Postagens

Mostrando postagens de Novembro 19, 2006

Café 27

Imagem
Reabertura

O Café 27, situado na Conceição 120, pertinho da Câmara e da pizzaria Bucaneiros, estará funcionando novamente a partir da próxima semana. Na foto aparece o Bob, dono do café, com seu novo estilo Fred Mercury. Vamos conferir. (Sidney Borges)

Editorial

Lembrete

No final do governo Jânio Quadros São Paulo foi transformada em um gigantesco canteiro de obras, com os transtornos decorrentes, sujeira, engarrafamentos de trânsito e poluição visual e sonora. Luiza Erundina sucedeu Jânio e não deu continuidade às obras. No início teve apoio, depois, com o passar do tempo, os aplausos se transformaram em apupos. A opinião pública não mudou de um dia para o outro. Demorou pelo menos dois anos para que o motorista preso na geléia de tráfego começasse a relacionar o desconforto com a atitude política da Prefeita. No final do mandato de Erundina o povo rejeitou o PT e elegeu Maluf, que imediatamente cuidou de concluir as obras paradas e iniciar outras. Uma delas é curiosa. O túnel sob o Parque Ibirapuera. Custou mais por metro construído do que o túnel do Canal da Mancha, que liga França e Inglaterra. Em Ubatuba algumas obras estão paradas e isso está deixando a administração à beira de um ataque de apoplexia. Não é o caso de desesperar, atrasos …
Imagem

Abastecimento facilitado

Ilha dos Pescadores deverá receber bomba de óleo diesel ainda este ano

A bomba vai abastecer as 190 embarcações cadastradas no Registro Geral de Pesca e beneficiar mais de dois mil pescadores do principal local de desembarque da frota artesanal de Ubatuba

Foi vitoriosa a luta do vereador Jairo dos Santos – PT junto à Secretaria Especial de Pesca, do governo do presidente Lula, para obter o licenciamento para a instalação de uma bomba de óleo diesel na Ilha dos Pescadores.
Foram várias reuniões realizadas em Ubatuba e em São Paulo, entre os pescadores, o presidente da Colônia, Cláudio dos Santos, o Cacá e o vereador Jairo, envolvendo os representantes da CETESB, SPU, DPRN, Secretaria de Agricultura e Pesca, Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, Secretaria do Meio Ambiente até se chegar a um bom termo.
A luta pela obtenção do licenciamento vem desde 2003, quando a Colônia Z10 se cadastrou na Subvenção Econômica do Óleo Diesel do Governo Federal, política de pesca que teve um grande avanço …
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 25 / 11 / 2006
Eduardo Cesar recebe prêmio Top Vip 2006Eduardo Cesar recebe Ministro da Saúde em UbatubaAlunos de Turismo realizam City Tour em UbatubaUbatuba sedia encontro nacional de hotéis do “Roteiros de Charme”Ubatuba participa do Dia Mundial de Luta Contra a AidsGuarda Municipal de Ubatuba apreende drogas e armaLigeirinho fatura campeonato Dentinho 2006 em UbatubaLeia aqui

Manchetes do dia

Sábado, 25 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Governo prevê PIB menor e corta gasto"
Em seu quinto relatório de acompanhamento orçamentário, o governo reduziu outra vez a previsão oficial para o crescimento econômico, promoveu novo corte de gastos e deu sinais de que a meta fiscal será cumprida com dificuldades. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto era de 4,5% no início do ano. Depois, caiu para 4%, 3,7% e, no documento de ontem, 3,2% -ainda acima dos 2,95% projetados pelo mercado.

O Globo:
"Caos aéreo derruba militar que chefiava controladores"
O presidente Lula decidiu substituir o comando do Departamento do Controle de Espaço Aéreo (Decea), ao qual estão subordinados os centros de controle de tráfego aéreo, para tentar aliviar a tensa relação entre a Aeronáutica e os controladores. O diretor-geral do departamento, brigadeiro Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, e seu vice, major-brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann, foram exonerados ontem. Vilarinho é cont…
Imagem

Corrupção

Desequilíbrio

Claudio Weber Abramo
O projeto Deu no Jornal (www.deunojornal.org.br), da Transparência Brasil, recolhe todos os dias noticiário sobre corrupção publicado em 59 jornais diários de todos os estados e em quatro revistas semanais. A análise do conjunto dessa cobertura permite atingir conclusões interessantes sobre o retrato – ou melhor a caricatura – que a imprensa fornece do Brasil.
Entre fevereiro de 2004 e a semana passada, os 63 veículos acompanhados pelo projeto publicaram cerca de 130 mil matérias totalizando quase 300 milhões de caracteres, distribuídas por 3.446 assuntos diferentes. Desses assuntos, 2486 eram específicos a alguma das três esferas, sendo 372 referentes à federal (15%), 845 à estadual (34%) e 1269 à municipal (51%).
Apesar da pesada predominância de casos municipais, e embora os assuntos estaduais tenham somado mais do que o dobro dos federais, o espaço dedicado pelos jornais a cada uma das esferas distribuiu-se na ordem inversa: 60% à federal, 23% à esta…

Região Sul

Imagem
Podre ponte

O vereador Charles Medeiros encaminhou ao Executivo um documento solicitando providências urgentes em relação à recuperação de uma ponte situada na Rua Soldado Francisco Franco, na Maranduba, que se encontra em péssimas condições de uso e conservação. Do jeito que está a ponte coloca em risco a integridade física das pessoas que por ela transitam. O local ainda serve de alternativa para aqueles que não pretendem usar a rodovia.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros
Imagem

Tudo azul na avenida Iperoig

Avenida Iperoig

As obras prosseguem. Ontem fiz um filme do estágio atual. Conforme foi prometido, até o dia 22 de dezembro estará tudo acabado. Vamos iniciar 2007 de avenida nova. Fiquei sabendo de um incidente no período da manhã. Deu até boletim de ocorrência. Sempre com o mesmo cidadão envolvido, que deve ter alma de pugilista. Quer resolver tudo na base da violência. Melhor seria conversar. Violência gera violência. E tira votos. E como tira. Caiçaras não engolem valentões. Esqueci, eles são forasteiros...

Sidney Borges

Ubatuba em foco

Centro de Convenções? Para quando?

Corsino Aliste Mezquita
Pode-se ler, na revista publicitária oficial dos “treze títulos RESGATANDO” e “quinze INOVANDO”, publicada com motivo do aniversário da cidade, texto sobre o futuro!.. futuro!... futuro!...”Centro de Convenções”.

“A construção do Centro de Convenções”

“A construção do Centro de Convenções, que representa a realização de um antigo sonho da classe empresarial, está em fase de licenciamento ambiental. O centro de convenções será uma grande obra que vai atrair um nicho específico do mercado turístico, inserindo Ubatuba no roteiro do turismo empresarial e de negócios.”(SIC).Pg. 18.

O texto é ilustrado com foto ou arte da “perspectiva artística da fachada”.
Texto, conteúdo e fotografia são futuristas. Perspectivas de futuro. “Esperança ou crença numa coisa provável ou desejada, embora distante.”(Dicionário Larousse).
Texto e ilustração perspectiva são indicativos da falta de realizações acabadas para serem apresentadas à comunidade. Não é…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 24 / 11 / 2006
Fórum da Agenda 21 acontece na próxima semana em UbatubaPrefeitura promove dia de campo para pescadores em Arraial do CaboEscolas de Ubatuba realizam eleições para escolha de diretorFundart abre inscrições para o II Festival de Marchinhas CarnavalescasEquipe Cavalo Marinho vence Travessia da Ilha AnchietaÉ hora de decisão no Circuito Ubatuba de SurfeLeia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 24 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Pior atentado deixa 161 mortos no Iraque"
Pelo menos 161 pessoas morreram e 257 ficaram feridas no pior atentado no Iraque desde a invasão do país pelos Estados Unidos, em março de 2003. Cinco carros-bombas e dois morteiros explodiram numa ação coordenada, no bairro xiita de Sadr City, periferia de Bagdá. O governo determinou toque de recolher por tempo indeterminado e o fechamento dos aeroportos de Bagdá e Basra.

O Globo:
"Menor pode ter confessado crime para proteger irmão"
O menor X, de 17 anos, que foi detido pela PM e confessou ontem ter assassinado Ana Cristina Vasconcellos Giannini Joahannpeter, de 58 anos - ex-mulher do empresário Germano Gerdau -, pode estar tentando proteger o irmão, maior de idade, que seria o verdadeiro autor do disparo que matou anteontem à noite a mulher, numa esquina do Leblon. A suspeita é da Polícia Civil, que está à procura do irmão do menor detido na Cruzada São Sebastião, no Leblon. O a…

Enquanto isso...

Imagem

Juras de amor

Serei teu para sempre...

Faltando uma semana para o fim de novembro, o panorama político começa a mostrar sinais natalinos, isto é, estamos em recesso de notícias. O presidente Lula conversa com todo mundo buscando formar uma base sólida para governar. Ele quer manter a inflação controlada, o dólar baixo, os juros altos e dar início ao crescimento. Isso é repetido diariamente como um mantra Hare Krishna. De tanto ouvir as pessoas acreditam. Difícil será cumprir. Também não será simples explicar o que deu errado se não der certo, o que convenhamos, é o mais provável. Mágicas não existem e pensamentos de desejo só se materializam em contos de fadas. Em Ubatuba também não há novidades, fora o de sempre. As obras estão paradas e o Parque Trombini continua e parece que continuará por muito tempo onde sempre esteve. Um aspecto interessante da corrida pelo poder é a luta por um lugar ao Sol. Tem gente fazendo de tudo para garantir uma boquinha futura ao lado do Prefeito. Como vice-prefeito. S…

Personalidade

Imagem
Luiz Carlos Viana, que já foi presidente da Câmara, recebeu o título de "Cidadão Ubatubense", numa homenagem justíssima. Quem quiser saber pormenores da administração de Ciccillo Matarazzo é só perguntar, ele conhece todos. Parabéns Viana, o título só veio confirmar o que é de conhecimento geral. Ninguém é mais ubatubense do que você. (Sidney Borges)

Novidade

Barata, resistente, de plástico. Éuma casa

Agência Estado
São Paulo - Já existe no País uma casa de plástico reforçado, que fica pronta em cerca de dez dias e custa menos que um carro popular. Tida como uma solução para famílias de baixa renda, a CasaPrática começa a ser vendida pela Construtora Romeu Chap Chap. De olho no mercado popular, a construtora, que sempre teve como foco imóveis para a classe média, fechou uma parceria com a MVC, empresa do Grupo Marcopolo, para comercializar casas fabricadas pela companhia.
“A CasaPrática é uma espécie de Lego”, afirma o diretor geral da MVC, Gilmar Lima, comparando o produto a um brinquedo de montar. Sem impostos, a casa de 36 metros quadrados custa R$ 17,4 mil; a de 42 metros quadros sai por R$ 20,3 mil, diz Lima. O produto, segundo Chap Chap, pode ser financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) em 10,15 ou 20 anos. “A Caixa deu o aval.”
A estrutura da casa é de aço e as paredes são de plástico reforçado, explica Lima. A tecnologia é…
Imagem

Por que parou? Parou por quê?

Obras públicas

No uso da Tribuna da Sessão de Câmara do último dia 21, o vereador Charles Medeiros PSB, cobrou do Executivo esclarecimento sobre andamento das obras no município. Segundo Charles, várias obras no município estão sendo executadas por convênio com o DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) tendo seu andamento de forma bastante lenta, trazendo prejuízos aos munícipes e turistas. O vereador falou da preocupação com o gasto do dinheiro público e os prazos anunciados, reivindicado agilidade das obras, principalmente por estarmos próximos da temporada.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros
Imagem

Câmara

Presidente da Câmara apresenta projetos para portadores de necessidades especiais

Na última terça-feira, dia 21, o Legislativo votou e aprovou por unanimidade dois projetos do presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), que beneficiam portadores de necessidades especiais.
O primeiro projeto, de nº 152/06, estabelece a obrigatoriedade de reserva de vagas e o aperfeiçoamento dos profissionais e funcionários nas creches municipais para atender crianças portadoras de necessidades especiais. Para o autor o projeto é importante pois visa proporcionar a essas crianças um ambiente harmonioso na convivência com profissionais habilitados e preparados para ajudá-las, “assim como a garantia de vagas o aperfeiçoamento de profissionais é fundamental para o desenvolvimento e socialização dessas crianças”, disse Dr. Ricardo.
Fonte: Laura Ennes - ASCOM
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 23 / 11 / 2006
Eduardo Cesar recebe ministro da SaúdeProdutores rurais de Ubatuba buscam novas formas de comercializaçãoPrefeitura oferece lazer a todas as idades neste sábadoEtapa final do Torneio da Melhor Idade começa nesta sexta-feiraWiggolly Dantas pode conquistar o pentacampeonato estadualLeia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 23 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"PMDB fecha apoio ao governo Lula"
Após reunião de quase duas horas no Palácio do Planalto, o PMDB anunciou ontem que vai aderir ao "governo de coalizão" de Luiz Inácio Lula da Silva. Aliado de Geraldo Alckmin (PSDB) na eleição, o presidente do PMDB, Michel Temer, disse que o apoio integral do partido ao governo deve ser formalizado em até duas semanas. Segundo o peemedebista, uma "amplíssima" maioria do partido vai aderir a Lula.

O Globo:
"Dossiê: há 70 dias, petistas omitem origem de dinheiro"
A origem do R$ 1,7 milhão que seria usado por petistas para comprar um dossiê contra candidatos tucanos ainda é misteriosa 70 dias depois de a PF apreender a montanha de dinheiro. Chamados de "aloprados" pelo presidente Lula, todos os petistas envolvidos adotaram a mesma versão: não participaram da negociação de valores e não sabem de quem é o dinheiro. Ontem foi a vez de Expedito Veloso, ex-diretor do…
Imagem

Patropi

Dura realidade

Um avião Boeing 737-800 custa caro. Muitos milhões de dólares. Um avião Legacy, orgulho da indústria nacional, também é caro. Não tanto quanto o Boeing, que é maior, mas para os leitores terem uma idéia, o preço, dependendo da configuração, é sempre superior a vinte milhões de dólares. Os pilotos desses aviões são bem remunerados, levam vidas confortáveis. A aviação comercial é rica. Rica e plena de charme. As viagens aéreas são promessas de bons momentos, pelo menos é essa a imagem que a propaganda tenta nos passar. Um Boeing 737-800 pode levar até 180 passageiros, que pagam caro por conforto e segurança. Essas aeronaves são fantásticas. Representam a prova material da capacidade empreendedora do homem e de seu engenho inventivo. A segurança das operações, no entanto, pode ser creditada a um adolescente de vinte anos, que ganha mil e seiscentos reais por mês. Esse é o Brasil, com resquícios da escravidão ativos. Sempre é bom lembrar que durante quatrocentos anos de noss…

Hora do café

Imagem
Com política e cultura...

Dia desses encontrei um trio de respeito tomando o melhor café da cidade, na minha modesta opinião de tomador de café. Da esquerda para a direita: Wagner Nogueira, militante histórico do PV, o escritor e "Cidadão Ubatubense" Flávio Girão e o não menos famoso Guilherme Ferreira de Assis, historiador e membro ativo das hostes tucanas.
O café fica na Thomaz Galhardo, pertinho da avenida Iperoíg. Experimente, você não vai se arrepender. (Sidney Borges)

Editorial

Estado de Direito

É possível um gestor público cometer um ato ilegal, porém não imoral? Em Ubatuba é. Ontem na Câmara alguns vereadores usaram esse argumento para justificar o uso de veículos da Educação em atividades não permitidas. Segundo uma denúncia, tais veículos teriam transportado atletas para competir em outras cidades. Os edis preferiram não dar crédito à denúncia. Para tanto fizeram um trabalho de desconstrução. Ou melhor, uma tentativa. Alegaram que nossos atletas precisam participar de competições. Ninguém seria capaz de dizer o contrário, eles elevam o nome de Ubatuba e merecem todo o apoio e toda a consideração. Mas não devem ser envolvidos em ilegalidades. Em existindo, as leis devem ser cumpridas. Ao se abrir um precedente aqui, outro ali, a organização social inicia um processo irreversível de deterioração. Lutamos tanto para ter um estado democrático de direito, é fundamental que tenhamos todo o cuidado em preservá-lo. Isso implica em respeito às leis. Ainda que não …
Imagem

Notícias da Unitau

Comitê das Bacias do Paraíba do Sul será homenageado em Guaratinguetá

O Rotary Club de Guaratinguetá homenageia nesta terça-feira, dia 21, o prefeito de Guaratinguetá, Antonio Gilberto Filippo Fernandes Junior e o geólogo Edílson de Paula Andrade, durante a entrega do “Troféu Piraquara”, pelos relevantes serviços prestados em 2006 ao Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul. Filippo Junior é o atual presidente do CBH-PS e Andrade, secretário-executivo da entidade. Criado por força da lei 9034/94 e instalado em 25 de novembro de 1994, o Comitê tem como objetivos a manutenção e preservação dos recursos hídricos no trecho paulista da bacia hidrográfica do Paraíba do Sul.
O evento promovido pelo Rotary Club visa premiar pessoas e instituições do Vale do Paraíba, incentivadoras da cultura e da preservação histórica da região. Desde 2004, a nova versão do prêmio também contempla o setor de meio ambiente.
Neste ano, o projeto “PCDs” (Plataforma de Coleta de Dados), desenvolvido pe…
Imagem

Surf

Edgar Bischof faz final no Rio

Depois de passar por Saquarema, Cabo Frio, Macaé e Rio de Janeiro, o Circuito Estadual de Surf Profissional finalizou a quinta etapa no Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, no litoral norte do Rio de Janeiro.
A competição rolou com ondas de meio metro e o último dia com sol e pouco vento.
A equipe ubatubense contou com Saulo Junior, Cleyton Nunes e Edgar Bischof.
Saulo Junior não dei sorte e deixou a competição ainda no round de estréia.
Cleyton Nunes, que foi um dos destaques do primeiro dia perdeu no terceiro round.
O ubatubense Edgar Bischof fez uma bela apresentação e conseguiu se garantir na grande final.
Edgar Bishoff garantiu a melhor colocação entre os surfistas de fora do Rio e continua sonhando com a vaga na elite do surf profissional.
Com esse resultado Edgar está a um passo para se classificar para o Super Surf de 2007.
O campeão da etapa foi o carioca Eduardo Rolins que conquistou sua primeira vitória com profissional

Resultado da etapa

3 - Ed…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 22 / 11 / 2006
Prefeitura de Ubatuba entrega ponte na MarandubaPrefeitura de Ubatuba lança campanha para informar sobre parcelamento de impostosPrefeitura prorroga inscrições para recadastramento de agentes ambientaisComunidade da Região Norte é convidada para participar do Conselho Gestor de SaúdeInscrições para concurso público encerram-se nesta quarta-feiraSemana da Música começa amanhã em UbatubaAtletismo de Ubatuba chega perto da medalha na final estadual do Pró-AtletismoLeia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 22 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Investimento do Brasil no exterior bate recorde"
O Brasil vai bater neste ano o recorde de investimentos no exterior e, pela primeira vez na história, a saída de recursos destinados a atividades produtivas vai superar a entrada. Entre janeiro e outubro, as empresas brasileiras investiram US$ 22,8 bilhões em outros países, mais que o dobro do recorde anterior de US$ 9,47 bilhões registrado em 2004, quando houve a fusão da AmBev com a belga Interbrew.

O Globo:
"Senado aprova 13° para Bolsa Família"
A oposição deixou de lado ontem seu discurso pela austeridade fiscal e conseguiu aprovar, no Senado, a concessão de 13° pagamento para os beneficiados do programa Bolsa Família. Se confirmada pela Câmara, a bondade da oposição custará cerca de R$ 700 milhões aos cofres da União, verba que não está prevista no Orçamento. O líder do governo Lula, Romero Jucá, encaminhou posição contrária ao pagamento, mas os governistas acabaram de…
Imagem

Manifestação

Plano Diretor

O Núcleo Municipal do Plano Diretor Participativo e os moradores dos bairros do Pé da Serra, Sesmarias, Taquaral, Pedreira, Parque Guarani, Núcleo Botafogo e Ubatubamirim estarão realizando um ato publico em frente à Câmara antes da Sessão para apoiar a aprovação do projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Moradia e o Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social (1% do Orçamento Municipal). Também alertar para que os vereadores fiscalizem a lei do Plano Diretor Participativo aprovada na Câmara Municipal no último dia 10 de Outubro, porém a mesma ainda não foi sancionada pelo Prefeito Municipal Eduardo Cesar. Os moradores reivindicam ainda do Prefeito que assine o Termo de Adesão do Município com o Governo Federal para efeito de repasse de verbas para a regularização Fundiária e habitação no Município de Ubatuba.
A manifestação terá início às 18:30h com encerramento antes do início da sessão que será acompanhada pelos manifestantes.

Gerson Florindo
Núcleo Municip…

Entendeu?

O caos natural

De Waldir Pires, ministro da Defesa, sobre a crise no setor de aviação e erros que levaram ao acidente do vôo da Gol:

- Somos competidores dos países mais desenvolvidos, dos melhores níveis (em controle aéreo). Nossos problemas por vezes ocorrem pela natureza das circunstâncias e ocorrem muitas vezes em outras partes do planeta. (Fonte: Noblat)

Zona Azul

Tecnologia na cidade de São Paulo

Está em operação, em dois pontos da capital paulista (região central e bairro do Pacaembu), um projeto piloto totalmente digital, que elimina a obrigação de deixar o comprovante no painel do carro

Os motoristas da cidade de São Paulo não querem mais saber de talões em papel para pagar a Zona Azul. Está em operação, em dois pontos da capital paulista (região central e bairro do Pacaembu), um projeto piloto totalmente digital, que elimina a obrigação de deixar o comprovante no painel do carro.
A novidade, inédita no mundo, pode se tornar uma importante aliada dos municípios brasileiros para diminuir o vandalismo, aumentar a rotatividade dos veículos, evitar fraudes e permitir um melhor controle da arrecadação e fiscalização feita pelos administradores e dirigentes de trânsito.
O sistema permite que a transação de compra de horas para o estacionamento seja realizada digitalmente. Basta que o motorista se dirija a um posto credenciado de compra, forneça sua p…
Imagem

Ubatuba em foco

Praia Grande: o que não vem à tona e quem lucra com isto?

"Um homem luta muito mais por seus interesses do que pelos seus direitos"
Napoleão Bonaparte


Marcelo Mungioli*
Ubatuba é um município atípico. Com mais de 70% de sua área comprometida com áreas de preservação ambiental permanente, não teve ainda uma política de planejamento que aproveitasse tal situação. As faltas de planejamento e de fiscalização permitiram a ocorrência de verdadeiros descalabros, que se refletem nos dias de hoje, na caótica situação financeira e social vivida por que aqui reside.

PROGRESSO VERSUS PRESERVACIONISMO
Cicillo Mattarazo é, até hoje, um ícone no planejamento urbano em Ubatuba. É de sua época a Lei 144/1968, que implantou o primeiro Plano Diretor Municipal, que traçou as diretrizes de crescimento do município. Previa loteamentos com ruas de 14 metros e avenidas de 20 metros, o que era considerado um absurdo na época. O arquiteto Roberto Rezende, em depoimento sobre este assunto em meu livro, “A H…
Imagem

SAPU agradece

Sociedade Amigos da Praia do Ubatumirim – SAPU

Ubatumirim na onda do resgate. A comunidade local vem por meio deste, agradecer ao prefeito municipal e ao administrador da Regional Norte, pelas melhorias nesta comunidade, sendo elas:

1- Recuperação da estrada do cemitério centenário, localizado no canto norte da Praia do Ubatumirim.
2- Reforma da passarela do canto sul da Praia do Ubatumirim, que dá acesso à praia da Justa.

O resgate está apenas começando.

Zita Pedra dos Santos
Presidente da SAPU
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 21 / 11 / 2006
Ubatuba é a cidade com menor índice de criminalidade do Litoral NortePolícia Militar de Ubatuba promove “I Ação Cidadania da 3ª Cia”Defesa Civil atende ocorrência na BR-101Ubatuba traz cinco medalhas do Pró NataçãoLeia aqui

Manchetes do dia

Terça-feira, 21 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Pane atrasa mais de 40% dos vôos"
O país enfrentou ontem mais um dia de caos nos aeroportos, com atrasos de pelo menos 45 minutos em 43,2% dos vôos. Mas, desta vez, as dificuldades foram atribuídas ao mau tempo no Sul e no Sudeste durante o final de semana, e não à operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo. Segundo a Aeronáutica, as chuvas causaram o rompimento de um cabo de fibra ótica do Cindacta-2, em Curitiba, que foi consertado ainda na madrugada de ontem. Esse centro controla o tráfego da região Sul.

O Globo:
"Legislativo e Judiciário querem aumento salarial de até 91%"
De uma só vez, parlamentares, juízes e procuradores da República estão em campanha para aumentar seus vencimentos. No Congresso, deputados e senadores querem reajustar seus salários em 91,4%, de R$ 12,8 mil para R$ 24,5 mil. Para não estourar o Orçamento do Legislativo, a proposta é acabar com a verba de R$ 15 mil que cada parlamentar tem dir…
Imagem

Editorial

Cidade atípica

Quantos habitantes há em Ubatuba? A pergunta parece fácil. Basta consultar os dados do IBGE, embora os números oficiais induzam a erros de julgamento. Se fizermos a média aritmética entre os meses de férias e o restante do ano, ficaremos mais próximos da verdade. A infra-estrutura do Município deve atender ao povaréu das férias, multidões ávidas por sol e água salgada. Nos meses de pico o sistema de esgotos fica sobrecarregado, o consumo de água cresce e o lixo produzido é multiplicado na razão direta do aumento populacional. Não vou lembrar do trânsito, que há muito tempo tem um gargalo na Praia Grande e em breve terá outro no Centro. Por ser uma cidade atípica, com população flutuante, Ubatuba deveria ter tratamento diferenciado. As verbas destinadas ao saneamento e aos serviços de telefonia e eletricidade deveriam ter em vista os meses de maior demanda. Ubatuba também precisa de eleições em dois turnos, embora sua população fixa não atinja o número necessário. Com doi…

Duas fotos e um tema: Itaguá

Imagem

Opinião

Brasil precisa de um partido conservador

Do inglês radicado nos EUA Kenneth Maxwell, diretor do programa de estudos brasileiros da Universidade Harvard, em entrevista publicada na Folha de S.Paulo, hoje:

"Há especulações de que o governador eleito de São Paulo, José Serra, tem vontade de criar um partido de centro-esquerda.
Maxwell - Há um perigo aí. Brasileiros sempre tentam dar um novo nome a algo quando não conseguem consertar o que já existe. O que o Brasil precisaria mesmo era de um partido conservador moderno, que fosse honesto ao defender o liberalismo e que assumisse suas crenças. Seria uma grande revolução. Já existe um partido de centro-esquerda, que é o PT. O que faltou na última eleição era: quem é a centro-direita? Serra tem estado sempre à esquerda de Lula, mas o PSDB tem mais alianças à direita.

É por isso que ninguém defendeu as privatizações?
Maxwell - É que ainda persistem dúvidas ou uma percepção de que houve negócios obscuros durante as privatizações. Não há prova…
Imagem

Ubatuba em foco

Desgoverno de Eduardo Cesar

Lá se vão quase um ano e onze meses de desgoverno de Eduardo Cesar somam se mais de seiscentos e setenta dias de arrogância, prepotência, de absoluta falta de compromisso com o povo e com a verdade; preocupado em desqualificar quem o critica e de tudo fazer para evitar investigações acerca de um ambiente de permanente suspeição. Esse procedimento, caracterizado na linha da mais ostensiva falta de transparência, revela o desprezo por quaisquer mecanismos de participação popular, pelo planejamento urbano e pelas políticas públicas, hoje inexistentes, e pelas metas efetivamente sociais.
Não se pode duvidar da realidade apontada por um cenário deplorável (escolas, postos e centros de saúde sem médicos e remédios, o lixo sem destino adequado), que agride um povo pleno de esperanças num futuro melhor. Ubatuba se mantém numa condição humilhante, seu povo não sente o benefício de políticas de geração de emprego e renda. Agravam-se as condições de vida nas áreas de ri…
Imagem

Pensata

Capital Social

Ernesto F. Cardoso Jr.
“Capital Social”, aqui abordado, não é aquele importante componente do patrimônio líquido de uma empresa - um conceito econômico-contábil. “Capital Social” é, também, um conceito sócio-econômico. É tese desenvolvida por estudiosos das ciências sociais que analisam as causas do crescimento e desenvolvimento de grupos e sociedades e que observaram ser este um componente marcante, um divisor de águas, entre sociedades que evoluem, crescem e prosperam e sociedades que não se desenvolvem, emperram, ou até regridem.
Capital Social, no conceito sócio-econômico, pode ser definido como sendo o conjunto de normas, valores, ou condutas que, normalmente compartilhados entre os membros de um grupo, lhes permite desenvolver a cooperação, a coexistência produtiva e o desenvolvimento integral de todo o grupo. Deve-se enfatizar aqui não só o aspecto da normalidade, como o da informalidade, na prática desses valores, contrariamente à imposição dos mesmos por normas le…
Imagem

Notícias da Câmara

Empresas de financiamento deverão fixar cartazes de desconto para pagamento antecipado

As empresas de Ubatuba que operam com financiamento, crediários ou empréstimos serão obrigadas a manter fixado, em local visível, placas ou cartazes informando ao consumidor o direito de obtenção de desconto em caso de pagamento antecipado do débito.
Assim determina o Projeto de Lei de autoria do Presidente do Legislativo, vereador Dr. Ricardo Cortes (PV), aprovado na última terça-feira, dia 14, na Câmara Municipal.
De acordo com a Lei, o Procon, órgão de proteção ao consumidor, será o responsável em fiscalizar e aplicar as devidas penalidades à empresa infratora.
A princípio a empresa que descumprir a lei será advertida e terá dez dias para providenciar os cartazes ou placas, caso contrário será aplicada multa de um a dez salários mínimos. Em caso de reincidência, a empresa será penalizada com multa dobrada e o total descumprimento da Lei acarretará na interdição do estabelecimento. “Esta lei visa gara…

Manchetes do dia

Segunda-feira, 20 / 11 / 2006

Folha de São Paulo:
"Cresce a participação dos negros nas universidades"
De 1995 a 2005, percentual de negros e pardos no ensino superior aumentou de 18% para 30%, revela pesquisa do IBGE.
Inclusão foi maior a partir de 2001. Nos últimos cinco anos, entraram mais negros que brancos na rede pública; eqüidade chegará em 2015.


O Globo:
"Petrobras faz, sem licitação, convênio de R$ 228 milhões"
Sem licitação, a Petrobras fechou este ano um convênio inédito, no valor de R$ 228,7 milhões, com a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi) para a formação de 70 mil profissionais. A entidade reúne algumas das principais empreiteiras do país, e pelo menos 13 dessas empresas associadas doaram R$ 16,7 milhões a candidatos e partidos. Do total, R$ 6,4 milhões foram para os caixas do PT e do PCdoB. A UTC Engenharia, empresa na qual trabalha o presidente da entidade, Ricardo Ribeiro Pessoa, distribuiu na eleição R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,3 milhão…

É campeão!

Imagem

Imprensa

Aparelhar mais?!

De O Estado de S.Paulo, hoje:
"Das muitas contradições entre o sentido das palavras e a realidade dos atos que têm caracterizado o governo Lula, nos poucos dias passados desde a reeleição, destaca-se com grande evidência a que se refere ao seu relacionamento com a imprensa. Ao reconhecimento de que toda sua trajetória política se deveu ao amplo espaço que sempre obteve na mídia, Lula acrescentou uma profissão de fé na melhoria dessa relação e anunciou a intenção de adotar a rotina das democracias (à qual sempre fora avesso), em que os chefes de Estado e governo dão entrevistas coletivas, em lugar de apenas produzirem falas oficiais lidas no teleprompter das câmeras de televisão, com transmissões compulsórias em rede nacional. Mas seus atos, e os de seis assessores, assumiram significado exatamente oposto ao das intenções reconciliatórias, mostrando um ânimo de autoritarismo censório como se o presidente e seu partido tivessem velhas contas a ajustar com a imprensa.…

Carcará 66

Imagem
Crispim

Amanhã é o “Dia da Consciência Negra”. A data me fez lembrar do Crispim, meu amigo de muitos anos, cuja pele é negra como um pedaço de carvão. Qual é exatamente a importância da cor da pele? Com o Crispim aprendi muito sobre mecânica, passei horas agradáveis falando de corridas e ouvindo histórias dos tempos em que Interlagos era um templo romântico de um país cheio de esperança e garra. Escolhi o Crispim para homenagear os negros do Brasil, que tanto fizeram por este país e tão pouco receberam em troca. Um grande abraço amigo Crispim, precisamos nos ver por aí.
Foto: O Carcará em exposição na inauguração da revenda Cota, na Rua Assunção, 401, Botafogo em 29 de junho de 1966: da esquerda para a direita: Antonio Casari (pai de Norman), Norman, Italo Antonangeli (mecânico), Antônio Paulo Araújo, Bob Sharp, Miguel Crispim (O Mecânico), Rony Sharp (de terno), Jorge Lettry, Götz Walter Leider, Rino Malzoni e um amigo de Norman.

Sidney Borges
Saiba mais sobre o Carcará