Semana Santa

Paixão de Cristo ubatubense homenageia cultura caiçara

Este ano, a Paixão de Cristo contará com eventos na região central, na região oeste e na região sul do município

Em 2006, a encenação da Paixão de Cristo traz como novidade a ênfase na cultura caiçara. O espetáculo do Centro acontecerá na Ilha dos Pescadores e suas imediações, na sexta feira santa, dia 14, a partir das 21h. A encenação começa com o nascimento de Jesus dentro de um barco, abaixo da ponte que liga o Bairro Perequê-Açu ao Centro. Depois os atores passam por dois palcos que serão montados dentro da Ilha e a Via Crucis acontecerá nas ruas que circundam o Mercado de Peixe. A morte de Cristo acontecerá de forma tradicional, no alto do Morro da Prainha.
Este ano, a Prefeitura de Ubatuba assumiu a responsabilidade orçamentária do evento e deixou toda a produção do espetáculo por conta da empresa Cia. do Mar Atividades Artísticas. A Companhia e a Prefeitura já vêm realizando parcerias em diversos projetos de Secretarias Municipais, como o “Magrelândia”, voltado para educação do ciclista no trânsito e “Folia com Saúde”, realizado no carnaval para incentivar o uso de camisinha na preservação de doenças e gravidez precoce.
O prefeito Eduardo Cesar disse que, esse ano, com a mudança de estruturação do evento, conseguiu-se fazer uma economia de R$ 10 mil em relação ao ano passado, sem contudo, tirar o brilho da apresentação. Segundo ele, a mudança do local trará benefícios para o evento. “O fato de ser um local relativamente pequeno faz com que as pessoas possam assistir à peça com mais facilidade, sem ter que ficar se deslocando muito. Espero que a apresentação deste ano seja melhor que a do ano passado e que no ano que vem seja melhor ainda, porque continuaremos apoiando o evento sempre”.
Mais de 30 profissionais, entre atores, produtores e técnicos estão envolvidos no espetáculo, que contará ainda com a presença de cerca de 200 figurantes. O ator Bado Todão, que representa o papel de Jesus Cristo desde 1989 e é também o produtor da peça, diz que a alternativa de executar a encenação na Ilha dos Pescadores é uma oportunidade de resgatar um pouco da cultura, tendo como cenário uma vila caiçara. “Eu acredito que a população local irá nos receber com muito carinho e, se eles permitirem, a Ilha pode se tornar um espaço definitivo para a apresentação”.
As inscrições para a figuração da Paixão de Cristo ainda estão abertas. Quem quiser participar desse belo espetáculo deve comparecer à Rua Dr. Esteves da Silva 268, em frente à Ordem dos Advogados do Brasil.

Encenação no Ipiranguinha


Os moradores da região oeste poderão prestigiar a encenação da Paixão de Cristo no dia 13, quinta feira, a partir das 19h30. Este é o quarto ano de apresentação dessa encenação religiosa, que envolve toda a comunidade local, independente da religião. Os atores estarão presentes na missa da Igreja Nossa Senhora de Fátima e a encenação, que começa logo após, inicia-se na Praça Madre Sofia. Depois, os espectadores seguem em procissão a via sacra pela Rua da Cascata, finalizando na rua dos Pacíficos.
A organização do evento está por conta do administrador paroquial, Pe. José Ramos, Luiz Denis de Souza e Marcílio Lopes, membros da comunidade.

Semana Santa agitada na região sul

Um evento que vai comemorar a Semana Santa deve atrair não só os moradores de Ubatuba como muitos turistas para a Maranduba, nos dias 14 e 15 de abril. Na sexta-feira, 14, haverá uma encenação da Paixão de Cristo com atores da igreja católica do próprio bairro, a partir das 20 horas, na Praça de Eventos. Para animar o sábado de aleluia, a banda local D´Jahga se apresenta na Praça de Eventos. A festa acontece a partir das 20h, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria Municipal de Turismo e Comissão dos Moradores da Maranduba.

Cinema ao ar livre

A Paixão de Cristo, produção de US$ 25 milhões, dirigida por Mel Gibson e assistida por cerca de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, será exibida na Maranduba e no Sertão da Quina. Na Maranduba, o filme será apresentado no dia 13, quinta-feira, às 21 h, na Praia. No dia 14, sexta-feira, a exibição do filme acontecerá no campo de futebol do Sertão da Quina, a partir das 21 horas, ambos com entrada franca.
A iniciativa da Fundart, em parceria com Prefeitura Municipal de Ubatuba irá permitir que um telão de 18 m2 seja utilizado para apresentar essa impactante filmagem que recebeu três indicações ao Oscar.
Tendo como atores principais James Caviezel e Mônica Bellucci, o filme conta as últimas 12 horas da vida de Jesus Cristo. Foi rodado em Roma e é inteiramente falado em aramaico e latim, línguas usadas na época de Jesus Cristo. A título de curiosidade, numa das locações do filme, o ator Jim Caviezel e o diretor assistente foram atingidos por um raio. Apesar do susto os dois não sofreram nada. PMU

Foto: Paulo Zumbi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu