Postagens

Mostrando postagens de Março 16, 2008
Imagem

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Novas usinas nucleares

da Efe, em Londres
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciarão na próximo semana um acordo de cooperação para criar uma nova geração de usinas nucleares, informa hoje o jornal "The Guardian". Brown e Sarkozy divulgarão o plano conjunto na reunião que terão na próxima quinta-feira (27) no estádio do Arsenal, em Londres, durante a visita de Estado que o líder francês fará ao Reino Unido de 26 a 27 de março. Os dois líderes querem exportar essa tecnologia para o resto do mundo, para combater a mudança climática. O governo britânico já aprovou, em janeiro passado, a construção de uma nova geração de usinas nucleares, mas agora pretende aproveitar a ampla experiência francesa nesse campo para implementar o projeto. Quase 80% da eletricidade da França provém de sua avançada indústria nuclear, enquanto essa porcentagem é de 20% no Reino Unido, cujas centrais atômicas ficaram obsoletas, informa o "Gu…
Imagem

Deu no Jornal do Brasil

Araguaia - Militar confirma ordem de torturar e exterminar

De Vasconcelo Quadros:
Ex-chefe de um dos Grupos de Combate (GCs) responsáveis pela execução de 32 guerrilheiros no Araguaia e araponga do Centro de Inteligência do Exército até 1994, o tenente José Vargas Jiménez tirou do armário revelações que estão causando desconforto e mal-estar nos quartéis: admite e detalha os métodos de tortura usados no período que ele mesmo chama de "fase de extermínio" dos militantes do PC do B e assume a autoria da destruição de todos os documentos sobre a guerrilha que se encontravam no serviço de inteligência de Belém. Além disso, é o primeiro combatente a jogar luzes sobre possíveis locais onde possam estar os restos mortais de alguns dos 58 militantes do PC do B desaparecidos no Araguaia.
- Uma parte foi enterrada ou ficou insepulta na selva e outra nas bases militares de Bacaba (São Domingos do Araguaia), onde ficavam os GCs de selva, Xambioá (cemitério), área dos pára-quedistas e na Ca…
Imagem

Política

Campanhas ainda não estão na rua, mas já chegaram à internet

Comunidades divulgam aspirantes a prefeito e vereador no site de relacionamentos Orkut. Justiça Eleitoral fixou dia 6 de julho para início do período autorizado de propaganda eleitoral

Maria Angélica Oliveira Do G1, em São Paulo
Mesmo antes do início do período autorizado para a propaganda eleitoral - 6 de julho, segundo estabeleceu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -, aspirantes a prefeitos e vereadores, militantes de partidos e eleitores simpatizantes aproveitam a internet para começar a colocar a campanha na rua, ou melhor, no ar.
Interessados em disputar cargos nas eleições deste ano são temas de inúmeras comunidades no site de relacionamentos Orkut e aparecem em vídeos no You Tube. Em outubro do ano passado, o deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira (PV-MG) fez uma consulta ao TSE sobre a utilização de blogs, comunidades, salas de bate-papo e veiculação de vídeos na internet para divulgação de campanha, mas a…
Imagem

Editorial

Esquerda pétrea

Sidney Borges
O artigo de Nelson Motta na Folha de ontem ressoou em minhas cordas de sensibilidade e fez com que produzissem um finíssimo som de contentamento. Resumiu o sentimento de uma nação esclarecida. Eu não quero ver o meu país dominado por um governo similar ao de Cuba, ou ao de qualquer paraíso comunista. E penso assim por puro egoísmo, gosto de ir e vir e o comunismo jamais conseguiu colocar no mesmo prato centralismo econômico e liberdades individuais. Eu não gosto de favelas, não gosto de subemprego, não suporto a idéia de ainda existir trabalho escravo. Advogo a meritocracia como base para empregar e sou favorável à educação de qualidade patrocinada pelo Estado. As desigualdades obscenas do Brasil precisam ser encaradas, não haverá prosperidade enquanto não houver esperança e dinheiro no bolso do povo. Meu esquerdismo morre aí. Por pensar assim já me vi taxado de direitista, o que em um primeiro momento me intrigou, depois creditei a pecha à falta de discern…
Imagem

Resistiremos

PT não desiste do terceiro mandato

Ruy Fabiano
Apesar de declarações em contrário por parte do próprio Lula, o PT não descarta a idéia de nova reeleição presidencial. O autor da emenda que a viabiliza, deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), não apenas a mantém em tramitação, como anunciou que inicia agora, em abril, périplo pelo país para angariar apoio popular à iniciativa.
Não buscará, conforme esclarece, apoio de forças políticas e econômicas, “derrotadas nas últimas eleições”, mas apoio popular, de entidades sindicais e os assim chamados movimentos sociais. A idéia é pressionar o Congresso de fora para dentro, a partir de ações populares, de modo a impeli-lo a mudar a Constituição.
Democracia é regime amparado num tripé: voto direto, periodicidade dos mandatos, alternância no poder. A sedução da popularidade freqüentemente faz crer que tudo o mais – inclusive a lei - deve a ela se submeter.
Esse o expediente dos tiranos: invocar apoio popular (mesmo quando inconsistente) para descumprir o r…
Imagem

Eleições 2008

Alckmin e as prévias no PSDB

Por José Alberto Bombig, na Folha
Acuado após a recente ofensiva do grupo pró-Gilberto Kassab (DEM), mas amparado pela liderança nas pesquisas, o ex-governador Geraldo Alckmin quer usar a realização de prévias no PSDB para encerrar a disputa em torno de quem o partido apoiará para a disputa da Prefeitura de São Paulo.
Anteontem, Alckmin reuniu seu grupo na capital paulista e avaliou que está "espremido e isolado entre as máquinas da prefeitura e do governo estadual" e que só uma "consulta" ao partido, aliada ao resultado das pesquisas, poderá mantê-lo vivo na disputa.
A consulta, prevista em estatuto e considerada uma saída extrema até pelos seus aliados, será utilizada se fracassarem a manifestação prevista para o próximo dia 27, convocada por apoiadores do ex-governador, e a busca de consenso entre os líderes do partido -Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Aécio Neves, Sérgio Guerra e o próprio Alckmin.
"O movimento que nasceu nas …
Imagem

Opinião

Automóveis, caminhões e votos

Marco Aurélio Nogueira
Por vias transversas, sem cálculo e planejamento, aos trancos e barrancos, as eleições municipais em São Paulo parecem ter ganho um eixo de animação. Depois de sucessivos picos de congestionamento, cada um pior que o anterior, houve como que um despertar coletivo: a cidade está parando e, do jeito que vão as coisas, o que se estimava como cenário futuro se converteu em ameaça iminente. O horror ficou escancarado à luz do dia.
Como bola de neve, o tema foi-se consolidando na linguagem cotidiana. Todos passaram a dele se ocupar, do usuário dos transportes coletivos aos que trafegam em automóveis particulares, dos comerciantes aos caminhoneiros e motoristas profissionais. Hoje não se fala de outra coisa.É de imaginar que o tema tenha sido registrado pelos homens de marketing das próximas campanhas eleitorais. A Prefeitura e a Companhia de Engenharia de Tráfego tentaram reagir, anunciando medidas concebidas para atenuar o problema. Acendeu…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 22 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Exército montará hospital no Rio contra a dengue"
Marinha e Aeronáutica também podem agir, diz Jobim; bebê de 7 meses é suspeito de ser a 31ª vítima na capital.
Governo estuda restrição ao crédito - Entre as propostas, está a redução do tempo de financiamento, que hoje se estende a até 7 anos, para um prazo em torno de 3 anos. Mantega terá encontros com representantes dos setores considerados mais problemáticos, entre os quais o de bancos e o de aço.
Lucro de bancos estrangeiros no Brasil cresce 160% em 2007 - Em contraste com a crise que vivem no exterior, instituições elevaram ganho em 160% em 2007, contra alta de 22% dos nacionais. Segmento que mais cresceu nos lucros foi o de bancos de investimento, com foco em grandes operações; UBS lidera entre estrangeiros.


O Globo
"Militares montarão hospitais de campanha contra dengue"
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem nos Estados Unidos que as Forças Armadas vão montar h…
Imagem

Deu no Estadão

Ubatuba faz blitz para dengue do Rio não chegar a SP

Turistas com sintomas foram encaminhados à Santa Casa; cidade recebeu 120 mil pessoas no feriado

Simone Menocchi, de O Estado de S. Paulo
Agente de saúde conversa com motoristaUBATUBA - A cidade de Ubatuba intensificou os bloqueios para tentar impedir que a epidemia de dengue instalada no Rio de Janeiro chegue ao Estado de São Paulo. No ano passado a cidade do litoral norte paulista registrou 3 mil casos da doença, na forma clássica, e três casos de dengue hemorrágica, além de uma morte.
Durante dois dias, enfermeiros, médicos e agentes de endemias da rede municipal de saúde, além de policiais rodoviários, fizeram barreiras em três entradas do município. Três mil veículos foram vistoriados e 12 pessoas com sintomas da doença encaminhadas ao hospital do município.
Na BR-101, divisa com o Rio de Janeiro, e também nas rodovias Oswaldo Cruz (SP-125) e Rio-Santos (SP-55) os policiais e técnicos paravam todos os motoristas e orientavam a evit…
Imagem

Zé-dirceus, patéticos, primários...

Frases obscenas

Nelson Motta, na Folha de hoje:
RIO DE JANEIRO - Jovem e fervoroso revolucionário, um dia comentei com meu avô que alguma coisa era boa, mas cara, e ouvi, chocado, um velho professor amigo dele me dizer com naturalidade: "Mas tudo que é caro é bom, meu filho".
Sorrindo da minha indignação, ressalvou que nem tudo que é barato é ruim, que era possível que algo barato fosse bom, e que nem tudo que é bom é caro, já que algumas das melhores coisas da vida são de graça. Mas manteve a frase obscena.
E mais: me assegurou que o ser humano não vende mais barato o que pode vender mais caro, que ninguém quer o pior se pode ter o melhor e que uma das leis irrevogáveis da humanidade é a da oferta e da procura. Me senti ultrajado.
Mas ao longo dos 40 anos seguintes fui entendendo que era só uma generalização provocativa paulo-franciana, nelson-rodrigueana, pelo prazer da frase e da ironia, e me lembrei dele muitas vezes, com um sorriso, do velho cínico. E sábio.
O que diria ele a…
Imagem

Universo

Perguntas sem resposta

Sidney Borges
É difícil imaginar o nada, na verdade impossível. Suponha que o Universo não exista mais. O que resta? O nada? O que é o nada? O vácuo é a ausência de matéria, mas o nada é a ausência em sentido amplo, o que inclui o vácuo. O que havia antes do Big-Bang?
Imagem

Guerrilha do Araguaia

Processo do Exército derruba versão sobre guerrilha

Agência Estado
Brasília - Um processo administrativo de rotina, aberto por um militar interessado em ganhar uma medalha, derruba a versão de que o Exército não tem em seus arquivos documentos secretos sobre as operações contra a guerrilha do Araguaia. Uma série de telegramas e ofícios comprovam também a prisão, o interrogatório e a tortura de militantes do PC do B que foram capturados vivos e, depois, dados como “desaparecidos”.
Desde 1982, quando parentes de guerrilheiros, sobreviventes do movimento armado e pesquisadores pediram na Justiça Federal a entrega dos arquivos para ajudar na localização dos corpos dos “desaparecidos”, o Comando do Exército ou diz que os documentos não existem ou que foram queimados ao final das operações anti-guerrilha, em 1975.
Leia mais
Imagem

Deu em Veja

Dona Marta de novo...

No Radar, por Lauro Jardim
Não foi exatamente tranqüilo o início do vôo 455 da Air France que na terça-feira passada decolou de São Paulo para Paris. A responsável pela trepidação foi Marta Suplicy, que ia para a China, com escala em Paris. Ao embarcar, o casal Marta e Luis Favre relaxou e decidiu não passar pela revista de bagagem de mão feita por raios X. Os Favre furaram a fila da Polícia Federal. Vários passageiros se revoltaram. Marta respondeu que, no Brasil, para as autoridades não valem as exigências que recaem sobre os brasileiros comuns. Os passageiros não relaxaram com a explicação. Continuaram a reclamar, mesmo com todos já embarcados. Deu-se, então, o inusitado: o comandante do Boeing 777 saiu do avião, chamou a segurança e disse que não decolaria até que todos os passageiros passassem suas bagagens de mão pelo raio X. Marta Suplicy deixou seu assento na primeira classe (Favre estava na executiva) e dignou-se fazer o que o comandante pediu. Nesse insta…
Imagem

Reflexões

Mecânica quântica

Sidney Borges
Entender completamente o que acontece no mundo do infinitamente pequeno faz parte dos caminhos a serem descobertos. Digo isso por ser otimista, acredito que um dia saberemos tudo, o porquê da vida, o porquê do Universo, que é, mas que poderia não ser. Pare o que você está fazendo e pense nisso. Voltando ao mundo pequeno, vamos tomar como exemplo um elétron. Você pode querer informações sobre sua velocidade, aceleração centrípeta, movimento rotatório e para tanto vai ter de iluminar o pequeno ente a fim de fazer medições. É a sina dos físicos, se algum dia alguém lhe perguntar o que faz um físico, diga que passa a vida medindo. Mas quando se trata de escrachar a vida do elétron surge um senão. O tamanho do objeto a ser medido (elétron) pode ser comparado ao tamanho da luz que o ilumina (fóton). Vai daí que ao iluminar, o fóton luminoso altera a velocidade do elétron iluminado e interfere em outras grandezas físicas mensuráveis. Imagine duas bolas de tênis …
Imagem

A ponderar

O moralizador

Moralizador é quem impõe ferozmente aos outros os padrões que ele não consegue respeitar

por Contardo Calligaris na Folha de São Paulo
ELIOT SPITZER era governador do Estado de Nova York até sua resignação na semana passada. Sua fortuna política e sua popularidade eram ligadas à sua atuação prévia como procurador agressivo e inflexível contra os crimes financeiros e contra as redes de prostituição e seus clientes. Ora, descobriu-se que ele era freguês de uma rede de prostituição de luxo e que também recorria a artimanhas financeiras para que seus pagamentos - substanciais: US$ 80 mil (R$ 140 mil) - não fossem identificados. Esse fato de crônica (no fundo, trivial) foi para a primeira página dos jornais do mundo inteiro - aparentemente, pela surpresa que causou: quem podia imaginar tamanha hipocrisia? Esse "espanto" geral foi, para mim, a verdadeira notícia da semana. Começou no dia em que Spitzer deu sua primeira declaração pública, reconhecendo os fatos e a culpa…
Imagem

Porque não me ufano...

Em ação a polícia política do PT

Thomaz Magalhães em o Trem Azul
Chegaram ao senado brasileiro as informações pedidas sobre o estranho episódio da devolução dos boxeadores cubanos que abandonaram a delegação no Pan, ano passado. Um esquema que mostra algo como uma polícia políticado PT, que montou a suspeitíssima ação. Os boxeadores foram entregues por autoridades petistas do governo a ninguém menos que Luis Mariano Lora. Ele é chefe do Departamento de Combate à Atividade Subversiva Inimiga de Cuba. Lora é um dos homens mais temidos daquela ditadura. Estava dentro do avião venezuelano que veio seqüestrar os dois boxeadores, acompanhado de outros dois agentes. Há mais cubanos na história, que estiveram em ação no Brasil na caçada aos atletas.
O que se desnuda agora, debaixo das palavras burocráticas do ofício, é algo estarrecedor. O ministro da Defesa Nelson Jobim, a quem foram pedidas as infomações que estão o senado, informa o prefixo da aeronave, confirmando que veio da Venezuela. Reve…
Imagem

Opinião

Até o fim do ano, clima a passo lento

Washington Novaes
Que vai acontecer em Bangcoc a partir do dia 31, em mais uma etapa de negociações da Convenção do Clima? Dificilmente haverá decisões substanciais, por dois motivos: 1) O prazo de negociação para um novo acordo, a vigorar em 2013, após o Protocolo de Kyoto, vai até o fim deste ano - e os governos não costumam fazer antes da última hora as necessárias concessões; e 2) qualquer avanço dependerá fundamentalmente da posição dos EUA - e esta inevitavelmente estará condicionada pela do presidente a ser eleito no fim do ano.
O atual governo dos EUA é, no mínimo, contraditório. Ao mesmo tempo que insiste na possibilidade de reduzir com novas tecnologias as emissões norte-americanas de gases que intensificam o efeito estufa, toma decisões na direção oposta. Um balanço divulgado há poucos dias pela Casa Branca afirma que até 2022 os carros norte-americanos terão de conseguir trafegar 35 milhas (56 quilômetros) com um galão (3,755 litros) de c…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 21 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Matérias-primas têm a maior queda em 52 anos"
Os preços das commodities tiveram sua maior desvalorização em uma única semana desde pelo menos 1956, com a possibilidade de redução no consumo global vinda com uma desaceleração no crescimento do mundo. (...)

O Globo
"Governo vai restringir crédito para tentar conter consumo"
Preocupado com a explosão de consumo, base do crescimento da economia em 2007, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir na próxima semana com diretores de instituições financeiras para discutir a necessidade de reduzir prazos do crediário para pessoas físicas, informa Merval Pereira. O temor do governo é com o ritmo insustentável da economia e seus efeitos na inflação. Uma das alternativas em estudo é aumentar exigências dos bancos para limitar os empréstimos a 36 meses, principalmente na venda de carros. Ao mesmo tempo, o governo quer incentivar as exportações de veículos. Outra opção é cortar …
Imagem

Assumiram

Secretário estadual de Saúde Sérgio Côrtes admite que estado vive epidemia de dengue

Fernanda Pontes - O Globo, RJ TV e O Globo Online
RIO - O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, reconheceu, nesta quinta-feira, que o estado vive uma epidemia de dengue. Ele disse que o número de casos é extremamente elevado e pediu desculpas aos pacientes pela demora no atendimento. O secretário inaugurou nesta quinta novos leitos da UTI pediátrica no Hospital Pedro II, em Santa Cruz. Foi a primeira vez que uma autoridade fluminense reconheceu a epidemia no Rio.
- Eu estou tratando como uma epidemia porque o número de casos é extremamente elevado. Nós temos que entender que a nominação não é importante. O importante são as ações que vamos enfrentar para diminuir esse altíssimo número de casos não só de dengue, mas da complicação da doença.
Leia mais

Nota do Editor - Não sei quanto aos outros, respondo por mim, fiz o que foi pedido para evitar a propagação do Aedes Aegypti. No entanto, a epidemia q…
Imagem

Ubatuba em foco

Convenção do PTB tem recorde de votantes

Assessoria do PTB de Ubatuba
Domingo, dia 16 de março de 2008, na Câmara Municipal de Ubatuba, foi eleita a Executiva do Diretório Municipal do PTB. Além da presença dos filiados e representantespolíticos da cidade que prestigiaram a convenção, estiveram presentes a pedido do Deputado Campos Machado, a Sra. Edna de Moura Giunta, representante e coordenadora do PTB no Litoral Norte e o Dr. Guaracy Fontes, assessor direto da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo. A votação da chapa “DIAS MELHORES”, foi confirmada com mais de 95% dos filiados presentes.
TATO informou em seu pronunciamento de encerramento da convenção, que ficou muito satisfeito com o resultado e otimista quanto ao rumo que o Partido Trabalhista Brasileiro de Ubatuba tomará daqui para frente. Reafirmou a iniciativa do partido de compor com muitos comerciantes que sentem na pele o descaso das nossas autoridades, que por falta de conhecimento prático de administração, estão lev…
Imagem

Vida

Cientistas acham molécula orgânica em planeta distante

Apesar da descoberta, astro dificilmente seria capaz de abrigar vida por ser muito quente. Técnica que encontrou a molécula pode, no entanto, ajudar a busca em outros planetas.

Da Reuters
Uma molécula orgânica foi detectada pela primeira vez na atmosfera de um planeta fora do nosso Sistema Solar, o que é importante na busca por vida extraterrestre.
Usando o telescópio orbital Hubble, os astrônomos acharam metano na atmosfera do planeta HD 189733b, que tem mais ou menos o tamanho de Júpiter e fica a 63 anos-luz da Terra, segundo pesquisa publicada na quarta-feira pela revista Nature.
Moléculas orgânicas contêm ligações carbono-hidrogênio, e podem ser encontradas em coisas vivas. O metano, por exemplo, aparece no gás natural e em arrotos do gado. Mas os cientistas se apressaram em dizer que esse distante planeta --com temperaturas em torno de 1.000 graus celsius-- não é em princípio candidato a abrigar formas de vida.
"Para este plan…
Imagem

Direito de pleitear

Partido pode pedir vaga de coligação aberta por infiel

O partido, que sofreu com a infidelidade partidária, pode requisitar isoladamente a vaga de volta, mesmo que os eleitos tenham obtido o cargo pela coligação. Essa foi a reposta do Tribunal Superior Eleitoral em Consulta feita pelo senador Sibá Machado (PT-AC) sobre a aplicação das regras da fidelidade partidária em eleição proporcional previstas na Resolução 22.526/07.
O ministro Cezar Peluso, relator do caso, respondeu positivamente pela primeira opção na pergunta do senador: “dois partidos (A e B) se coligaram em eleição proporcional; fixado o quociente eleitoral, foi atribuído à coligação (10 vagas); dividido o número de vagas na proporção dos votos obtidos por cada legenda ou partido, apurou-se o seguinte resultado: (A = 7 e B = 3); após a posse, já no exercício de mandato parlamentar, um integrante do partido B resolve mudar de partido. Pergunta-se: o partido B, isoladamente, pode requerer o cargo, ou a coligação subsiste após …
Imagem

Ubatuba

Tá dominado, tá tudo dominado...

Por, Nélia Santos
Tá dominado, como diz na letra da música (de mau gosto, assim como a situação) quase todos os meios de comunicação estão sendo pagos por... nós mesmos munícipes contribuintes. O nosso dinheiro de cada dia esta sendo usado de forma desavergonhada para comprar espaços (todos) em jornais, rádios ... para publicar “contos”, a custa de nossos impostos altíssimos. Realmente vivemos num mundo de fantasia, onde o superman vive no país das maravilhas e, constantemente, assume os papeis, ora do chapeleiro maluco, ora do pinóquio. Vai mentir lá na... ponte que caiu! Mas, voltando ao mundo real da monarquia César, onde quem mais comanda é o Bobo da corte, estamos passando pela fábula “A ROUPA NOVA DO REI”, que, para quem não conhece, vale a pena pesquisar e conferir. No dito conto, todos concordam com a roupa que somente o rei acredita existir, mas, na realidade, o povo espera que em breve o “príncipe”, que nunca passou de um sapo, contador de hist…
Imagem

Congresso

Ubatuba realiza Congresso Técnico do Jogos Regionais do Idoso

Ednelson Prado
Representantes das cidades que vão disputar os Jogos Regionais do Idoso estiveram em Ubatuba nessa quarta-feira, 19, e participaram do Congresso Técnico da competição. O evento ocorreu no Areia Summer House, na Praia Vermelha do Norte. A reunião, formada pelos membros do Comitê Organizador, teve o objetivo de sortear as chaves das diversas modalidades a serem disputadas. O evento, que é um dos mais importantes do Estado de São Paulo, este ano ocorrerá em Ubatuba, e conta com 52 cidades inscritas e cerca de 3.000 atletas, todos com 60 anos ou mais.
Além dos representantes das delegações, participaram do evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Cesar, o Chefe do Comitê Dirigente, Paulo Luiz Vantine, o Diretor da Divisão de Lazer da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo, Enio Leôncio de Souza, e o Secretário de Esportes de Ubatuba, Bittencourt Júnior.
Bittencourt destacou a …
Imagem

Educação

Escola Técnica na Estufa

Assessoria Charles Medeiros
Depois das conversações com o vice-governador Alberto Goldman, do PSDB o vereador Charles Medeiros, na última sessão de Câmara, anunciou a vinda da Escola Técnica Estadual ETEC para Ubatuba. Entendimentos estão ocorrendo para seja implantada no bairro da Estufa. As Etecs como são conhecidas atendem mais de 100 mil estudantes em 118 cidades no Estado de São Paulo. São cursos em níveis de ensino Médio e Técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços, em 82 habilitações. As falas ocorreram durante a votação do Projeto de Lei do Executivo, que trata da parceria com o Centro Paula Souza.
A escola foi criada em 1988, consolidando em poucos anos sua imagem no ensino médio e técnico oferecendo, inclusive, cursos extracurriculares em diferentes áreas profissionais. Segundo o governo paulista, as Etecs tem como missão formar profissionais competentes para o mundo do trabalho e para o exercício efetivo da cidadania, a Etec ap…
Imagem

Opinião

Luzes e sombras

Demétrio Magnoli
O processo inquisitorial de Galileu é uma chave crucial de nossa interpretação da modernidade. A narrativa do confronto prometéico entre a ciência, que é progresso e luz, e a religião, que é retrocesso e sombras, está inscrita na nossa mente como uma tinta indelével. É por isso que nos surpreendemos diante da informação de que Charles Darwin consolidou seu interesse pela história natural enquanto estudava teologia em Cambridge - e mais ainda ao sabermos que escreveu A Origem das Espécies como um crente em Deus. Todos nós, e não só os comunistas, encaramos com certa naturalidade a curiosa metáfora de Karl Marx, que identificou a revolução como "locomotiva da História", porque tendemos a admitir que há uma História, assim, com maiúscula, cuja trajetória se acomoda aos trilhos da ferrovia do futuro. O culto ao progresso, que é antes de tudo um culto à razão científica, configura a religião pagã da modernidade.
Leia mais
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 20 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Bovespa tem a 2ª maior queda do ano e recua 5%"
Um dia após comemorarem as medidas tomadas pelo Fed (Federal Reserve, banco central americano) para tentar resolver a crise na qual mergulhou o sistema financeiro dos EUA, os mercados no mundo inteiro voltaram a sucumbir ao pessimismo que dá o tom dos negócios nas últimas semanas. A Bovespa sofreu a segunda pior queda no ano: 5,01%, para 58.827 pontos. A maior baixa em 2008, de 6,6%, havia sido registrada no dia 21 de janeiro. (...)

O Globo
"Medo de recessão global já afeta empresas brasileiras"
A trégua dos mercados durou pouco. O temor de uma recessão global derrubou ontem os preços dos produtos agrícolas e metais - que tinham subido muito este ano. Com isso, o valor de mercado de grandes exportadoras nas bolsas mundiais cedeu fortemente. O preço do petróleo teve a maior queda, em dólar, num dia, em 17 anos; e o ouro, a maior perda em 28 anos (US$ 58,50). No Brasil, a Petro…

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Angra 1 recebe geradores construídos no país e ganha mais 20 anos de vida útil

Valor Online
RIO - A entrega de dois novos geradores de vapor para a usina nuclear Angra 1, marcada para hoje (18/03) em Angra dos Reis (RJ), será um momento importante para a retomada do programa nuclear do Brasil, que terá mais quatro ou oito usinas nucleares até 2030. Para o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, a participação da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) na construção desses equipamentos mostra que o país está desenvolvendo capacidade importante de construir partes de uma usina nuclear.
A decisão de construir Angra 3 e as discussões sistemáticas que estamos tendo sob coordenação da Casa Civil mostram a decisão firme do governo brasileiro de ter um programa nuclear mais consistente , disse Rezende ao Valor.
Segundo o ministro, até o fim do ano já terão sido definidas questões importantes sobre o número de novas usinas nucleares a serem construídas no país e sua localização. Para ess…
Imagem

Política

PT de Ubatuba define primeiras datas de seu calendário eleitoral

Mauricio Moromizato
O Diretório Nacional do PT aprovou em 25 de Fevereiro o regulamento de encontros e prévias para 2008. O Diretório Municipal do PT de Ubatuba deliberou em reunião ordinária do dia 10 de março pelas seguintes datas-limite:

I – Apresentação de proposta de apoio a candidato a prefeito de outro partido. Até 29 de Março de 2008 às 19h00min.

II – Apresentação de inscrição de pré-candidatura a prefeito – até dia 04 de Abril de 2008, conforme:

Art. 34: A CEM somente examinará pedido de indicação a pré-candidatura a Prefeito se vier acompanhada de assinaturas ou votos favoráveis de, no mínimo:

a.1/3 (um terço) dos membros do Diretório Municipal; ou
b.10% (dez por cento) do total de filiados que participaram do Encontro de Definição de Tática eleitoral ou da Etapa Municipal do III Congresso; ou 30% (trinta por cento) dos Núcleos do município; ou 5% (cinco por cento) dos filiados no município.

Art. 35: No ato da inscriç…
Imagem

Custo da notícia

Veja é condenada a pagar indenização a Eduardo Jorge

por Maria Fernanda Erdelyi
O ex-secretário-geral da Presidência no governo Fernando Henrique Cardoso, Eduardo Jorge Caldas Pereira, ganhou mais um processo contra a imprensa. A revista Veja foi condenada a pagar indenização de R$ 150 mil por danos morais e publicar a decisão, de 20 páginas. Ainda cabe recurso.
A condenação foi decidida em votação unânime na tarde desta terça-feira (18/3) pela 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça — formada pelos ministros Aldir Passarinho Junior, Fernando Gonçalves, Massami Uyeda e João Otávio de Noronha. “Fico muito satisfeito de ter reconhecida a lisura da minha atuação. O Judiciário está reconhecendo tudo o que eu disse à imprensa, mas não me deram crédito. Agora estão arcando com seus atos”, afirmou Eduardo Jorge, comemorando a decisão.
Essa é a quarta condenação que ele consegue contra a imprensa. Eduardo Jorge já recebeu indenizações do jornal O Globo e Correio Braziliense. O jornal Folha de S.…

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Vejam este relatório...

Associação Cunhambebe
Caixa Postal 4011680-970 - Ubatuba - SP
ass_cunhambebe@yahoo.com.br

Relatório Conama Angra 3.pdf106K Exibir como HTMLBaixar
Imagem

Editorial

“Enjoy Ubatuba”

Sidney Borges
Como é do conhecimento do mundo mineral e dos que me lêem, sou blogueiro há muito tempo, comecei junto com a onda na qual surfo desde o início deste século. Tenho diversos blogs, o mais acessado é o Ubatuba Víbora, mas o início se deu com o Lojas Murray, que ainda existe congelado pelas organizações Globo. Plim, plim. Diariamente acesso o Blog do Noblat, hoje mais por hábito, já não me encanta como outrora. Também acesso o Reinaldo Azevedo e o Mino Carta, este o meu preferido, de quem divirjo civilizadamente, mas com quem aprendo muito. Através das contendas azevedianas passei a acessar o Blog do Nassif e tentei o “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim, o que foi impossível. O inventor do termo “pig”, puxou tanto o saco de Lula que acabou demitido do portal iG por excesso. Ninguém agüenta, nem mesmo Lula, que embora tenha faltado às aulas de concordância verbal e plurais, sabe distinguir sífilis hereditária de chifres do rei da Itália. Está em pauta a …
Imagem

Opinião

A OEA cumpre seu papel

Editorial do Estadão
Na América do Sul, somente o Brasil não tem questões de limites com seus vizinhos. Todos os outros países da região têm disputas fronteiriças, algumas delas resultantes de guerras cruentas que são constantemente lembradas. Compreende-se, portanto, que, mais do que em qualquer outra parte do mundo, aqui a inviolabilidade das fronteiras seja um preceito intocável. Afinal, qualquer precedente pode servir de pretexto para um litigante avançar sobre uma área em disputa - e são tantas que a região logo estaria conflagrada.
A resolução da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a crise entre o Equador e a Colômbia, como não poderia deixar de ser, foi norteada por essa preocupação. Forças militares da Colômbia, afinal, invadiram o território equatoriano para destruir um acampamento das Farc, que os narcoguerrilheiros usavam como base não só para suas operações de natureza política, mas também para atacar alvos na Colômbia.
O governo de Álvaro Uri…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 19 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Juro real dos EUA fica negativo com 6º corte seguido"
Em mais uma tentativa de golpear a recessão que ronda a economia norte-americana e reanimar os mercados, o Federal Reserve (o banco central dos EUA) baixou a taxa básica de juros dos EUA em 0,75 ponto percentual, para 2,25%. É o sexto corte desde setembro passado, quando a crise imobiliária começou a contaminar outros setores. A medida reanimou os mercados após as fortes perdas da véspera. A Bolsa de Nova York subiu 3,5%, e a Bovespa, 3,2%. Agora, a taxa se iguala à de dezembro de 2004. "A ação deve ajudar a promover um crescimento moderado por algum tempo e amenizar os riscos da atividade econômica", afirma o Fed, em comunicado. "Os riscos para o crescimento, no entanto, continuam." Na mesma reunião, a autoridade monetária americana baixou a taxa de redesconto em 0,75 ponto percentual, para 2,50%.

O Globo
"Dengue se alastra e Rio já tem 45 casos por hor…
Imagem

Demitido

iG rompe contrato com Paulo Henrique Amorim

Carl Soares Martin e Miriam Abreu
Não é possível mais acessar a página que Paulo Henrique Amorim mantinha no iG. O Portal rescindiu contrato com o jornalista, afirmando que vai respeitar todas as cláusulas contratuais, o que significa que ele será indenizado. A medida, segundo a direção do iG, faz parte de um processo de reestruturação de contratos que já começou há algum tempo. Amorim disse que “eles desrespeitaram a cláusula básica que é a duração do contrato.” A negociação seria mantida até 31/12.
O Portal disse ainda que a manutenção do Conversa Fiada era altamente desvantajosa para o modelo de negócios da empresa. A informação que chegou ao Comunique-se é a de que havia um alto custo para manter a página, porque a baixa audiência e receita não compensariam os gastos.
Amorim não quis dizer ao Comunique-se se pretende ter outra página na internet. Limitou-se a dizer: “todo o resto será tratado com os meus advogados”. (Comunique-se)
Imagem

Reflexões

São Paulo

Sidney Borges
Sobre comer bem, tenho como certo que é possível fazê-lo em São Paulo. Em 1985 um amigo italiano, Maurizio, me recomendou - e pediu segredo - um pequeno restaurante perto da Dacon. Jamais esquecerei daquela massa, nunca encontrei nada igual e bem que tentei. O prato que me encantou era uma variedade de ravioli, massa finíssima recheada de uma mistura de várias carnes e ervas aromáticas. Tudo na medida certa, coberto com azeite e sálvia. O aroma, hum, o aroma... Voltei algumas vezes, infelizmente o dono vendeu a casa e o novo dono não seguiu a mesma linha. São Paulo cresceu muito, sem planejamento, espalhou-se de forma desordenada e hoje é uma tragédia. Nos meus tempos de escola primária havia 60 milhões de habitantes no país, a maioria no campo. Vivia-se bem em São Paulo, o clima era agradável, típico, garoava e fazia frio. Os transportes coletivos davam conta do recado e havia poucos carros. Segundo urbanistas experientes, o ponto de não retorno foi ultrapassado…