Meio Ambiente

Ubatuba representa o Brasil no Parlamento da Juventude pelas Águas

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, foi convidada para representar o Brasil juntamente com dois jovens ubatubenses no Parlamento Latino-americano e do Caribe da Juventude Pela Água”, que acontecerá de 13 a 15 de março, no México. A comitiva brasileira será formada por um rapaz de 16 anos, chamado Ramatis dos Santos e uma moça de 18 anos, chamada Raquel Rodrigues, além da secretária Cristiane Gil, que os acompanhará. Os jovens foram escolhidos por estudarem em escolas públicas e por já terem participado de projetos ambientais no município. A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, foi escolhida por sua relevante atuação em projetos de Educação Ambiental.
A proposta do Parlamento é realizar um debate entre jovens de diversas nacionalidades sobre as problemáticas enfrentadas em relação à água em seus países e suas propostas de soluções. Os resultados dos debates serão discutidos durante os dias 16, 17 e 18, no “IV Fórum Mundial da Água no México”, que contará com a presença de Ministros de Meio Ambiente.
Os jovens brasileiros apresentarão um projeto que defende a gestão integrada dos recursos hídricos, sob o tema “O encontro das águas dos rios com o mar”. Cristiane Gil explica que esse tema foi escolhido porque os órgãos ambientais sempre tiveram uma tendência a pensar em água doce e água salgada separadamente. “A nossa análise parte do princípio de que as águas dos rios desembocam sempre no mar, portanto, a poluição dos rios significa a poluição dos mangues e, conseqüentemente, de todo o oceano”.
O estudante Ramatis considera essa ida ao México uma grande oportunidade de absorver informações e conhecer a realidade de outros países. “Se tivermos problemas parecidos, poderemos encontrar soluções conjuntas e implantar projetos para melhorar a vida das pessoas”. Para a jovem Raquel, as pesquisas realizadas para o parlamento abriram novos horizontes. “Eu passei a enxergar o ecossistema de forma diferente. Hoje, eu observo melhor as coisas ao meu redor, vejo com olhos críticos o que pode ser mudado. Pretendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos com esse trabalho.”
O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) foi o responsável pela escolha da comitiva brasileira. Todas as despesas de alojamento, passagens de avião, alimentação e transporte da delegação brasileira durante a visita ao México, serão financiadas pelo Secretariado Internacional da Água. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu