Postagens

Mostrando postagens de Abril 25, 2010

Ticket

Imagem

Boxe

Imagem
Pela Honra dos EUA
Do blog de Wilson Baldini Jr. Mais do que apontar o adversário do filipino Manny Pacquiao no fim do ano, o duelo entre os meio-médios Floyd Mayweather e Shane Mosley, hoje, em Las Vegas, vai servir para resgatar o orgulho norte-americano na nobre arte. O maior centro do pugilismo está em crise. Apenas sete dos 68 campeões das 17 categorias distribuídas nas quatro principais entidades nasceram nos EUA.
Jornalistas, técnicos e boxeadores americanos apontam como causa a globalização, que proporcionou uma invasão hispânica, asiática e do leste europeu. “Talvez a necessidade deles seja maior que a nossa para se dedicar a um esporte duro como o boxe”, disse o lendário técnico Angelo Dundee, de 88 anos, que trabalhou com Muhammad Ali e Sugar Ray Leonard, entre outros grandes campeões.
Mayweather x Mosley é comparado com duelos que envolveram Sugar Ray Leonard, Marvin Hagler, Roberto Duran e Thomas Hearns. “Será uma grande luta, mas não irá superar as nossas disputas”, brincou …

Tecnologia

Imagem
Megatelescópio em deserto do Chile está em construção e ficará pronto em 2018
European Extremely Large Telescope (E-ELT ")
Do MSN, por Fernando Souza Filho A revolução na percepção do universo causada por Galileu, 400 anos atrás, vai ganhar um novo fôlego daqui a oito anos, inclusive com tecnologia capaz de detectar vida em outros planetas. É o que promete o E-ELT (European Extremely Large Telescope), o maior telescópio do planeta, que está sendo construído no deserto de Atacama, no Chile, e está previsto para começar a funcionar em 2018.
O Conselho do Observatório Europeu Astral, que reúne 14 países que investem na tecnologia de observação espacial, escolheu o deserto chileno por ele estar localizado a 3 mil metros de altitude, vencendo a "concorrência" com La Palma, na Espanha, que também estava na briga para abrigar o megatelescópio.
O E-ELT contará com um espelho primário de 42 metros de diâmetro e custará US$ 1,5 bilhão para ser construído. O E-ELT será instalado no cen…

bandiera rossa

Avanti Popolo

Imagem
Manifestações do Primeiro de Maio de 1886
1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho
“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.”
Perseu Abramo

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos …

Diana Krall

Astrud Gilberto

Imagem

Deu na Veja

Sem nenhum medo de ser feliz

Dono de uma das maiores contas publicitárias do governo, ex-marqueteiro do presidente Lula é acusado de dar calote em pequenas emissoras de rádio e embolsar o dinheiro

De Alexandre Oltramari (original aqui)
A agência Matisse é um dos mais intrigantes casos de sucesso da propaganda brasileira. Em 2003, com a chegada de Lula ao governo, a empresa deixou de ser uma nanica regional para tornar-se uma potência. Comandada pelo publicitário Paulo de Tarso Santos, marqueteiro de Lula em 1989 e 1994, ela entrou para o time das grandes ao vencer a licitação para administrar a milionária verba publicitária da Presidência da República. Seu sucesso, a partir daí, foi estrondoso.

Nos últimos sete anos, a Matisse conseguiu a proeza de se manter como a única agência a prestar serviços ininterruptos à Secretaria de Comunicação do governo. Há dois meses, porém, essa escalada de sucesso sofreu um revés. Sem explicação, Paulo de Tarso Santos anunciou que estava abandonando a empr…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Anistia e acesso à verdade

Editorial do Estadão
O noticiário sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter inalterada a Lei da Anistia destacou que os 7 ministros contrários à revisão pleiteada pela Ordem dos Advogados do Brasil para permitir a abertura de processos contra acusados de torturar presos políticos durante a ditadura militar invocaram, todos, a dimensão política do ato de 1979. A anistia, apontaram eles com razão, resultou de um pacto entre o governo e as oposições, no Congresso e na sociedade, pela pacificação do País, inaugurando o processo de transição que desembocaria, 5 anos depois, no restabelecimento da democracia sem novos ciclos de violência.

De fato, embora não fosse propriamente essa a prioridade da grande maioria dos grupos e organizações, entre os quais a Ordem dos Advogados do Brasil, que se articularam para criar o Movimento pela Anistia, na passagem do governo do general Ernesto Geisel para o de João Figueiredo ? mas libertar os encarcerados do r…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 01 / 05 / 2010

Folha de São Paulo
"Número de homicídios cresce 23% na capital"

Depois de nove anos em queda, taxa no 1º trimestre volta a aumentar

Após nove anos em queda, a capital paulista voltou a registrar aumento do número de homicídios no primeiro trimestre do ano. Em média, foram mortas mais de quatro pessoas por dia. O crescimento de 23% foi quase o triplo do apurado no interior do Estado (8%) – que havia elevado o índice de assassinatos em 2009. O governo do Estado classificou a alta como uma oscilação. Em nota, afirmou que os índices de mortalidade em São Paulo são a metade do restante do país. O comunicado ressaltou a redução dos crimes contra o patrimônio. A principal queda foi em latrocínio (roubo seguido de morte) – 22%. Para especialistas, a alta dos homicídios alerta para a necessidade de rever a política de segurança pública. Segundo núcleo da Unesp, a polícia deveria investir mais na investigação dos crimes para evitar a impressão de impunidade.

O Estado…
Imagem

Brasil varonil

Os dois países de Lula

Sandro Vaia (original aqui)
Um país está indo bem, com a cabeça no lugar.

O presidente do Banco Central, com a austeridade de um monge, preside a reunião de um comitê de sábios financeiros que aumenta, por unanimidade, em 0,75% a taxa básica de juros, porque a inflação de demanda ameaça ressuscitar o velho e aparentemente adormecido dragão da inflação.

Um dia antes, Henrique Meirelles pontificou: “A autoridade monetária não precisa provar mais nada a ninguém. As decisões de política monetária são técnicas”.

País sério, esse país de Lula.

No Supremo Tribunal Federal, os juízes da mais alta corte do País decidiram que a Lei da Anistia não pode retroagir e excluir de seus efeitos os crimes de tortura, como a OAB queria. O Procurador Geral da República defendeu a posição do governo de que os efeitos da lei só poderiam ser modificados por outra lei aprovada pelo Congresso Nacional.

País maduro, esse país de Lula.

Na verdade, esse é um dos países de Lula - aquele mergulhado n…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Papo do Editor

Véspera de feriado

Sidney Borges
Continua chovendo em Ubatuba. Não aquela chuva pesada que quase arrasou o Rio de Janeiro. A chuva daqui é outra, ubachuva, constante, irritante, molhante, de encharcar ossos. Com ela o frio.

Ontem li no twitter que em Nova Iorque fez 5º C num dia e 30º C no outro, variação de pasteurizar. Consigo antever dias quentes pela proa, mas não convém palpitar. A meteorologia tem variado tanto que nem índios acertam o porvir.

Como não há novidades climáticas, tentei encontrar alguma coisa de novo na política. Não achei nada digno de nota. Há calma no horizonte.

Na Câmara houve uma significativa mudança. O vereador Silvinho Brandão estreou página no Orkut e mudou os cabelos. Trocou o rabo-de-cavalo argentino por um modelito chanel. Na cidade fala-se muito da Santa Casa. Boatos e boatos. Prefiro aguardar o relatório da Cruz Vermelha que deveria ter ficado pronto em vinte dias, mas até agora, passados mais de quarenta, ainda não deu as caras. O Ubatuba Víbora não te…
Imagem

Eleições 2010

Muda tudo na campanha do PT!

Radar Online - Veja
João Santana, o marqueteiro do PT, teve seu papel reduzido a produtor dos programas de televisão no horário político que começa em agosto. O comando da comunicação foi entregue ao deputado estadual e jornalista Rui Falcão (PT-SP), que está montando uma superestrutura em Brasília e São Paulo, com dezenas de profissionais renomados já contratados nas diferentes áreas. - O comando político da campanha está dividido entre o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o ex-prefeito mineiro Fernando Pimentel, e os deputados federais paulistas Antonio Palocci e José Eduardo Cardoso, que nem sempre falam a mesma língua.

Kotscho é rigoroso:

- Dilma ainda não conseguiu se livrar do figurino e da linguagem de tecnocrata, (está) pouco à vontade no papel de candidata. (Do Ex-Blog do Cesar Maia)

Twitter 
Imagem

Dança das cadeiras

Política e críticas a gestão ditam troca na TV Cultura

Markun deixou cargo por divergência com Sayad e necessidade de acomodar aliado. Conselheiros de fundação que administra emissora veem dificuldade de mudar estrutura administrativa e interesses internos do PSDB

Folha de S.Paulo
O jornalista Paulo Markun deixou de ser o candidato do governo paulista à presidência da TV Cultura para a eleição de 10 de maio por dois motivos práticos e por necessidade de acomodação política, segundo conselheiros da Fundação Padre Anchieta, que administra a emissora, ouvidos pela Folha.

Os motivos práticos citados pelos conselheiros são a suposta incapacidade de Markun de cortar funcionários (e custos) e de mudar a programação da emissora. A acomodação está ligada à dança de cadeiras no PSDB: com a troca de governo em 2011, João Sayad, secretário de Cultura do governo paulista, ficaria sem cargo mesmo em caso de vitória de Geraldo Alckmin, com quem não tem afinidade política.

Andrea Matarazzo deve substituir…
Imagem

Coluna do Celsinho

Vivo

Celso de Almeida Jr.
Quando eu era garoto, ficava no pé do meu avô para construirmos brinquedos de madeira.

Ele tinha uma pequena oficina, nos fundos de sua casa, no Itaguá.

Imagine...

Depois do almoço, ele tirava uma soneca.

Com pijama e tudo.

De repente, eu aparecia para por fim ao sossego merecido.

Ele se levantava, tomava um café...e pronto!

Eu farei o mesmo pelos meus netos?

Não sei. Vamos aguardar...

Quantas lembranças!

O pontalete de eucalipto que desdobrávamos na serra circular.

Aquele cheiro da madeira macia.

Lixar, furar, pintar, quantas passagens bacanas.

Fizemos de tudo.

Trenzinhos.

Caminhonetes.

Carrinhos de boneca.

Prateleiras estilizadas.

Depois, num bazar organizado na escola recém fundada, eu vendia aos pais dos alunos.

Poxa!

Que saudade!

Estou falando de 3 décadas atrás.

Onde estará o vovô?

Virou pó como aquele produzido com a lixa de madeira?

Pois é...

Ainda sinto a presença dele.

Morreremos todos?

Talvez o pensamento nos garanta a imortalidade.

Aliás, ficaremos nos corações de quem?

De quan…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Os 'hermanos' se afagam

Editorial do Estadão
Desde 2007, os presidentes do Brasil e da Venezuela têm se reunido a cada três meses. Desta vez, na quarta-feira, em Brasília, reuniram-se para assinar 21 tratados e acordos bilaterais nas mais variadas áreas e para discutir a agenda da próxima reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), na semana que vem, em Buenos Aires. Dito assim, pode parecer que Lula da Silva e Hugo Chávez não tinham mãos a medir para dar conta de tão substanciosa agenda, decisiva, quem sabe, para a projeção do País no Hemisfério e para que a Venezuela "não fique dependente apenas do petróleo que produz, mas que também possa desenvolver-se em outros campos da economia", como declarou generosamente o brasileiro.

Deve contribuir para isso, é o caso de deduzir, a instalação de uma fábrica de latas para alimentos no vizinho país, objeto de um dos documentos a merecer o autógrafo dos dois assoberbados chefes de Estado hermanos. A bem da verdade, nem …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 30 / 04 / 2010

Folha de São Paulo
"Lei da Anistia fica como está, diz STF"

Por 7 votos a 2, tribunal decide que legislação de 1979 não pode ser alterada para permitir punição a torturador'

Por 7 votos a 2, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a Lei da Anistia, editada em 1979, não pode ser alterada para punir agentes do Estado que praticaram tortura durante a ditadura militar (1964-1985). Os ministros do Supremo julgaram pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Para a entidade, tortura é crime comum e imprescritível - quem o cometeu, portanto, não poderia ser beneficiado pelo perdão. Após dois dias de julgamento, o tribunal entendeu que a lei foi "bilateral" e fruto de acordo político resultante de um "amplo debate" travado pela sociedade. Prevaleceu a tese do relator, Eras Grau, ele próprio preso e torturado na década de 70. O julgamento encerra uma polêmica que dividiu o governo Lula entre os que queriam manter a lei, como a A…

Peixaria

Imagem
Foto: Sidney Borges
Twitter

Papo do Editor

Futebol e Boxe

Sidney Borges
Acabei de ler na internet um artigo assinado por um engenheiro chamado Carlos Alberto Borges. Na hora me veio à cabeça o atacante do Palmeiras e da Seleção Brasileira da década de 1980. Aconteceu com ele um fato inusitado, caiu-lhe um ráio na cabeça em pleno Parque Antartica.

O fenômeno inverteu a polaridade do craque. Em um jogo logo após o acontecimento ele desembestou a driblar adversários e companheiros atravessando o campo em direção ao próprio gol. Por pouco não marcou contra. Depois da eletrização o futebol insinuante do parente distante do editor deste blog, que também pertence ao tronco dos Borges, minguou. Emprestado ao Santos, retornou aos domínios palestrinos em 1987, mas nunca mais foi o mesmo.

Quem está fora dos padrões é o volumoso Ronaldo Fenômeno. Ontem não fez nada, embora o jogo estivesse mais para pólo aquático. A chuva estragou o espetáculo e o comentarista do canal SporTV torrou meus pacovás comparando o "time pesado" do Corinth…
Imagem

Eleições 2010

Painel: Duda Mendonça ofereceu serviços à campanha de Dilma

colaboração para a Folha
Duda Mendonça tentou em janeiro oferecer seus serviços à pré-candidata petista à Presidência Dilma Rousseff, informa o "Painel" da Folha desta quinta-feira (29) (íntegra só para assinantes UOL e do jornal). O movimento foi abortado pelo presidente Lula, que impôs o publicitário João Santana na comunicação.

O marqueteiro, que, durante a CPI do Mensalão afirmou ter R$ 10,5 milhões do PT numa conta secreta no exterior, disse que "com Serra ou Dilma a gente está bem servido". Ele tem contas tanto no governo federal quanto no de São Paulo, terreno tucano.
Leia mais

Nota do Editor - Duda não é bobo. Onde está a grana está a verdade e nessa campanha o ervário está com os candidatos Dilma e Serra. Como o Tucano escolheu Gonzales para cuidar do marketing, Duda tentou ficar com a mina de ouro remanescente. Imaginando a quantidade de galos de briga que daria para comprar com o cachê... (Sidney Bor…

Sociais

Imagem
Conexões
Sidney Borges Acima as fotos de duas figuras que muito fazem por Ubatuba e merecem toda a consideração. Na foto superior o "estadista" Eduardo Cesar que dispensa apresentações. Abaixo o grande administrador da Câmara Municipal de Ubatuba, Dr. Rodrigo, de competência reconhecida e reputação ilibada. Ambos são amigos entre sí e amicíssimos do editor do jornal Expressão Caiçara, Caito Espíndola, intelectual de renome que muita cultura traz à cidade. Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Eduardo Cesar, Dr. Rodrigo e Caíto Espindola são amigos de fé, irmãos e camaradas. A eles a sincera homenagem do Bozo, digo do Ubatuba Víbora.
Twitter

Manhã no Itaguá

Imagem
Foto: Sidney Borges
Twitter

Física

Força magnética

Sidney Borges
Uma partícula eletrizada é lançada com velocidade v, numa direção que forma um ângulo θ com o eixo Ox de um sistema cartesiano ortogonal xOy. Na região existe um campo magnético uniforme de intensidade B1, direção e sentido do eixo Ox. Além deste campo existe na região outro campo magnético uniforme de intensidade B2, direção e sentido de Oy.

Para que a força magnética resultante sobre a partícula seja nula a relação entre B1 e B2 é dada por:


a) B2 = B1 . senθ
b) B2 = B1 . cosθ
c) B2 = B1 . tgθ
d) B2 = B1
e) B2 = B1 . √2
Nota: Em negrito: vetor.

Danos morais

Imagem
Ronaldo Ésper e Clodovil Hernandez
Justiça condena Clodovil, mesmo morto, a indenizar Ronaldo Ésper
Processo por danos morais foi provocado por entrevista em 2005. Justiça analisa outra ação em que Clodovil exige indenização do rival.

Roney Domingos Do G1 SP
A Justiça de São Paulo condenou o deputado federal e estilista Clodovil Hernandez, morto em março de 2009, a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais ao também estilista Ronaldo Ésper. O valor da sentença é metade dos R$ 10 mil reivindicados por Ésper, que três meses após a morte de Clodovil solicitou à Justiça que o espólio de Clodovil continuasse responsável pelo pagamento da indenização.

A advogada do espólio de Clodovil, Maria Hebe Pereira de Queiroz, disse ao G1 que a disputa judicial não termina agora. Clodovil, embora morto, ainda é parte em processo contra Ésper por danos morais.

A decisão proferida pela juíza Maria Carolina Mattos, da 14ª Vara Cível de São Paulo, em 13 de abril, refere-se a um processo aberto em 2005. Ain…

Veículos

Imagem
Land Rover faz recall mundial com 18 mil veículos; 123 estão no Brasil
Folha Online da Reportagem Local A Land Rover anunciou nesta terça-feira recall do modelo Defender nas versões 90,110 e 130. A convocação atinge 18 mil proprietários nos países onde é comercializado, sendo 123 no Brasil, segundo a assessoria de imprensa da montadora.

De acordo com a empresa, o óleo lubrificante da caixa do sistema de transmissão pode vazar, devido a um dano causado em um anel vedador. Esse óleo pode impregnar as lonas do freio de estacionamento, fazendo com que não haja atrito suficiente para manter o veículo parado quando o sistema for acionado.

Os modelos com defeito foram fabricados em 2007 e 2008 e têm chassis entre 066843 e 068528, 740135 e 757662 e 739991.

O atendimento aos proprietários terá início amanhã (28). Segundo a empresa, os concessionários estão entrando em contato com os clientes, mas quem quiser obter mais informações pode procurar a Central de Atendimento, no telefone 0800 012 2733.

Tw…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Um vexame europeu

Editorial do Estadão
A Europa fracassou em seu primeiro grande teste de cooperação e permitiu um assustador agravamento da crise iniciada em Atenas. A Grécia acabará sendo salva e o efeito dominó será interrompido, se as autoridades da zona do euro se mexerem nos próximos dias. Mas o estrago terá sido bem maior do que teria sido se os governantes das maiores economias da área tivessem demonstrado firmeza política e liderança. O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, reafirmou nessa quarta-feira a disposição de seu governo de participar do socorro financeiro à Grécia. A declaração foi feita depois de uma reunião, em Berlim, com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, e o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Trichet pediu uma decisão rápida ao Parlamento alemão para a liberação do dinheiro - cerca de 8,4 bilhões em 2010.

A crise fiscal da Grécia tornou-se notícia em todo o mundo no começo do ano. O Tesouro grego estava …
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 29 / 04 / 2010

Folha de São Paulo
"BC aumenta juros após 19 meses"

Taxa básica subiu 0,75 ponto, para 9,5% ao ano; segundo o Copom, alta é resultado de pressões inflacionárias

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu aumentar em 0,75 ponto percentual o juro básico, para 9,5% ao ano. E a primeira alta em 19 meses. O Brasil continua tendo os maiores juros reais do mundo (descontando-se a inflação). Com a alta na taxa, o real deverá se valorizar ainda mais diante do dólar. A decisão de elevar os juros, unânime, visou "assegurar a convergência da inflação à trajetória de metas", segundo nota do Copom divulgada depois da reunião. Desde março, as projeções de mercado para a inflação têm sido revisadas para cima. Nos últimos 12 meses, ela ficou em 5,1%, acima do centro da meta oficial, 4,5%. Nesta semana, a Folha revelou que o presidente do BC, Henrique Meirelles, defendeu uma "paulada" nos juros durante conversa com o presidente Lula. …
Imagem

Eleições 2010

Duda Mendonça diz que PT erra na vestimenta de Dilma

PLÍNIO FRAGA da Sucursal do Rio
O publicitário Duda Mendonça afirmou nesta terça-feira à noite que a campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, erra na forma que tenta apresentá-la ao eleitor. "Não adianta desvirtuar a Dilma. Tem que deixar a Dilma ser como ela é. As pessoas vão entender como ela é ou não. Pegá-la e fazer outra pessoa...Vai ficar numa vestimenta que não é confortável, vai ficar escorregando volta e meia", disse Duda, em palestra de duas horas na Casa do Saber, em Ipanema, zona sul do Rio.

"Por que eu votaria na Dilma? Ou por que eu votaria no Serra? É a primeira pergunta fundamental. Tudo começa aí. Acabou-se o tempo em que a formação de opinião era de cima para baixo. O povo na base, e os artistas e intelectuais tinham uma opinião e saía na imprensa. A pirâmide virou de cabeça para baixo. Quem gera a opinião marcante que muda o voto é um igual, um colega de trabalho. A palavra mais i…