Notícias da Prefeitura


Lu Alckmin cumprimenta membros da Comunidade Emaus

Lu Alckmin visita Ubatuba e inaugura Padaria Artesanal

No Dia Internacional da Mulher, a primeira-dama do Estado conheceu também as futuras instalações da Casa do Brinquedo de Ubatuba

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo – Fussesp, Lu Alckmin, esteve nesta quarta-feira, 8 de março, em Ubatuba, inaugurando uma Padaria Artesanal e visitando as instalações da futura sede da Casa do Brinquedo, no centro da cidade, além de uma unidade já existente projeto “A Onda é Brincar” no Posto de Saúde da rua Rio Grande do Sul. Recepcionada pelo prefeito Eduardo César e pela presidente de Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Montemor César, além de vereadores, secretários municipais e dezenas de participantes do projeto “Atividade Física e Cidadania da Melhor Idade”, Lu Alckmin chegou por volta das 10 horas, no aeroporto Gastão Madeira e permaneceu na cidade até às 13 horas.
“A Casa do Brinquedo de Ubatuba é linda”, disse entusiasmada a primeira-dama do Estado, se referindo à casa, que lembra um castelinho, alugada pela prefeitura na rua Salvador Correa, no centro da cidade, para abrir a sede fixa da Casa do Brinquedo, que desde junho do ano passado já funciona em Ubatuba, de forma itinerante. Depois de conhecer as novas instalações e conversar com a equipe da Casa do Brinquedo de Ubatuba, Lu Alckmin e comitiva visitaram também a unidade da Casa do Brinquedo que funciona dentro do Centro de Saúde da rua Rio Grande do Sul. “Fiquei emocionada ao ver aquelas crianças ali brincando, curtindo cada brinquedo, adorando estar ali. É uma forma maravilhosa de amenizar o sofrimento destas crianças que precisam de tratamento médico”, disse.

Padaria Artesanal

Dezenas de pessoas já esperavam a primeira-dama do Estado na Comunidade Emaús, na Vila Pierra, onde aconteceu a inauguração da Padaria Artesanal, uma iniciativa do Fussesp que integra o programa de capacitação e geração de renda. Durante a solenidade foi lembrado pela primeira-dama do município, Denise Montemor César, o privilégio de Ubatuba receber, no Dia Internacional da Mulher, a representante feminina mais importante do Estado. “É uma honra para a nossa cidade receber Lu Alckmin neste dia. Só temos a agradecer não apenas a sua visita mas toda a ajuda, empenho e carinho para com a nossa comunidade neste período em que estamos à frente da administração municipal”, lembrou Denise.
O prefeito Eduardo César também agradeceu a presença da primeira-dama do Estado em Ubatuba num dia tão significativo para as mulheres de todo o mundo. “Aproveito para parabenizar todas as mulheres de nossa cidade e falar da alegria que sinto em lembrar que o Estado tem 645 municípios e a mulher mais importante do Estado está, neste dia tão especial, em Ubatuba, trazendo cidadania e melhoria de vida para nossa população carente”. O prefeito também lembrou da bela história envolvendo seu Jorge da Cruz Oliveira, presidente da Comunidade Emaús, que de menino de rua de Salvador se tornou um cidadão ubatubense (título outorgado a ele pelo próprio Eduardo César, ainda enquanto vereador). “Ubatuba só tem a agradecer pessoas como o Sr. Jorge que trabalham incansavelmente pela melhoria de vida e pela dignidade de nossa população”, afirmou o prefeito, acrescentando que isto mostra que com trabalho e amor ao próximo as pessoas conseguem mudar toda uma história.
Durante todo o discurso de seu Jorge, um homem simples mas com muita sabedoria, a presidente do Fussesp não conseguia esconder as lágrimas. Ao usar o microfone, Lu Alckmin, muito emocionada, contou sobre o início do projeto das padarias artesanais e o motivo de ter se emocionado tanto com o discurso de seu Jorge. “Quando me tornei voluntária atuando ao lado da esposa do nosso saudoso Mário Covas, percorri a periferia de São Paulo e numa das primeiras reuniões que liderei, para mais de 350 mulheres, percebi que elas não prestavam atenção ao que eu dizia. Até que uma delas me disse: Dona Lu, a gente ta com fome. A gente quer pão. Meu coração partiu e a partir daquele dia decidi que me dedicaria a construir algo que gerasse renda. Logo depois, o Geraldo assumiu o Governo do Estado e na primeira reunião com a minha equipe falei sobre este desejo que acabou se transformando no projeto de Padaria Artesanal”, contou Lu. Segundo ela, há cerca de 8 mil padarias implantadas em todo o Estado, nos 645 municípios, e em 2.500 entidades sociais e associações de favelas da Capital. “Isto sem contar que hoje 17 estados brasileiros já enviaram pessoas para serem capacitadas pelo nosso programa”, comemora.

Kit Padaria

O projeto, que tem como objetivo principal a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e especialmente a geração de emprego e renda, já capacitou mais de 14 mil agentes multiplicadores no Estado. Depois de capacitadas as duas pessoas indicadas pelos fundos municipais, são entregues os kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$800,00 a R$1.200, dependendo da fornecedora e da negociação do parceiro. PMU

Foto: Renato Boulos/USC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu