Postagens

Mostrando postagens de Agosto 25, 2013

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Um basta aos protestos abusivos

O Estado de S.Paulo
A Justiça acaba de sinalizar que as paralisações e os bloqueios de ruas, avenidas e rodovias que têm sido promovidos em todo o País por sindicatos, entidades estudantis, movimentos sociais, associações comunitárias, ONGs e grupos de anarquistas podem estar com os dias contados. A sinalização foi dada pelo juiz Samuel de Castro Barbosa Melo, da 2.ª Vara Federal de São José dos Campos, que proibiu expressamente o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade de impedir o trânsito da Rodovia Presidente Dutra em todo o trecho que cruza o território da comarca, especialmente onde se situa o complexo industrial da General Motors.

Alegando que os bloqueios colocam em risco cidadãos e bens patrimoniais, impedindo a população de exercer o direito de ir e vir e tumultuando as atividades econômicas na região de São José dos Campos, que é um dos mais importantes polos industriais do País, o juiz Barbosa Melo também proibiu o Sindicato dos Metalúrgicos da ci…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 31 / 08 / 2013

O Globo
"Boa notícia: PIB sobe 1,5% e surpreende com alta em todos os setores"

Expansão, porém, não deve se repetir no 3º trimestre. Consumo fica estagnado

"Quem não fica feliz com crescimento?", indagou a presidente Dilma, ao saber do resultado. A economia brasileira surpreendeu e registrou crescimento de 1,5% no segundo trimestre, acima das previsões das analistas. O avanço foi em todos os setores, mas a agricultura, as exportações e o investimento tomaram a vez do consumo como fator de expansão do PIB. O consumo das famílias ficou praticamente estagnado. Apesar disso, economistas alertam que o comportamento não deve se repetir no segundo semestre. O ministro Guido Mantega comemorou: "O fundo do poço foi superado não só no Brasil, mas no mundo todo".


O Estado de S. Paulo
"PIB surpreende, cresce 1,5% e melhora previsão para o ano"

Indústria e investimentos puxam índice; mercado eleva a 2,3% projeção para 2013, mas há dúvidas sob…

Fuja desse cogumelo. É venenoso!

Imagem

Coluna do Celsinho

Cruzando

Celso de Almeida Jr.

Eu gosto de palavras cruzadas.

Deixam a mente em forma.

Vez ou outra, espio no "Banco do rodapé" aquelas que escapam da lembrança.

Sobre a memória - com as inovações da ficção científica tornando-se reais rapidamente - o que veremos em breve?

Teremos um chip poderoso implantado em nosso cérebro?

Conteria uma espécie de "Google da cachola" transformando-nos em enciclopédias ambulantes?

Programinhas sofisticados nos deixarão eruditos; especialistas em todas as áreas?

Nesta hora, como ficará a curiosidade?

Esta questão faz recordar um dos pensamentos do gênio criativo do século XVII, Pascal:

"A curiosidade não é senão a vaidade. O mais das vezes, a gente quer saber para poder falar."

Chipados - todos sabendo tudo - seremos menos vaidosos?

Existirão implantes para as diferentes faixas etárias?

As escolas extremamente conteudistas ficarão obsoletas?

Os concursos e vestibulares mudarão de formato?

Brasileiros, atrevidos, certamente criaremos o chi…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Um caso de suspeição

O Estado de S.Paulo
Durante os 12 meses em que a Ação Penal 470 tramita em fase final no Supremo Tribunal Federal (STF), não faltou quem suspeitasse que as notórias ligações do ministro José Antonio Dias Toffoli com o Partido dos Trabalhadores (PT) e com o réu José Dirceu, de quem foi subordinado na Casa Civil da Presidência, estariam em alguma medida influenciando seus votos que frequentemente beneficiaram os envolvidos no escândalo do mensalão. Essa é uma suposição que qualquer um tem o direito de fazer e vale apenas como tal: uma suposição.

Agora, porém, Dias Toffoli se vê envolvido em uma encrenca que pode dar margem a novas suposições, mas desta vez caracterizando clara e concretamente infração ética e legal. O ministro é devedor do Banco Mercantil do Brasil (BMB), que lhe concedeu dois empréstimos vultosos em condições, no mínimo, generosas. Simultaneamente, Dias Toffoli, como magistrado, é relator de duas ações judiciais de interesse da mesma instituição finan…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 30 / 08 / 2013

O Globo
"De costas para as ruas - Caso de deputado-presidiário deve agilizar fim do voto secreto"

Ministros do STF afirmam que manter mandato de condenado é inconstitucional

Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ameaça incluir na pauta da próxima terça-feira emenda que acaba com votações sigilosas; movimentos de combate à corrupção também defendem medida. A votação sigilosa que livrou da cassação o deputado-presidiário Natan Donadon (sem partido-RO), condenado no Supremo Tribunal Federal por peculato e formação de quadrilha, provocou onda de reações, aumentando a pressão pelo fim do voto secreto. Ministros do STF disseram que Donadon teve os direitos políticos suspensos e que, portanto, a decisão da Câmara foi inconstitucional e afronta a Corte. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que incluirá na pauta da próxima terça emenda que acaba com votações secretas. Ao fim da votação de anteontem, Donadon voltou para a cadeia. &qu…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O FMI e a escuridão do Brasil

O Estado de S.Paulo
Mistério insondável ou segredo? Não há cenário prospectivo da economia brasileira, nem para este ano nem para o próximo, no informe divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), na quarta-feira passada, sobre a recém-concluída coleta de informações sobre a situação e a evolução provável do País. Quem quiser conhecer as mais amplas e recentes projeções econômicas para Estados Unidos, Alemanha, China, Japão, Geórgia e República Eslovaca - para citar só uns poucos exemplos - poderá consultar os últimos relatórios do Fundo Monetário Internacional sobre as consultas realizadas periodicamente, quase sempre de ano em ano, com fontes oficiais, empresariais e acadêmicas desses países.

Os documentos e mesmo os comunicados breves à imprensa contêm, no mínimo, os números estimados para este ano e para o próximo. As estimativas alcançam, em alguns casos, os próximos cinco anos. No caso do Brasil, a série dos números termina, estranhamente, no an…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 29 / 08 / 2013

O Globo
"Não deu para gargalhar - Fogo causa 9º apagão de Dilma"

Nordeste fica sem energia por 3 horas. Especialistas apontam falhas no sistema

Queimada no Piauí, segundo o ministro Lobão, derrubou toda a rede nos nove estados. Uma queimada numa fazenda em Canto do Buriti, no Piauí, atingiu duas linhas de transmissão e derrubou a energia elétrica em todo o Nordeste por quase três horas ontem, no nono apagão do governo Dilma Rousseff. O baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas da região e a demora natural para ligar as usinas termelétricas fizeram aumentar a duração do blecaute. Segundo especialistas, a falta de investimentos e a opção do governo pelas térmicas mostram a fragilidade do sistema elétrico hoje. Há um ano, depois de anunciar mudanças no setor que ainda não surtiram efeito, Dilma disse que os brasileiros deveriam gargalhar se autoridades culpassem raios por apagões.


O Estado de S. Paulo
"Toffoli relata ações de banco no qual obt…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A ameaça de Mantega

O Estado de S.Paulo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ameaça repetir erros bem conhecidos e muito custosos para combater as pressões inflacionárias causadas pela alta do dólar. Se cumprir a ameaça, ainda será preciso consertar estragos muito tempo depois de terminada a agitação nos mercados de câmbio. Os emergentes, segundo o ministro, passam por uma "minicrise", mas as consequências, afirmou, serão menos graves que as da crise europeia de 2011. O baixo ritmo de crescimento do Brasil nos últimos dois anos, acrescentou, foi um desdobramento desses problemas na Europa. Se ele pretendia tranquilizar os brasileiros, escolheu muito mal o recado. As palavras de Mantega são novos motivos de inquietação para qualquer pessoa razoavelmente informada.

Primeiro ponto: o governo, disse o ministro, poderá reduzir impostos de importação ou adotar novas desonerações tributárias para limitar os efeitos inflacionários da depreciação do real. Cortar de forma arbitrária imp…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 28 / 08 / 2013

O Globo
"Contagem regressiva - EUA, França e Reino Unido estão prontos para atacar Síria"

Intervenção deve ser cirúrgica e de curta duração, tendo bases aéreas como alvo

Aliados do regime, Rússia e Irã alertam contra ofensiva, mas governo americano afirma que objetivo da ação é destruir instalações militares do ditador, punindo-o pelo uso de armas químicas, e não derrubá-lo. Um ataque militar à Síria se tornou iminente depois que os Estados Unidos asseguraram o apoio contundente de Reino Unido e França, seus principais aliados europeus. O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, garantiu que o Pentágono está pronto para agir imediatamente. A intervenção deverá ser cirúrgica e de curta duração, sem o deslocamento de tropas por terra, e visa apenas a minar as capacidades militares de Assad, e não a derrubá-lo. Aliados do ditador sírio, Rússia e Irã alertaram para os riscos de uma intervenção. Fontes do Pentágono disseram ao jornal “The New York Times…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A coragem de um diplomata

O Estado de S.Paulo
A diferença entre a teoria e a prática pode ser eliminada por um ato de desassombro. Foi o que aconteceu no fim da semana, quando um diplomata brasileiro resolveu aplicar, por sua conta e risco, os princípios humanitários dados como indissociáveis da política externa do País. Em toda parte, o Itamaraty exorta a comunidade internacional a dar prioridade aos direitos humanos. Faltou fazer o mesmo dentro da própria casa - a embaixada em La Paz. A omissão levou o encarregado de negócios da representação, ministro Eduardo Saboia, a tomar uma iniciativa inédita. Ela pode ter salvado a vida do senador boliviano Roger Pinto Molina, de 53 anos, que completaria na última sexta-feira 452 dias de confinamento numa dependência da embaixada onde se asilou, em maio do ano passado.

Eleito pela Convergência Nacional, partido de oposição ao presidente Evo Morales, ele tem contra si uma vintena de processos por alegados delitos que incluem corrupção, desacato (…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 27 / 08 / 2013

O Globo
"Crise no Itamaraty - Apoio de diplomata a fuga de boliviano derruba Patriota"

Chanceler enfrentava desgaste e será substituído por embaixador na ONU

Ação para trazer ao Brasil, sem salvo-conduto, senador que estava asilado há 15 meses na embaixada em La Paz foi considerada desastrosa pelo Palácio do Planalto e abriu crise com o governo de Evo Morales. Irritada com a operação que trouxe para o Brasil o senador boliviano Roger Pinto Molina, após 455 dias asilado na embaixada em La Paz, a presidente Dilma Rousseff determinou que o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deixasse o cargo. Ele trocará de cargo com Luiz Alberto Figueiredo, embaixador na ONU. A fuga do senador boliviano, com auxílio do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, provocou uma crise com o governo boliviano. A ação foi vista pelo Planalto como desastrosa, e a participação do diplomata, como quebra de hierarquia. Patriota vinha se desgastando com a presidente, que …

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Promessas recicladas

O Estado de S.Paulo
O governo petista é bom de promessas. Em 2010, por exemplo, prometeu entregar até julho deste ano uma ferrovia na Bahia, mas ainda não instalou nem um único metro de trilho. Outra especialidade é anunciar como se fosse novo um investimento prometido anos antes. Foi o que a presidente Dilma Rousseff fez ao lançar com fanfarra um programa de 2009, o PAC das Cidades Históricas. Com isso, ela deixou claro que não terá nenhum pudor em usar truques marqueteiros para confundir o eleitor, na sua ânsia de recuperar a popularidade e minar adversários.

Na terça-feira passada, Dilma foi a São João del-Rei para anunciar a liberação de R$ 1,6 bilhão para as ações do PAC com vista à restauração de cidades históricas em 20 Estados. A escolha daquele município mineiro para a montagem do palanque da candidata à reeleição não foi nada sutil: trata-se da cidade natal de Tancredo Neves, avô do tucano Aécio Neves, cotado para disputar a Presidência.

Dilma, que discursou…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 26 / 08 / 2013

O Globo
"Ataque químico - Permissão da Síria à ONU sob suspeita"

EUA e Reino Unido alegam que pode ser tarde para obter provas

Segundo os dois países, indícios de uso de armas proibidas já teriam sido destruídos com os bombardeios dos últimos dias. Os EUA e o Reino Unido questionaram ontem a autorização do governo da Síria para que uma equipe de inspetores da ONU vá ao local do suposto ataque com armas químicas que, segundo a oposição, teria matado até 1.300 pessoas nos arredores de Damasco na semana passada. Segundo autoridades dos dois países, a permissão pode ter vindo tarde demais, pois indícios do uso de armas proibidas já teriam sido apagados.


O Estado de S. Paulo
"Ajuda em fuga de rival de Evo irrita Bolívia e Itamaraty"

Político boliviano não tinha autorização para deixar missão brasileira e foi retirado do país em ação secreta

O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e o governo boliviano mostraram-se irritados com a ação que retirou…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A flor de lótus

GAUDÊNCIO TORQUATO - O Estado de S.Paulo
Bismarck, o maior estadista alemão do século 19, dizia que "nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma pescaria". O motivo é patente: o clima desses momentos favorece a glorificação dos interlocutores, sejam atores em contenda eleitoral, países em conflito com outro (quem não se lembra da versão argentina logo no início da Guerra das Malvinas?) ou pescadores falando dos peixes fisgados. Já na esfera política, como dizia José Maria Alkmin, a mais felpuda raposa do velho PSD mineiro, ministro da Fazenda de Kubitschek, a versão é mais importante que o fato. Pois é ao que estamos a assistir no desfile de hipóteses envolvendo eventuais candidatos presidenciais, algumas razoáveis, umas tantas beirando os limites do exagero e outras margeando o terreno da obviedade.

O painel mostra, por exemplo, que a ex-senadora Marina Silva - a pré-candidata que mais se aproxima da primeira colocada na dis…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 25 / 08 / 2013

O Globo
"Custo de vida - Inflação no comércio vai dobrar com alta do dólar"

Aumento dos preços deve chegar a 7,4%, contra apenas 3,5% no ano passado

Produtos eletrônicos e alimentos estão entre os mais afetados pela alta no câmbio este ano. A disparada do dólar, que acumula alta de 15% este ano, está atingindo em cheio o bolso dos brasileiros. Os preços no comércio varejista vão subir 7,4% em 2013, segundo a Confederação Nacional do Comércio, o dobro dos 3,5% do ano passado, informa Cristiane Bonfanti. Entre os setores mais afetados pelo câmbio estão os de eletrodomésticos e móveis. No caso de alimentos, bebidas e artigos farmacêuticos, as altas serão de quase 8%, influenciadas também pela queda de safra e pelo aumento da renda no país.


O Estado de S. Paulo
"Siemens alemã tinha conta secreta, diz ex-dirigente"

Brasileiro Adilson Primo afirma que delatora do cartel do trem atuou em paraíso fiscal

Entrevista
O engenheiro Adilson Antônio Primo, que pres…