Decifrando a crise

Bem-vindos ao Brasil Que Dá Certo!

Stephen Kanitz
Há mais de cinco anos, leitores e estudantes vêm insistindo para que eu criasse um blog. Resisti até agora porque um artigo mensal na Veja já me dava muito trabalho. Imagine um blog diário!

Mas a crise econômica de 2008 me mostrou as responsabilidades de um formador de opinião: deve fazer-se presente no debate público de modo frequente e atuante.

Desde setembro, quando as percepções de que a economia norte-americana entraria em colapso começaram a ganhar corpo, assistimos a uma avalanche de notícias e análises econômicas marcadas por um tom alarmista e, por que não?, irresponsável. Veja este gráfico do Google Trends, em que se descreve o uso da palavra "crise" no Brasil. Veja o salto dado em setembro de 2008, época em que o país crescia a 6,8%:
Leia mais

Nota do Editor - Eu tenho preferências políticas. Todos têm, até os que se dizem apolíticos. Viver é um ato político. No entanto, leitor assíduo de jornais do Brasil e do exterior, aprendi a separar o que é notícia e o que é interpretação. E o que é interpretação com desejo embutido. Há um evidente catastrofismo sendo cultivado. O articulista de Veja, Stephen Kanitz, sensível à disseminação da onda maléfica, colocou no ar um Blog que dá outra visão. Está nos meus favoritos, gosto de notícias boas, de amarga já chega a constatação da finitude da vida. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu