Produtos afins sem licença. Que horror!


Portando-se como uma turista, ela coloca vários cabides na praia

“Turista” na Praia Grande pode estar comercializando sem licença

Cristiane Zarpelão
No último domingo, dia 2, depois de observar durante mais de uma semana uma “turista” suspeita, um morador da Praia Grande, que caminha diariamente na praia e que não quis se identificar, entrou em contato com a reportagem do Imprensa Livre no intuito de fazer uma denúncia.
Segundo o morador, todos os dias estaciona um automóvel Renault Kangoo branco, com placa de Valinhos, próximo ao escritório/sanitário da Comtur, onde uma senhora, agindo como turista, monta seus dois guarda-sóis, coloca vários cabides e, entre outros, expõe camisetas de Ubatuba, vendidas por R$ 15,00 e R$ 20,00.

“O curioso é que há uma conivência por parte dos outros ambulantes que estão próximos a ela. Será que todos estão ilegais e por isso não falam nada? Ou será que estão todos juntos nessa?”, questiona o morador.
O morador se diz preocupado com o comércio da cidade e até com os outros ambulantes.
“Imagine o prejuízo que nossos comerciantes têm com essas pessoas que vem de fora, não pagam taxa nenhuma, não têm licença, pegam o dinheiro da cidade e vão embora?”, diz indignado.
“E a injustiça com os demais ambulantes que são devidamente licenciados? E até com os quiosques, afinal mesas e cadeiras atrapalham e tiram o espaço do turista, mas esse shopping não?”, acrescenta. O morador questiona onde que está a fiscalização de Ubatuba. “Não são tão rigorosos? O que precisam fiscalizar de fato eles não fiscalizam”, acusa.
O morador disse que preferiu não se identificar por medo de sofrer algum tipo de represália e que quer apenas “fazer justiça”. “Imaginem quantos ilegais não trabalham na nossa cidade usando nosso espaço e tirando a renda de várias pessoas? Isso tem que acabar.”, conclui.

Outro lado

Segundo o fiscal da Prefeitura, Otoniel dos Santos, a fiscalização recebeu essa denúncia no domingo mesmo e já agendou entre os fiscais “uma visita”. Quando questionado pela reportagem a respeito da falta de fiscalização na cidade, Otoniel disse enfático: “a cidade de Ubatuba tem 98 quilômetros de costa para apenas meia dúzia de fiscais. Isso responde sua pergunta?”.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, diz que um dos grandes desafios da ACIU é combater o comércio ilegal na cidade.
“A justificativa por parte da fiscalização da Prefeitura é sempre a mesma, meia dúzia de fiscais para toda a cidade. É muito cômodo dar sempre esta justificativa. Precisamos sim, de solução para o problema, afinal este tipo de comércio só traz prejuízos para a cidade”.
Foto: Renato Boulos/USC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu