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Mostrando postagens de novembro 3, 2013
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Inflação boa para Mantega O Estado de S.Paulo Poderia ser um deboche, se o autor da frase fosse outra pessoa, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve ter falado seriamente ao qualificar como "bom resultado" a inflação de outubro - 0,57%. Bom para quem? Não para os consumidores, com certeza, nem para quem acompanha, com preocupação crescente, o desarranjo cada vez mais grave da economia brasileira. O aumento de preços no varejo continuou em aceleração no mês passado. A tendência começou em agosto, depois de uma quase estabilidade em julho, quando a alta ficou em apenas 0,03%, uma taxa de país muito civilizado. O ritmo havia diminuído a partir do início do ano, graças, principalmente, a mais alguns truques do governo, como a redução compulsória das contas de eletricidade e o corte das tarifas de transporte público em várias cidades importantes. Mas o efeito dos truques logo se evaporou e os preços voltaram a um ritmo mais compatível com uma economia muito desajustada.
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Sábado , 09 / 11 / 2013 O Globo " Dilma critica TCU por parar obra suspeita" Presidente não aprova ações do TCU A presidente Dilma Rousseff criticou ontem, em entrevista a rádios do Sul, a possibilidade de paralisação de obras públicas devido a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Respondendo a uma pergunta sobre a conclusão da BR-448, uma das sete obras em que o TCU verificou indícios de superfaturamento, Dilma disse que acha “um absurdo” parar projetos em andamento. — Eu acho um absurdo paralisar obra. O Estado de S. Paulo " Contrato da Odebrecht com Petrobrás é investigado" Suspeitas em contratos da área Internacional da Petrobrás são de evasão de divisas, compra superfaturada e peculato O contrato PAC SMS entre a Área Internacional da Petrobrás e a Construtora Odebrecht está sendo investigado por autoridades, em processos que tramitam em sigilo, a pedido da petroleira. O Ministério Público Federal no Estado do Rio de Jan
Coluna do Celsinho
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Urbanismo Celso de Almeida Jr. Hoje é o dia mundial do urbanismo. Arquitetura, ecologia, integração, planejamento, redes, observação, estudos... Estas e outras palavras contribuem para compreender o tema. Coincidentemente, neste ano, vivo a data em Brasília. Patrimônio mundial pela UNESCO, nossa capital federal sempre impressiona pelo conjunto arquitetônico e urbanístico. Revela, porém, os dramas de uma cidade com um número de habitantes muito acima da previsão original. Pensando neste e em mais exemplos, volto o olhar para Ubatuba. Em nosso caso, a imensa área de preservação obrigatória serve, teoricamente, como um freio para a ocupação desordenada. Tornar este fator limitador num estimulante desafio para estruturar o espaço restante, garantirá o futuro da cidade. Precisamos de profissionais capacitados para a empreitada. E de ações políticas imediatas, que pautem um amanhã promissor. Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com Twitter
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Ninguém mais conhece Eike Fernando Gabeira* - O Estado de S.Paulo Quando você é famoso, ninguém o conhece. Essa frase de Arthur Miller talvez valesse uma reflexão para o bilionário Eike Batista. A derrocada de seu império foi interpretada, erroneamente, no exterior como o fim do sonho brasileiro. Dilma Rousseff havia elogiado Eike e dito que gostaria de ter no Brasil mais capitalistas como ele. Mas isso não o transforma num símbolo do empresariado nacional, que envolve uma diversidade de estilos e estratégias irredutível a um só homem. O Rio de Janeiro será o Estado mais atingido por essa depressão pós-euforia. Isso não quer dizer, no entanto, que a trajetória de Eike Batista tenha sido um relâmpago em céu azul. Muito menos que a admiração pelo empresário se tenha reduzido ao governo brasileiro e seus aliados no Rio. Preocupa-me um pouco, embora seja uma experiência humana frequente, tratar alguém como se fosse apenas um fracasso pessoal. Suas entrevistas eram disputadas e a
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Sexta-feira , 08 / 11 / 2013 O Globo " Governo anuncia juizados móveis em manifestações" Força-tarefa para o julgamento de Vândalos O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou ontem uma força-tarefa para agilizar o julgamento de pessoas acusadas de promover atos de vandalismo em manifestações. O Pronto Atendimento Judicial, como foi batizada a proposta, deverá funcionar nos mesmos moldes de juizados especiais móveis que atuam em estádios de futebol. Ontem, a Justiça de SP concedeu liberdade ao estudar acusado de espancar, no último dia 25, o coronel da PM Reynaldo Rossi. O Estado de S. Paulo " MP investiga 652 edifícios que podem ter sonegado ISS" Responsáveis serão chamadas à Prefeitura para esclareimentos Promotores investigam a situação de 652 edifícios entregues na cidade de São Paulo nos últimos três anos e que podem ter sonegado Imposto Sobre Serviços (ISS) após fiscalização de auditores da Secretaria de Finanças. As incorporadoras res
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Uma nova reforma do ensino? Paulo Nathanael Pereira de Souza* - O Estado de S.Paulo Todos sabem que a educação brasileira como um todo atravessa dias difíceis, dada a sua comprovada incapacidade para formar bem as novas gerações, instrumentando-as devidamente para o seu enfrentamento com os desafios da Era do Conhecimento, em que se vive hoje. Mas se o panorama é desolador da pré-escola à pós-graduação, a gravidade maior concentra-se na educação básica (ensinos fundamental e médio), como vêm atestando as avaliações nacionais (Ideb, Enem) e internacionais (Pisa, Unesco), nas quais se constata que os nossos jovens chegam ao final dos cursos sem aprender a ler, com compreensão e proveito, textos simples de livros, jornais e revistas nem a fazer uso adequado das operações aritméticas (o que dizer das geométricas e trigonométricas?). Mais grave fica esse quadro quando se sabe que tal nível da educação deveria ser o mais qualificado, por ser obrigatório para todos os brasileiros. Par
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Quinta-feira , 07 / 11 / 2013 O Globo " Desigualdade social: Universidade, carro e internet ainda dividem favela e asfalto " TV e geladeira, no entanto, estão praticamente universalizadas No Rio, quem vive em comunidades leva menos tempo para chegar ao trabalho do que moradores do restante da cidade; em São Paulo, situação se inverte. No mais profundo retrato já feito pelo IBGE sobre as condições de vida em favelas brasileiras, o acesso à universidade e a posse de bens de consumo como automóvel e computadores com acesso à internet aparecem como os itens que mais diferenciam os moradores dessas áreas em relação ao restante da população. A pesquisa traz também algumas curiosidades: no Rio, moradores de comunidades perdem menos tempo no deslocamento ao trabalho do que o restante dos trabalhadores. Em São Paulo, a situação se inverte. O Estado de S. Paulo " Senado tem mais cargo político que efetivo na gestão Renan" Pela primeira vez em 11 anos, Casa tem o
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E a ficha, como fica? O Estado de S.Paulo Acaba de brotar no País mais uma jabuticaba - a fruta que simboliza tudo de esquisito que se presume acontecer apenas no Brasil. O exemplo da hora é a condenação do deputado federal e ex-prefeito paulistano Paulo Maluf. Uma decisão do Tribunal de Justiça (TJ), confirmou a sentença de 2009 da 6.ª Vara da Fazenda Pública, que responsabilizou o notório político por chefiar o superfaturamento do Túnel Ayrton Senna. O empreendimento ficou pronto em 1996, último ano de seu mandato. A obra custou R$ 96 milhões em excesso. O veredicto de primeira instância determinou que Maluf devolvesse R$ 14,7 milhões à Prefeitura. Ao apreciar o recurso do réu, uma turma de desembargadores da 10.ª Câmara de Direito Público do TJ impôs ao ex-prefeito, às empreiteiras Constran e CBPO, ao então secretário Reynaldo de Barros, já falecido, e a três outros acusados o pagamento solidário de uma multa de R$ 42,3 milhões. E suspendeu ainda por cinco anos os direitos polí
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Quarta-feira , 06 / 11 / 2013 O Globo " Luz mais cara: Light sobe tarifa em 4,68% por conta de ‘gatos’ e custos" Autorizado pela Aneel, aumento da energia elétrica entra em vigor amanhã Para reduzir furtos, a agência quer criar tarifa social em áreas de renda mais baixa no Rio. Após a Aneel ter previsto, em agosto, redução na conta de luz dos consumidores na revisão das tarifas da Light este mês, a agência aprovou ontem aumento médio de 3,65%. Para as residências, o reajuste, que entra em vigor amanhã, será de 4,68%. Na indústria, a conta vai cair 1,01%. Segundo a Aneel, as perdas com furto de energia ("gatos”) são uma das principais razões do reajuste. Também pesaram os gastos com a energia comprada da usina de ltaipu, cotada em dólar, e com termelétricas. As perdas da Light com furto chegaram a 40,41% da energia distribuída. Para reduzir os "gatos'' a Aneel quer criar tarifa social em áreas de baixa renda do Rio. O Estado de S. Paulo " Dilm
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As marcas de junho O Estado de S.Paulo Divulgada no fim da semana, a mais recente edição da série de pesquisas comparativas sobre as opiniões, atitudes e valores em 18 países do Continente - encomendadas desde 1995 pela ONG chilena Latinobarômetro e repassadas com exclusividade à revista britânica The Economist - não traz um único resultado de que a presidente Dilma Rousseff possa se orgulhar. Significativamente, a parte brasileira do levantamento foi realizada (pelo Ibope) na segunda quinzena de junho, quando, em todo o País, as ruas estavam tomadas por protestos contra a aviltante qualidade dos serviços públicos. O estopim foram os aumentos dos preços das passagens de ônibus. Previsivelmente, o "despertar do gigante", como veio a ser chamada a súbita onda de manifestações, se traduziu de imediato na queda dos índices de avaliação do governo federal e do desempenho pessoal da presidente, sobretudo entre os jovens. Desde então, ela recuperou parte das perdas. Os números,
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Terça-feira , 05 / 11 / 2013 O Globo " Pressão nas bombas - Governo cede e Petrobras pode aumentar gasolina" Reajuste deve começar a valer ainda este ano, seguindo proposta da estatal Diferença de preços em relação ao mercado internacional já impõe perdas à empresa. O governo deve autorizar a Petrobras a reajustar o preço da gasolina ainda este ano para cobrir parte da defasagem em relação ao mercado internacional, que já chega a 17,2%. O aval deve ser dado na próxima reunião do Conselho de Administração da empresa, no dia 22. Até semana passada, o governo estudava uma metodologia alternativa à proposta da Petrobras, mas teria concordado em implementar a política da estatal. O Estado de S. Paulo " Prefeitura fará pente-fino e vai cobrar ISS de 15 construtoras" Empresas que pagaram propina e sonegaram o imposto nos últimos 5 anos terão de ressarcir o município O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou que as 15 construtoras suspeitas de e
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Governo versus Petrobrás O Estado de S.Paulo Continuam em risco a saúde financeira e os planos de investimento da maior empresa nacional, a Petrobrás, enquanto o governo mantém suspense sobre a adoção de uma nova política de preços de combustíveis. Para disfarçar a inflação, o Palácio do Planalto e o Ministério da Fazenda têm recorrido há vários anos ao controle de preços, impondo graves perdas à companhia, atrapalhando a realização de seus planos e ainda prejudicando a produção de etanol. Informações divulgadas pela empresa motivaram durante alguns dias a expectativa de uma nova política, menos sujeita à demagogia e muito mais racional. Mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, logo contra-atacou. Nenhum novo método para fixação de preços foi definido, disse ele na quarta-feira, em Brasília. No mesmo dia, a Petrobrás divulgou as linhas gerais de um novo critério de reajuste para o diesel e a gasolina, baseado em valores internacionais, taxa de câmbio e origem (Brasil ou exterior
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Segunda-feira , 04 / 11 / 2013 O Globo " Rio sem a perimetral" Tempo de viagem até o Centro sobe mais de 30% Elevado começa a ser demolido; prefeitura recomenda uso de transporte público. Dois trechos de 40 metros das pistas da via expressa já foram ao chão; barcas, metrô e trens anunciaram esquema especial para atender aumento da demanda; presidente do Detro critica Paes e diz que tráfego ficará um caos hoje. Dois trechos de 40 metros das pistas da Perimetral foram demolidos no fim de semana. A prefeitura estima que, sem o elevado, o tempo de percurso de quem passa pela Região Portuária para chegar ao Centro vai aumentar 30%, mas a situação deve ser ainda pior hoje. A recomendação é que as pessoas optem pelo transporte público. O presidente do Detro, Rogério Onofre, criticou o prefeito Eduardo Paes e previu um nó no trânsito. O Estado de S. Paulo " Por discurso ambiental, Dilma prepara ação pró-índio" Engavetado há anos, fundo de compensação volta à ag
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O neoliberal Bolsa Família Suely Caldas - O Estado de S.Paulo A História se encarrega de juntar ideias e fatos, fazer justiça, costurar acontecimentos e narrar os fatos reais que a política tentou embaralhar, falsear e, por vezes, negar. Só que as duas - a História e a política - protagonizam tempos diferentes. Porque trabalha com o momento presente, a política não tem compromisso com a verdade e se aproveita do mais oportunista apelo do momento. A História trabalha com tempo mais longo, seu papel é recolocar em seus lugares ideias e fatos que a política falseou no passado e contar como se passou a verdade. Entre o que o Partido dos Trabalhadores (PT) pregou antes e praticou depois que assumiu o poder, passou pouco mais de uma década. Tempo curto, do ponto de vista da História, mas a metamorfose foi tão rápida, flagrante e abrupta que precipitou a percepção da verdade. O fato mais conhecido desse enredo foi a súbita apropriação da política macroeconômica de Fernando Henrique Car
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Domingo , 03 / 11 / 2013 O Globo " Na contramão da economia verde: Bicicleta paga mais imposto do que carro " Governo estuda ainda estender redução de IPI para veículos até o próximo ano Alíquota de carro popular é de 3,5%, enquanto para bicicleta está em até 10%. Em meio a novos estudos da equipe econômica para estender até 2014 o IPI baixo de carros, levantamento mostra que o governo tributa menos os veículos do que as bicicletas, informam Henrique Gomes Batista, Nice de Paula e Martha Beck. Apesar das vantagens para o meio ambiente, a saúde e o trânsito, o imposto sobre o transporte de duas rodas é de 40,5%, em média, contra 32% para os carros. No caso do IPI, a alíquota dos automóveis populares é de apenas 3,5%, enquanto a das bicicletas chega a 10%. O Estado de S. Paulo " Dilma reconquista só parte de popularidade após protestos" Desconfiança de setores do eleitorado como os mais jovens e escolarizados frustra previsão de marqueteiro Apesar de te