Deu na Folha

Judiciário quer julgar mais de 40 milhões de ações em 2009

De Paulo Peixoto: (Clique aqui e leia na fonte)
A cúpula da Justiça brasileira assumiu a meta de julgar todos os processos judiciais distribuídos até 31 de dezembro de 2005, o que equivale a solucionar de 40 milhões a 50 milhões de ações em trâmite no país. Segundo um acordo selado ontem em Belo Horizonte, o objetivo vale para instâncias de primeiro e segundo graus e tribunais superiores. Esse é um dos dez pontos acordados no 2º Encontro Nacional do Judiciário, que teve a presença de 280 ministros, desembargadores e juízes. Segundo o presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Gilmar Mendes -que também preside o STF (Supremo Tribunal Federal)-, o encontro teve o objetivo de tirar o Poder Judiciário da "inércia".
Há 67 milhões de ações em trâmite na Justiça brasileira. Desse total, de 40 milhões a 50 milhões de processos foram distribuídos até 2005. Para ter uma ideia da dificuldade em atingir o objetivo, em 2007 foram julgados 20,4 milhões de processos, segundo o CNJ.

Assinante do jornal leia mais em: Judiciário quer julgar mais de 40 milhões de ações em 2009

Nota do Editor - Pode ser que aconteça, mas me sinto no direito de duvidar. Se todas as ações pendentes forem julgadas de acordo com a lei, em 2010 praticamente não haverá políticos elegíveis. A prova dos nove é simples, basta comparar salários e bens. Não há aritmética que explique. (Sidney Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu