Manchetes do dia

Terça-feira, 28 / 04 / 2009

Folha de São Paulo
"OMS eleva alerta sobre gripe suína"

Para a organização, possibilidade de pandemia cresceu, mas ela é evitável; Brasil tem 11 pessoas em observação

Depois de confirmar 73 casos da gripe suína em quatro países (México, EUA, Canadá e Espanha), a OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu aumentar o seu nível de alerta pandêmico de três para quatro, em uma escala que vai até seis.

A fase quatro indica que o vírus mostrou capacidade de transmissão entre humanos e de causar surtos de contágio. «A possibilidade de pandemia aumentou, mas ela não é inevitável", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

O governo dos EUA passou a desaconselhar viagens ao México, onde o número de mortos pela gripe suína pode chegar a 149. Para o presidente Barack Obama, não há razão para pânico.

No Brasil, passageiros que chegarem com sintomas da doença serão examinados pela Anvisa ainda dentro do avião. Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 11 pessoas em observação.

O Globo
"Gripe se alastra no mundo e Brasil mostra despreparo"

OMS eleva grau de alerta; país registra 11 casos suspeitos, sendo 2 no Rio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou para 4 (numa escala até 6) o grau de alerta da epidemia de gripe suína originada no México. Ontem, o alastramento da doença para a Europa se confirmou. Ao menos 15 países registram casos suspeitos, inclusive o Brasil, com 11 pessoas. Nos EUA, o número de casos confirmados subiu para 47, e o governo recomendou que só em caso de "absoluta necessidade" se viaje ao México. A UE também pediu restrição a viagens. Segundo a OMS, o vírus da gripe é novo, e seriam necessários de quatro a seis meses para desenvolver uma vacina eficaz. Nos aeroportos brasileiros, viajantes que desembarcaram do México ontem, no quarto dia após o alerta da epidemia, queixaram-se da desinformação na chegada. Eles disseram que não foram abordados por agentes da Anvisa nem receberam folhetos. O governo anunciou que vai comprar 100 mil máscaras cirúrgicas. O presidente Lula fez o sinal da cruz ao contar que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou-lhe, da Turquia, que não há casos da doença no Brasil. O medo de uma recessão maior por causa da gripe fez as bolsas caírem 2,04% em São Paulo e 0,64% em Nova York.

O Estado de São Paulo
"OMS eleva alerta e ação contra gripe já é global"

Anvisa anuncia plano, mas minimiza riscos para o Brasil

A Organização Mundial da Saúde decidiu elevar do grau 3 para o 4 o nível de alerta (que vai até 6) para o risco de uma epidemia pandêmica de gripe suína. O nível 4 indica a transmissão do vírus de pessoa para pessoa, numa intensidade capaz de causar epidemia em pelo menos um país e apontando para o aumento do risco de surto global. Suspeita-se que a gripe já tenha matado 149 pessoas no México, origem da contaminação. Há casos confirmados nos EUA, no Canadá e em vários países europeus. Governos, empresas e a OMS montaram um esquema global para lidar com a ameaça. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou um plano de contingência nos portos e aeroportos, mas descartou, por enquanto, a incidência da gripe suína no País. Apesar disso, muitos passageiros em Cumbica compraram máscaras descartáveis - somente ontem, cerca de 500 foram vendidas nas drogarias do aeroporto.

Jornal do Brasil
"Brasil se prepara contra gripe suína"

Onze passageiros que chegaram ao país já são monitorados

Panfletos nos aeroportos e internação de passageiros que chegarem ao Brasil com sintomas da gripe suína: é desta maneira que o Brasil planeja conter o avanço da doença que aparece em pelo menos cinco países. A Anvisa observa 11 pessoas que chegaram do México com sintomas de gripe, mas evita falar em "casos suspeitos". Com a confirmação do vírus H1N1 na Espanha e na Escócia, a OMS elevou o alerta para nível 4, o de transmissão entre humanos mas ainda não uma pandemia. E adverte: uma vacina deve demorar até seis meses. A já debilitada economia também sofre. Bolsas e commodities caíram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu