Postagens

Mostrando postagens de Abril 6, 2008
Imagem

Informática

Windows está em colapso, dizem analistas

da Folha Online
Dois analistas do instituto Gartner classificaram como "insustentável" e em vias de um "colapso" a situação do Windows, sistema operacional da Microsoft. Segundo Michael Silver e Neil MacDonald, a Microsoft não tem correspondido às necessidades do mercado, apresenta uma imagem ruim em razão do legado de duas décadas de código fechado e enfrenta séria concorrência em várias frentes.
De acordo com o site da revista especializada ComputerWorld, os especialistas apresentaram como um dos fatores críticos do Windows o fato de a base de códigos do programa crescer de maneira muito rápida, tornando praticamente impossível o lançamento ágil de novas versões, com mudanças significativas.
Os analistas apresentaram o caso do Windows Vista como exemplo disso: depois de cinco anos de desenvolvimento do produto, sem muito sucesso, a Microsoft teve de voltar atrás e utilizar o código do Windows Server 2003, mais estável, como al…

Acabando com a dengue

Imagem
A charge do Amarildo, publicada originalmente no Blog do Noblat dá uma ótima sugestão aos leitores. Antes de votar, pense bem. Vote com consciência. Vote contra a dengue. (Sidney Borges)

Made in China

Imagem
Chineses descobrem tartaruga 'viciada em cigarros'

Tartaruga fuma um cigarro em menos de quatro minutos

Da BBC
Uma tartaruga na China fuma os cigarros oferecidos pelo dono, de acordo com informações da agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
A tartaruga fumante é o animal de estimação de um chinês identificado apenas pelo sobrenome Yun, que mora no condado de Yongji, no nordeste da China.
Yun, que é fumante, tem a tartaruga há quatro anos. Certa vez, ao brincar com o animal, colocou uma ponta de cigarro acesa em sua boca.
Para sua surpresa, o animal fumou o resto do cigarro, segundo o jornal da região City Evening News. Desde então, Yun divide seus cigarros com o bicho de estimação.
Leia mais

Nota do Editor - Espero que o Greenpeace tome providências. Onde já se viu? Pente de tartaruga, sopa de tartaruga, filé de tartaruga e agora tartaruga fumante. Sou contra isso, o bichinho pode ficar com tosse. (Sidney Borges)

Lupicínio Rodrigues - Nervos de Aço

Quase memórias...

Sidney Borges
Aconteceu em uma noite cujas lembranças chegam difusas à minha mente. Por volta de 1981 ou talvez 1982, fui parar no bar da putas, na Consolação, com ilustres companheiros. Na mesa estavam o Zé, garçon do Riviera, Alcy Linares, cartunista e arquiteto, Chico Caruso, aquele da Globo, Miklos, cineasta húngaro, apreciador de Fogo Paulista e torcedor do Ferencvaros, Junqueirinha, médico residente nos Estados Unidos de passagem por São Paulo e este escriba. Se bem me lembro chegamos aquecidos do Riviera, por volta das onze horas, o Zé juntou-se ao grupo depois do expediente. A conversa rolou solta enquanto bebíamos hectolitros de cerveja acompanhada de bistecas na brasa. Dos presentes apenas um estava casado sem problemas, eu, os outros viviam momentos de dor-de-cotovelo. O tema ficou patente quando as cervejas ensejaram o momento musical, fase anterior ao sono, em casos extremos à glicose na veia. Chico e Junqueirinha são excelentes músicos, o Zé também canta …
Imagem

Bad trip...

Viagem em torno do dossiê

Ruy Fabiano
Mais uma semana chega ao fim sem que o escândalo do dossiê sobre o governo FHC tenha saído de cena. O escândalo não está apenas no dossiê, mas na conduta governista diante dele.
Entre a primeira reação, a de negá-lo, até a última, a de não apenas admiti-lo, mas de considerá-lo “justo e necessário”, circularam diversas versões, uma negando ou modificando a outra. Todas proferidas por gente do primeiro escalão. Ministros.
Inicialmente, garantiu-se que o dossiê era uma ficção da revista Veja, empenhada em desgastar o governo. A versão, porém, não se sustentou. Diversas pessoas o haviam visto.
Diante de sua materialidade, o ministro da Justiça, Tarso Genro, admitiu então a existência de um “levantamento de dados”, feito pela Casa Civil da Presidência, a pedido do Tribunal de Contas da União. Não contava, porém, com um detalhe: que o TCU o desmentisse. O Tribunal disse à imprensa que jamais solicitara coisa alguma. O governo não se constrangeu com esse desm…
Imagem

Se não foi o mordomo...

A culpa é da madrasta

Nirlando Beirão em Carta Capital
Todo mundo se delicia diante de uma tragédia policial em que pontifica uma madrasta. Vocês sabem: a morte da menina Isabella Nardoni, de 5 anos, em São Paulo. Jornalistas, policiais e promotores. Uma vez que há uma madrasta na história, só pode ser ela a culpada. A fábula prevalece sobre a verdade dos fatos, seja ela qual for.(...)
Madrastas pagam o preço. São, como escreveu a junguiana Marie-Louise von Franz, arquétipos convenientes para emoldurar rancores profundos da psique infantil. Elas não são obrigatoriamente más. Embora, às vezes, sejam, sim.
Leia na íntegra
Imagem

CineDebate

A Culpa é do Fidel!

Sindicato dos Bancários
Ubatuba em Rede
Ong Cidade & Cidadão

Convidam para o CineDebate

Todos os domingos às 18 horas
Local: Sindicato dos Bancários, rua Coronel Domiciano, 286 - sala 5

ENTRADA FRANCA

Dia 13/04
A Culpa é do Fidel! (La Faute à Fidel!). 2006. França
Direção e Roteiro: Julie Gavras
Com: Nina Kervel-Bey, Benjamin Feuillet, Julie Depardieu
Gênero: DramaDuração: 99 minutos
Produção: Sylvie Danton
SINOPSE: O filme mostra com muito humor e sensibilidade o amadurecimento de uma menina bombardeada por diferentes visões de adultos com os quais convive. Como pano de fundo o franquismo e a eleição e queda de Allende.

Dia 20/04
Cronicamente inviável - Direção: Sergio Bianchi. (Rui Alves Grilo)

Suspeitos

Imagem
Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá

Pai e madrasta de menina são soltos

Depois de nove dias de prisão, o casal Alexandre Alves Nardoni, de 29 anos, e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, de 24, foi libertado ontem. Um habeas-corpus, em caráter liminar, foi concedido pelo desembargador Caio Eduardo Canguçu de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Canguçu alegou que, pelo menos até o momento, não há indícios de que o pai e a madrasta desejem prejudicar a investigação da morte de Isabella de Oliveira Nardoni, de 5 anos, que foi atirada do 6º andar do Edifício Residencial London, na Vila Isolina Mazzei, zona norte de São Paulo, no dia 29. O magistrado destacou que mantê-los na cadeia agora seria uma “excepcional afronta ao princípio constitucional da liberdade e da presunção de inocência”.
A decisão, apoiada por juristas, contrariou o promotor Francisco Cembranelli, encarregado pelo Ministério Público de acompanhar o caso. Ele deu uma entrevista em qu…
Imagem

Opinião

O preço da comida

Editorial do Estadão
O Brasil é um dos países mais preparados para responder aos desafios da crise gerada pela alta de preços dos alimentos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertou ao declarar, na Holanda, que a agricultura brasileira pode produzir mais e atender à demanda crescente de comida, gerada principalmente pela expansão econômica de grandes países emergentes e pela incorporação aos mercados de grandes massas de consumidores. A nova situação dos preços produz efeitos dramáticos nos países pobres e mais dependentes da importação de alimentos. Os problemas causados pelo encarecimento da comida podem equivaler à perda de sete anos dos programas de redução da pobreza, disse o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick. Também o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, está preocupado com o risco de se perder boa parte do esforço de resgate dos mais pobres. Ainda não se pode, a rigor, falar de escassez de comida. As cotações não dependem somente das …

Manchetes do dia

Sábado, 12 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"Lula dá aval a aumento de juros"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um aval, ainda que indireto, à alta dos juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Banco Central). "Não será nem a redução de 0,25%, nem a manutenção de 11,25% [taxa atual], nem o aumento de 0,25% que trará qualquer transtorno à economia brasileira", afirmou Lula na Holanda.

O Globo
"Lula já admite que taxa de juros volte a subir"
O presidente Lula admitiu, na Holanda, que os juros podem voltar a subir na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, semana que vem. "Não será a redução de 0,25 (ponto percentual, hoje a taxa está em 11,25% ao ano) nem a manutenção, nem o aumento de 0,25 que trará qualquer transtorno à economia brasileira", disse Lula. Segundo ele, as taxas vão subir ou cair quando necessário. O BC vai se reunir no momento em que o país registra a maior inflação de um mês…

Groovin' - The Young Rascals

Imagem

Croniqueta

Noite de veranico outonal

Sidney Borges
Na noite passada tive um sonho estranho, bizarro, mas aterrorizante. Lembro-me de estar sendo perseguido por uma orca faminta. Por mais que eu nadasse não conseguia me afastar daquela boca imensa cheia de dentes. Felizmente encontrei um ponto raso, ufa, desta me safei passou pela minha cabeça, enquanto eu fechava a boca com auxílio das mãos para o coração não escapar. Deitei-me exausto e foi só nesse momento que percebi que o oceano de onde eu havia saído era apenas a cascata da Casa da Dinda. Fiquei apreensivo, como explicar minha presença aos gorilas de Collor? De longe uma gargalhada e um som de Ray Connif impressionaram os meus ouvidos, escondido atrás de uma palmeira acompanhei os passos de dança da ministra Zélia. Enquanto observava os volteios um grupo de seguranças se formou na varanda, olharam para onde eu estava, empunharam as armas, pensei em gritar, em correr, em mergulhar, mas a orca estava lá. Sem ter outra saída acordei. Que bela ca…
Imagem

Brasil

Por que e para que acabar com a reeleição?

Do blog do ex-ministro José Dirceu
É um erro, e dos grandes, acabar com a reeleição agora. Os que querem o seu fim já, nem dizem porque e para que pretendem exterminá-la e instituir o mandato de 5 anos. Acabar é um erro crasso porque a reeleição garante, hoje, a continuidade administrativa e a governabilidade importantíssimas para o Brasil.
Se o problema é o uso da "máquina" é só exigir a desincompatibilização do candidato 4 ou 6 meses antes do pleito. Sabemos que esse problema continuará a existir com ou sem reeleição. Solução: ter a lei a respeito e cobrar da Justiça eleitoral que faça a efetiva fiscalização.
O que o país precisa não é acabar com a reeleição e sim fazer a reforma política que institua a fidelidade partidária; voto em lista; financiamento público de campanha; regulamentação do fundo e do horário partidários na TV e no rádio; acabar com a permissão para coligação proporcional; instituir a cláusula de barreira; reduzir à…
Imagem

A fera da Penha

De tempos em tempos algum maluco(a) pratica um ato de violência ignóbil contra uma criança. A história abaixo aconteceu em 1960, eu era criança e tenho lembrança dos comentários dos adultos. Com voces a versão da revista de maior tiragem do Brasil na época, O Cruzeiro. (Sidney Borges)

Tânia Maria é agora menina santa

Enquanto o povo chora a morte de uma inocente, autoridades pedem a reforma do Código Penal

Texto de ARLINDO SILVA Fotos de HENRI BALLOT
DIZEM que a memória do povo é fraca, mas o caso do assassino da menina Tânia Maria, pelo Frankenstein de saias, Neide Maia Lopes, duvido que o povo esqueça. O local onde a garotinha foi morta, um terreno baldio junto ao matadouro da Penha (Rio de Janeiro), está convertido num pequeno santuário, onde, diàriamente, milhares de pessoas fazem preces, levam flôres, acendem velas e pedem graças. O pequeno pedaço de chão onde a criança morreu queimada, após levar tiro na cabeça, foi cercado por barras de ferro, imitando um pequeno berço, por um popu…
Imagem

Luiz Inácio falou

Sobre o 3º mandato

- As pessoas que estão preocupadas com o terceiro mandato são as pessoas que não achavam ruim quando os militares ficaram 23 anos no poder. E são as pessoas que aprovaram a reeleição.

- Oito anos na presidência de um país é tempo suficiente para a gente executar um programa de governo. Sou contra o terceiro mandato porque a democracia é um valor incomensurável com o qual não podemos brincar. E a alternância de poder é uma coisa extremamente saudável para o país.

- Qualquer pessoa que se ache imprescindível começa a colocar riscos à democracia. Pobre do governante que começa a achar que é insubstituível ou imprescindível. Está nascendo, dentro dele, uma pequena porção de autoritarismo ou de prepotência. E isso eu não carrego na minha bagagem política. (Lula na Holanda)

Crônica

Imagem
Amizade sincera

Localizada a 25 km da Ilha de São Sebastião, a Ilha de Búzios é um verdadeiro paraíso para os praticantes de mergulho. Não é difícil avistar golfinhos, tartarugas e baleias passeando na área, também pródiga em peixes e lagostas que vivem nas tocas entre as pedras. A água límpida e a fauna marinha garantem belos visuais. Nesse recanto preservado de nosso litoral vivem famílias de pescadores em um ambiente quase isolado do mundo que conhecemos.
Há mais de vinte anos, quando eu era médico em Ilhabela participei de diversas expedições à Ilha de Búzios, cuja finalidade era dar atendimentos variados à população, desde vacinação das crianças contra a pólio à vacinação de cães contra a raiva. No barco iam médicos, paramédicos e enfermeiros e ao chegarmos a vila ficava em festa. Onde quase nada acontece qualquer alteração da rotina vira um grande acontecimento.
Em uma dessa visitas, bati à porta de uma casinha na areia, construída em meio a árvores e pedras que a protegiam dos ven…
Imagem

O plantão do Ubatuba Víbora informa:

Desembargador decide libertar pai e madrasta de Isabella

ANDRÉ CARAMANTE da Folha de S.Paulo da Folha Online
O desembargador Caio Eduardo Canguçu de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu habeas corpus para Alexandre Alves Nardoni, 29, e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, 24, respectivamente pai e madrasta da menina Isabella Nardoni, 5, morta no último dia 29 de março, em São Paulo. Eles são considerados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público como suspeitos do crime e estavam presos desde quinta-feira (3).
Essa informação foi confirmada à Folha por um dos advogados do casal, Marco Polo Levorin. O habeas corpus foi concedido em caráter liminar (provisório) e tem aplicação imediata. O mérito da questão ainda será julgado.
Nardoni e Jatobá devem ser soltos ainda nesta sexta-feira. Ele está no 77º DP (Santa Cecília) e Jatobá, no 89º DP (Portal do Morumbi). O casal foi preso por força de um mandado de prisão temporária válido por 30 dias (porém prorrogáveis por mais 30 …

Fábula

Minha contribuição

Modestamente ofereço minha contribuição ao processo eleitoral, uma fábula retirada do fundo do baú. É um simples conselho, mas para entender tem que prestar muita atenção no jogo todo

Renato Nunes
“O MACORVO E O CACO – Andesta na florando um enaco macorme avistorvo um cou com um beço pedalo de quico no beijo. “Vou comou aqueijo quele ou não me chaco macamo”, vangloriaco o macou-se de sara pigo consi. E berrorvo para o cou: “Oládre compá! Voçá estê bonoje hito! Loso, maravilhindo! Jami o vais tem bão! Nante, brilhio, luzidegro. Poje que enso, se quisasse canter, sua vém tamboz serela a mais bia de testa a floroda. Gostari-lo de ouvia, comporvo cadre, per podara dizodo a tundo mer que vocé ê o Rássaros dos Pei”. Caorvo na cantida o cado abico o briu afar de cantim sor melhão cansua. Naturalmeijo o quente caão no chiu e fente imediatamoi devoraco pelo astado macuto. “Obriqueijo pelo gado!”, gritiz o felaco macou. E a far de provim o mento agradecimeu var lhe delho um cons…
Imagem

Ubatuba em foco

Ação discriminatória

Estudo da Prefeitura concluiu que a maior parte das áreas reivindicadas pelo Estado é composta por vazios urbanos; apenas 2% são habitadas

Assessoria de Comunicação PMU
Após a divulgação na imprensa de que grandes bairros de Ubatuba, a exemplo do Ipiranguinha e Ponta Grossa, poderiam estar incluídos nas glebas que o Estado reivindica através de uma Ação Discriminatória, a Prefeitura de Ubatuba apresentou um estudo que mostra que a maioria da população instalada nestes bairros não será afetada por esta ação.
Segundo a assessoria jurídica da prefeitura, o próprio edital do Estado faz uma delimitação das glebas excluindo áreas densamente povoadas, no entanto alguns políticos, por desconhecimento técnico jurídico ou falta de atenção, acabaram espalhando pânico entre os moradores daqueles bairros.

Angra 3

Eletronuclear prevê início das obras de Angra 3 para o 2º semestre

CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio
A Eletronuclear prevê que as obras da usina nuclear Angra 3 serão iniciadas no segundo semestre deste ano caso a licença prévia de instalação seja concedida até o final deste mês, afirmou nesta quinta-feira o presidente da estatal, Othon Luiz Pinheiro. Ele explicou que todo o material exigido já foi entregue e as audiências públicas previstas, realizadas.
"Não há razão para não sair [o licenciamento ambiental]. Iniciando as obras agora, a usina poderá operar a partir de 2014", afirmou.
Pinheiro disse ainda que o custo estimado da usina foi revisto para baixo. A avaliação feita pela auditoria suíça Colenco estimou em R$ 7,3 bilhões --3% a menos do que o valor previsto anteriormente. Ele explicou que o novo valor foi definido depois de "ajustes simples e necessários" ao projeto.
O executivo frisou que a Eletrobrás vai fazer um adiantamento financeiro para garantir o an…
Imagem

Absurdo!

Conte outra!

Sidney Borges
Há coisas que passam em branco quando um crime bárbaro é cometido. Nossa atenção focada na vítima e no inusitado deixa passar fatos importantes e quando nos damos conta estamos vivenciando um absurdo digno da imaginação de Lewis Carrol. Fico a remoer os botões pensando na rara espécie de ladrão que entra em um apartamento espanca e asfixia uma criança e depois a lança pela janela. Com que finalidade? Ladrões roubam, não cometem assassinatos sem motivo. Sabem que a cana para esse tipo de crime é pesada. Com exceção do poderoso Pimenta Neves, que matou, foi condenado e permanece livre, leve e solto, provando a tese que para certo tipo de gente não existe cadeia. Pelo menos não no Brasil. Essa história é absolutamente fantástica, não vou dizer que não é verdadeira, mas não apostaria um centavo contra um milhão na veracidade. O que posso afirmar é que se eu fosse o delegado do caso teria perguntado:
- Foi um ladrão? Entrou no apartamento, espancou a menina, abriu u…

Briga pelas sobras

TSE analisa critérios para aplicação do quociente eleitoral

por Aline Pinheiro
O Tribunal Superior Eleitoral retomou ontem, quinta-feira (10/4), o julgamento que pode mudar o critério para preenchimento das vagas de deputado federal, estadual e vereador que ficaram vagas pelo critério do quociente eleitoral.
Até hoje, prevalece o entendimento de que participam da distribuição das sobras apenas os candidatos dos partidos que tiveram votos suficientes para eleger ao menos um candidato. A regra está baseada no artigo 109 do Código Eleitoral. Pela norma, o candidato mais votado nas eleições pode ficar sem mandato porque seu partido não obteve quociente eleitoral. Agora, o TSE pode mudar essa posição.
A discussão se trava no pedido de Mandado de Segurança 3.555 do candidato a deputado federal nas eleições de 2006 João Caldas. O quociente eleitoral necessário para ocupar vaga de deputado em 2006, em Alagoas, foi de 154,3 mil votos. A sua Coligação Alagoas Força do Povo obteve apenas 152 mil vot…
Imagem

Opinião

Amazônia volta a atropelar

Washington Novaes
Por mais que se deseje, não se consegue manter à distância por muito tempo temas relacionados com a Amazônia. Eles atropelam. Nos últimos dias, a onda de notícias recrudesceu, principalmente depois de o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informar que o desmatamento no bioma em fevereiro (725 km2) foi 13% maior que o de janeiro (639 km2), retomando uma tendência de alta, embora se esteja na temporada de inverno, quando as chuvas costumam dificultar muitas atividades, entre elas a agropecuária, que tem sido responsabilizada por grande parte do desmatamento mais recente. Estes últimos índices são mesmo superiores aos do período agosto-outubro (243, 611 e 457 km2), mais seco e mais favorável àquelas atividades. E o Inpe diz (Estado, 3/4) que o novo aumento pode ser até maior, porque nuvens intensas sobre Pará e Rondônia dificultaram uma avaliação mais precisa pelo satélite.
Quase simultaneamente, uma bateria de críticas caiu sobre o …

Manchetes do dia

Sexta-feira, 11 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"Alta nos preços de alimentos preocupa líderes mundiais"
Líderes mundiais colocaram a disparada no preço dos alimentos no centro das prioridades globais. A alta, de 83% nos últimos três anos, vem reduzindo os estoques alimentares no mundo ao menor nível em mais de duas décadas e meia. Segundo as Nações Unidas, esse aumento ameaça ganhos obtidos no combate à fome. Gordon Brown propôs um pacote dos países do G8 contra a inflação dos alimentos.

O Globo
"Pressão de estudantes força a saída de reitor"
Pressionado por estudantes que ocupam a reitoria há uma semana, e sem apoio de professores e servidores, que também passaram a pedir sua saída, o reitor da Universidade de Brasília (UnB) se afastou do cargo por 60 dias. Ele é acusado de improbidade administrativa por usar recursos de um fundo de pesquisas para mobiliar seu apartamento funcional, ao custo de R$ 470 mil. Alunos e docentes querem a destituição de Mulholand, de seu vice…
Imagem

Caso Isabella

"Meu irmão fez uma besteira"

Do Blog do Noblat
Foi essa a frase que uma testemunha contou ontem à polícia ter ouvido de Cristiane Nardoni, 20 anos, irmã de Alexandre Nardoni, pai de Isabella, de cinco anos, espancada, esganada e depois jogada de cabeça para baixo da janela do apartamento onde morava no sexto andar do edifício London, zona norte da de São Paulo, no último dia 29.
A testemunha, cujo nome está sendo mantido em sigilo pela polícia, disse que estava com Cristiane em um bar do bairro de Santana quando ela recebeu um telefonema e abandonou nervosa o local. Havia ali uma festa. A polícia está à procura da promotora da festa, que também conversou com Cristiane na ocasião. Como a promotora está fora de São Paulo, só deverá ser ouvida na próxima semana.
Ao jornal Folha de S. Paulo, Cristiane confirmou que de fato recebeu uma ligação quando estava no bar. Que não conseguiu entender direito o que lhe disseram. Mas que soube que algo de grave aconteçara com a sobrinha.
A políc…
Imagem

Energia

Eletronuclear: venda da energia de Angra deve mudar

Agência Estado
Rio - O governo está estudando como mudar o modelo de comercialização da energia produzida nas usinas de Angra, da Eletronuclear, atualmente vendida para Furnas Centrais Elétricas. "O sistema hoje não é muito lógico. Angra vende para outro produtor. Isso está sendo reavaliado", disse o presidente da Eletronuclear, Othon Luís Pinheiro.
Ele anunciou que haverá um "divórcio amistoso" entre as duas empresas, ambas do sistema Eletrobrás. A separação se dará "à medida que os contratos forem acabando", pela não-renovação. "Furnas pediu no passado que haja a separação e, para nós, não há problema", disse."A holding faz essa definição", afirmou.
Pinheiro informou que atualmente a Eletronuclear recebe de Furnas R$ 120,35 o megawatt-hora. "É um pouquinho apertado este valor", disse. De acordo com ele, a empresa foi formada diante do objetivo de privatizar Furnas e "a em…
Imagem

O que todos desconfiavam...

Polícia considera caso de Isabella esclarecido

Deu há pouco no telejornal Hoje, da TV Globo, que a polícia considera o caso Isabella esclarecido "em 99%.

De O Globo Online:
A perícia encontrou vestígios de sangue na roupa usada por Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, 24, no dia da morte de Isabella de Oliveira Nardoni, 5. A roupa seria a mesma utilizada pela madrasta no sábado em que Isabella foi arremessada por um buraco na tela de proteção do apartamento do casal, no sexto andar do edifício London, zona norte de São Paulo. Antes de serem entregues à polícia, as roupas de Anna Carolina e Alexandre Nardoni, pai da menina, teriam sido lavadas.
No inquérito policial, nenhuma testemunha afirmou ter visto Anna Carolina abraçando o corpo de Isabella depois que a menina caiu no gramado. A madrasta, segundo o porteiro do prédio, chegou ao local onde Isabella estava caída alguns minutos depois de Alexandre. Ela só gritava que não havia segurança no prédio, de acordo com a testemunha.
Alexand…
Imagem

Energia

Relatório da ABEN demonstra que nuclear é fonte de energia que menos emite CO2

Fonte Nuclear
A ABEN protocolou no Ibama relatório em que apresenta uma análise comparativa das emissões diretas e indiretas de CO2 das fontes de geração energética. O documento comprova que a energia nuclear é a alternativa que menos contribui para o aquecimento global. O documento é um contraponto a um relatório elaborado pelo Greenpeace, com dados não-comprovados e também protocolado no Ibama, em que a ONG contesta a afirmação de que o uso da energia nuclear não resulta na emissão de gases-estufa. O Ibama realizou entre os dias 25 e 28 de março quatro audiências públicas nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, no estado do Rio, e Ubatuba, em São Paulo, como parte do processo de licenciamento ambiental de Angra 3 e está recebendo documentos sobre o tema que integrarão o dossiê dos eventos.
A análise da ABEN foi feita com base em estudos de universidades da Alemanha e da Suíça e do G…
Imagem

Cheiro de golpe

Juíza condena advogado que entrou com ação por má-fé

por Priscyla Costa
Utilizar processo judicial para obter vantagens ilícitas “é um claro ato atentatório à dignidade da Justiça” e deve ser punido com multa por litigância de má-fé. O entendimento é da juíza Tatiana Iykie Assao Garcia, do 5º Juizado Especial Cível de Brasília. Ela multou um advogado por entender que ele forçou uma situação de conflito para entrar com ação de indenização por danos morais.
O advogado pedia indenização de R$ 15,2 mil, mas foi condenado a pagar R$ 152 por litigância de má-fé. Motivo: ele foi até uma drogaria em busca de uma promoção de desodorantes. No dia da compra, a promoção havia terminado. De acordo com a decisão, em vez de esperar que o atendente tentasse resolver o impasse com o cliente, ele comprou o produto pelo preço mais alto do que foi anunciado e afirmou: “isso vai me render uns quatro mil”, insinuando o valor da indenização que poderia receber por causa da propaganda que entendia ser enganosa.
Imagem

Crônica

O último engarrafamento

Luiz Fernando Veríssimo
A boa notícia é que nunca se viu tantos carros nas ruas. A má notícia é que nunca se viu tantos carros nas ruas. Carros sendo produzidos e comprados como nunca significam fábricas e fornecedores funcionando e empregando mais, mais gente com mais dinheiro ou crédito no mercado, uma classe média em expansão, uma economia em crescimento. Carros sendo produzidos e comprados como nunca significam engarrafamentos inéditos e acidentes de trânsito em níveis de massacre, sem falar no aumento da poluição do ar que respiramos e no agravamento generalizado das neuroses. É bom que muitas pessoas que não tinham condições de comprar seu carro agora tenham, é ruim que em todas as grandes cidades brasileiras hoje exista uma grande nostalgia pelas chamadas horas do rush, ou os horários de pique no trânsito, de antigamente, pois agora toda hora é hora do rush.
Leia mais

Wilson Simonal - Lobo Bobo (1969)

Imagem

Sociedade

A separação aconteceu... Os filhos sim perdem mais

L.C.Ferraz
As brigas de um casal ou mesmo a separação dos pais sempre deveriam ser algo a ser tratado apenas entre o casal em particular, jamais diante dos filhos. Ainda mais quando a filhos que mesmo sem o conhecimento da separação tomam partidos que muitas vezes demoram anos para caírem ou visualizar que erraram isso geralmente acontecem com filhos adolescentes. É sempre bom manter um dialogo com eles explicando que para eles somente o pai e a mãe estarão separados mas não mudara nada para eles. Mas uma coisa é certo será difícil aceitação daquele que já tomou partido, certo seria a imparcialidade mais isso depende muito do filho.
Os pais desconhecem a profundidade do problema que as discussões e os conflitos entre ambos podem gerar para os filhos quando eles as presenciam, devido ao fato dos filhos sentirem-se na obrigação de tomar partido de um deles, quando na verdade eles não gostariam de tomar partido de nenhum dos dois. Em muito…
Imagem

Infanticídio

Conversa 79% fiada

Guilherme Fiuza
A delegada do caso Isabella informou que 70% do crime estão esclarecidos. Notícia importante.
Será interessante se os locutores de futebol adotarem essa metodologia. Se o time A termina o primeiro tempo vencendo o time B por um a zero, é anunciado que o jogo está 50% ganho. (Se no final o time B ganhar por quatro a um, bem, paciência…)
Seria importante que a doutora delegada revelasse ao Brasil os segredos da sua escala. Evidentemente, ninguém vai supor que a eminente autoridade policial jogou um número ao vento, apenas como um quitute aos jornalistas.
Se os tais 70% não são um número cabalístico, vale então especular sobre o valor percentual de cada descoberta. Quanto valerá o depoimento do porteiro? 20%? E o do pedreiro que trocou a porta do apartamento? 18%? E a perícia que aponta estrangulamento? 31,5%?
A delegada acredita que investigar a culpa de alguém por um crime é como correr uma maratona: só faltam 30% do percurso. Ou seja, é questão de tempo.
Ma…
Imagem

Opinião

Comunicação é diálogo

Eugênio Bucci
Ninguém é dono da razão final a priori. A razão não se impõe pela propaganda, pelo monólogo do proselitismo. Ela só adquire validade quando faz sentido natural para o conjunto dos interlocutores - e comunicar é justamente isto: tecer o sentido comum. Comunicar é buscar pontes de entendimento. É dialogar.
Os responsáveis pela mediação do debate público não podem mais ignorar o fato de que nada é mais danoso - e enganoso - do que pôr os meios de comunicação a serviço de ideários prontos e fechados. Esse tipo de prática - em meios públicos ou privados, tanto faz - não constrói confiança, não estimula a divergência e a participação crítica, não emancipa o cidadão. Nos dias atuais, de inovações tecnológicas e políticas que não cessam, nenhuma sociedade gera um espaço público saudável na base da obediência e da concordância. Foi-se o tempo em que comunicação era um alto-falante na pracinha da província. Foi-se o tempo em que a receita era adestrar as massas.

Manchetes do dia

Quinta-feira, 10 / 04 / 2008

Folha de São Paulo
"PF prende 16 prefeitos suspeitos de corrupção"
A Polícia Federal prendeu em Minas, na Bahia e no DF 51 suspeitos de desvio ilegal de verbas do Fundo de Participação dos Municípios. Entre os detidos pela Operação Pasárgada, estão 16 prefeitos (14 de MG e 2 da BA), incluindo os de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani (PTB), e de Divinópolis, Demetrius Pereira (PSC). O prejuízo aos cofres públicos seria de R$ 200 milhões.

O Globo
"Inflação vai além do previsto e BC poderá subir juros logo"
A inflação oficial do país, medida pelo IPCA, surpreendeu em março os analistas e até o Ministério da Fazenda, fechando em 0,48%, a maior taxa para o mês desde 2005 e acima da expectativa do mercado, de 0,35%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 4,73% acima da meta de 4,5% fixada pelo Banco Central para 2008. Já a variação anual do INPC, que mede o custo de vida para as famílias mais pobres, atingiu 5,50%. Segundo economistas, o a…

Brasil

Lula

Thomas Traumann em O Filtro
A principal sinalização política do dia ganhou apenas rodapé nos jornais: a ameaça do presidente Lula de romper com o PT se o partido insistir em levar adiante a tese do terceiro mandato. Em encontro ontem com a bancada do PDT, Lula ouviu de seu ex-ministro e senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a informação de que iria “bater” na proposta da nova reeleição. “Batam o máximo na proposta. Isso é meio absurdo. Se o PT aprovar isso, eu rompo com o PT”, afirmou Lula, autorizando o senador a divulgar a frase. Até que a ameaça demorou. A idéia de um terceiro mandato para Lula – que chegou à imprensa, é bom lembrar, por meio de Fernando Henrique Cardoso – ganhou visibilidade com a movimentação do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Devanir anunciou que começa, hoje, a reunir assinaturas para uma proposta de emenda à Constituição que acabe com a reeleição e amplie o mandato presidencial para cinco anos – manobra que, em tese, iria zerar o jogo eleitoral e permitir um…
Imagem

Acusou ou não acusou?

Promotor do caso Isabella nega ter acusado pai

Agência Estado
São Paulo - O promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Francisco Cembranelli, negou que tenha acusado Alexandre Alves Nardoni de ter matado a filha Isabella Nardoni, de 5 anos, em conversa reservada hoje com um grupo de repórteres. A informação foi divulgada no blog do jornalista Ricardo Noblat.
Conforme o blog, o promotor já deu aula para Alexandre e, com base no conhecimento que já tinha do suspeito, teria culpado o pai de Isabella e dito que ele "é um vagabundo, que sempre viveu às custas do pai, um playboy". Cembranelli reagiu: "Isso (a informação no blog) é irresponsabilidade, de um mau-caratismo sem tamanho." Ele negou ter sido professor de Alexandre. "É um completo absurdo", disse. "Eu nunca dei aula para ninguém, e em nenhum momento deste inquérito eu tive conversa informal com ninguém", afirmou. (Wladimir D'Andrade)

Nota do Editor - O jornalista Ricardo Noblat é macaco …
Imagem

Tibet

Levitação

Sidney Borges
Na adolescência li O despertar dos mágicos, A terceira visão, de Lobsang Rampa e a trilogia de Herman Hesse, Demian, O lobo da estepe e Siddharta. Nessa época circulava a história de um casal em férias no Rio Grande do Sul. Cansados encostaram o fusca para tirar uma pestana. Ao prosseguir viagem as placas da estrada tinham mudado de idioma, estavam em espanhol. Surpresos entraram na cidade do México pensando que fosse Bento Gonçalves. Constava do relato a compra do fusca pela Nasa. Os viajantes eram amigos do primo de um conhecido e a coisa não ficava por aí, logo alguém contava outra história. Algumas tinham grande conteúdo exotérico. Há quem continue na vida adulta buscando o conhecimento total, o santo graal e a pedra filosofal. Para eles – ingênuos - sempre haverá um Gurdjieff pronto a cobrar pelos ensinamentos. Confesso que cheguei a acreditar na existência de discos voadores, seriam os deuses astronautas? Felizmente a razão se apossou de meu espírito. Se va…
Imagem

Corrupção

Suspeitos de fraude, 13 prefeitos são presos pela PF

Operação tem objetivo de pôr fim a um esquema de liberação irregular de verbas. Prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar R$ 200 milhões, segundo a PF.

Do G1, em São Paulo
A Polícia Federal informou que prendeu na manhã desta quarta (9) 13 prefeitos investigados pela Operação Pasárgada. Segundo a assessoria da PF, estão presos 11 prefeitos de municípios de Minas Gerais e dois da Bahia.
Cerca de 500 policiais federais participaram da operação nos dois estados e no Distrito Federal. O objetivo da operação é pôr fim a um esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O prejuízo aos cofres públicos pode ultrapassar R$ 200 milhões.
Também foram presos pela Operação Pasárgada, de acordo com a PF, um juiz federal, nove advogados, quatro procuradores municipais, quatro funcionários do Judiciário, um gerente da Caixa Econômica Federal e um lobista.

Entre os prefeitos presos, segundo informou a Polícia F…
Imagem

Brasil

Queremismo

Murillo de Aragão
Dentre os aliados de Lula é natural o sentimento de "continuísmo". Quem está alojado no poder em um governo de sucesso não quer sair. Quanto mais tempo ficar, mais consolida seu poder ou o poder de seu grupo. São esses os que mais querem que Lula continue já que não sabem como será o futuro sem ele. O atual governo, acima de ser um governo do PT ou um governo de coalizão, é o governo de Lula e, mesmo que ele consiga fazer o sucessor, não terá a mesma configuração. Assim, a opção preferencial é a de prolongar ao máximo a atual situação. No meio sindical, a preferência por Lula também é indiscutível. Nunca tiveram tanto acesso e diálogo com um presidente que, afinal das contas, é um dos seus."
Leia mais

Central Nuclear

Imagem
Geradores de vapor de Angra1 chegam à Central Nuclear

Gloria Alvarez
Na madrugada do dia 07/04/08, o segundo gerador de vapor (GV) da Usina Angra 1 chegou à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ). As duas peças, de 343 toneladas cada e 21m de comprimento x 4,5m de diâmetro, foram fabricadas pela Nuclep, em Itaguaí (RJ), e estão viajando desde o dia 1º por terra e por mar. Uma carreta especial com 12 eixos e 12 rodas em cada eixo foi utilizada para os quatro quilômetros de transporte terrestre, da fábrica ao Terminal Marítimo da Nuclep, onde se encontrava uma balsa de 50m de comprimento x 16m de largura, que seguiu até a Central Nuclear.
O investimento foi de R$ 569 milhões, englobando aquisição, análise de segurança, licenciamento, substituição e armazenamento. A Nuclep foi responsável pela fabricação dos equipamentos, cabendo à empresa francesa Areva NP a engenharia, a aquisição dos materiais e a assistência técnica na fabricação. A Westinghouse foi a empresa c…