Postagens

Mostrando postagens de Agosto 9, 2009

Em nome de Jesus

As Farc, o Bispo e Lula

Diogo Mainardi
O pastor Carlos Magno de Miranda, em 1991, acusou a Igreja Universal de ter comprado a Rede Record com dinheiro de narcotraficantes colombianos. Agora, com duas décadas de atraso, o episódio finalmente poderá ser esclarecido. Os mesmos promotores que, na semana passada, denunciaram criminalmente Edir Macedo e outros integrantes da Igreja Universal indagam também a suspeita de que a segunda parcela da compra da Rede Record possa ter sido saldada com recursos do Cartel de Cali. Carlos Magno de Miranda é uma das testemunhas arroladas pelo Ministério Público, e os promotores cogitam pedir a abertura de mais um processo contra os donos da Rede Record.

Carlos Magno de Miranda era um dos líderes da Igreja Universal. Em 1990, ele se desentendeu com Edir Macedo e passou a atacá-lo publicamente. Num dos documentos obtidos pelo Ministério Público, ele relatou os detalhes de sua ida a Medellín, para receber o dinheiro dos narcotraficantes colombianos. Ele teria…
Imagem

Deu na Veja

A terra de Lula é Serra

De Felipe Patury
Pernambuco é onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcança seus maiores índices de aprovação. No estado, sua popularidade beira os 90%. Mas, até agora, Lula não conseguiu transferir seu capital político para a ministra Dilma Rousseff, escolhida por ele para suceder-lhe.

Uma pesquisa realizada pelo Ipesp no início deste mês mostra que o tucano José Serra tem em Pernambuco mais que o dobro das intenções de voto da petista: 43% contra 21%. O terceiro colocado é o socialista Ciro Gomes, com 11%.

Se Ciro sai do páreo, a situação fica ainda melhor para Serra, que atinge 49%, contra 23% de Dilma. A pesquisa também mostra que o governador Eduardo Campos, do PSB, tem apenas 10 pontos de vantagem em relação ao seu antecessor, Jarbas Vasconcelos, do PMDB, e indica que dois oposicionistas, o tucano Sérgio Guerra e o democrata Marco Maciel, são os favoritos na corrida pelo Senado.

Twitter
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Lérias

Uma calça do Germino

Sidney Borges
No verdor dos cinco anos eu queria duas coisas. Um dente de ouro e um casaco de couro, assim mesmo, rimando. Para combinar com cigarros Macedônia. Ou Everest, quando não tinha.

Minha avó acertou detalhes com seu José Dentista, estava tudo pronto até minha mãe descobrir e proibir. Deixei crescer a unha do dedinho, vingança maligna. Nem dente de ouro nem casaco de couro, a vida me mostrou cedo que querer nem sempre é poder.

Dez anos depois mandei fazer uma calça no Germino. Pestana dupla, bolsos com zíper e boca de sino. Eu era branco, parecia um fantasma, não o Fantasma, herói dos quadrinhos, um abantesma qualquer, espírito errante que assusta quem acredita em fantasmas.

Na praia do José Menino eu passava e despertava riso nas barracas. E aí brancão? Tomou banho com Rinso? Lógico que isso só acontecia no primeiro dia das férias, no segundo eu já estava vermelho e no terceiro muito vermelho. Ninguém mais podia me chamar de branquelo. Camarão ou pimentão dav…
Imagem

Opinião

A tragédia de sempre

Editorial do Estadão
Como ocorre em toda data festiva, o balanço da violência criminal no Dia dos Pais voltou a registrar assaltos, homicídios e latrocínios praticados por condenados que cumprem pena no regime semiaberto e foram beneficiados pela figura jurídica do "indulto condicional" ou "saída autorizada" para visitar a família. O benefício integra a Lei de Execução Penal (LEP) como prêmio para os presos de bom comportamento, mas muitas vezes os beneficiados são criminosos que, por sua folha corrida, não têm condição de retornar ao convívio social, ainda que provisoriamente.

No último Dia dos Pais, o caso mais trágico ocorreu em Salvador (BA), com o brutal assassinato da pediatra paulista Rita de Cássia Martinez, de 39 anos. Ela foi abordada no estacionamento de um shopping center, no momento em que colocava a filha de 1 ano e 8 meses na cadeirinha do automóvel. O criminoso não a deixou sair do banco de trás do veículo, assumiu a direção e a le…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 15 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Governo veta propaganda de antigripal"

Segundo a Anvisa,objetivo é evitar que o consumo dos remédios mascare a gripe suína, o que pode adiar o diagnóstico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a propaganda de antigripais no país. A medida atinge todos os remédios analgésicos e antitérmicos, como Aspirina, Tylenol e Novalgina.
O objetivo, segundo a Anvisa, é evitar que o consumo dessas substâncias mascare os sintomas da gripe suína, o que pode adiar o diagnóstico da doença. Os laboratórios prometem seguir a medida.
Segundo a Anvisa, um médico deve ser procurado para eventual tratamento de gripe suína sempre que o paciente tiver febre repentina superior a 37,5ºC, tosse e ao menos outro sinal de gripe.
A orientação geral é que, antes de tomar qualquer remédio, a pessoa consulte sempre um médico. Caso isso não seja possível, um farmacêutico deve informar sobre os medicamentos.
Médicos afirmam que a determinação da Anvisa deveria se…
Imagem

Eleições 2010

Marina seria um raio de sol, afirma sociólogo Francisco de Oliveira

A eventual candidatura de Marina Silva à Presidência da República seria "um raio de sol" na política brasileira, afirma o economista e sociólogo Francisco de Oliveira.

Haroldo Ceravolo Sereza
Do UOL Notícias em São Paulo
O economista e sociólgo Francisco de OliveiraUm dos intelectuais mais importantes do PT, Oliveira rompeu com o partido logo no início do primeiro governo Lula, em 2003. Atualmente, está filiado ao PSOL. Questionado sobre a eventual candidatura de Heloísa Helena, ele respondeu: "Quem disse que ela será candidata? Meu voto é soberano. Vou utilizá-lo para abrir brechas nesse sistema quase oligárquico que está se estabelecendo, entre PT e PSDB."

Oliveira diz também que a candidatura Marina, que atualmente analisa convite do PV para disputar a Presidência, "abre uma clareira" para que vozes diferentes possam se manifestar. "Não sou Serra nem Dilma. A candidatura possível de Ma…

Lei Antifumo

Imagem
Dois momentos

Sidney Borges
Houve época em que o ator Jean Paul Belmondo reinou absoluto no imaginário erótico de 11 entre dez mulheres. Em meados da década de 1970 nem mesmo madre Tereza de Calcutá teria resistido.

Belmondo fumava, continua fumando ativa e passivamente, pois freqüenta ambientes impregnados de fumaça. As fotos mostram o que acontece aos fumantes inveterados. À esquerda o ator aos 30 anos, à direita, aos 74. Belmondo ficou velho. Culpa do cigarro!

Twitter
Imagem

Coluna do Celsinho

Senai

Celso de Almeida Jr.
O professor Fernando Takao dirige o Senai de Taubaté.

Em estande com o Ciesp e o Sesi, prestigiou o 1º Congresso Nacional de Educação, ocorrido na última semana de julho, na praça de eventos da avenida Iperoig.

Fernando sempre freqüenta Ubatuba e nutre especial atenção por nossa cidade.

Sob sua orientação, o convênio com o Senai foi reativado no ano passado e - com a chancela desta conceituada instituição de ensino - a prefeitura já mantém um curso de informática na escola Mario Covas, no Ipiranguinha.

Agora, articula-se para implantar um curso de capacitação para a Construção Civil, o que permitirá que muitos conquistem um especial nível de qualificação profissional.

Além destes, existem diversos cursos que poderão ocorrer, sempre com a supervisão, orientação e monitoramento do Senai de Taubaté.

Pode-se até sonhar, num amanhã, com uma escola Senai de Ubatuba.

Para tanto, devemos aproveitar o convênio já firmado.

Geralmente, a prefeitura cede o espaço e encaminha um p…
Imagem

Opinião

Como escapar de tantos impasses?

Washington Novaes
Só a insanidade e/ou a desinformação absoluta permitiriam a alguém não sentir forte inquietação e temor diante do quadro institucional e político que se configura no País neste momento. Não é preciso repisar o panorama evidente ou episódios lamentáveis na área do Legislativo - nem a falta de perspectivas. Também não é preciso insistir na preocupação diante do envolvimento do Judiciário em episódios políticos complicados - o que não deveria ocorrer. Como não é preciso martelar nos números inacreditáveis que refletem o acúmulo de processos em todos os níveis, a demora nas decisões, a descrença da sociedade diante da falta de solução para questões que se arrastam durante décadas. A aproximação do período eleitoral pode complicar tudo ainda mais com a questão das urnas eletrônicas e da falta de comprovação impressa para os votos - objeto de tantas contestações, processos e acusações de fraudes em vários países, inclusive nos Estados Unidos.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 14 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Ministros atacam bancos privados por mais crédito"

Quem não seguir instituições públicas vai "comer poeira", diz Mantega

Os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (planejamento) aproveitaram a volta do Banco do Brasil ao topo do ranking de maiores bancos do país para atacar instituições privadas e pressionar pelo corte de juros de empréstimos e pela maior oferta de crédito.
Mantega disse que os bancos que não seguirem a política das instituições públicas de expansão do crédito após a crise "vão comer poeira".

O Globo
"Lula veta limite de gastos com diárias e publicidade em 2010"

Verba destinada à propaganda já subiu 42,3% em relação ao ano passado

O presidente Lula vetou artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010 que estabelecia limites aos gastos do governo federal com publicidade, passagens e locomoção no ano eleitoral. Durante a negociação no Congresso, foi incluído na lei um disposit…

Mon amie la rose, Francoise Hardy

Coluna do Moromizato

Conselho Municipal de Saúde de Ubatuba (COMUS)

Mauricio Moromizato
Termina dia 14, sexta-feira, o prazo para cadastramento de entidades aptas a participar da eleição da nova direção do COMUS - Ubatuba.

Termina amanhã, sexta-feira, o prazo para as entidades interessadas se cadastrarem para participar da eleição do novo conselho municipal de saúde (COMUS) de Ubatuba.

A Saúde continua sendo um grande problema e um enorme desafio para o município e consequentemente para todos nós, moradores de ubatuba.

Nesse sentido, as entidades da sociedade civil (associação de moradores, entidades de classe, entidades de defesa de direitos, etc...) legalmente constituídas há mais de um ano podem se cadastrar para participar da eleição, seja concorrendo ou votando para que sejam escolhidos legítimos representantes da população usuária.

O assunto é sério. O COMUS é o órgão que faz o controle social do sistema único de saúde (SUS), com caráter deliberativo (suas decisões devem ser cumpridas), e que é responsáve…
Imagem

Romário

Fim de linha

Sidney Borges
Em Memorial de Aires, Machado de Assis faz um breve preâmbulo das qualidades de um personagem: "Dom Carmo possui o dom de falar e viver por todas as feições". O que significa dom? Segundo o Aurélio é um dote ou qualidade natural inata. Dá ao possuidor poder e privilégios.

Desde que fomos expulsos do Paraíso, nós, mortais, precisamos ganhar a vida com o suor do rosto. Isto é, nem todos, há alguns ungidos pelos deuses que vêm ao mundo com a vida ganha e só precisam exibir seus dons.

Romário nasceu com o dom de fazer gols. Fez muitos. No Brasil, na Holanda, na Espanha, por onde passou foi idolatrado e venerado como um deus do futebol. Alguém lá em cima gosta dele.

Mas o dom de Romário é especial, de curta duração. Assim como o suceder dos dias sulca as faces dos comuns, dificulta os movimentos dos especiais. O fluxo temporal diminui a velocidade, os reflexos deixam de surpreender. De craque o jogador excepcional transmuta-se em comum, medíocre, embora j…
Imagem

Eleições 2010

Pesquisa dá Dilma atrás do PV

No confronto direto, perde para Marina em 2 cenários

De Gabriel Manzano Filho
O tamanho do estrago feito pela senadora Marina Silva (PT-AC) na candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) finalmente vem a público, em números precisos, em 4 das 81 páginas da pesquisa que o PV encomendou em julho e só anteontem foi entregue, inteiramente tabulada, pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois.

A primeira dessas tabelas mostra José Serra (PSDB) com 28% das preferências e Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13% e Marina em quinto, com 10%. Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%).

A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dil…
Imagem

Livros

Quando a pirâmide vira pó

Livro conta como um imigrante sueco enganou investidores americanos nos anos 20 ao prometer lucro fácil a quem aplicasse dinheiro em sua fábrica de fósforos -- e inspirou fraudadores como Bernard Madoff

Por Guilherme Fogaça
Um homem com muita credibilidade entre investidores oferece, por anos seguidos, uma oportunidade de negócio com ótima rentabilidade. Uma crise repentina e devastadora, no entanto, acaba com a festa. As bolsas desmoronam. Céticos, os aplicadores deixam de injetar dinheiro e começam a pedir explicações. Descobre-se que o lucro resulta de um esquema de pirâmide, em que os recursos das novas aplicações são usados para pagar o retorno de antigos investidores. A sequência de fatos narra perfeitamente a história de ascensão e queda do gestor de recursos Bernard Madoff, ex-presidente da bolsa eletrônica Nasdaq. Apesar da assustadora semelhança, o homem em questão é outro. Trata-se de Ivar Kreuger, um sueco que decidiu aproveitar a euforia de investid…
Imagem

Palavra do dia

Gambiarra

Ano passado, no Distrito Federal, mãe e filho morreram eletrocutados quando o menino, de 2 anos, tocou em um varal próximo a uma gambiarra ligada à corrente elétrica. Ao tentar salvar o filho, a mãe de 33 anos também foi vitimada.

A palavra “gambiarra” tem sua etimologia obscura, e no texto acima, designa uma extensão irregular para levar eletricidade a determinado ponto. O termo também pode designar uma solução improvisada com o objetivo de resolver um problema, na maioria das vezes num ambiente doméstico.

Definição do “iDicionário Aulete”:

(gam.bi:ar.ra) sf.

1. Extensão de fio elétrico, com um ou mais bocais de lâmpada: Uma gambiarra iluminava o jardim.

2. Bras. Pop. Extensão ilegal para levar eletricidade a algum ponto ou remediar improvisadamente uma passagem de corrente elétrica; GATO

3. Pop. P.ext. Qualquer solução improvisada para resolver um problema, ger. do ambiente doméstico.

4. Teat. Fileira de refletores suspensa acima do palco.

[F.: obsc.]

Twitter
Imagem

Opinião

A Universal na Justiça

Editorial do Estadão
A plena liberdade religiosa, garantida pela Constituição, não permite que se discrimine esta ou aquela organização religiosa, por estranhos ou condenáveis que pareçam seus métodos de angariar adeptos ou administrar seu trabalho de proselitismo - e, além do mais, questão de fé é coisa que não se discute. No entanto, as organizações religiosas estão obrigadas - e jamais poderão ser dispensadas disso - a obedecer às leis do País. Se a Constituição concede isenção tributária a essas organizações é pela presunção de que elas não auferem lucros - como o fazem as empresas privadas, obrigadas a pagar impostos -, porquanto todas as suas receitas, provenientes dos dízimos ou de doações de fiéis, são canalizadas para suas próprias atividades religiosas.

O juiz da 9ª Vara Criminal de São Paulo, Gláucio Roberto Brittes, aceitou denúncia do Ministério Público (MP) paulista contra Edir Macedo Bezerra, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, e m…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 13 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"BB passa Itaú e é maior banco do país"

Ativos da instituição atingem R$ 598,8 bi; forte atuação na concessão do crédito impulsionou bom desempenho

O Banco do Brasil ultrapassou o Itaú Unibanco e retomou o posto de maior banco em ativos do país.
O banco perdera a posição em novembro, na fusão de Itaú e Unibanco. Pelo balanço do BB, a instituição lucrou R$ 2,3 bilhões no segundo trimestre e chegou a R$ 598,8 bilhões em ativos.

O Globo
"Ex-secretária que contesta Dilma vai depor no Senado"

Governo cochila e oposição convoca Lina Vieira para falar de pressões sobre Receita

A oposição conseguiu driblar o rolo compressor do governo na CPI da Petrobras e aprovou ontem, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, um convite para a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira depor. Os partidos de oposição esperam que ela confirme o encontro sigiloso que disse ter tido com Dilma Rousseff, no qual a ministra da Casa Civil t…
Imagem

Eleições 2010

As confusas explicações da ministra Dilma

Lucia Hippolito (original aqui)
Dilma Rousseff parece ter especial vocação para se deixar envolver em situações esquisitas. Vive cercada de histórias mal contadas, versões retocadas, relatos conflitantes.

No início de 2008, ministros do governo Lula foram apanhados pagando despesas privadas com dinheiro público, através de cartões corporativos. Episódio que ficou conhecido como o “escândalo da tapioca”.

Em 16 de fevereiro daquele ano, jantando com 30 industriais, a ministra Dilma afirmou que “o governo não vai apanhar calado”. E revelou que as contas do governo anterior sofreriam uma devassa.

Dias depois começou a circular o famoso dossiê com os gastos do ex-presidente Fernando Henrique e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso.

Confrontada com os fatos, Dilma afirmou que se tratava de um banco de dados para organizar as despesas com cartão corporativo, a fim de responder à CPI dos Cartões – que sequer tinha sido instalada.

Mesmo depois da publicação do do…
Imagem

Brasil

Sobre a "Lei Antifumo"

Sidney Borges
Ontem recebi um e-mail de um leitor indignado com a falta de fiscalização na cidade. Em conhecida pizzaria alguém acendeu um cigarro e lançou perigosa e cancerígena fumaça no ambiente. Sem que o gerente tomasse providências.

Fiquei pensando no fumante, no gerente, no leitor indignado, em mim e em Heráclito de Éfeso, autor da frase: "o mesmo homem não se banha duas vezes no mesmo rio", modelo mental para o fluxo do tempo.

O tempo? Sei o que é, mas se me perguntam não sei explicar, disse Santo Agostinho. O tempo muda as águas e envelhece o homem, quando bato nas teclas para corrigir o erro já não sou o mesmo que o cometeu.

Fumei muito. Durante muito tempo. Tenho certeza de que teria me oposto à proibição com energia. Sou contra intromissões de governos em direitos individuais.

Eu gostava de fumar, fumava Charm, se estivesse acordado estaria fumando.

Meu pai um dia cronometrou. Um cigarro acendido a cada doze minutos. Cinco por hora. …
Imagem

Fumaça

Justiça libera 3 mil comércios do interior da lei antifumo

Liminar proíbe Estado de inspecionar e multar estabelecimentos de 18 municípios da região de Itapeva

Gustavo Uribe - Agência Estado
SÃO PAULO - A Justiça paulista liberou 3 mil estabelecimentos da região de Itapeva, a 270 km de São Paulo, da lei antifumo. Na liminar concedida na segunda-feira, 10, pela 3ª Vara da Fazenda Pública, o juiz Valter Alexandre Mena cita um outro processo deferido em favor da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), em 26 de junho, quando considerou a lei inconstituicional. Alguns dias depois, no entanto, o Tribunal de Justiça cassou a liminar. Procurada pela reportagem, a secretaria estadual de Justiça informou que vai recorrer da decisão.

Veja também:
Interior descumpre mais lei antifumo que a capital
Serra diz que 94% da população é favorável à lei antifumo
Saiba tudo sobre a lei e teste sua dependência
Cigarro: indique onde pode e onde não pode

Na decisão, o juiz ainda anulou s…
Imagem

Opinião

O papel moderador de Lula

Editorial do Estadão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado com o futuro da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Ao final da reunião de Quito - convocada para coincidir com a posse do reeleito presidente Rafael Correa -, Lula observou que os 12 países-membros precisam chegar a um acordo sobre o que pretendem do grupo - "senão deixaremos de ser um processo de integração para sermos só um grupo de amigos".

Nem tanto. A reunião mostrou que o grupo é tudo, menos unido, e que o relacionamento entre alguns de seus membros é perigosamente conflituoso. O campo foi dividido em torno do uso de bases colombianas por militares norte-americanos, pondo, de um lado, a Venezuela, o Equador e a Bolívia - os bolivarianos que não admitem a presença de umas centenas de ianques na região - e, de outro, a Colômbia, o Peru, o Chile, o Paraguai e o Uruguai - que entendem ser o caso das bases um problema soberano da Colômbia e dos Estados Unidos. O Brasil e…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 12 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Brasil é o país que mais se desfaz de títulos dos EUA"

Aplicações nesses papéis caíram 17%, na contramão de China e Rússia

Do fim de agosto passado, às vésperas do agravamento da crise global, até 30 de maio, o Brasil reduziu em 17% as aplicações nos títulos dos EUA. A queda chegou a US$ 25,5 bilhões. Nenhum dos 15 maiores credores dos EUA reduziu investimentos nesses papéis como o Brasil.
A China, maior credor dos EUA, elevou suas aplicações em 40%; a Rússia, em 19,5%.
Os dois países vêm ameaçando se desfazer dos papéis dos EUA, à medida que cresce o temor de que a principal economia mundial não consiga manter em dia os pagamentos de sua dívida.

O Globo
"Anac propõe acelerar privatização do Galeão"

Modelo sugerido é criticado por reduzir fiscalização

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) propõe que a exploração dos aeroportos pela iniciativa privada possa ser feita também pelo regime de autorização - e não só de concessã…
Imagem

Política

Comunicado do Partido Verde

Em vista dos inúmeros boatos que circulam no meio político da cidade apresentando um novo grupo dirigente do PV local, a Comissão Executiva do Partido Verde de Ubatuba vem a público para declarar que seus atuais integrantes, eleitos em 2008, com a ata da referida eleição já há meses enviada, recebida, aprovada, em nenhum momento contestada e devidamente arquivada pela Comissão Executiva Estadual do PV, continuam como seus legítimos integrantes e no pleno exercício de seus mandatos.

Após consultar as lideranças estaduais do PV constatamos que a origem desses boatos não passa de desonestas tentativas de alguns grupos no sentido de estabelecerem as bases para forçar composições de interesses pessoais para as próximas eleições de 2010.

Pessoas estranhas ao PV e à própria cidade de Ubatuba estão sendo manipuladas e servindo a esses interesses, que têm como único objetivo a ocupação de cargos públicos sem qualquer vinculação ou compromissos com os programas e os fun…
Imagem

Ubatuba

Duas questões

Sidney Borges
Leitores ligam perguntando da CPI da Santa Casa. Querem saber o que vai acontecer, se haverá continuidade ou se após a mudança no comando do hospital os vereadores vão se dar por satisfeitos. A resposta é: não sei. A Câmara está elaborando recurso jurídico na tentativa de derrubar a liminar do vereador Americano, que fez com que os trabalhos cessassem. Enquanto não houver manifestação da Justiça a CPI continuará como está, paralisada.

O Enem foi criado com o intuito de simplificar, mas até agora não o fez. A última prova modelo não convenceu, as questões de Física apresentadas não tinham criatividade e necessitavam conhecimentos específicos, só obtidos através de decoreba. Vamos esperar que em outubro a tendência mude, questões com enunciados enormes só servem para beneficiar alunos da rede particular, familiarizados com a língua e a interpretação de textos. O maior problema da escola atual é a transformação de analfabetos funcionais em portadores de diplomas…
Imagem

Pensata

Sobre intervenções urbanas

Sidney Borges
Ubatuba tem uma estátua no trevo de Taubaté, pertinho da minha casa. Representa um pescador. De compleição pouco comum. Um galalau magrelo e cinzento com chapéu de palha e remo.

Penso que no lugar do remo poderia ser uma rede com estrelas do mar de neon que acenderiam à noite. Ou apenas caniço e samburá. A obra remete ao Biotônico Fontoura, parece o Jeca Tatu, deve ser, o autor é de Taubaté.

Colocaram a estátua de costas para quem chega, o visitante vê o gigante esquálido, ou melhor a bunda magra dele e imagina que a cidade é triste e pobre, quando é somente pobre, digo o povo é pobre, a prefeitura é rica, tem uma das maiores arrecadações do litoral.

Voltando à visão, o visitante olha, fica melancólico e vai-se embora pra Paraty, tomar Paraty.

Embora de compleição diferente, o pescador me faz lembrar do Borba Gato, que contemplei muito no século passado.

Um dia crio coragem e jogo tinta amarela nele. Ficaria mais apropriado, um imenso sinal de ad…
Imagem

Coluna do Mirisola

1. Sobre Heróis e a Cigarrinha-da-Espuma

Marcelo Mirisola*
Cada vez que um matusquela nascido neste “país continental” - como diria José Sarney antes de citar Ruy Barbosa - ganha uma medalhinha ou sobe num pódium é um chilique coletivo – no ar, na terra e na água. Dessa vez foi na água, com o tal de Cielo. A Veja estampou na capa: “Herói”. Com direito aos olhos azuis brilhando sobre o fundo negro da revista. Qualquer semelhança com Leni Riefenstahl não é mera coincidência.

Eu não sei qual é a velocidade que o Tucunaré desempenha nos rios amazônicos, mas aposto que qualquer Boto desliza na água mais rápido – e com mais graça – do que esse rapaz cheio de garra, disciplina e determinação: novo herói do Galvão Bueno. Por que Herói? Porque ele faz a mesma coisa que uma Anchova? E o outro que dirige carros? Também é herói porque ficou três dias em coma? Não entendo. O que esses playboys que pisam em aceleradores e trocam marchas fazem melhor do que os motoristas da Viação Cometa que passam noi…