A ponderar...

Ao mestre com carinho

Miguel Angel
Em artigo “ensino público de qualidade “ (Folha de São Paulo, 18 de fevereiro de 2008) os mestres Haddad e Mangabeira Unger destacam, “ o primeiro é consertar o elo fraco de nosso sistema escolar: o ensino médio”, “ objetivo é aproveitar a escola média como lugar privilegiado para mudar o paradigma pedagógico dominante no ensinoBrasileiro”.
Com todo o respeito a meus caros mestres discordo que este, “ensino médio” seja “o elo fraco de nosso sistema escolar”.
Estou cansado de ouvir aos meios falar que a escola tem que formar o “cidadão”. O elo fraco da nossa educação é o ensino primário que formam o ser Social e Humano. Quando uma criança sai por primeira vez a participar do convívio social, onde os bancos escolares duplos usados por mais de uma geração, no qual ficavam gravadas nossas passagens pela escola. No primeiro ano e assim sucessivamente durante todos os anos de nossa escola primaria passávamos a compartir em uma célula de formação Social e Humana o vinculo entre duas crianças de lares diferentes e passavam elas a formar a célula de comportamento humano. A escola primaria através do mestre os preparava dos 7 anos aos 12 para ser seres racionais e solidários.
A tal revolução tecnológica, jogou fora essas marcas que constituíam uma inserção indelével da sociedade com seus valores.
As crianças perderam a perspectiva humana e passaram a ser como caixas à serem preenchidas e quando se enchem os programas se dão por concluídos.
As crianças passam a ser indivíduos e recebem na educação códigos funcionais de conduta. Assim a sociedade produz indivíduos capazes de funcionar na vida social e no trabalho como se fossem automatas sociais, mais desprovidos dos valores que dão sentido a este tipo de funcionamento. Esse indivíduo possui uma máscara que em seu interior está vazia, carece de sentido, de sentimentos ou de uma interpretação errada do mundo.
O individuo sem raízes, que já não encontra raízes morais em seu lar nem na sociedade que o rodeia, costuma buscar refugio em paraísos artificiais, como as drogas ou em grupos que procuram uma identidade ao margens das coordenadas e tentam inutilmente lhe transmitir a sociedade.
Por esse motivo, se não existe uma educação humana antes que “ cidadã” não será possível daqui para frente conceber uma sociedade medianamente harmoniosa.
O Mestre (o pedagogo) tem que ser portador de um conceito filosófico de humanismo.
O professor é um título ligado a alguém que verte informações sobre uma matéria específica. O mestre é o verdadeiro pedagogo.
Aos 40 anos de idade, atingia o mestre, o ápice de sua cultura educacional, hoje, justamente nesta fase, quando a Pátria precisaria dele, com mais razão, ele se aposenta.
Miguel Angel
Ubatuba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu