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Mostrando postagens de Julho 22, 2007
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Editorial

Novidades no ar

Já se vão três anos... O tempo é curto, a vida é curta. O Ubatuba Víbora faz aniversário na próxima terça-feira. Fará outros enquanto o editor estiver no planeta, sempre exibindo a posição independente com que foi criado. Os avanços tecnológicos nos dão a satisfação de oferecer dois novos serviços. A TV Víbora, que estreou sem alarde com a entrevista da Dona Maria Papuda e o Podcast Víbora, que ainda não estreou, mas em breve estará no ar. A TV começa com uma programação pequena, discreta, mas que irá crescer à medida que novos equipamentos forem incorporados ao "parque tecnológico" do blog. Por enquanto forneceremos além de vídeos locais, clipes musicais selecionados para pessoas de fino trato como você, que lê o Ubatuba Víbora diariamente. Sempre é bom lembrar que se o Ubatuba Víbora não deu, ninguém sabe o que aconteceu.

Sidney Borges
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Tommy Emmanuel - Borsalino

Quem se lembra do filme que tinha esta música como tema?
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Utilidade pública

TJ suspende isenção de IPTU

O TJ-SP concedeu liminares para suspender a eficácia de duas Leis de Ubatuba, sob números 2931/07 e 2909/07. Para saber mais clique no site: www.tj.sp.gov.br e confira o nome da parte: “Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba”. As Leis suspensas referem-se à isenção de IPTU. (Sidney Borges)
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Aniversário do Víbora

Caro professor Sidney Borges:

Diz o artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão. Este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras." Por três anos, com muito talento, o Ubatuba Víbora tem praticado e estimulado este direito. Parabéns!

Celso de Almeida Jr
Colégio Dominique
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Tragédia em Congonhas

Foi erro do piloto

Da VEJA deste fim de semana:
"Um erro humano está na origem do pior acidente aéreo da história da aviação brasileira. As informações já obtidas por meio da análise das caixas-pretas do Airbus A320 da TAM – que no último dia 17 se chocou contra um prédio da companhia, causando a morte de 199 pessoas – indicam que o avião, ao pousar, não conseguiu desacelerar o suficiente por causa de um erro do comandante do vôo.
Essas informações, ainda mantidas em sigilo pela comissão da Aeronáutica que investiga o acidente, mostram que uma das duas alavancas que regulam o funcionamento das turbinas, chamadas de manetes, estava fora de posição quando o avião tocou a pista principal do Aeroporto de Congonhas. O erro fez com que as turbinas do Airbus funcionassem em sentidos opostos: enquanto a esquerda ajudava o avião a frear, como era desejado, a direita o fazia acelerar.
Com isso, o avião, que pousou a cerca de 240 quilômetros por hora, não conseguiu parar. As investigações revel…
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Manchetes do dia

Sábado, 28 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Comando da Anac articula renúncia"
Os diretores da Agência Nacional de Aviação Civil articulam pedido de renúncia coletiva. A medida seria tomada na próxima semana. Desgastada desde o início da crise aérea, há dez meses, a Anac sofreu fortes críticas depois do acidente com o Airbus da TAM no dia 17 no aeroporto de Congonhas. A diretoria, aprovada pelo Congresso, assumiu em 2006 e tem mandato até 2011.

O Globo
"Órgãos não se entendem no abre-e-fecha de Congonhas"
Conflitos burocráticos entre a Infraero, a Anac e o Comando da Aeronáutica provocaram um abre-e-fecha na pista principal de Congonhas ontem. A pista foi liberada às 12h20m, pela Infraero. Cinco minutos depois, os militares da torre de controle de vôo ordenaram a suspensão de pousos e decolagens. A aeronáutica só autorizou a reabertura às 14h43m. A pista foi fechada pela segunda vez entre 16h40m e 16h57m, por decisão da Infraero, que queria vistoriar obras. Às 20h40m, a p…
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Ubatuba em foco

"Nota de esclarecimento

Segundo consta nos últimos dias têm transitado pela internet e-mails de conteúdos caluniosos - porque estariam a denunciar fatos inexistentes e outros que, embora reais, foram intencionalmente deturpados - com o nítido intento de denegrir a honra de funcionários vinculados à Câmara Municipal de Ubatuba e, o que é pior, tentar extorquir vultosas quantias dos nomes citados com o fim de obter o silêncio do denunciante.
O objetivo do autor das falsas denúncias, qual seja, o enriquecimento por via ilícita, não será alcançado, na medida em que os atos que configuram crimes de calúnia e extorsão foram formalmente comunicados à Delegacia Seccional de Polícia de São Sebastião, com a subseqüente intervenção da Delegacia Especializada em Crimes pela Internet, e ao Gabinete do Ministério Público, em Ubatuba.
É de conhecimento geral que todos os atos praticados pelos funcionários da Câmara Municipal são fiscalizados diretamente pelo Tribunal de Contas d…
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"New socialism"

Raúl Castro promete reformas

Às vésperas de completar seu primeiro aniversário no cargo, o presidente em exercício de Cuba, Raúl Castro, irmão mais novo do líder Fidel Castro, fez ontem um discurso surpreendente no qual reconheceu erros, prometeu "mudanças estruturais" na economia da ilha e ofereceu diálogo aos EUA. "Temos o dever de questionar o que fazemos para fazer cada vez melhor; para transformar concepções e métodos que eram apropriados em certo momento, mas foram superados pela própria vida", disse Raúl, aplaudido por 100 mil pessoas.
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Congonhas

Lula conversa com pilotos e ouve queixas sobre a pista

Claudia Safatle no Valor Econômico - 26/07/2007
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve, ontem, reunião com três pilotos para ouvir um relato técnico sobre a pista de Congonhas. Lula pediu ao ex-presidente do Sindicato dos Aeronautas, José Caetano Lavorato Alves, de quem é amigo, que convidasse pilotos experientes e sem ligação com o movimento sindical para encontro em seu gabinete. Estiveram no Palácio do Planalto, além de Lavorato, os comandantes Sérgio Quito, da Gol, especialista em segurança de vôo, José Stuppiello e Ricardo Rodrigues Amares, ambos da TAM e pilotos de Airbus. Estava presente, também, o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim.Os pilotos deram ao presidente um elemento novo na apuração sobre as causas do acidente com o vôo 3054 da TAM. Quito falou sobre os sucessivos recapeamentos da pista 35 - pista principal, que, segundo Lavorato, sempre causou desconforto nos pilotos. Segundo ele, quando há o recapeamento de…
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Saúde em pauta

COMUS e Secretaria de Saúde realizarão V Conferência Municipal de Saúde

Obedecendo orientação do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional e Estadual de Saúde, o COMUS de Ubatuba, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde realizarão a V Conferência Municipal de Saúde, no dia 05 de Agosto de 2007, no Salão da Igreja de São Francisco, das 08:ooh às 18:00h.
O tema da conferência será "Saúde e Qualidade de Vida", dividindo as discussões e propostas em três eixos temáticos, a saber:

Eixo I: Desafios para efetivação do direito humano à saúde no Século XXI - Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento - o objetivo é avaliar a situação da saúde no País, levando em conta os problemas prioritários, as possíveis causas e também as formas de enfrentamento, nos municípios, estados e Distrito Federal, tendo como perspectiva a atuação intersetorial;

Eixo II: Políticas Públicas parra a Saúde e Qualidade de Vida - o SUS na Seguridade Social - tem como meta a defesa do Sistema Único de …
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SASSARI

Sociedade Amigos do Saco da Ribeira

Projeto Resgatando a Cidadania promove seu primeiro evento esportivo no Lázaro

Mais uma vez a SASSARI surpreendeu as comunidades do Lázaro, Saco da Ribeira e região, ao realizar o primeiro evento através do Projeto Resgatando a Cidadania, criado para alavancar a integração entre os moradores da região, turistas e comunidades visitantes do município.
Durante os dias 21, 22 e 23 de julho, foram realizados torneios de vôlei de praia, resgata monotipo, recreação e aeróbica.
O evento veio restaurar a identidade das pessoas com o bairro que há muito tempo não apresentava qualquer tipo de atividade que pudesse levar a todos alegria e divertimento.
Para Vanderlei Graça, esse foi um evento que deverá marcar por muito tempo a harmonia e a integração que tanto defendemos. “O evento foi coroado de êxito, mas poderia ter sido melhor, pelo fato de não ter sido patrocinado por qualquer tipo de segmento, mas tivemos apoios de grande importância de pessoas que sempre ac…
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Cautela

ACIU alerta: Cuidado com as associações “fantasmas”

A Associação Comercial de Ubatuba está alertando novamente as empresas associadas, sobre a ação ilícita de entidades com nomes assemelhados que insistem em emitir cobrança bancária das taxas associativas, enviando correspondência e dizendo ser representante da classe comercial, oferecendo serviços de consultoria, assistência médica, departamento jurídico, entre outros.
“Na verdade essas associações não passam de entidades sem qualquer estrutura para o atendimento do que oferecem, e nem mesmo, podem atender as necessidades das empresas. A entidade que representa o comércio de Ubatuba é a ACIU, então, não pague nada para entidades estranhas, pois você estará jogando dinheiro fora, além de contribuir para a sobrevivência destas associações fantasmas.”, alerta o gerente executivo da ACIU, Célio Moraes Stéfani.
Segundo o gerente, no passado, a Associação Comercial de São Paulo e o Ministério Público cancelaram o nome e o registro da Associ…
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Caos aéreo

Airbus alertou pilotos sobre pousos sem reversor

De O Globo, hoje:
"A Airbus emitiu um comunicado às empresas que operam seus aviões, como o A- 320 da TAM que caiu semana passada em São Paulo, a fim de reforçar aos pilotos os procedimentos corretos para pousar suas aeronaves sem um dos reversores de turbina, como ocorreu com o avião que caiu no prédio da TAM Express na terça-feira da semana passada, matando pelo menos 199 pessoas. Segundo o comunicado chamado de AIT (Accident Information Telex), distribuído pela empresa com sede em Toulouse, na França, antes de tocar o solo, o piloto deve adotar a seguinte posição: "Durante o flare (procedimento de aproximação da pista durante o pouso, quando começa o processo de frenagem), selecione todos os manetes na posição IDLE (marcha lenta). Para o uso dos reversos no pouso com um deles inoperante, consulte revisões dos manuais do fabricante", diz o documento.
A empresa não diz se pode ter havido falha humana, com o piloto do Airbus…
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Manchetes do dia

Sexta-feira, 27 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Mercados caem; risco-país sobe 21%"
As Bolsas tiveram grandes perdas, em dia marcado por vendas pesadas de ações e títulos. A Bovespa caiu 3,76%, e o dólar saltou 3,27%, para R$ 1,927. O risco-país, que mede a confiança externa na economia brasileira, disparou 21% e foi a 222 pontos, maior patamar deste ano. Os pregões repercutiram dados decepcionantes sobre o mercado imobiliário dos EUA.

O Globo
"Jobim assume e Tarso agora manda investigar aeroportos"
Dez meses após o início da crise aérea, e no dia da transmissão do cargo de ministro da Defesa para Nelson Jobim, Tarso Genro, mandou a PF investigar os aeroportos. A decisão do petista Tarso, gaúcho como Jobim, atropela a Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) e mostra falta de sintonia no governo. Jobim prometeu que a segurança, será a prioridade nos aeroportos. "Nossas prioridades começam pelo decolar, trafegar, para chegar à comodidade", disse, em discurso com…

Dona Maria Papuda

Maranduba

2º FESTIVAL DE INVERNO “BEIRA MAR” NA PRAIA DA MARANDUBA – UBATUBA – SP

A PMU, SETUR e FUNDART em parceria com a ABAMVITUR ASSOCIAÇÃO DA BAÍA DO MAR VIRADO PARA O TURISMO DA REGIÃO SUL DE UBATUBA, promoveram ao longo de todo o mês de julho o 2º Festival de Inverno “Beira Mar” da Praia da Maranduba, com encerramento neste final de semana, na Praça de Eventos da Maranduba km. 76,5 da Rodovia Caraguá-Ubatuba (Manoel Hipólito do Rego).

Programação:

Dia 27/07/07 – Sexta-feira
Banda SOS
Grupo de Dança Swing Ubatuba
Grupo de Dança Ubá - Mar
Dia 28/07/07 – Sábado
Banda Versão Brasileira
Grupo de Dança conexão Brasil
Das 20 horas até as 24 horas.

VENHAM PARTICIPAR!!!

CONTATOS:
abamvitur@hotmail.com
adrigrammont@terra.com.br
adrigrammont@hotmail.com
lick01@hotmail.com
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Turbulência moderada na proa

Dólar dispara 3,27% e tem maior alta desde maio de 2006

No mês em que o dólar caiu para o menor patamar desde setembro de 2000, porém, a moeda ainda acumula leve baixa de 0,10%

SÃO PAULO - A fuga dos investidores de ativos mais arriscados fez o dólar disparar para a maior alta em mais de um ano nesta quinta-feira, 26, voltando a ser cotado acima do patamar de R$ 1,90.

Bovespa despenca até 6% e dólar dispara

A moeda norte-americana fechou a R$ 1,9280, com valorização de 3,27% - maior alta em um dia desde maio de 2006. No mês em que o dólar caiu para o menor patamar desde setembro de 2000, porém, a moeda ainda acumula leve baixa de 0,10%.
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Pensata

Ares turbulentos

Hélio Schwartsman na Folha Online
Nós humanos não aceitamos bem o caráter fortuito de tragédias como o acidente com o Airbus da TAM, que provocou a morte de quase 200 pessoas. Temos uma necessidade quase física de encontrar explicações e, de preferência, apontar culpados.
Não estou evidentemente sugerindo que a queda do avião ocorreu "porque esta era a vontade do Senhor" e que devamos deixar tudo como está. Muito pelo contrário, precisamos tentar descobrir em detalhes o que aconteceu não apenas para aplacar nosso "desejo de entender" mas também para tomar as providências cabíveis a fim de que desastres semelhantes não se repitam. Há, contudo, uma diferença conceitual importante entre investigar cientificamente um acidente aéreo e erigir especulações feitas ainda sob o calor dos acontecimentos em acusações. Lamentavelmente, vamos ter de esperar ainda bastante tempo, talvez meses, antes de poder afirmar com alguma segurança o que saiu errado com o vôo 3…
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Tragédia nos céus

Desabafo de um comandante

Amigos(as),

Abaixo o meu desabafo sobre a tragédia de ontem...
Abraços pesarosos aos que tiveram pessoas próximas entre as vítimas!

Peter

O desastre maior deste desastre de ontem é que ele é um desastre cuja ocorrência era apenas uma questão de cedo ou tarde. Infelizmente ficou trágicamente evidente que ocorreu ainda mais cedo do que o esperado...
Madruguei hoje assistindo estarrecido pela CNN e Internet aqui em Abu Dhabi, Emirados Árabes onde estou voando agora, as imagens das labaredas pintando de amarelo e ocre a cabeceira 17 de Congonhas (16 na minha época). Pousei lá inúmeras vezes de Boeing 727, Electra da Ponte Aérea e 737-200/300 quando eu ainda voava "na Nacional" na minha, na nossa, "velha" Varig. Hoje sou um dos inúmeros pilotos experientes "exilados" pela Babilônica incompetência Brasileira. Embora agora longe do Brasil, passei quase 30 anos voando na Varig no Brasil, 15 dos quais "na Internacional" nos mais de 20…
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Utilidade pública

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Início das aulas do Telecurso 2000

Atenção rapaziada que perdeu o bonde e vai no próximo. O Telecurso volta a pleno vapor no dia primeiro de agosto. Não percam, aprender é o caminho da vitória.

Equipe do Telecurso
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Caos aéreo

Consultores dizem que avião não tentou arremeter

Do Globo.com:
"Consultores de segurança de vôo ouvidos pelo Jornal Nacional, já com a informação da velocidade do avião da TAM na hora do acidente, afirmam que o piloto tentou frear até o último instante. A reportagem é de José Roberto Burnier.
As primeiras informações vindas da caixa-preta confirmam o que as imagens das câmeras da Infraero já haviam mostrado. Ao pousar, o avião da TAM continuou veloz por toda a pista. Próximo da cabeceira, o Airbus derrapou para a esquerda, passou por cima da avenida e bateu no prédio a 175 quilômetros por hora.
Segundo a Aeronáutica, o pouso começou dentro da velocidade prevista. Ou seja, o Airbus A320, lotado e com cerca de 62 toneladas, tocou o solo em uma velocidade entre 231 e 240 quilômetros por hora.
Para dois consultores de segurança de vôo ouvidos pelo Jornal Nacional, essas primeiras informações da caixa-preta praticamente descartam a hipótese de o piloto ter tentado arremeter. Segundo eles, …
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Manchetes do dia

Quinta-feira, 26 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Quando viajo, entrego a Deus, diz Lula"
Após dez meses de caos aéreo e os dois maiores acidentes da história do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu existir uma "crise" no setor. Ele disse que entrega sua sorte a Deus sempre que viaja de avião. "Toda vez que o avião fecha a porta, entrego a minha sorte a Deus." As declarações foram dadas na posse do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, no lugar de Waldir Pires.

O Globo
"Jobim diz que quem manda é ele e vai mudar sistema aéreo"
O novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, assumiu o lugar de Waldir Pires, ontem, dando demonstração de força: disse que quem manda é ele e que recebeu carta branca do presidente Lula para fazer mudanças profundas na estrutura do setor aéreo brasileiro. Segundo Jobim, que é filiado ao PMDB e foi ministro do governo FH, as mudanças não serão partidarizadas: "Só vou nomear técnicos". Jobim admitiu que o se…
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Tragédia de Congonhas

Jornal espanhol faz a melhor reconstituição animada

Veja aqui a reconstituição animada da tragédia de Congonhas feita pelo jornal espanhol El Pais. Preste atenção que ela permite ver como foi o desastre de vários ângulos. Para isso, basta continuar clicando em um botão que tem lá. (Noblat)
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Editorial

Políticos e popularidade

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab não é exatamente um político que pode ser classificado como simpático. Seu perfil está a anos-luz de distância dos “líderes” populistas que costumam vicejar ao sul do Equador. No entanto, apesar do recente entrevero com um “empresário” da área de faixas e cartazes, quando foi no mínimo grosseiro, sua popularidade está aumentando. Na verdade aumentando de forma avassaladora, o que começa a provocar urticárias no bom moço Geraldo Alckmin, que pretende voltar à prefeitura. Não é impossível, mas não será fácil, o povo já notou que governar passa longe de bom-mocismo. E de discursos raivosos contra as “elites”. Kassab está fechado com o melhor administrador público que este país possui que é o governador José Serra, que também não é simpático. Os dois estão mostrando serviço, o povo agradece. O ex-governador Alckmin perdeu o rumo quando deixou que a arenga estatizante do PT prevalecesse nos debates. O PSDB tem um perfil defin…
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Tragédia de Congonhas

O presidente em seu reduto

O Estado de S. Paulo
"Às 20h30 de 17 de julho de 1996, um Jumbo da TWA explodiu sobre o Atlântico minutos depois de levantar vôo de Nova York. Todos os 212 passageiros e 18 tripulantes morreram. Nas caóticas horas que se seguiram, as famílias das vítimas que convergiram para o Aeroporto Kennedy reagiam com ira e desespero à falta de notícias sobre a tragédia. Levadas para um salão, viram a porta abrir-se para o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. O que se passou em seguida foi um dos momentos mais fortes dos seus oito anos na Casa Branca. Desacompanhado, ele foi de grupo em grupo, abraçando e confortando as pessoas em voz baixa. Ouviu protestos, cobranças, desabafos. Quando enfim se retirou, o ambiente era apenas de quieta resignação".
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Santa Casa em pauta

Resposta a carta aberta do Sr. Eduardo César

Para esclarecimento da população sobre as considerações do Sr. Eduardo César sobre manifestação de Elias Guerra sobre eventual fechamento da Santa Casa de Ubatuba, cabe comentar:
Ignorante não é a pessoa que não sabe as coisas, mas é a que não sabe onde ou com quem procurar as informações, ou que se apóia em assessores tão ou mais ignorantes do que ela. Sugere-se, pois, que o Sr. Eduardo César leia atentamente e bem devagar, no exemplar da Imprensa Livre de 13 de julho de 2007, a parte superior da página A3, e as observações feitas com relação ao item 5 das suas considerações. Ele declarou que “convidou o Sr. Elias Guerra a assumir a administração da Santa Casa” apesar de ter afirmado que ele ““tem tal convicção pessimista e sem embasamento”,e “é alguém que não conhece o tema que aborda e mais, não reflete uma espírito de cooperação com a sociedade local...”. O Sr. Eduardo César desconhece quem é Elias Guerra e ignora que a entidade a q…
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Saia mais do que justa

Conta quem foi, César!

O prefeito César Maia divulgou ontem em seu ex-blog a seguinte nota:

""Transcrevo - mudando os termos para evitar identificação - informação recebida de um alto dirigente da TAM:
* Sobre a informação de um diretor da TAM acerca de um dos reversos da turbina, que foi divulgada pelo Jornal Nacional da TV Globo e que tanta polêmica gerou dando uma justificativa ao governo, posso afirmar -pois sou testemunha- que um alto personagem do governo contatou a alta direção da empresa (TAM) dizendo que ou eles davam uma boa saída ao governo, ou ele (alto personagem), garantia que baixada a poeira, o governo iria quebrar a TAM.
Foi um problema, pois admitir qualquer coisa dessas seria assumir o seguro dos passageiros sem seguradora, o que levaria a uma grave situação financeira. A saída encontrada foi dar uma explicação que do ponto de vista técnico e do mercado segurador, não muda nada. O governo com isso teria garantida uma saída "honrosa" e a…
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Manchetes do dia

Quarta-feira, 25 / 07 / 2007

Folha de São Paulo
"Anac veta venda de bilhetes de Congonhas"
A Agência Nacional de Aviação Civil vetou a venda de passagens para vôos com partida em Congonhas até avaliar que a situação no aeroporto esteja normalizada. A providência já foi tomada no final de 2006. O objetivo é garantir que os usuários com bilhete consigam viajar - há pessoas que tentam embarcar desde domingo.

O Globo
"Em colapso, Congonhas tem venda de passagens proibida"
O governo proibiu por tempo indeterminado as empresas aéreas de vender passagens para vôos que saiam de Congonhas, até que seja superada a situação de colapso no aeroporto de São Paulo. A TAM já havia suspendido as vendas com saída ou chegada por Congonhas, e a Gol recomendou que clientes adiem viagens até segunda-feira. Ontem, o aeroporto teve apenas 16 pousos e 26 decolagens até 19h, quando a média diária é de 600 operações. À tarde, três aeronaves tiveram que arremeter. As caixas-pretas do Airbus revelam…
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Acidente aéreo

Ponto de vista de um piloto

Acabo de receber este e-mail que circula entre pilotos. O autor é comandante de Airbus. O e-mail me foi enviado por um ex-piloto da TAM, atualmente no comando de um jato executivo. (Sidney Borges)

Olá Amigos:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todas as manifestações de preocupação comigo, tanto no momento daquela noite trágica, quanto nos dias seguintes. Agradeço de coração a todos. Informo também que estou bem, porém, bastante abalado, triste, indignado com o sacrifício inútil de 200 vidas.
No momento do acidente eu estava em Buenos Aires. Havia voado o PR-MBK na noite do dia 15 para o dia 16. Sim, o reversor do motor numero 2 estava inoperante, mas como eu já disse dezenas de vezes aqui na lista, quem para avião é FREIO, é o atrito do pneu na pista, e não reversor. Falarei mais sobre isso daqui a pouco. Na noite do dia 16, eu pousei em CGH. Não havia chuva, mas a pista estava bastante molhada. Estava com 90 pax no meu avião. Toquei na marca de 500, o a…
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Tragédia em Congonhas

Airbus pousou 2 vezes em Congonhas antes do acidente

Avião chegou a aterrissar quando chovia 3 vezes mais do que na hora da tragédia. Em nenhuma das aterrissagens houve queixas de pista escorregadia.

Do G1, em São Paulo, com informações da Agência Estado
O Airbus A320 da TAM prefixo MBK já havia pousado duas vezes na pista principal do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na terça-feira (17), dia do maior acidente aéreo da história do país. Em um dos pousos chovia quase três vezes mais do que no momento do desastre. Em nenhuma das aterrissagens houve queixa de pista escorregadia ou problemas mecânicos.
O primeiro pouso do Airbus em Congonhas ocorreu às 11h11 do dia 17. O avião, que fazia o vôo 3701, entre Brasília e São Paulo, encontrou muita chuva na chegada à capital. De fato, entre 11h e meio-dia, a estação meteorológica do aeroporto registrou, em média, 1,5 milímetro de precipitação na pista principal. A aeronave pousou normalmente, os passageiros desceram e, 40 minutos d…
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Santa Casa em pauta

Cabe ao Sr. Ricardo Cortes esclarecer

É de fundamental importância que o Sr Ricardo Cortes esclareça à população de Ubatuba o abaixo apresentado:
- Há quanto tempo ocorre a falta dos materiais permanentes indicados pelo Sr. Ricardo?
- Quantos pacientes deixaram de ser atendidos e ou foram atendidos de maneira inadequada, em função da falta dos referidos materiais?
- É ético e profissional utilizar-se de “gambiarras”? Os pacientes foram informados da utilização das mesmas?
- Trabalhar em um hospital que não proporciona condições de trabalho também não é falta de ética profissional?
- O Sr. Ricardo se qualifica como responsável pelo setor de ortopedia e traumatologia e assim sendo não deveria o mesmo estar inscrito no CREMESP dentro dessa especialidade?
- Assinar como possuidor de uma especialidade que não possui não é falsidade ideológica?
- As deficiências denunciadas, com a devida documentação que as comprove foi enviada ao CREMESP e ao CFM?
- Se o Sr. Ricardo sempre foi base aliada da atual…
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Ubatuba em foco

Sobre o corte do Jundu no Itaguá

Na semana passada um e-mail meu, enviado à um grupo de Ambientalistas, sobre o corte do jundu na praia do Itaguá, acabou sendo publicado no blog Ubatuba Víbora.

Por se tratar de um e-mail particular e não uma manifestação pública, a matéria publicada acabou sendo precipitada. Como resposta a publicação recebi algumas explicações e considerações por parte da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente.

A partir destas explicações e de uma reflexão maior, farei alguns comentários a seguir.

O corte do jundu da praia do Itaguá, por parte da Prefeitura na semana passada, tratava-se de uma poda periódica, realizada pela Secretaria de Obras, por solicitação de comerciantes locais e com acompanhamento técnico da Secretaria do Meio Ambiente.

Segundo informações da Secretária de Meio Ambiente, Sra. Cristiane Gil, a Secretaria elaborou um projeto para que a poda fosse realizada com os devidos cuidados, sendo observados: identificação, colheita, plantio, criação de um viv…