Postagens

Mostrando postagens de Agosto 28, 2011

Câmara e Senado a passeio...

Imagem

Colunistas

Sobrevivendo à desumanidade?

“Como quer Boaventura, é fundamental a defesa duma ‘democracia de alta intensidade’, isto é, que volte a agregar valores morais – de igualdade, fraternidade e justiça social”

Márcia Denser
Em dois artigos recentes, o sociólogo e pensador de esquerda Boaventura de Souza Santos, professor nas universidades de Coimbra (Portugal) e Wisconsin (EUA), realiza um preciso diagnóstico do estado catastrófico em que se encontra a sociedade atual e – algo raro de acontecer – aponta algumas saídas à esquerda (inclusive para a própria esquerda) no sentido de apagar um incêndio social de proporções inimagináveis, cujo resultado óbvio é o retorno à barbárie.

A propósito, uma frase de Michael Douglas em Wall Street 2, é lapidar, ele diz mais ou menos isto: “Se antes a ganância era censurável, hoje ela é legal!”

Boaventura observa que os violentos distúrbios que têm explodido nas ruas do mundo – Europa, Oriente Médio, EUA – (que não ocorriam até um passado recente e cuja origem p…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O consumo continua forte

O Estado de S.Paulo - Editorial
Sustentado pelo aumento do emprego, pelos ganhos salariais e pela expansão do crédito, o consumo privado continuou crescendo mais que a oferta interna de bens e serviços no segundo trimestre, quando o Produto Interno Bruto (PIB) foi 0,8% maior que no primeiro, segundo o IBGE. No trimestre anterior, a economia havia crescido 1,2%.

Entre abril e junho o consumo privado foi 1% maior que nos três meses anteriores e 5,5% superior ao de um ano antes. A expansão trimestral foi a 31.ª consecutiva. O descompasso entre a demanda dos consumidores e a oferta interna explica em boa parte a vigorosa e prolongada alta de preços, interrompida brevemente no meio do ano e agora retomada, como confirmam os últimos dados de inflação.

Também o consumo do governo - o custo dos serviços prestados pelas administrações federal, estadual e municipal - continuou em expansão, com aumento de 1,2% entre o primeiro trimestre e o segundo.

Quando se examinam os novo…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 03 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"PIB desacelera, mas consumo continua em alta"
Indústria, afetada por importações, creceu só 0,2%; gasto das famílias, impulsionado por emprego e renda, subiu 1% x O PIB (Produto Interno Bruto), soma dos bens e serviços gerados pela economia, cresceu 0,8% no segundo trimestre, revelando desaceleração diante do 1,2% do trimestre anterior. Já o consumo das famílias impulsionado por mais emprego e renda, cresceu 1%. Segundo os números divulgados pelo IBGE, a perda de ritmo foi mais concentrada na indústria, que sob os efeitos do real forte e das importações registrou expansão de apenas 0,2%. O setor de serviços, termômetro do consumo doméstico, teve um crescimento de 0,8%, puxado por comunicação e informática. A boa notícia foi o aumento de investimentos, de 1,7%, sinalizando aumento de produção. Analistas esperam que o ano feche com alta de 3,5%.

O Estado de São Paulo
"PIB desacelera e Mantega diz que juro e imposto podem cair"
Econo…

American way...

Imagem

Coluna do Celsinho

Felicidade

Celso de Almeida Jr.
Setembro.

Aniversário da filhinha.

11 anos.

No espelho de seus olhos, meus cabelos brancos.

Ela, conquistando a juventude.

Eu, entendendo a maturidade.

Nova primavera.

Novos ciclos.

Vidas distintas.

Caminhos, idem.

Unidos pela genética.

Livres pelo amor.

Linguagens engraçadas.

Humor adorável.

Doce como a mãe.

Sonhos de menina.

Mocinha.

Caiçarinha.

Brasileirinha.

Pisará no meu pé pelas palavrinhas.

Perdoará o papai bobão.

Visite:www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Alguma coisa acontecendo, Mr. Jones

Fernando Gabeira - O Estado de S.Paulo

De Sana a Londres, de Tel-Aviv a Santiago, de Trípoli a Madri, os jovens estão em movimento no mundo. Uma armadilha perigosa seria estabelecer paralelos com 1968. O próprio Daniel Cohn-Bendit se recusa a isso, afirmando que são momentos diferentes na História e se quisermos entender o que se passa melhor é esquecer 68. No entanto, um verso de Bob Dylan, composto na época, ainda tem alguma validade: alguma coisa está acontecendo, Mr. Jones, e você não sabe o que é.

A maioria dos processos ainda não foi concluída. Por maior que seja o esforço analítico, é preciso uma dose mínima de humildade para tentar entender tudo o que se passa e estabelecer conexões entre lugares tão distantes e sociedades tão singulares. Até agora, um único denominador comum tem sido enfatizado: o uso de instrumentos de comunicação fora do controle dos governos, como é o caso da internet. Mas mesmo esse dado é relativo, porque no Egito e em ou…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 02 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"Orçamento ignora aumento de juízes e STF se revolta"
Judiciário quer reajuste de 14,7%, mas governo considera pedido impossível por onerar cofres e causar efeito cascata x Uma revolta dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) levou o governo a reavaliar o Orçamento de 2012. O Judiciário reivindica reajuste de 14,7%, e Dilma havia concordado em apoiar 5%. A proposta enviada, porém, nada previa. O governo também ignorou a previsão de 56% de reajuste dos demais servidores do judiciário. A equipe econômica considera a demanda impraticável, por onerar os cofres públicos e provocar efeito cascata em outras categorias.

O Estado de São Paulo
"Texto do PT critica "faxina" de Dilma e pede reforma política"
Documento para congresso do partido vê 'conspiração midiática' para dissolver base aliada no Congresso

Uma resolução de 24 páginas que norteará o 4º Congresso do PT, entre hoje e domingo, argumenta que a oposiç…

Onde foi que eu errei?

Imagem

Coluna do Mirisola

O velho bonde número 10

“Se o meu ódio e o meu amor tivessem um som, e se eu tivesse que responder a todos os ruídos de Sta Teresa, eu guincharia feito um bondinho descarrilado, condenado e sem freio”

Marcelo Mirisola
Ocorreu-me a lembrança do condutor que vestia suspensórios, e que alegrava os gringos falando “gudi morninguis” macarrônicos e, junto ( ou logo acima dessa lembrança), veio o céu do Rio de Janeiro, do ponto de vista de quem se dependura nos estribos, joga um braço pra fora e olha pro alto, literalmente suspenso de vento e do azul do céu. Eu saltava na porta de casa. Não foram poucas as vezes que subi as ladeiras de Sta. Teresa meio bobo, turistão e completamente feliz.

A foto mostra o bonde espatifado, bem na curva, logo à direita da escadaria que liga a Joaquim Murtinho com a Francisco Muratori.

Quando lembro de Sta.Teresa, a primeira coisa que aparece diante de mim são os degraus dessa escadaria, como se aquele início de subida fosse o botão de start da memória . Imagino…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O ato indecoroso da Câmara

O Estado de S.Paulo - Editorial
Primeiro, a boa notícia: a banda limpa da Câmara dos Deputados congrega 1/3 dos seus 513 membros. São os 166 deputados que, embora protegidos pelo escrutínio secreto, tiveram a decência de votar pela cassação da colega - no sentido puramente formal do termo - Jaqueline Roriz, do PMN do Distrito Federal(DF), filha do notório capo político local Joaquim Roriz. A notícia é boa porque até experientes observadores dos modos e costumes do Legislativo brasileiro calculavam que a bancada da decência seria muito mais rarefeita. Nada, nada, é um consolo.

Agora, a constatação devastadora: Lula talvez tenha sido até generoso quando disse, em 1993, que havia no Congresso "uns 300 picaretas que defendem apenas seus próprios interesses". A julgar pelo desfecho da votação de anteontem, pode-se presumir que só na Câmara eles sejam ainda mais numerosos. São, antes de tudo, os 265 que absolveram a parlamentar filmada em 2006 recebendo din…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 01 / 09 / 2011

Folha de São Paulo
"Sob pressão, BC reduz juro a 12%"
Desde o acirramento da crise internacional, comitê da instituição vinha sendo cobrado a cortar o custo do dinheiro x O Banco Central surpreendeu e cortou a taxa básica de juros da economia de 12,5% para 12% ao ano, um após a presidente Dilma Rousseff dizer que o país estava pronto para a possibilidade de redução. A queda anunciada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), a primeira em dois anos, não foi unânime. Cinco diretores do BC votaram a favor da redução e dois, pela manutenção.

O Estado de São Paulo
"Pressionado, BC alega crise externa e baixa juros para 12%"
Após apelo do governo, Copom interrompe ciclo de alta iniciado em janeiro e corta 0,5 ponto porcentual da Selic

Em meio à pressão do governo para que reduzisse os juros, o Banco Central alegou ter havido "substancial deterioração" do quadro global nas últimas semanas e decidiu interromper o ciclo de alta iniciado em ja…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A primeira Aglomeração Urbana
O Estado de S.Paulo - Editorial Sete municípios integram a recém-criada Aglomeração Urbana de Jundiaí, a primeira do Estado de São Paulo. Na quarta-feira da semana passada, o governador Geraldo Alckmin sancionou o Projeto de Lei Complementar que cria esse instrumento de gestão regional e articulação de políticas públicas. São Paulo começa, assim, a reconhecer o papel das cidades médias como protagonistas no desenvolvimento de projetos de uso do solo, transporte e sistemas viários, habitação, saneamento básico e meio ambiente.
Além de Jundiaí, fazem parte da Aglomeração Urbana os municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista, que somam 700 mil habitantes. Conforme o Índice Paulista de Responsabilidade Social, Jundiaí faz parte do grupo de municípios mais ricos e com bons indicadores sociais. Classifica-se em quarto lugar no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal entre as cidades paulistas e em 14.º lugar, se con…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 31 / 08 / 2011

Folha de São Paulo
"Governo reduzirá tributo para elevar produção de álcool"
Safra 2011/2012 de cana deve registrar queda de 5,6%; governo pensa em utilizar crédito para estimular setor x Com o objetivo de estimular a produção de etanol e evitar a falta do combustível, o governo deverá anunciar nos próximos dias a redução de PIS/Cofins para as indústrias de álcool, benefício fiscal que hoje vale só para produtores de açúcar. Para a safra 2011/2012, estima-se uma redução de 5,6% na colheita de cana-de-açúcar. Na avaliação do governo, 25%0 da capacidade instalada das usinas está ociosa. Por isso o estímulo ao setor, que deve contar também com mais crédito.

O Estado de São Paulo
"Governo paga por projeto fantasma para a Copa"
Sindicato de dirigentes de futebol leva R$ 6,2 milhões para cadastrar torcedores, mas trabalho não é realizado

O governo federal repassou R$ 6,2 milhões a uma entidade de dirigentes de futebol para um projeto fantasma para a C…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Bons modos no orçamento

O Estado de S.Paulo - Editorial
Diante do risco de nova turbulência internacional, o governo decidiu como precaução adicionar R$ 10 bilhões à meta de superávit primário deste ano, anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para 2012, segundo ele, a ideia é cumprir a meta integralmente - sem desconto - e conter a expansão do custeio, mas sem cortar o gasto social nem o investimento. Na manhã de ontem, a presidente Dilma Rousseff apresentou o plano a líderes da base parlamentar e pediu ajuda para aprovação das medidas - como faria, num país diferente, um chefe de governo cercado de partidários menos fisiológicos. Mas ela precisava realizar esse ato de fé. O primeiro desafio será mudar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011, para elevar de R$ 117,8 para R$ 127,8 bilhões a meta de superávit primário, o dinheiro separado para os juros e a amortização da dívida pública. A segunda tarefa será conseguir a aprovação de um orçamento moderado para 2012.

Se a pre…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 30 / 08 / 2011

Folha de São Paulo
"Dilma quer usar 'extra' de R$ l0 bi para pagar juros"
Planalto acha que medida abrirá caminho para reduzir custo do dinheiro x O governo decidiu aproveitar arrecadação extra de R$ 10 bilhões prevista para 2011 e pagar parcela maior dos juros da dívida pública. Gastos programados serão mantidos, disse o ministro Guido Mantega; a ideia é segurar novas despesas. Na avaliação do Planalto, a medida deixará o país mais preparado para a possibilidade de uma nova recessão nos EUA e na Europa e abrira espaço para que o Banco Central possa diminuir a taxa básica de juros da economia, hoje de 12,5%.

O Estado de São Paulo
"Dilma quer economizar mais R$ 10 bi"
Meta para contas públicas deste ano sobe para R$ 127,9 bilhões, e cresce a expectativa do mercado sobre redução de juros agora

O governo anunciou que economizará R$ 10 bilhões acima do previsto, elevando a meta das contas públicas do ano para R$ 127,9 bilhões. A medida permit…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O Ideb na porta das escolas

O Estado de São Paulo - Notas e Informações
Desde junho, tramita no Congresso projeto de lei que obriga as escolas da rede pública a afixar, na porta de entrada e em local visível, uma placa de um metro quadrado comunicando sua colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ideia é exibir para os pais dos alunos a qualidade do estabelecimento em que seus filhos estão matriculados e estimular as famílias a cobrar melhoria do ensino.

A medida já foi adotada no Estado de Goiás e em algumas capitais, como Rio de Janeiro e Teresina. Mas em várias regiões, entre elas São Paulo, a ideia não tem avançado por causa da oposição corporativa e política de entidades de professores. Segundo essas entidades, as avaliações escolares são técnicas e os pais de alunos não saberiam o que significam, exatamente, as notas do Ideb. Para essas entidades, as notas das escolas refletem o nível econômico dos alunos e o nível de escolaridade de suas famílias - por is…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 29 / 08 / 2011

Folha de São Paulo
"Banco infla calote para sonegar, afirma Receita"
Autuações chegam a quase R$ 200 milhões; instituições negam ilegalidade x Para pagar menos impostos, bancos têm declarado inadimplência maior do que a verificada pela Receita em suas carteiras de crédito, informa Lorenna Rodrigues. O que as instituições deixam de receber dos clientes pode ser abatido do que é pago ao governo federal.


O Estado de São Paulo "Dilma busca apoio político para vetar novos gastos"
Presidente convoca às pressas Conselho Político; PMDB não abre mão de emenda que amplia despesa

A presidente Dilma Rousseff deve anunciar hoje medidas de aperto fiscal para conter efeitos da crise econômica e permitir a redução dos juros. Dilma convocou às pressas uma reunião do Conselho Político para esta manhã, com o objetivo de garantir apoio ao pacote e conter pressões dos aliados por aumentos de despesas. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai falar aos líderes da …

Mundo

Imagem
Avião faz pouso forçado no meio da rua na Alemanha

Folha.com
O piloto de um pequeno avião particular fez um pouso de emergência em uma pequena rua no oeste da Alemanha, passando de raspão ao lado de uma casa e um poste de luz, na manhã deste domingo.

Apesar da área ser bastante povoada, ninguém ficou ferido. O piloto, de 47 anos, e seu co-piloto tiveram apenas ferimentos leves.

A rua tem apenas cinco metros de largura. A polícia disse que o avião foi forçado a descer por causa de um problema técnico, mas não deu muitos detalhes. Não há estimativa de danos causados.

Nota do Editor - Colocar a "garça" nessa ruazinha estreita e arborizada demandou competência. E sorte, muita sorte. Ao piloto, de bem com os deuses, hidromel e amor eterno das valquírias. Auguri. Sidney Borges

Twitter

Colunistas

Imagem
Folclore

José Ronaldo dos Santos
É do povo!

Nesta semana comemoramos a Semana do Folclore. Quem se lembrou disso?

É necessário ter uma ocasião para pensar e festejar tudo aquilo que passou a ser parte do folclore, da cultura popular. Afinal, tem uma sabedoria e/ou uma resistência que enfrenta o tempo, que nós usamos em diversas ocasiões como recurso imprescindível, mas por preconceito não queremos admitir como cultura popular, como saber preservado pelos mais pobres.

É folclórico aquilo que só é praticado por uma minoria ou sobrevive na saudade de forma decorativa, ou seja, precisamos enxergar de vez em quando para ativar nossas reminiscências. Tudo aquilo a que recorremos de vez em quando, que “deixou de ser essencial” na sociedade consumista e individualista atual, classificamos como folclore.

Eu prefiro, em muitas ocasiões, recorrer ao termo de cultura popular para mostrar uma sutil diferença entre as coisas que quase não sentimos necessidade e as coisas que, regularmente, apelamos como …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A César o que é de César

Sergio Augusto - O Estado de São Paulo
Jaques Wagner é um homem lúcido. Diante da queda de mais um ministro, o terceiro a deixar o governo sob acusações de corrupção, o governador da Bahia comparou o estilo da presidente Dilma ao de seu antecessor: "Ela é dura, o sistema dela é um pouco brutal". Já Lula seria "mais ‘palanqueiro’, talvez mais tolerante com as coisas".

Wagner chegou perto de dizer a verdade, mas não a disse por inteiro. A verdade inteira é que foi Lula quem construiu a coalizão de forças que está aí; quem deu passe livre para que seus integrantes, a começar pelo PT, usassem o Estado brasileiro como se fosse propriedade sua, acobertando o malfeito e dando proteção política aos malfeitores.

É frequente o comentário político de que os vícios que agora se revelam são resultado inevitável do funcionamento do presidencialismo brasileiro.

Atribui-se a culpa ao sistema, para isentar de responsabilidade o ex-presidente Lula. Não é verdade,…