Saúde bucal


A platéia atenta acompanha os trabalhos no Hotel São Charbel

Prefeitura procura aproximação entre profissionais odontológicos e gestão pública

Sensibilizar o cirurgião dentista quanto à importância de sua atuação na saúde coletiva foi um dos objetivos do encontro que reuniu cerca de sessenta profissionais

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, está investindo cada vez mais na saúde bucal para o município. Foi pensando na integração entre os profissionais e a administração pública que o superintendente da atenção básica de Ubatuba, Érico Vasconcelos, organizou um encontro entre os dentistas locais, com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcos Franco e o presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da Associação dos Dentistas de Ubatuba, Maurício Moromizato.
O principal objetivo do evento, que aconteceu na última sexta-feira, 31, no Hotel São Charbel foi, não só aproximar a gestão pública da categoria odontológica, mas também sensibilizar os profissionais quanto ao real papel do dentista na área pública. Cerca de sessenta dentistas compareceram e assistiram à palestra do coordenador do Programa Odontológico no Programa Saúde da Família na Universidade Bandeirante, Adriano Xavier.
A palestra foi direcionada à atuação do profissional de odontologia no Programa Saúde da Família (PSF), mostrando onde o dentista será inserido no programa, que é um mercado diferenciado para o profissional que está acostumado com o atendimento particular.
Para Maurício Moromizato, a proposta da Secretaria Municipal de Saúde de ampliar de maneira substancial a oferta de profissionais odontológicos é vista com bons olhos. “Estou muito satisfeito de ver tantos profissionais reunidos para buscar qualificação para atuar no PSF”, disse Maurício. Um concurso público para a composição das equipes será realizado, provavelmente no fim de maio.
“É um momento histórico para o município, que une todos os profissionais de odontologia em Ubatuba. A idéia é promover a perspectiva de aquisição de conhecimento sobre a saúde bucal coletiva e ninguém melhor que os profissionais locais, que conhecem os problemas do município, para fazer parte do quadro. Estou muito feliz com a presença maciça dos dentistas nesta reunião”, disse Érico Vasconcelos, que mostrou aos presentes outro projeto que visa levar um curso de capacitação para supervisores, diretores e professores da rede pública para que estes sejam agentes multiplicadores na prevenção das doenças bucais. “Temos a esperança de reverter o quadro complicado da saúde bucal em Ubatuba, que foi a área mais desprestigiada nas políticas públicas nos últimos doze anos”, disse o secretário Marcos Franco, que considerou a reunião uma oportunidade de construir propostas e reflexões coerentes às necessidades do município. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu