Ubatuba em foco

Pensando o presente e para o futuro

Corsino Aliste Mezquita
A política de recursos humanos da Prefeitura de Ubatuba, já de longa data, vem se mostrando desastrosa e inconseqüente. Nunca antes nas proporções da atual administração municipal.

As conseqüências nefastas aparecem na falta de qualidade dos serviços prestados à população e para o futuro do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba – IPMU -.

Atualmente (dezembro de 2008) a Prefeitura possui 1.371 (um mil e trezentos e setenta e um) funcionários efetivos e contribuintes do IPMU. Os aposentados e pensionistas dependentes dos cofres da Prefeitura e do IPMU, somam 374 (trezentos e setenta e quatro).
Dividindo 1.371 : 374 = 3,95. Para cada aposentado ou pensionista temos, apenas, 3,95 (ou menos de quatro) trabalhadores contribuintes da ativa.
Nenhum sistema previdenciário se sustenta se não tiver, para cada aposentado ou pensionista, mais de cinco contribuintes na ativa.

Em Ubatuba temos dois tipos de aposentados e pensionistas. Aqueles que aposentaram antes de março de 1993, data da criação do Fundo que, posteriormente (2002), viraria IPMU e os aposentados a partir dessa data. Os primeiros, incluídos no IPMU a partir de: 01-01-08, são remunerados diretamente pela Prefeitura. Já os segundos são de responsabilidade exclusiva do IPMU e, em número de 273 (duzentos e setenta e três). Repetindo a operação anterior só com os diretamente dependentes do IPMU teremos o resultado seguinte: 1.371 : 273 = 5,02. Limite mínimo necessário. O futuro do IPMU já, neste momento, está em perigo.

A realidade exposta acima é séria e exige, mudanças rápidas, na política de recursos humanos, dos poderes públicos municipais. (Prefeitura e Câmara). É necessário chamar, os já classificados em concurso para ocupar os cargos atualmente ocupados por comissionados, eventuais fixos, contratados por tempo determinado, terceirizados etc. etc.. e abrir concursos para todos os cargos de provimento efetivo constantes da legislação municipal. Só assim, a Prefeitura, terá um corpo funcional bem estruturado, permanente, independente, livre de pressões de prefeitos, vereadores, partidos políticos, etc, etc. E, o que é mais importante, com segurança funcional e futura aposentadoria garantida.

Aqueles que tivemos a oportunidade de nos aposentar, após trabalharmos bastante e fazermos carreira, sabemos o quanto isso é prazeroso. Desejamos, a mesma sorte, a todos que já estão construindo ou venham a contribuir para o progresso e o desenvolvimento de Ubatuba. O administrador inteligente trata bem de seus funcionários, os atualiza em serviço e lhes dá oportunidades de fazerem carreira e progredir profissional, humana e socialmente.


VIVA UBATUBA! Ótimo carnaval!.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu