Postagens

Mostrando postagens de Março 24, 2013

Colunistas

Desmundo

O tempo em que “civilização brasileira”, futuro e vida eram coisas que faziam sentido. Em meio ao “desmanche” atual, o oxigênio vem do talento de Mirisola, André Sant’Anna & cia.

Márcia Denser
Conversando há alguns dias com meu grande amigo Ítalo Moriconi (poeta, crítico), mencionamos que grande tema dariam as gerações pós-90 como Gerações Deserdadas – deserdadas de “nós”, os de 80,70 e 60 (e quem mais estiver vivo). Contudo, o que seria uma proposta prévia de mea-culpa desbordou em – ao sabor do tempo e da reflexão – equívoco.

Não, meu querido Ítalo, nós não deserdamos ninguém. Todos fomos espoliados, eis a questão.

Pois o mercantilismo feroz dos nossos dias, ao nos espoliar dos ideais, dos sonhos, dos projetos e, naturalmente, das esperanças futuras – em suma, de tudo aquilo o que seria IMPALPÁVEL –, nos roubou precisamente a REALIDADE MATERIAL, deixando em seu lugar apenas escombros, uma sucata de vida e cultura implodida em fragmentos desconexos.

E naturalmente a crueldade.…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A reforma política

O Estado de S.Paulo
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), reuniu os líderes das bancadas na Casa para avisar que porá em votação na primeira semana de abril a proposta de reforma política elaborada nos últimos dois anos pelo relator Henrique Fontana (PT-RS). A última tentativa de fazer uma reforma política ampla chegou ao plenário da Câmara em 2007 pelas mãos de Ronaldo Caiado (DEM-GO), mas, por falta de consenso entre as bancadas nem chegou a ser votada.

Agora Alves não vê necessidade de consenso em torno do tema, que quer resolver no voto. A grande questão, desde sempre, é se o País precisa mesmo dessa reforma política, pela qual os nobres deputados tanto anseiam. O ex-presidente Marco Maia (PT-RS) disse em 2011 que a reforma preparada pelo colega de bancada era "prioritária", cogitou pô-la em discussão de forma "fatiada", mas a ideia não prosperou. Alves a usou como bandeira de sua eleição para o alto posto que ocupa.

Int…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 30 / 03 / 2013

O Globo
"Iphan preserva invasões no Jardim Botânico"

Estudo sobre tombamento da área diz que 316 famílias podem ficar onde estão

Na queda de braço com os defensores das ocupações e com o Ministério do Meio Ambiente, diretor do parque perde a batalha e o cargo. Os invasores do Jardim Botânico têm motivos para comemorar. Parecer do Iphan sobre a abrangência do tombamento do parque – peça fundamental no processo no Tribunal de Contas da União que vai definir o futuro das ocupações – defende que 316 famílias permaneçam no local. Essa conclusão vai contra a proposta da direção do Jardim Botânico, que durante 30 anos pede a transferência dos invasores para a ampliação de sua área de pesquisa e do espaço aberto à visitação. O presidente Liszt Vieira será exonerado.


O Estado de São Paulo
"Governo vai prorrogar redução de IPI para carros"

Mau resultado no primeiro trimestre faz Fazenda avaliar se mantém alíquota indefinidamente

O governo vai adiar o aumento d…

José Zaragoza

Imagem

Coluna do Celsinho

Virose

Celso de Almeida Jr.

Espirros.

Tosse.

Febre.

Dores por todo o corpo.

Um cansaço arrasador.

Para o médico, virose.

Aguarda-se o resultado dos exames.

Desconfiado, vou reagindo lentamente.

Ao teclar estas letrinhas, penso na natureza.

Misteriosa, sempre revela a nossa fragilidade.

A ciência, porém, já indicou muitos caminhos para evitar ou tratar doenças.

Segui-los é atitude sensata.

Integram uma solução coordenada que compete aos responsáveis pela saúde de um povo.

Governos federal, estadual e municipal.

Ao que parece, entretanto, também foram vítimas de vírus terrível.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com.

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A lógica perversa na perda de água

Washington Novaes
O Dia Mundial da Água, 22 de março, motivou a publicação de informações importantes sobre recursos hídricos, em diversos setores e formatos. E isso talvez permita aproximação relacionada diretamente com os interesses de cada cidadão.

Um dos ângulos mais tratados na comunicação foi o das perdas de água nas redes públicas de distribuição no País, avaliadas (Estado, 20/3) em 37,5% do faturamento das empresas operadoras dos serviços. Se houvesse uma redução de 10% nas perdas, seria possível um acréscimo de R$ 1,3 bilhão na receita dessas empresas, calculado sobre os dados de 2010, segundo o Instituto Trata Brasil. Dinheiro do cidadão hoje jogado fora, num momento em que quase 10% da população nacional não recebe água potável, quase 50% não dispõe de redes coletoras de esgotos (23 milhões de domicílios, conforme este jornal em 12/11/2012) e apenas 37,9 % dos esgotos coletados recebem alguma forma de tratamento (Valor, 12/11/2012).

E por que …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 29 / 03 / 2013

O Globo
"Vergonha brasileira - ONU: 40% dos presos sem sentença"

Inspeção inédita mostra quantos em presídios aguardam julgamento

Organização visitou cinco capitais e constatou aprisionados em excesso e sem defesa. O Grupo das Nações Unidas sobre Detenções Arbitrárias concluiu que há excessiva privação da liberdade, baixíssima aplicação de medidas alternativas e grave deficiência de defensores públicos no Brasil. Foi a primeira visita ao país, em 22 anos de existência do grupo. Entre os 550 mil detentos, 217 mil - quase 40% - cumprem prisões preventivas. A ONU ainda diz que a internação compulsória de dependentes de crack fere leis e tratados internacionais. O relatório final será apresentado, em Genebra, em 2014.


O Estado de São Paulo
"Um dia após polêmica, BC admite que inflação ficará acima da meta"

Relatório afirma que IPCA será de 5,7% e PIB vai aumentar 3,1%

Pelo terceiro ano consecutivo, o Banco Central admitiu que não será possível cumpr…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O MEC deve desculpas aos estudantes

José Serra
Estamos assistindo a um espetáculo que mostra o improviso, a incúria técnica e o desrespeito com que o Ministério da Educação (MEC) decide a sorte de milhões de estudantes Brasil afora. Provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que valem 50% do exame, vieram a público, numa reportagem de O Globo: textos com erros ortográficos clamorosos, como enchergar, rasoavel e trousse, mereceram a nota máxima, de 1.000 pontos.

Um candidato entediado e brincalhão resolveu incluir um parágrafo ensinando como se prepara macarrão instantâneo. Atribuíram-lhe 560 pontos - 56% de eficiência. Outro redigiu quatro parágrafos. O segundo e o terceiro transcreviam o belo hino do meu querido e ora sofrido Palmeiras. Uma beleza em si, que estava, no entanto, fora do lugar. Só o primeiro e o último aludiam ao tema proposto, com conteúdos praticamente idênticos. Mesmo assim, ganhou 500 pontos - ou 50% da prova. Quantos horrores não se repetiram em milh…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 28 / 03 / 2013

O Globo
"Rio só terá grande estádio com Maracanã"

Pela primeira vez, final do Campeonato Carioca será realizada fora da cidade

Estudo para apontar soluções pode levar até dois meses. Volta Redonda receberá clássicos e jogos decisivos. O torcedor carioca ficará sem frequentar um grande estádio até a reabertura do Maracanã, em 2 de junho, no amistoso entre Brasil e Inglaterra, às vésperas da Copa das Confederações. Até lá, os clássicos e as partidas decisivas do Estadual, incluindo a final, que pela primeira vez na história será disputada fora do Rio, serão jogados no Estádio Raúlino de Oliveira, em Volta Redonda. O Engenhão ficará fechado, no mínimo, entre um e dois meses, tempo estimado pelos engenheiros somente para encontrar soluções para os danos na cobertura. Segundo relatório entregue à prefeitura, o problema foi causado pelo deslocamento maior que o previsto dos arcos.


O Estado de São Paulo
"Dilma vê manipulação em crítica à fala sobre infla…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Agito alheio ao eleitor

O Estado de S.Paulo
Quanto mais cedo começa uma campanha eleitoral, menor a parcela do eleitorado que lhe dedica atenção. A imprensa, por dever de ofício, dedica aos movimentos dos protagonistas desse interminável teatro um espaço desproporcional à sua efetiva importância para a sociedade brasileira. A leitura do noticiário só pode infundir no cidadão comum um sentimento de desgosto com o alheamento dos políticos em relação a seus interesses e necessidades. Poucas coisas, de fato, afastam tanto a população dos participantes da maratona ao poder quanto a sua preferência pela interlocução entre si mesmos - qualquer que seja a natureza do que se digam e a forma como o façam. Especialmente nessa fase de acertos preliminares da competição antecipada, o eleitor, de quem dependem em última análise as ambições dos possíveis candidatos, é um ser praticamente invisível. Claro que falam dele o tempo todo. Mas não lhe dirigem a palavra em momento algum.

Tomem-se os episódios …
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 27 / 03 / 2013

O Globo
"Imagina na Copa: Falha fecha Engenhão e Rio fica sem estádio"

Problema de estrutura priva cidade do maior legado do Pan.

Cidade-sede da final da Copa de 2014 e dos Jogos de 2016, o Rio, desde ontem, é uma cidade sem grande estádio capaz de abrigar competições desses dois eventos. O prefeito Eduardo Paes interditou o Engenhão por tempo indeterminado devido a problemas na estrutura do teto. A decisão foi tomada após analisar três laudos divergentes. Paes disse que considerou "o pior cenário para tomar a melhor decisão" Já sem o Maracanã, os clubes foram pegos de surpresa e ainda não sabem onde jogarão os clássicos. A PM vetou São Januário para grandes partidas. Com a interdição do Engenhão, o Rio, que já havia perdido o Velódromo e outros equipamentos olímpicos, fica sem seu principal legado do Pan de 2007.


O Estado de São Paulo
"PSC ignora pressões e Feliciano fica em comissão"

Bancada pede ajuda de petistas para superar cris…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Apagão logístico, crônica de uma morte anunciada

Marcos Sawayajank
Volto hoje à carga a respeito do caos na logística de produtos agrícolas que vamos viver este ano. A gravidade da situação está perfeitamente ilustrada na fila de 25 quilômetros de caminhões na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, esperando 70 horas para descarregar no Porto de Santos e infernizando também a vida dos que vão para o Guarujá ou para o Litoral Norte.

Não dá para dizer que esse caos seja uma surpresa conjuntural imprevisível. Nos últimos 12 anos a safra brasileira de grãos dobrou de tamanho, enquanto a logística praticamente nada mudou. O que estamos assistindo é à "crônica de uma morte anunciada", após duas décadas de descaso, legislação anacrônica, instalações precárias, burocracia infernal, reserva de mercado e corporativismo endêmico. Enquanto no Brasil o principal modal é o caminhão rodando milhares de quilômetros em estradas esburacadas (55% da distribuição de grãos), nos EUA, nosso maior concorr…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 26 / 03 / 2013

O Globo
"Emergentes criam fundo de US$ 100 bi contra crise"

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul terão reserva para socorro

Após acordo fechado com UE e FMI que prevê confisco de correntistas para salvar bancos, Chipre prorroga feriado bancário até 5ª feira. Em meio à nova turbulência na Europa diante do risco de Chipre abandonar o euro, os países do Brics, formado pelos emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, decidiram criar um fundo de reservas de US$ 100 bilhões, destinado a socorrer o grupo em caso de crises. Em paralelo, o Brasil fecha hoje, na abertura da cúpula do Brics, em Durban, acordo com a China para a criação de linha de crédito de US$ 30 bilhões voltada a fomentar o comércio entre os dois países. O ministro Mantega disse que os emergentes têm de buscar soluções sozinhos: "Os países avançados não estão crescendo, estão crescendo pouco. Temos de aproveitar melhor os nossos mercados."


O Estado de São Paulo
&…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Turista no Brasil sofre

O Estado de S.Paulo
O turismo responde por 9% do Produto Interno Bruto mundial, algo em torno de US$ 6 trilhões, e gera 245 milhões de empregos diretos e indiretos. Diante desses números, a competitividade nesse setor não deveria ser tratada como algo desimportante, ainda mais num país como o Brasil, com seu enorme potencial turístico. No entanto, assim como em outras áreas da administração federal submetidas a interesses partidários e fisiológicos, o turismo apresenta resultados decepcionantes. O último relatório do Fórum Econômico Mundial sobre a competitividade turística mostra que o Brasil subiu apenas uma posição e ainda se encontra em um distante 51.º lugar, entre 142 países. É apenas o sétimo colocado nas Américas, atrás até mesmo do Panamá.

Além dos problemas do Ministério do Turismo, é precária a estrutura voltada para o turista. A pesquisa mostra que os principais entraves para tornar o Brasil mais atraente para os viajantes - estrangeiros ou locais - sã…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 25 / 03 / 2013

O Globo
"Deputados incluem armas em pacote de desonerações"

Dilma deve vetar adendo feito por parlamentares financiados pelo setor

Ministérios da Justiça e da Fazenda recomendaram à presidente não reduzir encargos sociais de empresas da área. A presidente Dilma Rousseff deve vetar a inclusão da indústria de armas e munição na lista de beneficiados pela Medida Provisória (MP) 582 com a redução dos encargos sociais. O adendo foi feito pelos deputados federais Sandro Mabel (PMDB-GO) e Guilherme Campos (PSD-SP), que tiveram campanhas financiadas por empresas da área. Originalmente, o texto da MP enviado ao Congresso previa o benefício para apenas 15 setores, mas os deputados incluíram outros 33 na redação encaminhada para sanção de Dilma. O objetivo é desonerar a folha de pagamento e reduzir custos. O Ministério da Justiça alertou a presidente que o estímulo à fabricação de armas e munição prejudicaria a política de desarmamento.


O Estado de São Paulo
&qu…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Erros e meias-verdades

O Estado de S.Paulo
Entre as obrigações que, no seu entender, o cargo que ocupa lhe impõe, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, citou a de "tentar viabilizar" projeções otimistas. Postas assim as coisas, como fez o ministro durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, parecem justificadas todas as suas previsões, mesmo as mais disparatadas, como a feita no início do ano passado, quando previu que, apesar do quadro de grandes dificuldades da economia mundial, a economia brasileira cresceria 4%. O resultado apurado pelo IBGE, como se sabe, foi uma expansão de apenas 0,9%.

Cioso do que diz ser sua obrigação, Mantega continua a fazer projeções otimistas. Agora, depois de reconhecer que o desempenho da economia mundial em 2012 foi bem pior do que tem sido nos últimos anos, o ministro diz que haverá melhoras em 2013. Na sua análise, a União Europeia, já combalida, não deverá ter grande desempenho, mas "o risco de uma ruptu…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 24 / 03 / 2013

O Globo
"Pacificação no Rio: Com UPPs, PM deixou de disparar 100.430 tiros"

Só em Copacabana, o número despencou de 2012 para zero

Dados abrangem também Botafogo, Tijuca e Alemão. Com menos tiroteios nas ruas, casos de bala perdida caíram 81%. Desde o início da política de pacificação das favelas, a Polícia Militar deixou de disparar 100.430 tiros nas ruas de quatro regiões beneficiadas com UPPs, revela Vera Araújo. Só na Grande Tijuca, 44.326 munições foram economizadas nos últimos três anos. Em Copacabana, a queda foi de 100%; em 2008, foram efetuados 2012 disparos pela PM, enquanto que no ano passado a tropa do bairro não deu um tiro sequer. A redução dos tiroteios teve um efeito benéfico também nas estatísticas de balas perdidas na capital: 35 em 2012 contra 181 em 2008, uma redução de 81%.


O Estado de São Paulo
"Aécio tem potencial de voto igual ao de Serra, diz Ibope"

Instituto analisa apenas eleitores que conhecem os candidatos; tucano minei…