A Ilha

Cuba de Raul

Tânia Fusco e Antônio Burity (fotos) (Clique aqui e leia na fonte)
Não é mais a mesma. Também ainda não é bem outra. Na Cuba de Raul Castro, a revolução de 50 anos, feitos neste janeiro, abre frestas para o capitalismo, mas mantém feições, amarras e o proselitismo oficial do socialismo atrevido que ousou dar uma histórica banana para o imperialismo americano.

Na Havana de hoje, a parte visível da abertura de Raul são os homossexuais, os mendigos, os flanelinhas e potentes carros asiáticos e italianos novinhos em folha, que dividem espaço no trânsito com os históricos Fords e Chevrolets dos anos 50. (Da parceria com os soviéticos sobraram uns caquéticos Ladas rodando por obra e graça do bom humor e da criatividade cubana.)

Uma blogueira Yoany Sanches, filóloga de 32 anos, desafia o governo expondo na Internet mazelas do cotidiano cubano. “Exerço minha cidadania”, diz à imprensa. Até agora sem repressão.

É a Cuba de Raul Castro, sucessor do irmão Fidel no comando da ilha de formato de jacaré, a maior das Antilhas, que tem pouco mais de 11 milhões de habitantes – 2 milhões vivendo na Capital, Havana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu