Postagens

Mostrando postagens de Agosto 23, 2009

Seu Jorge - Tive Razao

Plus fort que nous (Francis Lai)

A Tribute to Audrey Hepburn

Tony Bennett

A Lenda de Bob Nelson - Erasmo Carlos

Oh Suzana - Bob Nelson

Meu cowboy preferido, Bob Nelson, morreu aos 91 anos.
Imagem

Livros

Dicionário Lula
Ali Kamel / Editora Nova Fronteira

Diogo Mainardi (tiradodaqui)
Ali Kamel é o Flaubert do lulismo. Flaubert? Gustave Flaubert? Ele mesmo. No Dicionário das Ideias Feitas, publicado postumamente como um adendo ao seu último romance, Bouvard e Pécuchet, Flaubert reuniu, em ordem alfabética, os lugares-comuns mais idiotas difundidos na Terceira República francesa. Ali Kamel, no Dicionário Lula, cumpriu uma tarefa semelhante. Com o rigor e com a imparcialidade de um dicionarista, ele sistematizou o pensamento de Lula, destrinchando os lugares-comuns por meio dos quais ele se comunica.

O bronco retratado e ridicularizado por Flaubert no Dicionário das Ideias Feitas orgulha-se de papagaiar platitudes sobre praticamente todos os assuntos, da pobreza à dor de dente, da imprensa à gramática. Lula é igual. Sobre a pobreza: "Somente quem passou fome sabe o que é a fome". Sobre a dor de dente: "Somente quem já teve dor de dente sabe o que é uma dor de dente". Sobre…
Imagem

"Entre aspas"

"Todas as crianças precisam ter a mesma chance. Elas não podem ser discriminadas só porque nasceram em uma cidade muito pequena ou porque os pais são pobres e vivem em uma área de periferia. Elas devem ter a chance de estudar em escolas que são iguais às melhores escolas do país. Todas as escolas devem ter o mesmo padrão. Todos os professores e professoras devem ser formados(as) em universidades e cursos com a mesma qualidade. Isso é possível. Se você vai em uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, em qualquer cidade do Brasil, o padrão de atendimento e de serviço é o mesmo; são instituições que mostram que o Estado brasileiro tem capacidade de gerar organizações que funcionam. Assim deveria ser também com as escolas. Professores e professoras bem remunerados(as), com meios de trabalho e ambiente adequados. Livros, currículo, computadores, tudo para ajudar a ter o mesmo padrão e a formar as crianças oferecendo-lhes a mesma chance. Os(as) professores(as) devem…
Imagem

Opinião

Vitória que não reabilita

Editorial do Estadão
Tão precipitadas como se revelaram as previsões de que o Supremo Tribunal Federal (STF) livraria por esmagadora maioria de votos o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci da acusação de ter ordenado a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, parecem ser as avaliações de que agora ele tem tudo para reconstituir a sua imagem pública e retomar, nas urnas de 2010, uma carreira política para a qual o céu seria o limite. Palocci terá de se haver - e não apenas pelo tempo de uma campanha - com um tribunal mais cético sobre sua inocência do que a Corte que acabou de poupá-lo, por um único voto de diferença, da 21ª denúncia criminal de que foi alvo. As outras 20 se referem a uma variedade de alegados delitos que remontam à sua gestão como prefeito de Ribeirão Preto. Ele ainda responde a uma dezena de ações civis por improbidade administrativa em instâncias judiciais inferiores.

Não há o menor motivo para supor que a apertada decisão d…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 29 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Orçamento social registra primeiro deficit na década"
O orçamento social do governo ficou deficitário pela primeira vez desde a década de 90. De janeiro a julho, os gastos superaram em R$ 19 bilhões as receitas das contribuições que os financiam.O deficit relativo a Previdência, saúde, assistência e seguro-desemprego equivale a um ano e meio de programa Bolsa Família. Definido pela Constituição de 1988, o orçamento social reúne políticas públicas mais ligadas à subsistência das famílias.Também inclui tributos cuja arrecadação não poderia ser dirigida a outras áreas, como a contribuição sobre a folha de salários.A seguridade mantinha saldo positivo até o ano passado, mesmo com a inclusão das aposentadorias do funcionalismo público federal.Os dados apontam que o fim da cobrança da CPMF contribuiu para a reversão. Em 2008, primeiro ano sem o tributo, o superávit foi preservado graças aos outros impostos. Neste ano, porém, não só a crise d…
Imagem

Ubatuba

Sexta-feira ensolarada

Sidney Borges
Cacildis, cupins comeram as capas dos meus discos. Sobraram os bolachões, alguns aproveitáveis, vão virar cds. Cupins são vorazes. Uma vez fui ao IPT comprar compensado aeronáutico para consertar o Neivão de Tatuí. Para quem não sabe, Neivão é o apelido do planador Neiva B - Monitor, usado em instrução primária.

Na seção de ensaios de madeira tinha um bloco de alumínio sendo devorado por um cupim que come metais e concreto. O bloco, de forma cúbica, com trinta centímetros de aresta, parecia um queijo suíço.

Pensei em mandar alguns exemplares pra Brasília, depois desisti. Acabariam comendo o Senado, dando despesa extra ao país que teria de fazer outro. E depressa, Niemeyer não tem tempo.

Será que no IPT não existe cupim que come senador? É desse que precisamos. Pra que Senado?

Certos estão Chávez e Uribe, um de esquerda, o outro de direita, ambos espertíssimos, vão continuar no poder enquanto viverem. A direita desce o cacete em Chávez e aplaude Uribe…
Imagem

Agora vai...

Comissão da Câmara aprova lei que cria mais 8 mil vereadores

Projeto foi aprovado de madrugada e agora será votado pelos deputados em dois turnos

estadao.com.br
SÃO PAULO - O projeto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 336/09 que sugere o aumento do números de vereadores no Brasil foi aprovada na madrugada desta quarta, 26, para sexta-feira, 27, por uma comissão especial da Câmara dos Deputados. Agora, o projeto irá para votação em dois turnos no plenário.

Caso o projeto seja aprovado na votação da Câmara, o número de vereadores no Brasil passará de 51.748 para 59.791. Cerca de 8 mil suplentes assumirão como vereadores assim que a PEC for promulgada.

Além do aumento de vereadores, os deputados aprovaram, também durante a madrugada, a PEC 379/09, que determina a diminuição das verbas para as câmaras de vereadores dos municípios. Se aprovada, o máximo da receita tributária e das transferências municipais que poderá ser repassado para as câmaras de vereadores das cidades com mais de 50…
Imagem

Sumiço

Belchior abandonou tudo

Cruzeiro On Line
Carteira de identidade, passaporte do Mercosul, título de eleitor, talões de cheque, sete suspensórios, cartão das Casas Bahia. Estes são só alguns dos itens deixados para trás em um flat na zona oeste de São Paulo pelo cantor e compositor desaparecido Antonio Carlos Belchior, 62 anos. A reportagem teve acesso exclusivo ao Auto de Constatação, Remoção, Depósito e Reintegração de Posse, no qual as anotações do oficial de justiça apontam para uma saída às pressas: "(...) No imóvel havia odor de mofo, havia também uma pilha de correspondência e no frigobar havia uma bandeja com alimento não identificado devido ao grau de putrefação do mesmo, com larvas e pequenos insetos no interior do frigobar".

Acompanhado de Edna Assunção de Araújo, Belchior deu entrada no flat em julho de 2007 e morou lá por um ano. Em agosto do ano passado, Belchior sumiu. À época, a gerência do hotel notificou o cantor, mas não teve resposta. Os telefones de Belchior…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Eleições 2010

Já há gripe DILM-A? Haverá plano B?

Do ex-Blog do Cesar Maia
1. Um levantamento feito esta semana por um deputado do PT, junto a deputados federais e senadores, todos do PT, mostrou um flagrante pessimismo com a candidatura de Dilma Rousseff. Um dos consultados disse que o episódio Dilma x Lina é de um primarismo atroz, que só reafirma a inexperiência política parlamentar de Dilma. Um político não atira para baixo, disse. Um ataque de um vereador a um deputado é respondido por um vereador, nunca pelo deputado. Uma insinuação da ex-secretária da receita à uma candidata a presidente deveria ser absorvida por Dilma com poucas palavras: - É provável o encontro, mas o sentido foi outro. E chega. E em seguida um deputado federal entraria batendo. E nunca mais trataria do tema.

2. Outro consultado afirmou: - Se essa inexperiência como ministra poderosa e candidata de Lula dá nisso, imagine como presidente as trapalhadas que viriam. O levantamento indica que esse pessimis…

Chico Xavier

Imagem

Vilanova Artigas

Imagem

Raul Seixas

Imagem

Belchior

Imagem

Duda

Imagem

Edu Lobo e Duda Cavalcante

Imagem

Eduardo e Marta

Imagem

Eleições 2010

Agora, Palocci trabalha para ser candidato do PT em São Paulo

Com prestígio abalado pelo episódio do caseiro, deputado terá de reconstruir imagem de gerente da economia

Vera Rosa, BRASÍLIA
A absolvição do deputado e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP) pelo Supremo Tribunal Federal altera o jogo político em São Paulo. Com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comemorou ontem a decisão do STF, Palocci trabalha para ser candidato à sucessão do governador José Serra (PSDB), em 2010. Lula avalia que a alternativa resolve, de uma só tacada, o problema do PT e do governo. Motivo: o partido não tem nome de expressão para lançar no maior colégio eleitoral e o Planalto se preocupa com a montagem de um palanque forte para a campanha presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Apesar do otimismo de Lula, pesquisas qualitativas em poder do PT paulista revelam que a situação de Palocci não é tão simples assim. A lembrança do poderoso ministro que quebrou o sigilo b…
Imagem

Coluna do Celsinho

Confidencial

Celso de Almeida Jr.
Peço um favor.

Não conte para ninguém.

Alguns assuntos não devem sair do bastidor.

Poucos compreenderiam.

Além do mais, há o risco de nos acusarem de muitas coisas.

Sabe como é...

Personalidades feridas podem revelar os instintos mais selvagens.

Escaldado, sei que a fúria política é avassaladora.

Não poupa currículos, famílias, negócios.

Tudo indica não ser o caso, mas, na dúvida, conto com a sua discrição.

Vamos lá...

Uma grande incógnita paira sobre a minha cabeça.

O que acontece com o nosso prefeito?

Eu, às vezes, assisto a participação dele nas reuniões do Codivap.

Comporta-se bem, tem postura e destaca-se de seus colegas positivamente.

Isso é bom para a nossa cidade. Contribui para a imagem de Ubatuba.

Mas, por aqui, nem tudo vai bem.

O prefeito Eduardo tem perdido muitas chances para se firmar como uma liderança que impulsione com maior rapidez o nosso desenvolvimento.

Desperdiça oportunidades extraordinárias de dialogar com professores, funcionários, associações, …
Imagem

Opinião

Energia - esperança vem até de dejetos

Washington Novaes
Em que se traduzirá, na prática, a decisão do governo brasileiro, anunciada no início da semana, de assumir na reunião da Convenção do Clima, em dezembro, "metas" de redução das emissões nacionais de gases que contribuem para o efeito estufa - metas essas traduzidas em "números", como disse o ministro do Meio Ambiente, mas cobrando "recursos, parcerias tecnológicas" (Estadão, 25/8)? Até aqui, o Brasil tem-se recusado a assumir compromissos de redução. Esses "números" concretizarão uma mudança real? Seria esse o significado das "ações quantificadas" que o Itamaraty menciona (Folha de S.Paulo, 12/8)? Improvável. E que estará dizendo o novo inventário brasileiro de emissões, também anunciado para estes dias? Há quem afirme, como o consultor do governo britânico sir Nicholas Stern, que elas dobraram em relação a 1994, quanto atingiram mais de 1 bilhão de toneladas de carbono/ano e mais…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 28 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Palocci vence caseiro no Supremo"

Por 5 votos a 4, STF rejeita abertura de processo criminal por quebra de sigilo bancário de Francenildo Costa

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho (PT-SP) não será julgado no caso da quebra ilegal de sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. O episódio resultou em sua saída do primeiro escalão do governo, em março de 2006.
Por 5 a 4, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitaram pedido do Ministério Público Federal de abertura de processo criminal contra Palocci, hoje deputado federal. A maioria considerou que não havia provas suficientes de que o ex-ministro tenha agido de forma irregular quando da divulgação da movimentação bancária do caseiro.

O Globo
"STF livra Palocci e processa apenas ex-presidente da CEF"

Decisão (por 5 a 4) cria condições para ex-ministro disputar eleições em 2010

Com placar apertado (5 votos a 4), o Supremo Tribunal Federal rejeitou a denún…
Imagem

Brasília, 1989

A perigosa aventura de dois destemidos senadores tucanos

Sidney Borges
Em 1989 a televisão era analógica, computador fazia parte do sonho de um porvir glorioso e estava ao alcance de poucos. Na Globo, onde trabalhei nos anos da década de 1980, só Hans Donner tinha acesso à tecnologia digital. Mesmo assim, para fazer suas elegantes vinhetas, ele precisava ir a Los Angeles. Por aqui só tinha o Kromenko, computador gráfico que gerava fundos. Com ele e o gerador de efeitos ADO, muita paciência e trabalho, era mantido o padrão Globo de qualidade no jornalismo. Hoje qualquer computador médio tem mais recursos.

Em São Paulo nem Kromenko nem ADO, apenas uma mesa Grass Valley antiga e muita fé e esperança. Cortávamos cartões, puxávamos linguetas, fazíamos o impossível para manter a peteca no ar. Durante anos a coisa funcionou. Um dia mudei de vida, passei a trabalhar como freelancer. No meio do ano de 1989 fui convidado pelo ex-global, Woile Guimarães, para ser Diretor de Arte da campanha televis…

Frases

“Não está havendo confusão nenhuma na Receita Federal”.

Guido Mantega
Depois de levar um pito do chefe Lula por causa da confusão na Receita Federal.

Twitter

Bolsa Família

Imagem

Coisa de Bárbaros

Aprendendo Alemão

A língua alemã é relativamente fácil. Todos aqueles que conhecem as línguas derivadas do latim e estão habituados a conjugar alguns verbos podem aprendê-la rapidamente. Isso é o que dizem os professores de alemão logo na primeira lição.

Para ilustrar como é simples, vamos estudar um exemplo:

Primeiro, pegamos um livro em alemão, neste caso, um magnífico volume, com capa dura, publicado em Dortmund, e que trata dos usos e costumes dos índios australianos Hotentotes (em alemão, Hottentotten).

Conta o livro que os cangurus (Beutelratten) (se lê boitenrraten) são capturados e colocados em jaulas (Kotter) cobertas com uma tela (Lattengitter) para protegê-los das intempéries.

Estas jaulas, em alemão, chamam-se jaulas cobertas com tela (Lattengitterkotter) e, quando abrigam um canguru, chamamos ao conjunto de "jaula coberta de tela com canguru" (Lattengitterkotterbeutelratten).

Um dia, os Hotentotes prendem um assassino (Attentäter) (se lê atentéter) , acusado de haver …

Vizinhos

Imagem
Passeata: Não a Chávez

Sidney Borges
Chávez não está bem na fita dos colombianos. Digo da direita colombiana. Os guerrilheiros das Farc devem pensar diferente. Dia 4 de setembro vai ter passeata. Contra Chávez. Na Colômbia. Não vai ter a mínima graça. Passeata para ter adrenalina precisa de polícia. Contra, obviamente. Nessa a polícia vai estar a favor. Imagine que coisa absurda, você gritando a plenos pulmões: "o povo, unido, jamais será vencido", ao seu lado um gambé sorrindo. Waal! O mundo está de pernas para o ar. Passeatas já não empolgam. Nem mesmo quando o tema é o divórcio gay. Passeata digna na Colômbia de hoje seria contra o terceiro mandato para Uribe. Nessa eu até iria. Pra ver o pau comendo.

Twitter
Imagem

Opinião

O amor e a dor do senador

Eugênio Bucci (original aqui)
Dia desses, quando lhe perguntaram por que não deixava o Partido dos Trabalhadores logo de uma vez, seguindo o exemplo de Marina Silva, o senador Eduardo Suplicy (SP) saiu-se com uma tirada pouco ortodoxa, bem ao seu estilo. "Se você está em uma família e uma pessoa da sua família cometeu algum procedimento inadequado, você sai da família?", ele indagou, para responder em seguida: "Normalmente, não saio da minha família. Batalho para corrigir o que aconteceu."

A analogia é imprópria, em todos os sentidos. Partidos políticos se estruturam em torno de programas que sintetizam ideias, projetos e metas comuns. Quando descumprem ou traem seus propósitos declarados, um filiado tem, sim, razões objetivas para romper. Partidos são associações racionais entre indivíduos livres e seus vínculos internos são de natureza política, não familiar. Seus militantes, quando dignos, são leais a ideias, não a pessoas.

Já as famílias s…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 27 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Para Mantega, acusação contra Receita é 'balela'"

Ministro minimiza crise e afirma que fisco funciona normalmente

O ministro Guido Mantega (Fazenda) declarou que é uma "balela" dizer que o governo recuou na fiscalização dos grandes contribuintes.
Essa foi uma das justificativas para a rebelião na Receita Federal. Integrantes da cúpula também falaram em interferência política.
A mudança no foco dos auditores era também uma das bandeiras da ex-secretária da Receita Lina Vieira.
Mantega minimizou a crise ao dizer que o fisco funciona normalmente mesmo com o pedido de demissão de cerca de 60 servidores e que trocas são normais.
"Está se criando a ideia falsa de que há confusão", disse ele, que acrescentou que nada mudou nas prioridades de fiscalização.
Apesar do discurso, Mantega foi repreendido pelo presidente Lula, que o responsabilizou diretamente pela rebelião no órgão.
Para Lula, Mantega errou ao demitir Lin…

Charge - Renato Machado

Imagem
Original aqui Twitter

Política

Trinta anos de história do PT contra cinco minutos na TV

Do blog Balaio do Kotscho:
Quem vai ficar com o apoio do PMDB, quer dizer, seus cinco minutos na televisão e seus palanques na campanha de 2010? A resposta a esta questão está na raiz de toda a crise política que se arrasta desde o início do ano e culminou na semana passada com a salvação de José Sarney pelo PT. Vai valer a pena?

No mesmo dia, dois senadores, Marina Silva e Flávio Arns - por razões bem diferentes, diga-se - anunciaram que deixariam o partido. No dia seguinte, Aloizio Mercadante foi convencido por Lula a revogar sua renúncia irrevogável à liderança no Senado para não aumentar ainda mais a crise nas relações entre o partido e o governo.

Diante de mais uma guerra interna desencadeada a partir deste episódio, os analistas de sempre repetiram a previsão feita outras vezes ao longo das últimas três décadas: é o fim do PT.
Tantas vezes anunciada nestas últimas três décadas, a morte do PT é desmentida eleição após eleição e …

Paulicéia de outrora

Imagem
Instantâneos

Sidney Borges
A foto é dos anos 40. Foi postada por Marcos Siqueira no site: http://docepari.ning.com . Mostra um momento da Praça Padre Bento, no Pari.

Imagino que a elegante menina que aparece em segundo plano tenha pegado carona, viu a câmera e fez pose. Instinto feminino, ela sabia de seu potencial fotogênico, mulheres nascem sabendo. Tenho certeza que não imaginou que setenta anos depois estaria sendo vista e comentada por um escritor de província.

Quem seria? Como transcorreu sua vida? Casou-se? Teve filhos? Netos? Bisnetos? Fugiu com o trapezista? Montou restaurante na Romênia? Ou entrou em um convento de carmelitas?

Pelo movimento, escasso, imagino uma manhã de domingo. As sombras indicam a presença do Sol. São elegantes as casas do plano de fundo, embora a chaminé que aparece à esquerda da garota indique que o Pari é um bairro de trabalhadores. E de poesia.

Twitter

Lula

Saúde

Dieta e Aterosclerose

Quem faz dieta de pouco carboidrato e muita proteína emagrece bem, mas cria problemas vasculares graves. O alerta vem de um estudo que será publicado ainda nesta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Também destaca que indicadores costumeiros de risco cardiovascular, entre os quais o colesterol, não se alteraram nos animais submetidos à dieta, apesar da clara evidência de aumento de problemas vasculares, como a aterosclerose.

A pesquisa apontou que camundongos submetidos a dieta de pouco carboidrado e bastante proteína apresentaram, após 12 semanas, um elevado aumento da aterosclerose, processo inflamatório caracterizado pela formação de placas de gordura na parede das artérias, uma das principais causas de infarto e de derrames.

Identificou também que a dieta levou a uma redução na capacidade de formar novos vasos sanguíneos em tecidos com fluxo sanguíneo prejudicado, como costuma ocorrer durante u…
Imagem

Editorial

Rachadura na blindagem

Sidney Borges
O governo acabou com o Telecurso. Espero que tenha sido para substituí-lo por outro Telecurso. Atualizado. Em Ubatuba o sistema apoiado na televisão é eficiente, os alunos comparecem, gostam, recuperam o tempo perdido e avançam na vida.

Estou falando com conhecimento de causa, fiz uma palestra sobre energia nuclear para alunos do ensino médio. Deveria ter durado 40 minutos, durou mais de duas horas. Ninguém arredou pé, a construção de Angra 3 estava na mídia, havia interesse.

Os alunos que procuram o Telecurso são maduros, na maioria profissionais em busca do tempo perdido. Há marinheiros, pedreiros, eletricistas, cozinheiros, músicos. Inicialmente querem apenas o diploma, aos poucos ficam maravilhados com o conhecimento. São politizados. Gostam do presidente Lula.

Ubatuba é quase um laboratório. Fornece com pouca margem de erro uma amostragem do Brasil. A cidade vive em função do poder público, com bolsões de iniciativa privada na área do turismo. A p…
Imagem

Opinião

Rebelião na Receita

Editorial do Estadão
A interferência sistemática do governo na Receita Federal, a começar do afastamento, em julho do ano passado, do então secretário Jorge Rachid, tido como "independente demais", acaba de produzir uma crise também sem precedentes nesse órgão de Estado cujas eficiência e integridade dependem decisivamente da autonomia que lhe for concedida para o exercício de suas funções eminentemente técnicas. Em protesto contra a desabusada ingerência política do Planalto, 12 membros da cúpula do Fisco - o subsecretário de Fiscalização, Henrique Jorge Freitas, 6 superintendentes regionais e 5 coordenadores-gerais - pediram exoneração dos seus cargos de confiança, enquanto se informava que seriam seguidos por delegados, inspetores, chefes de departamento e superintendentes adjuntos. Alguns já estavam na lista negra do novo secretário Octacílio Cartaxo, que substituiu a titular Lina Maria Vieira, demitida - por motivos políticos - antes de completar um an…