Manchetes do dia

Quinta-feira, 30 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"OMS alerta para 'pandemia iminente'"

EUA confirmam a primeira morte por gripe suína fora do México; no Brasil, existem 2 casos suspeitos

Ante a rápida propagação mundial da gripe suína e a constatação da continua transmissão do vírus entre humanos, a Organização Mundial de Saúde elevou seu alerta para o nível 5.

É a primeira vez que a OMS aciona esse nível, que indica iminência de pandemia (epidemia mundial). O órgão diz ser alta a probabilidade de o alerta ir ao nível 6 (declaração de pandemia).

O Globo
"Alerta mundial cresce e OMS diz que pandemia é iminente"

Com 90 casos confirmados em 10 estados, EUA têm 1ª morte por gripe suína

A Organização Mundial de Saúde elevou o nível de alerta da gripe suína para 5, numa escala que vai até 6, e advertiu que a pandemia é iminente. A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, apelou aos países que se preparem para o pior: "Todos devem imediatamente ativar seus planos para uma pandemia”. A Alemanha, com quatro casos, e a Áustria, com um, juntaram-se à lista de nove países onde a doença já se manifestou. Com 90 casos confirmados em 10 estados, os EUA registraram a primeira morte um menino mexicano de 1 ano e 11 meses, no Texas. Nova York já é o maior foco da epidemia, depois do México. O presidente Barack Obama pediu que as escolas que registrarem casos fiquem fechadas.

O Estado de São Paulo
"OMS eleva ainda mais alerta para gripe suína"

Limitar viagens é inútil, diz entidade; para o governo, Brasil está 'preparado'

A OMS declarou que uma pandemia de gripe suína é "inevitável e iminente" e elevou o nível de alerta internacional para 5, numa escala que vai até 6. Isso significa que os governos terão de intensificar medidas contra a doença. A esta altura, a entidade considera inútil restringir viagens. Os EUA confirmaram sua primeira morte, a de um menino de 2 anos. A OMS registrou 148 casos em nove países e pediu que, nesses lugares, sejam evitados abraços e beijos. No Brasil, dois pacientes foram considerados' oficialmente casos suspeitos. Segundo o Ministério da Saúde. "o País está preparado".

Jornal do Brasil
"Juro brasileiro cai de 1º para 3º do mundo"

BC reduz 1 ponto da Selic, e taxa continua uma das mais altas do planeta

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central seguiu o roteiro previsto pelo mercado e reduziu a Selic em 1 ponto percentual - de 11,25% para 10,25% ao ano. Em termos nominais, é o menor nível da série histórica, iniciada em 1996, da taxa básica de juros no país. Com o corte, o país deixa de ser o campeão mundia1 dos juros altos, mas continua com uma das maiores taxas do planeta: índice real (descontada a inflação) de 5,8%, atrás da China (6,6%) e da Hungria (6,4%). Nas grandes economias mundiais, a crise já derrubou os juros para patamares próximos de zero. A decisão do Copom desagradou a a empresários e sindicalistas, que esperavam o mesmo ritmo de queda das duas últimas reuniões, quando os diretores do BC promoveram corte de 1,5 ponto percentual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Jundu

Ubatuba