Postagens

Mostrando postagens de Abril 29, 2007
Imagem

Retificaçào

Corrigindo o convite para a sessão da Câmara

A reivindicação dos funcionários dispensados que não receberam suas verbas rescisórias, acontecerá em 08 de Maio de 2007 na Câmara Municipal...
Este será o primeiro passo de mais um grupo de cidadãos desrespeitados, mas que não se contentarão a ficar sem respostas... Faço questão, pois questionando ao atual chefe da tesouraria sobre o FGTS este me informou que a verba foi usada para aquisição de medicamentos e alimentos... Ué, os interventores não pediram para usar o FGTS para ninguém... Isso era obrigação da administração municipal q assumiu o hospital, apropriação indevida não vale... Queremos explicações..

Até breve, muito breve.

Jana
Imagem

Tratamento de choque. Sr. Álvaro... Quem é Você?

Sobre o atual administrador de bola de cristal

Não vou admitir esses comentários deste sei lá quem... que caiu de "pára-quedas" aqui... e vai pegar a primeira ventania pra sair de pára-quedas de novo...

Aos que não tem coragem e vem sofrendo retaliações, aconselho que percebam que no mínimo, esta pessoa que desconhece o que é respeito, denigre a imagem de quem não conhece e impõe assedio moral aos "subordinados", pelo cargo que lhe foi oferecido... será que já prestou contas pelas acusações que estão relatadas no tribunal de Contas da União, declaradas no Diário Oficial da União?
Deve ser por parceria ou comprometimento Moral e Cívico que deixou o tão renomado INCA, por onde deixou rastros de sua homérica capacidade administrativa, para "salvar" a entidade filantrópica Santa Casa de Ubatuba?
Desde que assumiu seu posto com sua assessoria de confiança, este renomado profissional não mede esforços para "salvar" a Santa Casa, por isso: - não bate cartã…
Imagem

Coletiva com a Imprensa

Comando do exército apresenta operação de segurança para visita do Papa Bento XVI

Nesta segunda-feira, dia 7, às 10h, será realizada coletiva de imprensa para a apresentação oficial da Operação Arcanjo que define as estratégias de segurança do Papa Bento XVI durante visita às cidades de Aparecida, Guaratinguetá e Potim, nos dias 11, 12 e 13 de maio. O comando da operação será liderado pelo Estado-Maior da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), sediada em Caçapava, em parceria com outras organizações militares.
O General-de-brigada Floriano Peixoto Viera Neto, nomeado Comandante de Segurança nas cidades em que o Papa visitará no Vale do Paraíba, coordenará todos os órgãos de segurança pública e entidades que vão contribuir para a segurança do evento. Após a explanação sobre a segurança do Papa, a reunião será e aberta para esclarecimentos aos jornalistas. A reunião com a imprensa será realizada nas instalações do 6º Batalhão de Infantaria Leve, sediado na Rua José Bonifácio, 33, n…
Imagem

Antes de votar, pense bem.

Quem é o candidato que lhe convém?

Rápida reflexão sobre políticos que um dia se deixaram seduzir pela corrupção e que manifestam desejo de mudar de vida.

"Aqueles que dão um passo novo e ainda querem manter um pouco da vida antiga terminam dilacerados pelo próprio passado".(Do Blog de Paulo Coelho)

Uma vez desonesto, eternamente desonesto. Não vote em desonestos, eles roubam o que é seu. (Sidney Borges)
Imagem

O preço do Paraíso...

PT exige dízimo de assessores

Da Folha de S.Paulo, hoje:
"Com uma dívida recorde na praça e um buraco que não pára de crescer, o PT promoverá um duro ajuste fiscal com uma série de medidas polêmicas - como a transformação de vereadores, deputados e senadores em cobradores do "dízimo" do partido entre seus assessores.
Por sugestão do tesoureiro do partido, Paulo Ferreira, e de seus homólogos nos diretórios estaduais, o estatuto seria modificado para obrigar os detentores de mandatos legislativos a recolherem a contribuição, que todo filiado petista deve fazer mensalmente, dos funcionários de seus gabinetes."
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 05 / 05 / 2007
Prefeitura reforma Casa da FarinhaTribunal de Contas realiza seminário em Ubatuba no próximo dia 10Prefeitura dá andamento à obra de reurbanização da Avenida IperoigLevantamentos para elaboração da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo serão apresentados à populaçãoAgricultores comemoram venda de produtos para merenda escolarTermina a primeira fase para escolha do nome do mascote para os Jogos Regionais de UbatubaUnidade de Esterilização de Cães e Gatos permanece na Tabatinga até o dia 16Centros de Educação Infantil de Ubatuba programam atividades em homenagem às mãesOutro trecho da Rua Cunhambebe terá mão de direção alteradaLeia aqui

Manchetes do dia

Sábado, 05 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Lula quebra patente e ameaça laboratórios"
Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a primeira quebra de patente de um medicamento no Brasil _o efavirenz do laboratório americano Merck Sharpe&Dohme _e ameaçou repetir a medida. 'Vale para este remédio, mas para tantos outros quanto for necessário', disse Lula. 'Entre o nosso comércio e a nossa saúde, vamos cuidar da nossa saúde'.

O Globo:
"'Ordem de Bangu' pára tiroteio de 3 dias no Rio"
Traficantes presos no complexo penitenciário de Bangu teriam dado uma ordem de cessar-fogo a bandidos da Vila Cruzeiro, na Penha. No início da tarde de ontem, um homem desceu a favela e disse a jornalistas que participavam da cobertura do conflito que a determinação para acabar com os tiroteios partira de um presídio de Bangu. Durante toda a tarde de ontem, depois de três dias de confrontos na favela, nos quais 12 pessoas fo…
Imagem

Espaço do leitor

Conjeturas

De vez em quando ponho-me a pensar sobre o que leio nos informativos de Ubatuba, agradecimentos, críticas, etc.

Temos nesta cidade pessoas com ótima formação acadêmica, artistas, amantes do belo, da paz, e que sabem expor sabiamente suas idéias. Eu que não tive esta possibilidade, aprendo muito com todos eles.
Pois bem, observo o seguinte: que só voltamos os olhos em nosso entorno mas somos um todo. Não quero que vejam aqui uma crítica, mas sim, um apelo:
Que ao viajar pelo restante do município, tivéssemos todos nós, também um olhar crítico, não para ferir ninguém ou bairros, mas para que outros aspectos que ferem o visual, pudessem vir à tona. Afinal vivemos de nossas belezas.
Irmanados pelo amor a Ubatuba, creio que coisas boas poderão acontecer.
Quem sabe, questionando, poderíamos achar soluções para tantas coisas aqui.
O caso não é do outro, mas sim de Ubatuba, portanto, nosso.
Exemplo: Parques da Praia Iperoig e Maranduba (não são iguais?).
A quantidade de montes …

Ubatuba em foco

Prefeitura ensina Observação de Aves para alunos especiais e comunidades tradicionais

O objetivo do projeto é utilizar a observação como ferramenta para a Educação Ambiental dos alunos

A Prefeitura de Ubatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação está implantando um projeto de observação de aves para crianças especiais da Escola Municipal Tancredo Neves. O objetivo é utilizar a observação como ferramenta para a Educação Ambiental. A princípio, os alunos estão recebendo aulas teóricas, sobre como utilizar o binóculo e como reconhecer os pássaros pelas cores e sons. Também estão sendo ministradas palestras em comunidades tradicionais que vivem em locais com potencial para se tornarem rotas de observação.
Atualmente, estão sendo instalados alimentadores na escola, para atrair as aves que serão observadas em seus hábitos, horários, sons, cores e formas. Os alunos têm a missão de trazer de casa as frutas que irão alimentar as aves. Eles farão anotações diárias sobre o que foi …

Comunidade

Convocação

A Associação de Moradores do Pé da Serra convoca a todos os moradores do Pé da Serra para uma reunião que ocorrerá no “Bar do Paulinho”, localizado na Estrada da Colônia de Férias, s/nº, às 10h00m do dia 20 de maio de 2007, para tratar de assuntos referentes à questão fundiária e habitações populares. É muito importante a presença de todos.

Maria Alves Lopes
Imagem

Opinião

Finalmente o fim do parque

Bom dia, sou um pequeno empresário do ramo de Cosméticos e há mais de 25 anos frequento Ubatuba. A cidade, linda por natureza, mas judiada durante anos por governantes, sempre foi uma de minhas paixões (Campinas é aprimeira, claro). Tanto que comprei uma casa no Itaguá, para onde vou (ou melhor ia) sempre que possível, pricipalmente fora da temporada, porque no verão a cidade fica instransitável para quem quer paz e sossego. Nunca me meti em política, nem me posicionei sobre quase nada a respeito de Ubatuba, até porque sempre me vi apenas como um visitante, mas agora me senti estimulado, feliz de poder falar sobre algo que me deixou muito feliz. Confesso, contudo, que nos últimos tempos tenho evitado a cidade por causada dengue. Foi minha esposa, companheira há tanto tempo que me alertou para algo interessante: os casos de dengue em Ubatuba são muitos, mas são muitos em várias outras cidades e as tenho visitado a trabalho sem medo, de maneira natural; então, …
Imagem

Blog

Mistério

Alguma coisa muito estranha está acontecendo com os acessos deste blog. Tenho recebido reclamações de leitores que tentam e não conseguem acessar e quando isso acontece, a página carrega lentamente, tão devagar que o leitor muda de idéia. Pedimos desculpas pelos transtornos, encaminhamos reclamação à Telefônica e notificamos o provedor. Paciência, não há mal que sempre dure. Em 2008 tudo vai melhorar. (Sidney Borges)
Imagem

Ubatuba

Um bom caminho

ArquitetoRenato Nunes
Vendo a lua cheia inundar de luz e poesia a quase totalidade da orla da cidade não pude deixar de parar, sair do automóvel e caminhar lentamente pela nova calçada da avenida Iperoig. Sua luz passava direto por onde antes era um depósito de entulho cheio de ferros, roda gigante, barracos, urinatório e lixo, apelidado de parque de diversões. Deixava ver o mar como uma grande lagoa iluminada, visível desde o jundú. O espaço visual expandiu-se, nem parecia aquele cenário desolado fruto de tretas e mutretas durante tanto tempo. Inventavam sempre a desculpa de que o trambolho estava ali porque as crianças gostam, como se criança precisasse de lugar especial para se divertir. Explicação descabida. Nunca entendi porque os comerciantes da avenida que pagam caro pelo local de frente para o mar que escolheram para seu negócio não protestavam, aceitando tudo aparentemente numa boa. Deviam ter bons motivos para isso.
Como a esperança é o meu ingrediente de trabalh…
Imagem

Santa Casa, ponto

Para esclarecer a todos os que têm dúvidas

Passado algum tempo da administração do Sr. Álvaro de mesquita Spíndola, da qual temos lido insistentemente as notícias de melhorias na Santa Casa de Ubatuba, temos ainda alguns pontos a serem esclarecidos:

1. Qual o papel do Secretário de Saúde em relação à Santa Casa, já que ele é o gestor legal do sistema SUS?

2. O Plano Municipal de Saúde está sendo seguido? As decisões são compartilhadas e discutidas? Com quem?

3. Qual o papel do Interventor da Santa Casa, Sr. Jair Antônio de Souza, que apenas assina documentos na própria Secretaria de Saúde, sem nunca ir ver “in loco” o que está acontecendo no Hospital pelo qual ele é o responsável?

4. Se o Hospital foi requisitado pela Prefeitura, porque continuam faltando medicações, materiais e insumos, e quando têm é de péssima qualidade.

5. Por que a dívida do hospital continua aumentando?

6. Quantos médi…
Imagem

Santa Casa, contraponto

Um tratamento de choque para salvar a Santa Casa

Por Álvaro de Mesquita Spínola, gerente administrativo da Santa Casa

Estou à frente da Santa Casa de Ubatuba há quatro meses. Neste tempo, implantamos um choque de gestão com medidas delicadas, porém, necessárias. Algumas já produzem efeito e outras vão produzir resultados em breve. Resolvi quebrar o silêncio e trazer à tona as mudanças que algumas pessoas têm tentado impedir. Infelizmente, alguns médicos e funcionários foram substituídos por não aceitarem as mudanças. Outros funcionários foram demitidos por necessidade de redução de gastos.

O prefeito Eduardo Cesar sempre respeitou minhas decisões e tem me chamado diversas vezes para esclarecer algumas ações de correção no rumo da Santa Casa. Ele questiona sempre que tenho paciência demais com os médicos que emperram as ações de melhoria.

A Santa Casa sofre de grave desequilíbrio econômico e financeiro há muitos anos.

Há alguns médicos que não cumprem as normas administrativas, desrespeit…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 04 / 05 / 2007
Santa Casa de Ubatuba se prepara para receber equipamentos da UTICurso de Manipulação de Alimentos é levado à comunidade do Sertão do Ubatumirim7ª Festa do Trabalhador começa nesta sexta, no Bairro IpiranguinhaMelhor Idade de Ubatuba vence competição em GuararemaCongresso Técnico define jogos do torneio de futevôlei em UbatubaLeia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 04 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Lula vai quebrar patente de remédio contra Aids"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu autorizar o licenciamento compulsório do remédio Efavirenz, do laboratório Merck Sharp&Dohme. A decisão representa uma quebra da patente, medida inédita no Brasil e que permitirá a importação de genérico da droga ou a fabricação no país. A idéia foi de José Gomes Temporão (Saúde), que recusou a contraproposta de desconto de 30% no preço do remédio.

O Globo:
"BC gasta bilhões para o dólar ficar acima de R$ 2"
Em apenas três horas, o Banco Central desencadeou ontem duas operações diferentes, gastando US$ 4 bilhões para evitar que o dólar ficasse abaixo de R$ 2. Numa primeira ação, o BC despejou US$ 3,152 bilhões em um leilão que funciona como uma compra de dólares no mercado futuro. Normalmente, essas intervenções são de US$ 600 milhões por dia, em média. Logo depois, voltou à carga e comprou cerca de US$ 900 milhões. Mesmo as…
Imagem

Política

Rejeição

Estudando a Lei da Inércia em função de trabalhos que estou desenvolvendo, não pude deixar de traçar um paralelo com a política. Nada há de mais significativo para expressar tal Lei, traduzida em palavras por Galileu e Newton, do que a taxa de rejeição dos políticos. Observando o passado recente notamos que na última eleição ganhou o candidato que tinha a menor taxa de rejeição. Na próxima eleição tal fato vai se repetir. O povo julga o conjunto da obra, principal insumo da taxa de rejeição, que é fruto do caráter do político, não pode ser imposta, não pode ser transferida e não sofre variações significativas em função de campanhas difamatórias. E cresce em relação direta com a capacidade de fazer lambanças. Como é sabido em política, é impossível enganar a todos durante todo o tempo. E como diz a Lei de Newton, em livre adaptação, uma vez agregada ao político, a taxa de rejeição tem a inércia de vinte elefantes. É difícil alterar a velocidade de uma manada dessa magnitude. (S…

Ubatuba

Imagem
Quilombolas de Caçandoca-SP produzem polpa energética

Fruto da palmeira juçara gera renda e garante a sustentabilidade da comunidade

Os moradores mais antigos do Quilombo Caçandoca, em Ubatuba-SP, não poderiam imaginar o potencial das palmeiras juçara que existem dentro de seu território. Há um mês a Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo Caçandoca iniciou a colheita dos frutos desta palmeira nativa, que depois são processados e acondicionados em embalagens próprias para a comercialização. A produção agroecológica do fruto de juçara apresenta boas perspectivas de renda para a comunidade, pois a polpa tem aceitação cada vez maior como energético, utilizada como suco ou em combinações com banana, granola e guaraná.
Um convênio no valor de R$ 20.000,00 firmado pelo Incra-SP e pela Associação, permitiu a aquisição de equipamentos para tirar a polpa e embalar os produtos. A juçara apresenta a mesma particularidade de outra palmeira, o açaizeiro, produzindo frutos de alto valor…

De arrasar quarteirão...

A justiça será feita

Mas o que apareceu, senhor juiz, foi a vítima! A vítima está viva, não foi assassinada...

Repórter - Meritíssimo, é verdade que apareceram novas provas sobre o processo? Provas irrefutáveis, de arrasar quarteirão?

Juiz - O processo está encerrado. O réu e seus doutos advogados tiveram todos os prazos legais para juntar aos autos. O prazo extinguiu-se ao meio-dia de hoje. Nada mais poderá ser juntado.

Repórter - Mas não se trata de juntar, Excelência. Segundo os advogados de defesa, apareceu...

Juiz - Depois de encerrado o prazo, nada mais pode aparecer. A defesa teve tempo de sobra... Tempo legal...

Repórter - Mas o que apareceu, senhor juiz, foi a vítima! A vítima está viva, logo não morreu, não foi assassinada...

Juiz - É você que está dizendo. Nos autos, a vítima foi assassinada, temos os laudos do Instituto Médico Legal, os legistas são idôneos, tudo correu dentro dos prazos estabelecidos pela lei...

Repórter - Mas a vítima está viva, chegou ontem de Itaperuna, está h…
Imagem

Renascer

Torre de TV da Renascer é bloqueada pela Justiça

Torre, na esquina das avenidas Paulista e Consolação, foi construída em 2005 com dinheiro de fiéis de 1.500 templos; líderes são acusados de estelionato

Angélica Santa Cruz
SÃO PAULO - A 1 ª Vara Criminal de São Paulo determinou o bloqueio da torre de TV que pertence à Igreja Renascer. Construída na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Paulista, a torre é a maior do gênero no País e transmite a programação da Rede Gospel. Com o bloqueio, a programação continua no ar, mas a administração da torre passa a ser feita pela Justiça.
Leia mais
Imagem

Reflexões

Coisas da vida

Champinha virou uma batata quente nas mãos do governo de São Paulo. Preso depois de cometer um assassinato foi solto e cometeu outro, desta vez duplo e com requintes de frieza e sadismo. Por ser menor de idade ou dimenor como o populacho diz, ficou preso em instituições reservadas a menores infratores. Fugiu e foi recapturado. Champinha é um pobre diabo que teve a infelicidade de nascer com um cérebro incapaz de raciocinar simbolicamente. Vive no concreto, age por impulso e não demonstra compaixão ou arrependimento. Estou reproduzindo palavras de psicólogos e psiquiatras que o atenderam na Febem. A mente humana é um mistério. Em São Paulo fui amigo do advogado do Chico Picadinho, que era um preso gentil e comportado. Culto, gostava de ler os clássicos e abominava a violência. Solto e considerado apto ao convívio em sociedade, levou uma prostituta a um hotel e a picou em pedacinhos. Nunca mais encontrei o advogado e nem ouvi falar do Chico Picadinho. Se for solto provavel…
Imagem

Animais. Eles ou nós?

Prezados Associados e Colaboradores da UIPA,

Questionado por um leitor sobre o comércio de animais em logradouros públicos , o Jornal " O Estado de São Paulo" solicitou à UIPA que esclarecesse a questão. Aproveitando o ensejo, a entidade criticou a inexistência de controle, de fiscalização e de tributação da criação e venda de animais, em carta publicada ontem, cuja cópia segue abaixo.

Atenciosamente,

Vanice T. Orlandi
Eleonora Mendes


Pobres cãezinhos

Estou indignado como as entidades públicas e privadas que não protegem os animais. No domingo 8, um dia frio, às 18 hs, vi barracas de venda de filhotes, na Av. dos Bandeirantes, onde cachorrinhos tremiam de frio, se amontoando para se esquentar nas gaiolas abertas. Pergunto às autoridades públicas e privadas de proteção aos animais: esses supostos canís têm autorização para vender filhotes ao ar livre? Além disso, os pobrezinhos, assustados, deviam estar quase surdos com o barulho dos carros. O dono do ‘canil’ só se interessava p…
Imagem

Comunidades

Proposta prevê reconhecimento de Comunidades Tradicionais

Preocupado com as adversidades enfrentadas pelas Comunidades Tradicionais de Ubatuba, principalmente no que se refere às unidades de conservação, o Vereador Charles Medeiros encaminhou ao Deputado Estadual Antonio Carlos, oficio solicitando a elaboração de estudos para a criação de um dispositivo que possa garantir o reconhecimento e a continuidade da cultura tradicional caiçara nestas unidades.
Para o vereador, muitas oportunidades são perdidas por conta do não reconhecimento de comunidades tradicionais, um exemplo é a luta das Comunidades da Região Norte que perdem inúmeros benefícios por conta de não serem reconhecidas, já na região sul, a Comunidade de caiçaras da Praia do Perez, aguarda ansiosamente a pelo menos duas décadas á implantação de rede de extensão elétrica.
Segundo Charles Medeiros, no estado do Rio de Janeiro, existe uma lei que mais se aproxima das necessidades das comunidades tradicionais, ela dispõe sobre a per…
Imagem

Ubatuba em foco

Imagem
Irresponsabilidade

Às vezes temos que usar todas as letras para definir algumas atitudes que julgamos inadequadas.
Ao meu ver já se trata de irresponsabilidade e descaso do executivo municipal com a população da cidade, o fato de que após a louvável iniciativa de se trazer para cá um evento esportivo de renome, tenhamos que lembrar à Prefeitura Municipal de Ubatuba sua obrigação com a saúde e meio ambiente de nossa cidade.
Hoje, quarta-feira , dia 2 de Abril (12 dias após o evento), os copos descartáveis lamentávelmente abandonados pela gestão municipal após a prova de triatlo continuam exatamente no mesmo lugar que antes: no chão da Rua Anita, entre a Praia Vermelha do Centro e o Itaguá.
Fora o aspecto real de abandono dos bairros em questão que convivem com a ausência e omissão do executivo à décadas, agora os moradores tem que se envergonhar do lixo deixado pela PMU nas ruas, que ainda cobra taxa de manutenção.
O problema é muito mais grave que só o visual, pois conforme todos sabemos, …
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 03 / 05 / 2007
Fundart homenageia a artista Amélia Olaio e realiza diversas apresentações musicaisComitê Organizador abre inscrições para voluntários nos Jogos Regionais em UbatubaPrefeitura de Ubatuba sorteará vagas remanescentes na piscina municipalPescadores participam de discussão sobre implantação de plataforma de gásEscolas de Ubatuba promovem atividades para a comunidadeLeia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 03 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"BC triplica compra de dólares neste ano"
O Banco Central triplicou neste ano as compras de dólares no mercado. De janeiro a abril, o BC adquiriu US$ 33,9 bilhões, ante US$ 10,1 bilhões comprados no mesmo período de 2006. O volume adquirido até abril já é muito próximo dos US$ 34,1 bilhões comprados durante todo o ano passado. Só em abril, foram US$ 12 bilhões, recorde mensal.
Principal autoridade investigada pela Operação Hurricane (Furacão), o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Paulo Medina, 64, pediu ontem o afastamento do tribunal. A tendência antes do pedido já era que o STJ instaurasse sindicância interna e afastasse o magistrado. Hoje, o tribunal decide em reunião fechada se abre a sindicância e se acata o pedido do ministro. Mesmo afastado, ele receberá os R$ 23,2 mil de salário. (...)
À medida que o mundo se aproxima de um acordo eficaz para combater a mudança climática, o conflito político entre países ricos e…
Imagem

Intocáveis

Ministro Paulo Medina deve pedir afastamento do STJ ainda hoje

Folha Online
O ministro Paulo Medina, investigado como suspeito de integrar suposta máfia que negociava sentenças judiciais, poderá pedir afastamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) ainda hoje. A expectativa é do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, que defende o ministro."Ele [Medina] está decidido a sair, só não sabe de que forma. Penso que ele saia ainda hoje, porque essa história já foi longe demais", afirmou Almeida Castro.
Segundo o advogado, Medina não vai pedir aposentadoria, pois esta opção seria um desrespeito ao STF (Supremo Tribunal Federal). "O ministro não quer se furtar ao julgamento do Supremo, uma vez que a denúncia está lá", disse.
Leia mais
Imagem

Editorial

Escravidão

Maio chegou com céu azul e lua cheia. A temperatura finalmente começa a baixar e com isso a epidemia de dengue deverá recuar. O frio faz com que os mosquitos diminuam a atividade e nós durmamos melhor. Neste feriado procurando informações sobre a dengue descobri que é mais uma das mazelas da escravidão. O mosquito Aedes aegypti é originário da África e veio ao Brasil em poças d’água de navios negreiros. A escravidão ainda se faz presente, de forma velada, nos rincões deste país. Na infância, viajando de trem em companhia de meus pais eu ficava horrorizado com os vagões de gado. Pobres animais, trancafiados, com fome e sede, sem poder se mover, aterrorizados, sendo transportados para a morte. Já adulto, viajando pelo Estado de São Paulo a cena do gado me vinha à cabeça sempre que eu via um caminhão de bóias-frias a caminho dos canaviais. Que vida. O salário é suficiente apenas para sustentar o corpo e serve como garantia aos patrões de que a máquina humana continuará trabalha…
Imagem

Para pensar

Ver os amigos vale um salário de R$ 30 mil, diz estudo

da BBC Brasil
Uma pessoa que ganha R$ 3.300 e encontra com freqüência os amigos para uma conversa despreocupada é tão feliz quanto outra que tem salário dez vezes mais alto e sacrifica sua vida social, concluiu um estudo conduzido no Reino Unido. Analisando os dados de uma enquete com 8.000 britânicos em todo o país, a pesquisa se propôs a "colocar etiquetas de preço em amigos, parentes e vizinhos", para concluir que, se for possível comprar felicidade, ela tem um alto preço."Os resultados mostram claramente que um aumento no nível de envolvimento social equivale a dezenas de libras adicionais por ano em termos de satisfação de vida", conclui o autor da pesquisa, o especialista em Economia Aplicada a temas de felicidade Nick Powdthavee."Aumentos de renda, por outro lado, trazem muito pouca felicidade." O estudo foi conduzido no Instituto de Educação, da Universidade de Londres, e será publicado no próxi…
Imagem

Justiça

Operação Furacão
A gravação que vai derrubar ministro do STJ

Em reportagem do Jornal Nacional. Aqui
(Comentário meu: A família do ministro é favorável a que ele se afaste do Superior Tribunal de Justiça. Os colegas dele no Tribunal, também. O ministro estuda como fazer isso sem deixar a impressão de que o fez por se sentir culpado. Ou para preservar o salário. Se pedir a aposentadoria, continuará ganhando o que ganha hoje, sem desconto algum.) (Do Blog do Noblat)
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 02 / 05 / 2007

Folha de São Paulo:
"Chávez e Morales avançam na estatização da energia"
O governo Hugo Chávez ocupou instalações das quatro empresas de capital misto que exploram petróleo na região do rio Orinoco, na Venezuela, para oficializar o processo de estatização. Chávez organizou um showmício para marcar o fim do prazo dado às multinacionais para que aceitassem ser sócias minoritárias da estatal PDVSA. Apenas uma recusou.

O Globo:
"Anistia: polícia do Rio põe em risco segurança nas favelas"
Em relatório que será divulgado amanhã em todo mundo, a Anistia Internacional afirma que apesar das promessas do governador Sérgio Cabral, o policiamento no Rio continua sendo "caracterizado pela invasão policial nas favelas que coloca em perigo a vida de todos". O relatório diz que a ação da polícia provoca o fechamento do comércio e impõe toques de recolher. Quando a polícia se retira as facções do tráfico ou as milícias retomam o controle. Nota da Se…
Imagem

Epidemia

A dengue por aí

Algodoal e Vila Rezende lideram casos de dengue
Gazeta de Piracicaba - Piracicaba, SP, Brasil
Os casos positivos de dengue em Piracicaba continuam a subir, mas a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que queda da temperatura,...
http://www.gazetadepiracicaba.com.br/conteudo/mostra_noticia.asp?noticia=1505818&area=26050&authent=7FFF8F73BCAFB30EBEB867AFDEF239


Estado investe R$ 3 milhões para combater a dengue
Bom Dia Sorocaba - Brasil
A Secretaria de Estado da Saúde acaba de investir R$ 3 milhões na compra de 30 veículos para combate à dengue em todo o Estado. O dinheiro também servirá ...
http://www.bomdiasorocaba.com.br/index.asp?jbd=2&id=110&mat=74982


Umuarama recebe novos carros para o “fumacê” contra a dengue
Umuarama Ilustrado - Umuarama, PR, Brasil
Com o intuito de frear a proliferação do mosquito da dengue, a 12ª Regional de Saúde de Umuarama trouxe para o município mais duas caminhonetes equipadas ...
http://www.ilustrado.com.br/noticias.php?edi=010…