Postagens

Mostrando postagens de Junho 5, 2011

Ipiranguinha

Imagem
Aperfeiçoando o espaço
José Ronaldo dos Santos O bairro cresce constantemente. Recebe pessoas de muitas partes: de outros bairros, de outras cidades, de outros Estados... e até de outros países! Estou me referindo ao Ipiranguinha, no lado Oeste do município. Por isso é natural que se busque ordenar o espaço para torná-lo habitável e sociável; com estrutura minimizadora de conflitos, acidentes etc. Nessa direção, a mudança no trânsito da Rua da Cascata contribui muito, pois o volume de veículos, ciclistas e pedestres é demais para ser racionalizado numa via estreita, com calçadas irregulares, movimento de alunos e com pessoas que não aprenderam a se comportar adequadamente no espaço que também é do outro. Porém, eu quero contribuir com mais alguns aspectos, pois a polêmica continua a respeito das mudanças na referida rua.
A administração centralizada e a associação de moradores precisam pensar e  agir nos seguintes aspectos:
1º) As ruas de saídas (Frei Tarcísio e Promessa) devem receber me…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Nova trapalhada do MEC

O Estado de S.Paulo - Editorial
Menos de um mês depois da descoberta de que o Ministério da Educação (MEC) distribuiu na rede pública de ensino fundamental um livro de português da coleção Por uma vida melhor que defende a supremacia da linguagem oral sobre a linguagem escrita, admitindo que "é certo falar errado" e que corrigir erros é "preconceito", constatou-se que o órgão também entregou a 1,3 milhão de alunos livros de matemática da coleção Escola Ativa com erros primários em contas de subtração - além de vários problemas de revisão e muitas frases incompletas ou sem sentido. A coleção contém 35 volumes destinados a professores e alunos e pelo menos 5 livros ensinam que 10 menos 7 é igual a 4, que 18 menos 6 é igual a 6 e que 16 menos 7 é igual a 5.

Distribuídos em escolas da zona rural de 3.109 municípios, os 7 milhões de exemplares da coleção Escola Ativa - adquirida para prestar apoio às escolas rurais das Regiões Norte, Nordeste e Centr…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 10 / 06 / 2011

Folha de São Paulo
"Aliados criticam e oposição elogia ministra de Dilma"

Governistas deram declarações públicas protocolares sobre a escolha

No Congresso, a nomeação de Ideli Salvatti para a Secretaria de Relações Institucionais foi mais elogiada pelos líderes oposicionistas do que pela base aliada. O líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), disse que Ideli tem "preparo e habilidade de se relacionar no Congresso", por isso afirmou que não vê problemas no chamado "estilo truculento" da ex-senadora.

O Estado de São Paulo "Líderes dos bombeiros soltos no Rio"
Outros 422 militares continuam presos no quartel de Jurujuba; pane no sistema de digitalização de documentos atrasou processo de emissão dos alvarás de soltura dos outros detidos
Deixaram, por volta das 23 horas desta sexta-feira, 10, o Grupamento Especial Prisional (GEP), localizado em São Cristóvão, na zona norte do Rio, os nove líderes dos mais de dois mil bo…

Qualquer semelhança é mera coincidência

Imagem
Esgoto a céu aberto. Trinidad.

Vida

Cérebro não consegue lidar com mais de 150 amigos

The Times of India
LONDRES: Você pode se vangloriar de ter uma impressionante lista de amigos em sites de redes sociais como Facebook e Orkut, mas um novo estudo sugere que seu cérebro não consegue lidar com mais de 150 amigos.

Pesquisadores liderados por Robin Dunbar da Universidade de Oxford, que realizou o estudo, concluiram que o ser humano não pode desenvolver laços estreitos com mais de 150 pessoas.

Na verdade, foi tão intensa a investigação de Dunbar do número mágico que lhe rendeu certa fama. É agora conhecido como "Número de Dunbar", um termo cunhado ironicamente no Facebook entre os fãs de seu trabalho.

Twitter

Celular

Imagem
Se você é jovem provavelmente não faz idéia de como foi revolucionário o primeiro telefone celular. Olhe bem o "tijolão da foto"! Faz tão pouco tempo!

Coluna do Celsinho

Dojo Kano

Celso de Almeida Jr. Entrei distraído.

Meu nome foi pronunciado.
Procurei... achei!
Numa mesa de canto, na padaria, o mestre Josino.
Pedi um lanche para acompanhá-lo.
Um agradável bate-papo.
Eu não sabia que o Josino Francisco de Souza caminha para os 70 anos.
Também não recordava que a sua academia de judô, a conceituada Dojo Kano, completará 34 anos no próximo 16 de junho.
Josino é Cidadão Ubatubense, título recebido em 1994.
Fez curso no centenário Instituto Kodokan, no Japão, onde foi campeão mundial em Katame no Kata, em 2003.
É considerado por especialistas em judô um dos 10 maiores técnicos do Brasil.
Comentei com o Josino que sempre admirei a sua tranquilidade e segurança.
Disse, também, que agora que estou mais velho, descobri como é prazeroso levar a vida com um pouco mais de calma.
Ele concordou, afirmando que esta conquista é uma busca solitária, sendo necessário um despertar pessoal.
Considerei curioso que, nos muitos anos de Ubatuba, nunca tivemos estes minutos de prosa.
Foi pr…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O STF e a libertação de Battisti

O Estado de S.Paulo - Editorial
Ao rejeitar o recurso impetrado pelo governo italiano contra a decisão do presidente Lula de não extraditar o ex-ativista Cesare Battisti, tomada no último dia de seu governo, o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou - em sessão tumultuada - um caso que começou como um problema político, evoluiu gerando tensões diplomáticas e culminou com interpretações polêmicas de conceitos jurídicos tradicionais. O julgamento foi marcado por acaloradas discussões entre os ministros Joaquim Barbosa e Luiz Fux e o relator Gilmar Mendes e terminou em bate-boca depois que este último afirmou que os colegas favoráveis à libertação de Battisti estavam ignorando a Constituição, reduzindo o papel do STF a "uma atividade lítero-poético-recreativa".

O caso começou em 2008 quando o então ministro da Justiça, Tarso Genro, contrariando parecer da Procuradoria-Geral da República e decisão do Comitê Nacional para os Refugiados, concedeu a B…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 10 / 06 / 2011

Folha de São Paulo
"Eletropaulo é ineficiente sob chuva, diz Alckmin"

Faltam 'condições mínimas' à empresa, critica governador, após 2 dias de apagão

O governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que a Eletropaulo, que fornece energia a 6,1 milhões de clientes em 24 cidades, não tem "condições mínimas" de atender em situações climáticas adversas. Dois dias após um vendaval atingir o Estado, milhares de pessoas ainda estavam sem luz e água, em razão da falta de energia nas estações de bombeamento. Alckmin disse que os clientes terão de ser indenizados. Na Grande SP, cerca de 110 mil moradores ainda não tinham acesso a água na noite de ontem - problema que deve continuar hoje. Pela manhã, eram 570 mil o total de afetados na região, de acordo com a Sabesp. Segundo o governador, foram pedidos à Aneel mais fiscais para acompanhar o trabalho da Eletropaulo. A concessionária não comentou as críticas, disse apenas estar fazen…

Mutações

Imagem
Nada do que foi será
Sidney Borges O que você está vendo na imagem de 1956 é um um disco rígido da IBM sendo carregado num avião da falecida Pan American World Airways.
A "delicada unidade" era usada para armazenar informações e causava espanto pela incrivel capacidade de guardar dados. Funcionava de forma análoga ao seu pen drive ou ao cartão de memória da sua câmera fotográfica. O HD retratado pesava mais de 1 tonelada e podia armazenar até 5 MB de dados.

Isto não é incrível?

Regrinha de três com perguntinha ao alcance de quem não tem MBA: se 5 MB de capacidade de armazenamento equivalem a 1 tonelada de massa, qual deveria ser a massa do pen drive de 4 gigas que você carrega no bolso?

Dou uma dica: seriam necessárias mais de 1.000 dessas unidades para armazenar as informações contidas em um pen drive moderno. Uuuuu!

Antes que alguém pergunte o que o título tem a ver com as calças, vou logo respondendo: nada. Serve para expressar a minha indignação contra aqueles que se dizem trot…

Conspiradores, cautela!

Imagem

Privatizações

A pior ideologia é a incompetência

José Serra - O Estado de S.Paulo
Parece ter virado rotina. Em época de eleição, nada mais demonizado do que a ideia de privatização de empresas ou serviços públicos. Passadas as eleições, a mesma ideia se torna apreciada pelos mesmos que a satanizaram. Essa é uma especialidade do PT, embora, a meu ver, a citada demonização estivesse longe de explicar os resultados da eleição do ano passado. Mas esse não é nosso assunto de hoje.

Pretendo abordar a questão de outro ângulo, a partir da oportuna reportagem de Renée Pereira, no Estadão, sobre as estradas federais concedidas à gestão privada durante o governo Lula. A matéria ilustra de forma perfeita até que ponto uma política pública pode ser malfeita e se candidatar a estudo de caso em cursos de economia ou administração pública.

Em resumo, foram concedidas sete rodovias federais em outubro de 2007. Ganhou quem ofereceu o menor pedágio e se comprometeu a realizar R$ 5 bilhões em investimentos, num prazo de c…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O dilema americano

O Estado de S.Paulo - Editorial
Os americanos têm de resolver se vão puxar sua economia do atoleiro com mais incentivos fiscais ou se vão continuar inundando os mercados com dólares para facilitar os negócios. O dilema ficou claro depois do pronunciamento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, numa reunião de banqueiros em Atlanta. A primeira solução é a preferível para o Brasil e outros países prejudicados nos últimos dois anos pela forte depreciação da moeda americana. A moeda excessiva emitida pelo Fed transborda para os mercados internacionais e afeta os mercados de câmbio. A valorização do real, uma das consequências dessa política, encarece os produtos brasileiros em moeda estrangeira e torna a indústria nacional menos competitiva e menos capaz de criar empregos.

Desde o agravamento da crise, em 2008, as autoridades americanas têm recorrido ao mesmo tempo a dois tipos de política para promover a reativação da economia. Do l…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 09 / 06 / 2011

Folha de São Paulo
"Dilma demitiu Palocci na hora certa, diz Lula"

O ex-presidente Lula disse ontem que Dilma Rousseff "tem autoridade" e agiu "no momento certo" ao demitir Antonio Palocci da Casa Civil. Ele, que evitou falar do caso em público, atuou nos bastidores e negociou a demissão com a presidente. A declaração de Lula contradiz a versão oficial de que Palocci decidiu abrir mão do cargo para proteger Dilma. O ex-ministro entregou carta de renúncia e disse, em sua despedida, que saia para preservar o diálogo do governo com a sociedade. Na posse de Gleisi Hoffmann na Casa Civil, a presidente lamentou a saída do "amigo", "parceiro de lutas" e "artífice da jornada vitoriosa que a elegeu". Disse ainda que o governo "jamais ficará paralisado diante de embates políticos". Elogiada por Dilma por seu perfil técnico, Gleisi prometeu à oposição "convivência respeitosa" e afa…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Dilma e Chávez

O Estado de S.Paulo - Editorial
O governo brasileiro se mostra disposto a continuar cooperando com a Venezuela e até a ampliar os programas conjuntos, mas a presidente Dilma Rousseff parece dar um novo sentido à parceria entre Brasília e Caracas, com menor ênfase à ideologia e maior atenção aos interesses concretos de cada país. A presidente Dilma Rousseff aproveitou a visita do colega venezuelano, Hugo Chávez, para lembrá-lo de alguns compromissos pendentes. A estatal PDVSA deve cerca de US$ 1,4 bilhão à Petrobrás por atividades em campos petrolíferos na Venezuela. Afora isso, a empresa venezuelana jamais pagou um centavo para a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, embora devesse cobrir 40% dos custos. Além disso, o comunicado conjunto menciona "a importância de garantir a continuidade dos projetos em execução" na Venezuela - hidrelétricas, estradas, trechos do metrô de Caracas e indústria processadora de alimentos, entre outros. Mais de uma ve…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 08 / 06 / 2011

Folha de São Paulo
"Crise derruba Palocci; Dilma põe senadora novata na Casa Civil"

Demissão acontece três semanas após Folha revelar crescimento do patrimônio do petista, Presidente nomeia Gleisi Hoffmann (PT-PR) após pesquisas apontarem desgaste do governo

A presidente Dilma Rousseff demitiu Antonio Palocci, 50, após cinco meses e sete dias de governo. Gleisi Hoffmann (PT-PR), senadora que estava em seu primeiro mandato, é a nova ministra-chefe da Casa Civil. Indicado pelo ex-presidente Lula para ser o principal operador político da gestão Dilma, Palocci teve a credibilidade corroída pelas reportagens da Folha que mostraram a multiplicação de seu patrimônio em quatro anos e o faturamento de R$ 20 milhões de sua consultoria somente em 2010, quando era deputado e comandou a campanha petista à Presidência. O silêncio de Palocci, que demorou a dar explicações sobre seus negócios e se recusou a identificar seus clientes, alimentou a crise que pa…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

De montadora, a indústria passa a importadora

O Estado de S.Paulo
O governo desistiu, ao que parece, de lutar contra a valorização da moeda nacional em relação ao dólar, que se desvaloriza, ao passo que os negócios no comércio exterior na sua grande maioria são realizados e faturados na moeda norte-americana. Isso explica que nossas importações tenham aumentado 28,2% nos primeiros meses do ano.

Não basta essas importações, que até recentemente se concentravam em matérias-primas e bens intermediários, terem tornado nossa indústria mera montadora de produtos de consumo duráveis, com destaque para a Zona Franca de Manaus. Agora, em razão de uma taxa cambial supervalorizada, as empresas brasileiras concluem que, para terem produtos a preço convidativo, devem simplesmente se transformar em importadoras de bens acabados, correndo o risco de agravar o processo de desindustrialização que começou alguns anos atrás com a importação de componentes.
Leia mais

O novo vestibular da USP

O Estado de S.Paul…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 07 / 06 / 201

Folha de São Paulo
"Procurador-geral poupa Palocci de investigação"

Em nota, ministro afirma que decisão coloca ‘embate político nos termos da razão’; aliados ampliam pressão pela saída dele

O procurador-geral, Roberto Gurgel, arquivou os pedidos de investigação sobre o enriquecimento do ministro Antonio Palocci e as atividades da sua empresa, a Projeto. Gurgel concluiu que não há indícios de que Palocci tenha cometido crimes. No centro de uma crise desde que a Folha revelou seu aumento patrimonial, o ministro disse em nota esperar que a decisão – atacada pela oposição – coloque “o embate político nos termos da razão e do equilíbrio”. Aliados do governo, incomodados com o desgaste do caso, criticaram Palocci. Ligada ao PDT, a Força Sindical pediu sua saída imediata. O PC do B afirmou que o ministro não se explicou “satisfatoriamente”. A proposta de CPI teve adesão de Ana Amélia (PP).

O Estado de São Paulo
"Procurador manda arquivar denúncias …

Tecnologia

Imagem
Heureca!
Sidney Borges Por incrível que possa parecer a trapizonga da foto é, acredite, o primeiro transistor da história, desenvolvido por William Shockley em 1950. Esse dispositivo bruto na aparência permitiu a revolução eletrônica moderna. Sem tal artefato você não estaria lendo este texto.
Mais aqui.
Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A Alemanha sem energia nuclear

O Estado de São Paulo - Editorial
A decisão do governo alemão de abandonar totalmente o uso da energia nuclear até 2022 foi comparada por ambientalistas entusiasmados à derrubada do Muro de Berlim em 1989. Apesar do exagero da comparação, a medida tomada esta semana pelo governo de coalizão chefiado pela chanceler Angela Merkel representa uma virada histórica notável. O custo da mudança da grade energética nos próximos 11 anos, porém, será pesadíssimo e tem sido comparado ao da reunificação da Alemanha em 1990. Estima-se que foi gasto 1,3 trilhão de euros na reconstrução da Alemanha Oriental. A transformação da infraestrutura energética em todo o país em um período relativamente curto poderá ser mais cara. A indústria já advertiu o governo de que é preciso agir com cuidado para não prejudicar a competitividade internacional da Alemanha e, naturalmente, a massa dos consumidores reagirá a uma grande elevação de tarifas. Como tudo isso será equaci…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 06 / 06 / 2011

Folha de São Paulo
"Despachantes lucram com dado sigiloso do Detran"

Empresas assediam motoristas sob risco de ter a carteira suspensa e cobram R$ 450 para baixar tempo de punição

Empresas que se dizem "parceiras" do Detran-SP usam informações sigilosas de motoristas para oferecer serviços àqueles que correm o risco de ter a habilitação suspensa por infrações, relata Ricardo Gallo. Ao telefone, despachantes cobram R$ 450 dos condutores com a promessa de reduzir o tempo de punição e até evitar o curso de reciclagem, o que é irregular. Um deles diz receber a lista de um servidor do órgão. Nomes dos motoristas não são divulgados pelo departamento de trânsito na notificação pelo “Diário Oficial". Recorrer por conta própria custa R$ 200. O Detran diz desconhecer o esquema.


O Estado de São Paulo
"Dilma decidirá futuro de Palocci após parecer do procurador-geral"

Posição de Roberto Gurgel sobre as suspeitas envolvendo o minist…

Convite à reflexão...

Imagem
Pequenos passos para um grande equilíbrio
José Ronaldo dos Santos Ontem, dia 4 de maio, fui ao município vizinho de São Luiz do Paraitinga conhecer a cultura do cogumelo. Fiquei impressionado com as explicações e as práticas do proprietário (Nelson), um paulistano que, após um período trabalhando no Japão, há nove anos abraçou o desafio de viver da terra numa relação harmoniosa e tendo lucro.
“Cogumelo é a carne do futuro!”. Nesta convicção o Nelson trabalha e gera empregos; apresenta ao homem do campo mais uma alternativa para não deixar o espaço que o gerou. Garante assim a permanência da cultura caipira em lugares inimagináveis para muitos que só reparam no asfalto. Desses lugares saem os moçambiqueiros, os jongueiros, os membros da cavalhada, a tradição religiosa que atrai tantos turistas para a referida cidade.
Também nesses lugares encontramos os autênticos ecologistas, onde os “teóricos verdes” deveriam ter a curiosidade para aprender antes de apoiarem qualquer política, qualquer…

Vulcão

Imagem
Erupção do vulcão Grimsvotn, sob a geleira Vatnajokull, no sudeste da Islândia

Outra vez mano?

Ministro aluga imóvel de laranjas, diz revista

De acordo com a 'Veja', apartamento em Moema, de R$ 4 milhões, está em nome de empresa que usou endereços falsos

Márcio Pinho e Rosa Costa - O Estado de S.Paulo
Um dia após ir à TV para se explicar, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, está envolvido em mais um negócio suspeito. Reportagem da revista 
Veja revela que ele mora em um apartamento alugado e avaliado em R$ 4 milhões na Rua Juriti, em Moema, zona sul de São Paulo, ao lado do Parque do Ibirapuera. Os proprietários do imóvel, no entanto, são laranjas, informa a revista.

O apartamento pertence à Lion Franquia e Participações Ltda. Está registrado no 14º Ofício de Registro de Imóveis de São Paulo em nome de dois sócios: Dayvini Costa Nunes, que tem 99,5% das cotas, e Filipe Garcia dos Santos, com o restante (0,5%). Filipe tem 17 anos e só foi emancipado no ano passado.

O sócio majoritário tem 23 anos. Representante comercial, ele mora nos fundos de um casa na periferi…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A educação e o lucro das estatais

O Estado de São Paulo - Editorial
Em busca de novas fontes de recursos para o setor educacional, os 27 deputados da comissão especial responsável pelo projeto do novo Plano Nacional de Educação (PNE) começarão a discutir, nos próximos dias, uma emenda que destina 5% do lucro líquido das empresas vinculadas à União para investimentos em transporte escolar, instalação de laboratórios de informática, laboratórios de ciências, construção de bibliotecas e compra de livros. Segundo os levantamentos mais atualizados do Ministério do Planejamento, em 2009 as mais de cem empresas estatais sob controle da União tiveram um lucro líquido consolidado de R$ 56,115 bilhões.

A proposta foi apresentada na última terça-feira pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação - entidade que reúne cerca de 200 movimentos sociais, organizações não governamentais, fundações e grupos universitários - e foi bem recebida pelos membros da comissão. Segundo eles, como o c…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 05 / 06 / 2011

Folha de São Paulo
"Dilma decide ouvir Lula sobre destino de Palocci"

Para aliados, explicações do ministro da Casa Civil não resolvem a crise

A presidente Dilma Rousseff decidiu ouvir seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, antes de decidir se demite ou não o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Além do ex-presidente, ela pretende conversar com outros integrantes da base de apoio ao governo. Para aliados, as explicações dadas por Palocci tanto a Folha como a TV Globo foram tardias e insuficientes para encerrar a crise que atinge o Palácio do Planalto há três semanas. Na entrevista, publicada na edição de ontem do jornal, o ministro disse que não revelou à presidente os clientes de sua consultoria, que faturou R$ 20 milhões somente no ano eleitoral de 2010, quando chefiou a campanha nacional petista. A crise teve início quando reportagem da Folha mostrou que, de 2006 a 2010, Palocci ampliou em 20 vezes o seu patrimônio.

O Estado de São Paulo
&…