Postagens

Mostrando postagens de Agosto 15, 2010

Para ver a quadrilha dançar...

Coluna do Mirisola

Na avenida, outra vez

"Para mim, Benito di Paula é um dos maiores letristas da MPB, mas desde sempre a figura dele atrapalhou: brega porém inofensivo"

Marcelo Mirisola*
Os melhores momentos foram aqueles em que o Alter ego entregava-se desbragadamente para a mulher amada, sem pudores. E eu, trôpego, mágico, premido de um amor que jamais poderia chegar a qualquer lugar, ia junto. Esse lugar não era exatamente “qualquer lugar”, mas Buenos Aires.

Porque no La Biela acreditávamos em solos de bandonéon – incluo a mulher amada, eu e meus sôfregos desdobramentos – e também acenávamos pros fantasmas de Bioy Casares e JLB. Não havia outro jeito, somente assim é que éramos eternos e impossíveis.

Mas isso é literatura, e vários escritores tão sórdidos quanto - ou mais sórdidos que esse que vos escreve - usaram do mesmo artifício (decerto foram menos derramados), e se deram muito bem. Exemplos não faltam. A Lolita que enfeitiçou Humbert Humbert,do incomparável Nabokov. Lembram o começo desse…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O arrocho de Chávez

Editorial do Estadão
A publicação, pelo jornal El Nacional de Caracas, de uma foto de 12 cadáveres empilhados no necrotério da capital - para denunciar a omissão do governo de Hugo Chávez diante da escalada da violência criminal na Venezuela - resultou esta semana na imposição explícita da censura a toda a imprensa do país, depois limitada a dois jornais de Caracas. É o mais grave ato repressivo do gênero desde os tempos do ditador Marcos Pérez Jiménez, nos anos 1950. Com uma peculiaridade: a mordaça valerá de início por um mês. Isso porque haverá eleições parlamentares na Venezuela em 26 de setembro, e a questão da segurança aflige como nenhuma outra o eleitorado da nação vizinha.

Não é para menos. Sob Chávez, a criminalidade alcançou níveis atualmente sem paralelo na América do Sul. Embora o governo tenha cessado de divulgar estatísticas sobre o assunto - na fútil tentativa de ocultar da população o que ela sabe por experiência própria na sua vida cotidiana -, cálcu…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 21 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Dilma dispara, dobra vantagem e venceria Serra no 1 º turno"

Eleições 2010
Petista sobe 6 pontos e vai a 47%; tucano cai a 30%, diz Datafolha; Embalada pela TV, candidata ganha em todas as regiões e classes, à exceção dos mais ricos

Pesquisa Datafolha em todo o país mostra que Dilma Rousseff (PT) duplicou sua vantagem em relação a José Serra (PSDB) depois de três dias de propaganda eleitoral no rádio e na TV. Com esses números, a candidata se elegeria no primeiro turno. Dilma tem agora 47%, ante 30% de Serra. Em votos válidos, a petista vai a 54%, acima dos 50% para definir a eleição. A diferença entre os dois subiu de 8 para 17 pontos. Hoje, o tucano não lidera em nenhuma região do país. Com 9%, Marina Silva (PV) variou um ponto para baixo. Na pesquisa espontânea, Dilma foi de 26% para 31%. Serra, de 16% para 17%. A margem de erro máxima do levantamento é de dois pontos percentuais.

O Estado de São Paulo
"No País, 34,8 milhões de pes…
Imagem

Ubatuba

Terra em transe!

Sidney Borges
Passei o dia ligando para o fórum. Desde as primeiras horas da manhã tento falar com alguém que esclareça o que está acontecendo. A cidade está curiosa. As ações policiais de ontem estão na boca do povo e suscitam as mais variadas interpretações. Há um festival de boatos no ar, alguns sensatos, outros delirantes. Teorias conspiratórias é que não faltam.

Sem informações precisas, o Promotor do caso está em São Paulo e só voltará na segunda-feira, dou aos leitores um panorama do que poderá acontecer nos próximos dias:

Primeira possibilidade

O Ministério Público não encontra irregularidades nos computadores apreendidos e conclui que as denúncias que motivaram as ações policiais não tinham fundamento. As pizzarias da cidade ficarão cheias e faturarão alto.

Segunda possibilidade

A Promotoria encontra evidências de aviltamento da conduta desejável em homens públicos. Os agentes responsáveis são afastados enquanto novas diligências em busca de provas acontecem. Caso o…

Os homens de preto estão aí...

Imagem

Ubatuba em foco

Polícia Civil apreende computadores na Prefeitura e na Câmara

Saulo Gil no Imprensa livre (original aqui)
O caso das eleições do Conselho Tutelar ganhou maiores dimensões nessa quinta-feira em Ubatuba. A Justiça local já tinha deferido, no mês passado, uma medida liminar determinando a busca e apreensão de documentos na Câmara Municipal, com o objetivo de coletar todos os registros de preços e os contratos realizados pelo Legislativo ubatubense no ano de 2010.

Segundo o Ministério Público, na época, foram feitas denúncias de que a própria direção da Casa de Leis estaria com a intenção de usar dinheiro público para subsidiar a defesa jurídica dos três primeiros vereadores afastados por suspeitas de irregularidades na eleição do Conselho Tutelar (Mico, Claudinei Xavier e Silvinho Brandão).

Ainda no mês passado, antes de analisar os primeiros documentos do caso, a promotoria já falava em suspeita de um esquema de mensalinho instituído na cidade e que envolvia pagamento constante de dinheiro …

Conhecendo a "Nossa Terra" - 1

Imagem
Gente apaixonada por Ubatuba
José Ronaldo Santos Neste pedaço de chão brasileiro chamado Ubatuba, muitas pessoas queridas já nos deixaram; delas ficaram saudades, exemplos edificantes e até mesmo obras. Algumas não deixaram sequer herdeiros, embora continuem no nosso imaginário. De outras muitas delas o que não falta é uma vasta descendência. No entanto, nada é registrado de tais pessoas. Assim, dentro das minhas limitações, mas querendo, de certa forma, prestar uma sincera homenagem a um grande grupo de gente que viveu ou vive apaixonadamente por este chão, ouso me aventurar como um aprendiz de biógrafo. A primeira dessas pessoas será a dona Silvia Pollaco Patural que, juntamente com o seu esposo Jean-Pierre Patural, em 1954, iniciou um considerável empreendimento no Ubatumirim. A história é longa; a previsão inicial é que seja publicada em seis partes. Desejo uma boa leitura a todos os interessados nesta temática.
Franceses sonhando em terras de Ubatuba – A saga Patural (Parte I)
O temp…
Imagem

Deu em O Globo

O donatário

Miriam Leitão (original aqui)
O presidente Lula se despedindo da Presidência, no programa eleitoral de Dilma Rousseff, com a música "entrego em suas mãos o meu povo" me lembrou o pior Brasil. O Brasil dos donatários, das capitanias hereditárias.

Como se não fosse suficiente, ainda há o discurso que infantiliza o povo brasileiro com essa história de pai e mãe do povo.

Desde "Coronelismo, enxada e voto", de Victor Nunes Leal, o Brasil conhece bem esse seu pior lado. O do patrimonialismo brasileiro, do qual nasceram outros defeitos: o populismo, o paternalismo, o clientelismo.

Com a manipulação das massas, os donatários do Brasil mantêm o poder e o entregam aos seus herdeiros. Além do "deixo em suas mãos", há ainda a ameaça continuísta implícita: "Mas só deixo porque sei que vais continuar o que eu fiz." Como se Lula pudesse decidir não passar a Presidência à pessoa que for eleita este ano.

Ninguém duvida que apelos emocionais funcionam em ca…
Imagem

Sambinha a calhar

Imagem

Coluna do Celsinho

Oração

Celso de Almeida Jr.
Pai!

Mandaste os federais.

Exército.

Boinas verdes.

Vermelhas.

Homens de preto...

Senhor!

Descarregaste a vossa ira.

Nos ímpios.

Nos crentes.

Nos bons moços.

Nos gulosos.

Nos santinhos do pau oco...

Supremo Criador!

Altíssimo!

Pai Celestial!

Poupaste a meia dúzia.

Gostei.

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O inchaço do currículo escolar

Editorial do Estadão
Introduzidas no currículo do ensino médio para afirmar teses "politicamente corretas" ou em resposta a pressões ideológicas e corporativas, disciplinas como cultura indígena e cultura afro-brasileira estão agravando as distorções do sistema educacional brasileiro.

Não bastasse a dificuldade que já enfrentam para ensinar aos alunos as disciplinas básicas, como português, matemática e ciências, ao serem obrigados a lecionar disciplinas criadas com o objetivo de resgatar a "dívida histórica com a escravidão" e a "dívida social com os povos da floresta", muitos professores acabam perdendo o controle dos seus cursos, transformando-os em verdadeiros pastiches de informações ideologicamente enviesadas.

Só nos últimos três anos, emendas aprovadas pelo Congresso incluíram seis novas disciplinas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Além de cultura afro-brasileira e cultura indígena, a rede escolar de ensino…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 20 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Presidente 40 Eleições 2010: Serra usa Lula na TV, e PT vai entrar na Justiça"

Estratégia do PSDB é tentar descolar Dilma da imagem do presidente

A campanha tucana usou imagens do candidato José Serra ao lado do presidente Lula no programa eleitoral da TV. "Serra e Lula, dois homens de história. Dois lideres experientes", dizia o locutor, sobre cenas em que os dois apareciam juntos. O PT vai entrar no TSE com base em artigo da lei que veta a participação de pessoas filiadas a outros partidos ou coligações. No rádio, jingle tucano acusou Dilma Rousseff de dizer que foi ela que fez "tudo o que é coisa do Lula". Na avaliação da cúpula do PSDB, Serra precisa descolar Dilma de Lula para tentar conter a perda de votos e a apatia de apoiadores e chegar ao segundo turno. Parte do partido se incomodou com o uso das imagens do presidente.

O Estado de São Paulo
"Serra acusa governo de tentar intimidar e manipular impre…
Imagem

Papo do Editor

Fazenda modelo

Sidney Borges
Precisamos de estradas asfaltadas, escolas em tempo integral, hospitais que atendam a todos, rede ferroviária modernizada, portos eficientes e aeroportos sem congestionamentos. Precisamos criar empregos para os jovens que chegam ao mercado de trabalho.

Foi o que ouvi ontem na televisão enquanto aguardava o jogo da Libertadores. Fiquei empolgado com a disposição dos candidatos, se pudesse votaria em todos, menos naquele que pede para não votar em burguês. Vou votar em quem? Intelectual? Camponês? Depois das eleições o Brasil vai melhorar, se é que dá para melhorar este paraíso onde diamantes afloram nas ruas enquanto rios de leite e mel correm em regatos cercados de flores. Como são bonitas as periferias de nossas cidades!

Tudo graças ao presidente Lula, obviamente. Desde que inventou a roda e expulsou os vendilhões do templo, "Nosso Guia" não perde a oportunidade de praticar gentilezas. Gentil homem. Gentil Lula.

Em Ubatuba há grande expectativa sobre…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Na disputa pelo terceiro mandato

Editorial do Estadão
Muito do que se vê no horário gratuito não é o que parece - a começar da expressão, que esconde o fato de que, no fim, a conta sobra para o contribuinte. Mas nada do que se mostra nos programas de propaganda eleitoral se parece tanto com conversa de vendedor de fitas piratas como o que o presidente Lula diz da candidata que escolheu solitariamente para ser a sua sucessora. A tal ponto ele se derrama em superlativos sobre as suas imbatíveis qualidades, que pode levar o espectador mais cético, ao modo do santo e da esmola, a desconfiar até dos atributos que ela haverá de ter.

O presidente que inventou o bordão do "nunca antes na história deste país" para se vangloriar dos seus presumíveis feitos sem precedentes usa agora na promoção de sua afilhada a mesma retórica da louvação sem limites. No primeiro programa em que roubou a cena como puxador de votos para Dilma, na terça-feira à noite, Lula mostrou como sabe ser excessivo. N…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 19 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Serra parte para o ataque"

Presidente 40: Eleições 2010: Tucano acusa Dilma de "mentir" e a chama de "ingrata"; petista critica gestão FHC

O primeiro debate presidencial Folha/UOL com transmissão ao vivo pela internet marcou mudanças de tom da campanha eleitoral e introduziu o enfrentamento mais direto entre os dois principais adversários. José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram insultos e farpas nas quase três horas de embate. O tucano, oito pontos atrás da petista na mais recente pesquisa Datafolha, foi mais agressivo. Acusou a rival de "mentir" e a chamou de "ingrata". A petista revidou com ataques à gestão FHC. Em terceiro lugar, Marina Silva (PV) poupou Dilma e concentrou suas críticas em Serra, numa clara inflexão de sua estratégia até então. O clima no Tuca, teatro onde se realizou o debate, foi quente. Na plateia, aliados dos candidatos puxaram aplausos e reações aos adversá…

Acontece em Ubatuba

Imagem

Elite generosa

O terno de R$ 500 mil

Eike Batista arremata em leilão roupa da posse de Lula

De O Globo
Teve até um lance inicial, de R$ 100 mil, mas bastou o empresário Eike Batista levantar o braço para arrematar por R$ 500 mil o terno usado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia de sua primeira posse, em janeiro de 2003.

O primeiro a tentar levar a peça foi o empresário José Carlos Semenzatto, mas o lance cinco vezes maior de Eike não deu margem a outra tentativa.

A disputa foi no leilão beneficente promovido na noite de segunda-feira pelo cabeleireiro Wanderley Nunes, que atende a primeira-dama, dona Marisa. O dinheiro irá para o programa Escola do Povo, dirigido por uma ONG na favela de Paraisópolis.

O terno usado pelo presidente não estava em exposição, e Eike só o receberá quando liberado pelo Palácio do Planalto.

O leilão, que teve a presença da própria Marisa, ainda incluiu um capacete do piloto Emerson Fittipaldi, uma camiseta autografada por Pelé, um boné do vocalista do U2, Bono Vox, e…
Imagem

Brasil

Chavismo tupiniquim

Trechos da coluna de Cesar Maia na Folha de SP/sábado 14
1. O populismo autoritário na América Latina tem como expressão maior o presidente Chávez da Venezuela. Seu discípulo mais obediente é o presidente Morales da Bolívia. Em outros países inscritos na rede -dita- bolivariana, o Poder Legislativo procura reagir e evitar que a democracia seja totalmente pisoteada. O Brasil é um caso perigosamente intermediário. As tentativas sub-reptícias quando descobertas produzem recuos cínicos do tipo "não era essa a intenção", "não havia lido".

2. São quatro os vetores onde se testa a blindagem da sociedade e do Congresso. O primeiro trata de valores, quanto à vida, a família e as drogas, surpreendidos num tal Plano Nacional de Direitos Humanos. O segundo aponta contra a liberdade de imprensa. O terceiro se direciona às instituições políticas, e a proposta de uma constituinte exclusiva para a reforma política é o caso mais flagrante.

3. O quarto é o mais comum…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Um plano em execução

Editorial do Estadão
O caos nos principais aeroportos brasileiros registrado no início do mês, por causa da mudança do sistema de escala das tripulações da Gol, bem como o ocorrido no fim do ano passado, em decorrência da adoção de um novo sistema de check-in pela TAM, deixaram claras a incompetência operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e sua incapacidade de evitar colapsos como o ocorrido.

Mas a Anac é apenas um exemplo de como, por meio de asfixia financeira, de nomeações de dirigentes sem as qualificações técnicas necessárias para exercer o cargo e até de redução de responsabilidades, o governo Lula vem esvaziando as agências reguladoras, na execução daquilo que tem todas as características de um plano preconcebido.

Agências imunes aos interesses políticos do governo são incompatíveis com a política petista de açambarcamento do Estado Nacional. Por isso, desde o início deste governo, boa parte das verbas orçamentárias das agências vem sendo retid…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 18 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Lula diz que terá papel ativo se Dilma vencer"

Presidente muda o discurso e afirma pela 1ª vez que dará palpite no governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, pela primeira vez, que terá papel ativo em eventual governo de sua candidata, Dilma Rousseff (PT), chamada por ele de "minha presidenta". Em agendas no Nordeste, o presidente disse que viajará por todo o país e vai dar palpites. "Vou ligar e dizer 'olha, tem uma coisa errada. Pode fazer, minha filha, que eu não consegui fazer'." Até então, Lula declarava que sua melhor contribuição ao deixar o cargo seria não se envolver no governo. Mais tarde, discursou como se disputasse a própria sucessão, sem citar Dilma. À noite, o presidente participou do horário eleitoral ao lado da candidata. Em depoimento gravado, dividiu realizações de governo e elogiou seu desempenho no ministério.

O Estado de São Paulo
"PT e PSDB exploram imagem de Lula …

Tainhas no varal, espiando...

Imagem

Deu em O Globo

Voo alto

Miriam Leitão
O mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros cresceu 59% de 2003 para 2008, enquanto o mercado mundial cresceu 35%. No ano passado, cresceu 13%, enquanto o mundo encolheu 2,6%. Isso torna o mercado brasileiro atraente para as empresas em geral. Hoje, a lei impede estrangeiros com mais de 20% das empresas, mas a imprensa internacional está contando que a LAN comprou a TAM.

É uma forma desatualizada de nacionalismo. Por que os brasileiros se sentiriam mais atendidos em seus brios patrióticos apenas pelo fato de a família Amaro e a família Constantino serem as donas da aviação brasileira? O Senado já aprovou uma ampliação de 20% para 49% na participação de capital estrangeiro em empresas aéreas. Foi para a Câmara, está sendo votado com mudanças, portanto, tem que voltar ao Senado. A expectativa é que até o fim do ano esteja aprovado.

O problema é que pelo que conta, por exemplo, a “Business Week”, a LAN pagou US$ 3,7 bi pela TAM, e seus acionistas vão ficar …
Imagem

Ramalhete de "Causos"

A vitória foi dos peitos

José Ronaldo dos Santos
Eu tive um avô de pouca instrução, mas com muita sabedoria. Era José Almiro, da praia da Fortaleza. Apesar de ter falecido há um bom tempo, de vez em quando é inevitável deixar de citá-lo. Suas frases sempre eram certeiras, diziam até coisas que ainda não entendíamos. Hoje eu digo que ele era um pensador, mas daqueles muito reservados, que somente entre os familiares dava os ares da graça. Porém, foi dele que nós (filhos, netos etc.) aprendemos muito “de profano e de sagrado”. Sempre gostei de pescar com ele; eram os melhores momentos, quando contava coisas incríveis. Certa vez, por exemplo, enquanto curricávamos depois da Lage Grande, no alinhamento de fora entre as ilhas do Mar Virado e Anchieta, de onde, num entardecer maravilhoso, enxergávamos perfeitamente a Ilha da Vitória, o vovô veio com algo muito interessante. Foi mais ou menos assim:

“Aquela é a Ilha da Vitória, menino. Ainda mora bastante gente naquele lugar, mas muita gente já…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Quem mais ainda é de esquerda?

Alexandre Barros - O Estado de S.Paulo
A esquerda completou 200 anos. Começou na Revolução Francesa. Eram os antimonarquistas que, na Assembleia dos Estados Gerais, se sentavam do lado esquerdo. Desde então, a esquerda foi mudando sutilmente de sentido, mantendo a ideia geral de que esquerda eram os favoráveis ao povo e contra os privilégios.

O progresso tecnológico que tomou impulso ali por 1850 e a Revolução Soviética de 1917 mudaram o mundo, mas, por inércia, perpetuou-se a ideia de que esquerda seria tudo o que era pró-povo. Era uma distorção, mas as desigualdades mantinham o conceito vivo, já apoiado na bengala.

A partir de 1950 o consumo de massa deu os primeiros passos, com o fim da 2.ª Guerra Mundial e a aceleração do crescimento nos Estados Unidos, na Europa do Plano Marshall e no Japão. A tomada do poder pelos comunistas de Mao Tsé-tung, na China, e a guerra fria engessaram o conceito, mas nessa altura ele já andava de muletas, e não mais de benga…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 17 / 08 / 2010

Folha de São Paulo
"Planos de saúde pagam só 2% das multas originais"

Autuações de R$ 773 milhões caem para R$ 70 milhões após recursos, mas só R$ 15 milhões são pagos entre 2005 e 2009

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável pelos planos de saúde, não recebe as multas aplicadas contra empresas punidas por irregularidades, como negar cirurgias ou aumentar de forma abusiva as mensalidades. De 2005 a 2009, as autuações feitas pela agência somaram R$ 773 milhões. As seguradoras entraram com recursos na própria ANS e conseguiram reduzir o valor para R$ 70 milhões. Até agora, porém, foram pagos apenas R$ 15 milhões (2%). De acordo com especialistas do setor, o recuo no valor das multas provoca sensação de impunidade das empresas, que preferem esperar pela anulação ou o adiamento da punição. A ANS não revelou as companhias mais autuadas.

O Estado de São Paulo
"Aumenta chance de Dilma vencer no 1º turno, diz Ibope"

Petista chega a 4…