Postagens

Mostrando postagens de Agosto 31, 2008

Pensamento...

"Não julgue as pessoas pelas amizades. Judas por exemplo, tinha amigos exemplares..."
Imagem

Deputado Clodovil

Clodovil Hernandes se recupera em hospital em SP

Deputado do PR-SP foi internado na noite de quinta com embolia pulmonar.Ele já saiu da UTI e deve ficar no hospital por cinco dias.

Do G1, em São Paulo
O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) segue internado neste sábado (6) no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, recuperando-se de uma embolia pulmonar. Clodovil chegou ao hospital na quinta-feira (4), quando passou a noite na UTI. Na tarde desta sexta-feira (5), ele foi transferido para um quarto, segundo sua assessoria de imprensa.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Oswaldo Cruz, o deputado encontra-se em tratamento clínico e apresenta ótimo estado de recuperação. Após avaliações, não foram detectados outros problemas além da embolia. De acordo com o hospital, Clodovil apresenta uma rápida recuperação. Na semana passada, Clodovil se submeteu a uma cirurgia na uretra. O deputado descansava em sua casa em Ubatuba, a 226 km de São Paulo, quando se sentiu mal e voltou à capital p…
Imagem

Ubatuba

Cetesb confirma fechamento do lixão municipal

Saulo Gil- Imprensa Livre
Agora é oficial. Os técnicos da Agência da Cetesb do Litoral Norte já encaminharam um documento à diretoria da Companhia, pedindo que se tome providências quanto a continuidade do lançamento de lixo, no aterro sanitário de Ubatuba. Segundo o gerente da Agência Ambiental do Governo do Estado no Litoral Norte, João Carlos Milanelli, o parecer, da última vistoria feita no local, solicita o encerramento imediato do aterro sanitário ubatubense, em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta assinado pelas autoridades locais, que deu prazo limite de uso do espaço, até o dia 1 de setembro de 2008. O prazo estabelecido já expirou e, caso a diretoria da Cetesb acate o parecer regional, em poucos dias o lixão será fechado e o lançamento de resíduos suspenso.
A decisão dos agentes locais foi questionada pela prefeitura que pediu uma reconsideração do parecer, tendo em vista as melhorias realizadas no espaço e a paralisação d…
Imagem
Clique sobre a imagem para saber mais

Pensata

Um aborto é igual ao outro

Diogo Mainardi
Sarah Palin, no congresso do Partido Republicano, prometeu que, se eleita, assumirá o papel de patrona das pessoas com necessidades especiais. Um Santo Egídio na Casa Branca. Um Santo Egídio de batom. O recém-nascido de Sarah Palin é Down. Seu nome é Trig. Trig rapidamente se tornou uma das principais bandeiras da campanha presidencial americana. Ele é agitado de um lado para o outro, passando de colo em colo, de palco em palco. Sarah Palin descobriu que Trig era portador de síndrome de Down durante a gravidez. Em vez de abortá-lo, foi adiante com a gravidez mesmo assim. Sarah Palin é contrária ao aborto. Me incomoda um tantinho que seus partidários e opositores sempre associem Trig a esse fato. Ter a síndrome de Down parece qualificá-lo automaticamente para um aborto. Os partidários de Sarah Palin interpretam a escolha de ter parido Trig como um sinal de grandeza. Seus opositores a interpretam como um sinal de obtusidade religiosa. Mas abortar …

Espaço do leitor

Imagem
Placa em desacordo com a legislação

Desrespeito à legislação em Ubatuba

Marcos Leopoldo Guerra
Art. 37. Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do Poder Público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, é vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados. (Redação dada pela Lei nº 11.300, de 2006)
§ 1º A veiculação de propaganda em desacordo com o disposto no caput deste artigo sujeita o responsável, após a notificação e comprovação, à restauração do bem e, caso não cumprida no prazo, a multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 8.000,00 (oito mil reais). (Redação dada pela Lei nº 11.300, de 2006) (grifo nosso)

O artigo 37, acima apresentado, pertence à Lei 9504 de 1997, a qual estabelece normas para as eleições em nosso país.

Ao a…
Imagem

Editorial

O debate da Band Vale

Sidney Borges
Ontem recebi muitos telefonemas e e-mails comentando o debate. Em sua maioria davam como certo um vencedor, como se estivéssemos frente a uma competição esportiva. Não é esse o espírito da coisa. A função do debate é mais significativa, serve para desnudar a alma dos candidatos. A telinha tem o condão de mostrar quem é sincero, quem é capaz de olhar nos olhos dos telespectadores e convencê-los de que suas propostas fazem sentido. Obviamente o marketing político exige ações. Mesmo que um candidato tenha ido mal, tenha sido relutante, pouco convincente, seus estrategistas farão tudo para mostrar ao povo que o que foi ao ar não corresponde à verdade. Eu considero tais medidas como puro desperdício de dinheiro. O que a televisão mostrou está guardado no coração do povo. A resposta será dada nas urnas. O debate serviu também para acabar com certos boatos de compra de partido. Depois do que foi visto na tela da Band, retornar ao tema só pode ser classificad…
Imagem

Televisão

Morre o jornalista Fernando Barbosa Lima, pioneiro da TV brasileira

Segundo hospital, ele morreu de falência múltipla dos órgãos. Corpo deverá ser cremado neste sábado (6), no Memorial do Carmo

Do G1, no Rio
Jornalista, publicitário e produtor de TV, Fernando Barbosa Lima morreu na noite desta sexta-feira (5), aos 74 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado há 11 dias no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Atualmente, Fernando ocupava o cargo de presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Segundo familiares, o corpo do jornalista deverá ser cremado neste sábado (6) no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Filho do jornalista e ex-presidente da ABI, Barbosa Lima Sobrinho, o carioca Fernando Barbosa Lima foi um homem de televisão. Sua estréia foi na extinta TV Rio, onde criou diversos programas como “Sem Censura”, numa época em que as transmissões ainda eram em preto e branco.
Lei…
Imagem

Ubatuba em foco

Merenda escolar
Educação 2001 – 2004

Corsino Aliste Mezquita
“A SEÇÃO DE MERENDA ESCOLAR teve tratamento diferenciado desde o primeiro dia de mandato.
Recebemos com herança, da administração anterior, uma Seção completamente desestruturada, com estoques zero e um contrato draconiano que consumiria toda a verba de investimentos da Prefeitura, no exercício de 2001. O contrato, cheio de irregularidades, tinha sido assinado, aos 12 de setembro de 2000, com a “Empresa Santa Helena-Comércio de Alimentos Ltda”, da cidade de Jacareí. A primeira providência foi rescindir o contrato, sem ônus para a Prefeitura, e providenciar outros caminhos legais, à compra de alimentos necessários ao fornecimento da merenda às crianças. Os dois primeiros meses foram difíceis, mas a merenda foi servida todos os dias em todas as escolas.
A partir de abril de 2001, o cardápio foi divulgado, todos os dias, na Rádio Costa Azul, reorganizado o Conselho de Alimentação Escolar, abertos canais de reclamação através da rádi…
Imagem

Opinião

Serra critica o Mercosul

Editorial do Estadão
A diplomacia econômica brasileira deveria eleger novas prioridades e mudar de rumo, segundo o governador de São Paulo, José Serra. Ele defende maior empenho na busca de acordos bilaterais e maior independência em relação ao Mercosul. Não vale a pena, sustenta o governador, insistir em manter o bloco regional como união aduaneira. A união funciona mal e, por suas normas, impede o Brasil de negociar por sua conta acordos de livre-comércio com os parceiros de sua escolha. Melhor seria, portanto, rebaixar o Mercosul ao status de área de livre-comércio, com preferências comerciais entre os sócios e liberdade para cada um assinar os pactos de seu interesse. Ele já havia proposto essa mudança bem antes do recente impasse da Rodada Doha de negociações comerciais. Na quarta-feira, aproveitou um seminário especial do Fórum Nacional, no Rio de Janeiro, para reafirmar suas críticas à atual orientação diplomática. O ministro de Relações Exteriores, Celso…

Manchetes do dia

Sábado, 06 / 09 / 2008

Folha de São Paulo
"Uso do transporte público cresce em SP após 40 anos"
Pesquisa feita pelo Metrô de São Paulo revela que, pela primeira vez em 40 anos, o uso do transporte coletivo inverteu a tendência de queda na região metropolitana. Segundo o estudo, feito em 2007 em 30 mil domicílios, 55% das viagens motorizadas são por ônibus, trem ou metrô, e 45% por carro, moto ou táxi. Em 1967, na primeira pesquisa, 68% desses deslocamentos eram por meio de transporte coletivo. Em 1997, a taxa caiu para 50% e em 2002, ano do último dado anterior disponível, o transporte individual passou a ser majoritário, com 53% das viagens. A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos dá duas explicações para a inversão de tendência: o aumento do poder aquisitivo, que levou quem andava a pé a usar transporte público; e o crescimento da oferta do transporte coletivo.

O Globo
"Alimento deixa de ser vilão dos preços e faz inflação cair"
A queda internacional nos …
Imagem

Palavras

Palavra do dia: GRAMPO (gram.po)

Nos últimos dias, foram divulgados pela mídia casos de uso de grampo nos telefonemas de autoridades feitos por órgãos federais, o que veio a causar o afastamento de alguns funcionários.
De origem etimológica incerta, provavelmente oriundo da palavra “grampa”, o termo “grampo” possui um vasto leque de significados. No texto acima, ele designa a ação de gravar ligações telefônicas (oriundo do antigo sistema em que se aplicavam fisicamente grampos nos terminais dos fios telefônicos, na caixa de entrada), assim como designa também a gravação que foi feita.
Em outros significados, mais antigos e comuns, “grampo” pode ainda ser a haste metálica dobrada utilizada para prender os cabelos, a peça de metal que se crava em pedras para se auxiliar na escalada de montanhas e o instrumento de madeira ou metal que tem a função de manter firme a peça no qual se trabalha.

Definição do dicionário Aulete Digital

GRAMPO (gram.po)
Substantivo masculino.
1. Instrumento metálico ou…
Imagem

Ubatuba em foco

Construções novas
Educação 2001 – 2004

Corsino Aliste Mezquita
Neste item gostaríamos esclarecer que, graças ao bom relacionamento entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, conseguimos algumas facilidades para o município que os nossos vizinhos, do Litoral Norte, já tinham conseguido nos quatro anos anteriores. Foi assim com a cobertura de Quadras Esportivas, nas escolas estaduais, reforma de algumas escolas, ampliação de outras e o convênio PAC, para novas escolas, com verba repassada pelo Estado e complementada pela Prefeitura com a participação desta com terreno, elaboração dos projetos e contratação, elaboração e execução de obras.
a) Quadras escolares:
Com a solicitação do Sr. Prefeito,...................foram liberadas verbas para as Associações de Pais e Mestres cobrirem as quadras das Escolas Estaduais:
Áurea Moreira Rachou. Sertão da Quina.
Florentina Martins Sanches. Perequê Mirim.
Aurelina Ferreira. Estufa II.
Dionísia Bueno Velloso. Perequê Açu.
Deolindo de Oliveira S…
Imagem

Mudanças Climáticas

Os riscos do clima para cada setor

Washington Novaes
Enquanto em Acra (Gana), na África, se discutia, em mais uma reunião da Convenção do Clima, como chegar a um acordo que permita reduzir em pelo menos 50% as emissões de gases que intensificam o efeito estufa - principalmente no uso de combustíveis como o petróleo, o carvão mineral e o gás -, no Brasil ocupavam páginas e páginas dos jornais os debates sobre quem terá direito às vultosas receitas que se espera obter com a exploração do petróleo descoberto na camada pré-sal, como é chamada. Sem nenhuma palavra sobre os cenários para o petróleo nos próximos anos e décadas, em função do seu papel nas mudanças climáticas. E com grande parte das opiniões dando como favas contadas que o Brasil se tornará grande exportador de petróleo - sem levar em conta possíveis restrições globais.
Na África, o secretário-geral da convenção, Yvo De Boer, pediu ajuda à comunicação mundial, de modo a criar pressão política sobre os governos, já que vários rela…
Imagem

Opinião

As instituições reagem

Editorial do Estadão
A afronta da interceptação ilegal de uma conversa telefônica do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres, do DEM, revelada no último fim de semana, começa a ter um desdobramento positivo: a aliança das instituições no combate à endemia nacional do grampo. A constatação uníssona e concomitante de que se passou da conta em matéria de violação da privacidade dos brasileiros parece infundir nos Três Poderes um senso compartilhado de urgência da adoção de medidas de controle e repressão à bisbilhotagem. É fato que ainda agora o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Felix, receitou "não abrir a boca" como única defesa contra a intrusão presumivelmente inevitável nos telefonemas de cada qual. É fato também que, há poucas semanas, o titular da Justiça, Tarso Genro, abriu o coro dos resignados, aconselhando "falar ao telefone com a presunção de que alguém …

Manchetes do dia

Sexta-feira, 05 / 09 / 2008

Folha de São Paulo
"Bolsa cai ao menor nível em 1 ano"
Uma queda de 3,96% levou a Bovespa a 51.408 pontos, menor nível desde agosto de 2007. Já o dólar subiu 2,68% e foi de R$1,722, maior cotação desde 2 de abril. O desconforto com o enfraquecimento da economia européia se aprofundou, dando impulso ao dólar e derrubando commodities. Nos EUA, o pessimismo com a Europa se somou a dados ruins sobre emprego no país. O índice Dow Jones recuou 2,99% a Nasdaq teve desvalorização de 3,20%. O barril de petróleo caiu a US$ 107,89 em Nova York, com baixa de 1,34%. Há cerca de dois meses, o produto rondava os US$ 145. Esse movimento tem afetado o desempenho das ações da Petrobras, que passam por período desfavorável devido às dúvidas sobre a exploração do pré-sal. Como são as mais negociadas e de maior peso do mercado acionário brasileiro, a queda das ações da Petrobras prejudica o resultado final da Bovespa.

O Globo
"Lula aceita idéia de Cabral e decide priv…

Cazuza - Faz parte do meu show

Angra 3

Exigências injustificadas

Edson Kuramoto
A obtenção pela Eletronuclear da licença prévia de Angra 3 é um grande avanço para o país e um fato a ser comemorado como um atestado à segurança da geração nuclear e à seriedade do setor na preservação do meio ambiente. Entretanto, algumas das exigências impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao licenciamento são inusitadas, como a que requer a construção de um depósito final de rejeitos de alta atividade nos próximos quatro anos. Essa atividade é de competência da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), que, de acordo com a Lei no. 10.308, de 2001, é responsável pelo licenciamento nuclear. A sobreposição de atribuições causa atraso na concessão do licenciamento ambiental e nuclear e, conseqüentemente, no início da construção de Angra 3, e implica aumento desnecessário do custo do empreendimento.
Além disso, essa exigência não se justifica do ponto de vista técnico, econômic…

É hoje que a cobra vai fumar...

Imagem

Angra 3

AF-Colenco é personagem de polêmica nuclear no Brasil

A empresa suíça é considerada uma das mais especializadas empresas do mundo na área de tecnologia para empreendimentos energéticos e de infra-estrutura que trazem grande impacto ambiental.

AF-Colenco encontra-se involuntariamente envolvida em uma das maiores polêmicas do momento no Brasil: a retomada do programa nuclear.
A AF-Colenco foi contratada em 2007 pelo governo brasileiro para fazer os cálculos dos custos de construção da usina nucelar Angra 3, localizada na cidade de Angra dos Reis, no Litoral Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a análise realizada pela empresa suíça, o custo total do empreendimento ficaria em torno de R$ 7,3 bilhões, mas este valor é contestado publicamente pelos adversários da opção nuclear e por algumas organizações do movimento socioambientalista brasileiro.
Na liderança dessa contestação, o Greenpeace Brasil apresentou um estudo - intitulado "Elefante Branco, Os Verdadeiros Custos da Energia Nuclear&…
Imagem

Ubatuba

Morte de criança

Laura Monteiro
Lamentável o posicionamento do secretário da saúde, Clingel Frota, em relação ao caso do menino Luan. Precisava ele ter chamado a mãe da criança de mentirosa e negligente? É bem provável que ele nunca tenha precisado levar um filho à Santa Casa, muito menos a um posto de saúde, para poder fazer uma afirmação dessas num momento tão delicado, tão difícil, tão doloroso, sobretudo para uma mãe. Se algum dia ele tivesse procurado o nosso sistema de saúde, poderia facilmente constatar que a negligência está lá. Que outra palavra poderia ser usada para classificar aquele tipo de atendimento em que o médico pergunta à mãe qual é a queixa da criança que está prostrada à sua frente, ardendo de febre, e lhe prescreve um medicamento sem nem sequer olhar sua garganta? Relatos assim existem aos montes, basta ouvir a população. Já soube de uma gestante que foi fazer ultra-sonografia, com um pedido de Raio X. Quem não tem um plano de saúde decente ou não pode correr para…
Imagem

Palavras

Palavra do Dia: FILA (fi.la)

Mesmo com o evento agendado apenas para meados de dezembro, os fãs fizeram filas gigantescas para garantir ingressos para a apresentação da cantara norte-americana Madonna nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Motivo de irritação para muitas pessoas, as filas têm regulamentação, e existem leis que determinam o tempo máximo de espera em determinados estabelecimentos.
A palavra “fila” formou-se a partir da palavra francesa ‘file’.
O termo designa o alinhamento de pessoas, uma atrás da outra e em ordem de chegada como forma de ordenar o acesso a determinado serviço. Posteriormente, surgiu a expressão “furar fila”, que corresponde à ação de desrespeitar a ordem de chegada e entrar na frente de quem já estava na fila. Em Portugal a palavra mais usada para designar uma fila é “bicha”, que no Brasil tem um significado totalmente diferente.

Definição do dicionário “Aulete Digital”:

FILA (fi.la)
Substantivo feminino.
1 Alinhamento, série de pessoas ou coisas em…
Imagem

Ubatuba em foco

Soluções definitivas
Educação, 2001 – 2004.

Corsino Aliste Mezquita
“A partir desse momento (acomodados os 1200 alunos sem teto) fomos providenciando, já com maior planejamento, os atendimentos de emergência que todos os dias aparecem nos 50 (cinqüenta) prédios de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e outras ações que exigiam mais tempo, maiores recursos e processos demorados.
Todos os prédios escolares receberam manutenção permanente e estiveram e estão em boas condições de uso para atender os alunos, professores e funcionários.. Alguns deles, além da manutenção, foram reformados, ampliados, trocados seus telhados e adaptados às novas realidades. Na data que escrevemos estas linhas (dezembro de 2004) os prédios escolares estão em condições satisfatórias de uso e isso poderá ser verificado por quem duvidar de nossa afirmativa.
Os prédios que tiveram reformas e ampliações mais amplas são os a seguir relacionados:
1 – EM Virgínia Melle da Silva Lefreve – Maranduba – Reforma…

Waldick Soriano

Eu não fui cachorro não...

Morre Waldick Soriano aos 75 anos no Rio

Cantor romântico lutava contra câncer de próstata desde 2006; ele estava internado desde o fim de agosto

Lauro Lisboa Garcia, de O Estado de S.Paulo
SÃO PAULO - Waldick Soriano, um dos maiores ídolos da canção romântica brasileira, morreu nesta quinta-feira, 4, no Rio, aos 75 anos, em conseqüência de câncer de próstata. O cantor e compositor descobriu ser portador da doença em 2006. No início deste mês, seu estado de saúde se agravou, com o câncer já atingindo outras partes do corpo, segundo os médicos. Autor de canções de enorme sucesso nacional a partir dos anos 70, como Paixão de um Homem, A Carta, Tortura de Amor, A Dama de Vermelho e Eu Não Sou Cachorro Não, Waldick recebeu recentemente uma terna homenagem em vida da atriz Patrícia Pillar, que dirigiu e escreveu o roteiro (em parceria com Fausto Nilo e Quito Ribeiro) do documentário Waldick - Sempre no Meu Coração.
Leia mais
Imagem

Opinião

A imagem da perfeição

Demétrio Magnoli
A China foi perfeita durante duas semanas. Bem antes da inauguração da curta era da perfeição, o governo chinês alertou a imprensa internacional contra a "politização" dos Jogos Olímpicos. Na linguagem em código compartilhada por todas as ditaduras, o alerta era uma conclamação à imprensa para que praticasse a autocensura. Com raras exceções, por amor aos patrocinadores ou sinceramente comovidos pela eficiência técnica do Estado totalitário, jornais e jornalistas do mundo inteiro se curvaram. Por um tempo fugaz a crítica cessou, abrindo passagem à perfeição.
Ela chegou na cerimônia de abertura, quando a graciosa Lin Miaoke, de 9 anos, com marias-chiquinhas e um vestido vermelho, supostamente cantou Ode à Pátria. O evento era uma fraude, como logo depois se soube por uma inconfidência de Chang Qigang, o diretor musical da cerimônia. A voz oculta atrás da imagem da perfeição pertencia a Yang Peiyi, de 7 anos e com um dentinho torto.
"A r…

Manchetes do dia

Quinta-feira, 04 / 09 / 2008

Folha de São Paulo
"Lula defende fumo, acende sua cigarrilha e desafia decreto"
Indagado sobre projeto Federal que proibe o fumo em lugar fechados, o presidente Lula disse defender "o uso do fumo em qualquer lugar". Ao responder, Lula fumava uma cigarrilha. Questionado sobre decreto que que proíbe o fumo no Planato, o presidente respondeu: "Na minha (sala), sou eu que mando.

O Globo
"Judiciário faz mea culpa sobre farra de grampos"
Em meio à crise dos grampos, o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, assumiu ontem o cargo fazendo mea culpa sobre a responsabilidade do Judiciário no excesso de escutas telefônicas. “Devemos fazer mea culpa. Em regra, a quebra do sigilo telefônico é determinada pelo juiz”, disse. A CPI dos Grampos aprovou a convocação do ministro Nelson Jobim (Defesa) para que ele esclareça se de fato a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) comprou equipamentos capazes de fazer escu…
Imagem

Amanhã, não perca!

Debate Ubatuba / TV Band Vale

Marcela Camargo
O Grupo Bandeirantes de Comunicação – Vale do Paraíba realiza nesta quinta-feira, dia 04, o debate entre os candidatos a prefeito de Ubatuba. O encontro faz parte da série iniciada no dia 17 de julho. A TV Band Vale está promovendo ao todo doze debates, com políticos de dez cidades da região.
Os candidatos, que disputam o cargo em Ubatuba, Eduardo de Souza César (DEM), Pedro Tuzino (PSDB), Paulo Ramos (PDT) e Maurício Maromizato (PT) já confirmaram presença. Apenas cinco assessores e os candidatos a vice-prefeito poderão acompanhar o debate nas dependências da emissora. Uma sala especial será destinada à imprensa.
O debate será transmitido ao vivo a partir das 22:00 e terá duas horas de duração, com transmissão simultânea pelas rádios Band Vale102,9 FM e a Bandeirantes AM (1120). O espaço, aberto pela TV Band Vale, é uma oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas para administrar o município de Ubatub…
Imagem

Música

Stacey Kent - "Samba Saravah"

Samba Saravah - Stacey Kent; do cd: Breakfast On The Morning Tram. Ouça aqui.
A nova-iorquina Stacey Kent começou sua carreira musical em Oxford e hoje é considerada uma das melhores vocalistas de jazz da atualidade. Já ganhou o British Jazz Award, em 2001, e o BBC Jazz Award, em 2002. Leia mais sobre Stacey Kent aqui. E veja a letra da música traduzida no site "Vagalume".
Imagem
Clique sobre a imagem para saber mais

Região

Juan traz para São Sebastião a primeira Fatec do Litoral Norte

Faculdade de Tecnologia de São Paulo já estará em funcionamento a partir de 2008, com cursos na área de petróleo e gás

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, conseguiu nesta quarta-feira (20/6) a liberação da primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) para o Litoral Norte. “É uma grande conquista, pois trata-se da primeira faculdade pública da nossa região”, comemorou Dr. Juan. Ele recebeu a informação da diretora-superintentende do Centro Paula Souza, Laura Laganá. A decisão foi confirmada em reunião do deputado estadual Roberto Moraes, líder do PPS na Assembléia Legislativa, com o vice-governador Alberto Goldman. A previsão é que a Fatec já esteja em funcionamento na cidade a partir de 2008. Com isso, a região terá a formação de mão-de-obra especializada de nível superior na área de petróleo e gás. “Temos o maior terminal marítimo de petróleo do hemisfério sul. Até 2008 teremos o…
Imagem

Eleições 2008

Candidatos e população se preparam para debate na Band na próxima quinta

Imprensa Livre
Os quatro candidatos à Prefeitura de Ubatuba e a população da cidade estão com grande expectativa para o debate programado para a próxima quinta-feira e que será transmitido ao vivo pela TV Band Vale, a partir das 22hs.
O mestre de obras Felício Galvão traduziu a ansiedade de boa parte dos ubatubenses. "Eu vou acompanhar com certeza o debate, até porque os candidatos ainda estão muito quietos e esta será uma das poucas oportunidades em que eles falarão na TV", ressalta o trabalhador e morador de Ubatuba. Durante o debate, os próprios candidatos terão de fazer e responder as perguntas dos concorrentes. "Aí não vai ter mais reclamação sobre a imprensa ou qualquer outra coisa, todos poderão abordar diversos temas", completa Galvão.
Sem os debates que a Associação Comercial e a Igreja promoveriam na cidade, esta será a única oportunidade que o eleitor de Ubatuba terá para acompanhar o d…
Imagem

Ilhabela

Palco cede e deixa 17 feridos em show

da Agência Folha
Dezessete pessoas ficaram feridas na noite desta terça-feira (2) depois que o palco onde ocorria um show de música gospel cedeu. O evento ocorria em um campo de futebol no bairro Barra Velha, em Ilhabela (217 km de SP).
As vítimas --todas com ferimentos leves-- foram levadas ao pronto-socorro do hospital Mário Covas e já foram liberadas.
Segundo a polícia, um pastor que comandava a festa --parte das comemorações de aniversário da cidade-- convidou pessoas da platéia para subir ao palanque.
Após cerca de 50 pessoas subirem, o palco --formado por uma estrutura metálica-- cedeu. A polícia investigará as causas do acidente.
Cerca de duas mil pessoas estavam na platéia.
Imagem

Palavras

Palavra do Dia: TRIBUTO (tri.bu.to)

Dados do Governo revelaram que a proposta de orçamento para o próximo ano prevê uma arrecadação maior com tributos.
A palavra “tributo” origina-se das palavras latinas ‘tributum’ e ‘tributus, i’, e é usada tanto para designar um imposto – taxa exigida pelo poder público – quanto para designar uma homenagem, uma consagração, um louvor, como na frase “Os alunos prestaram um tributo ao professores durante a formatura”.

Definição do Dicionário “Aulete Digital”:

TRIBUTO (tri.bu.to)
Substantivo masculino.
1 Imposto devido ao poder público; CONTRIBUIÇÃO; ENCARGO; TAXA.
2 Homenagem, louvor, consagração: Prestou tributo ao mestre.
3 Fig. Aquilo que se sofre ou concede por obrigação, dever, necessidade etc.; COMPENSAÇÃO; PREÇO: Todos pagam seu tributo à mocidade.
4 Ant. Imposto que um Estado ou província subjugada é obrigada a pagar ao dominador [Formção: Do lat. tributum e tributus,i Hom./Par.: tributo (fl de tributar)]
Imagem

Ubatuba em foco

Manutenção e ampliação da rede física escolar
Educação 2001 – 2004

Corsino Aliste Mezquita
O item que desenvolveremos a seguir é bastante amplo e exigirá vários artigos. Neste primeiro artigo falaremos de: “Manutenção e pequenas reformas”.
“Recebemos a rede física de prédios escolares bastante deteriorada, carente de ambientes adequados e com 1.200 alunos matriculados e sem teto escolar, sem carteiras, materiais escolares ou equipamentos. Partindo da realidade que encontramos propusemos uma agenda positiva e dois tipos de soluções: a) Soluções emergentes e b) Soluções definitivas e de longo alcance”.
a) Soluções emergentes.
“Para atender os 1.200 alunos sem teto recorremos a todos aqueles que nos podiam ajudar e nos propusemos a fazer nossa parte. Neste ponto foi de grande importância a colaboração da Diretoria Regional de Caraguatatuba que disponibilizou salas de aula, nas escolas estaduais, para atender alunos municipais. Foi assim que com habilitação de novas classes e o fornecimento de…
Imagem

Economia

Serra vê armadilha na situação econômica do país

REUTERS
SÃO PAULO - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), convidado a discursar em evento como um dos cotados para a sucessão de 2010, afirmou nesta terça-feira que a economia brasileira vive uma situação desfavorável ao investimento.
"Há uma armadilha na economia com juros elevados excessivamente, câmbio excessivamente sobrevalorizado, déficit em conta corrente crescente e despesas governamentais aumentando vertiginosamente", disse o governador a jornalistas após participar de seminário comemorativo dos 40 anos da revista Veja.
Na tentativa de consertar parte da situação, diz Serra, o governo criou uma política industrial. "O que entra com uma mão sai com a outra. Isso conspira contra o investimento elevado." Ele afirmou ainda que o Brasil tem investido menos que outros países da América Latina, como Chile, Argentina e Colômbia.
Antes da entrevista, durante sua palestra, Serra brincou com uma das frases predil…
Imagem

Opinião

A farra dos grampos na República da fofoca

José Nêumanne
É natural que o extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) tenha uma imagem negativa a ponto de o próprio criador, o general Golbery do Couto e Silva, haver dado a seu respeito um veredicto duro e definitivo: "Eu gerei um monstro." Por mais necessário que seja, nenhum serviço de inteligência goza de boa reputação no mundo todo. Nos relatos escritos sobre a Agência Central de Inteligência, a CIA americana, por exemplo, nada é destacado de positivo para ser citado: só vêm à tona exemplos de trapalhadas e de erros grotescos, como a malograda invasão da Baía dos Porcos, em Cuba, na gestão Kennedy. No caso da agência brasileira, a má imagem é piorada pela péssima catadura: seus préstimos foram utilizados para monitorar movimentos e ações dos órgãos da repressão da ditadura militar contra a resistência dos grupos da esquerda armada. O SNI sujou as mãos com o sangue dos mártires do socialismo e dos sobreviventes da guerra su…

Manchetes do dia

Quarta-feira, 03 / 09 / 2008

Folha de São Paulo
"Abin tem maleta de gampo, diz Jobim"
A informação de que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) adquiriu ilegalmente maletas de interceptação telefônica, segundo afirmou o ministro Nelson Jobim (Defesa) em reunião de coordenação política do governo, foi decisiva para o afastamento do diretor da agência, Paulo Lacerda. Por lei, a Abin é proibida de fazer escutas telefônicas. A agência negou ter equipamento de escuta. Disse ter adquirido aparelhos para identificar grampos. A maleta executa ambas as funções. A aquisição, segundo a Defesa, foi feita pelo sistema de compras do governo. Na CPI dos Grampos da Câmara, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Amando Felix, negou que a Abin, como instituição, tenha grampeado o telefone do presidente do STF, Gilmar Mendes, mas não descartou a hipótese de o grampo ter sido feito por agentes. Félix disse ter determinado perícia para saber se o equipamento pode fazer…