que os recursos orçamentários destinados à segurança são escassos. É sabida a dificuldade de enfrentamento da escalada da violência. Dentre tantos saberes, e tantas dificuldades, que aqui não haveria espaço para incluí-las, resta uma sugestão: Treinamento técnico para os atendentes do 190 de forma a proporcionar, a estes policiais, maior discernimento na avaliação de cada chamado. Este treinamento incluiria o uso de outras ferramentas (estamos na era da informática) de avaliação além de uma simples voz (informante/denunciante) do outro lado da linha. Este treinamento pode ser "financiado" (com sobras, para outros investimentos) pela economia gerada com os gastos dos deslocamentos inócuos e desnecessários em detrimento de tantas outras urgências. Sábado (26), por exemplo, aqui em Ubatuba, após uma denúncia ao 190, feita pelo chefe de guardinhas de praia da Fortaleza, uma viatura, com dois policiais foi deslocada da sua base e percorreu qui…
Imagem

Ubatuba em foco

Secretariado de Eduardo César sob suspeita

Os empresários Rogério Frediani, Anselmo Frediani, Renato de Oliveira, Josias Baltazar Nunes Sabóia, Marico Utiyama Egashira, Henrique Lepski Filho, proprietários de postos de combustíveis no município de Ubatuba (SP), na sexta-feira (26), protocolaram representações dirigidas ao Promotor de Justiça da Comarca de Ubatuba e ao Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba.
Os requerentes, para a Promotoria de Justiça solicitaram ações Civel e Criminal, visando apurar as responsabilidades na aprovação irregular de projeto de construção de posto de combustíveis, com a possível prática dos crimes de tráfico de influência, advocacia administrativa, corrupção ativa e passiva e improbidade administrativa dos envolvidos, ocorridos na Prefeitura Municipal de Ubatuba pelos secretários municipais de Arquitetura e Planejamento Urbano e de Obras e Serviços Públicos, Rafael Ricardi Irineu e João Paulo Rolim, bem como a topógrafa, Michelly da Silva Fileto, interp…
Imagem

Editorial

Mentiras têm pernas curtas

Uma vez instalado em palácio, o governo tem de abrir um canal de comunicação com o povo. E respeitar a inteligência dos eleitores, não mentir, não inverter ou tentar inverter o que é óbvio e não pegar caronas oportunistas em situações de calamidades. Na folha de ontem o jornalista Clóvis Rossi tratou da dicotomia direita-esquerda na Espanha, abriu o artigo dizendo que a economia espanhola cresce há 14 anos consecutivos. No primeiro trimestre cresceu 4,1%, o que é muitíssimo para uma economia madura. Clóvis Rossi continuou o raciocínio dizendo que esgotadas as grandes disputas ideológicas, o eleitor pensa com o bolso e como a economia espanhola navega em mar de almirante, a eleição de ontem deveria ser calma e tranqüila. Em tempo, ontem os espanhóis tiveram eleições municipais e das comunidades autônomas. Há dois partidos na disputa, o conservador PP, que governou a Espanha durante onze anos consecutivos e o esquerdista PSOE, que está no poder desde 2004. É bo…
Imagem

Banânia

Brasil, o nirvana da corrupção

Por Fritz Utzeri no Jornal do Brasil, hoje:
"No Brasil, nem Buda escapa. O que terá levado o empreiteiro Zuleido Veras a batizar a sua construtora de Gautama? Seu gesto é semelhante ao de alguém que abrisse um bordel e o registrasse com o nome de um santo. Gautama é o nome de ninguém menos que Buda, ou Sidarta Gautama, um príncipe hindu que nasceu há 2.500 anos e aos 29 anos, após uma vida de luxo, largou tudo, renunciou aos bens deste mundo para alcançar a perfeição e libertar-se de todo o apego. No cristianismo, a figura que mais se aproxima dele é São Francisco."
Leia mais
Imagem

Corrupção

Renan é acusado de usar laranjas

De O Globo, hoje:
"O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), são acusados, em um procedimento administrativo instaurado no Ministério Público Federal de Alagoas, de ocultar que são donos de propriedades rurais na região de Murici, terra natal e berço político dos Calheiros. Eles foram denunciados aos procuradores da República pelos primos Antônio Gomes de Vasconcelos e Dimário Cavalcante Calheiros, em depoimentos prestados em junho de 2005 e obtidos pelo GLOBO. Dimário disse no depoimento que Renan comprou dele, em 2002, a Fazenda Novo Largo, no município de Flexeiras, vizinho de Murici. A propriedade, no entanto, não consta da declaração de bens entregue pelo senador, no mesmo ano, à Justiça Eleitoral. Renan usaria laranjas para esconder ser dono de fazendas em Alagoas.
O presidente do Senado, que hoje fará um pronunciamento no plenário, deverá alegar a posse de terras para justificar os re…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 28 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Grupo diz que contava com Renan para pressionar Dilma"
Envolvidos no esquema de corrupção da construtora Gautama afirmam, em diálogos captados pela Polícia Federal, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), iria pressionar a ministra Dilma Rousseff para liberar dinheiro para uma obra da construtora. A obra é a barragem do rio Pratagy, em Maceió, para a qual a União já repassou R$ 30 milhões dos R$ 70 milhões inicialmente previstos.

O Globo:
"Investigação: Renan usa laranjas para ocultar bens"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (28), durante o seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente", que as denúncias sobre o senador Renan Calheiros não provam seu envolvimento em esquemas de corrupção.

O Estado de São Paulo:
"Congresso reage e propõe mudar regras do Orçamento"
A seqüência de escândalos com o dinheiro público, que em menos de dois anos apresentou ao…