Luta armada

Curió confirma: todos os 59 foram executados

Ex-coronel promete informar onde estão os corpos

Vasconcelo Quadros
O homem que se transformou numa lenda da Amazônia e no mais importante arquivo vivo da Guerrilha do Araguaia escancarou seu baú: "Estou abrindo o jogo. Não há desaparecidos", afirma, em entrevista exclusiva ao Jornal do Brasil, o ex-capitão do Exército e atual prefeito de Curionópolis (PA), Sebastião Rodrigues de Moura, mais conhecido por Curió. Uma de suas revelações deverá abalar a estrutura da esquerda: o esqueleto desenterrado do Cemitério de Xambioá (TO) e supostamente identificado em 1996, em solenidade patrocinada pelo PCdoB e depois sepultada em Bauru, no interior paulista, ao contrário de todos os registros, segundo ele, não pertence à professora Maria Lucia Petit da Silva.
"Cadê o DNA?", pergunta Curió, para afirmar que sabe onde o corpo da verdadeira guerrilheira está sepultado. Segundo ele, desenterraram a pessoa errada. Maria Lúcia foi morta em junho de 1972. Seu suposto corpo foi identificado pelo legista Fortunato Badan Palhares, da Universidade de Campinas, por antropologia e através de informações de ex-guerrilheiros que com ela conviveram no Araguaia. Segundo o PCdoB e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), era a única militante do PCdoB que desapareceu no Araguaia entre 1972 e 1975 identificada. Curió garante: é um equívoco.
Ele tem o registro de nomes, circunstâncias de morte e destino de 59 guerrilheiros. "As pessoas vão saber como morreram e onde foram parar", diz o militar. Os relatórios secretos que as Forças Armadas dizem terem sido destruídos foram guardados por Curió, que entregou a farta documentação ao jornalista que deve lançar em agosto um livro sobre a guerrilha, amparado em suas revelações.
– Meu relato é verdadeiro. Até agora, por desconhecimento ou má-fé, espalharam versões fantasiosas. Assim que começarem a ler, esquerda e direita concordarão que é verdade – afirma.

Leia mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu