Ubatuba

Aryran x Prefeitura

Corsino Aliste Mezquita
É comum em sociedades, ONGs, Institutos, Cooperativas... pouco ou nada supervisionadas ou fiscalizadas que, alguns de seus integrantes, não estejam à altura dos cargos que ocupam e não respeitem convênios e contratos com mantenedoras. Segundo informações, o Instituto Aryran, está sofrendo dessas doenças da sociedade moderna.
Dias passados encontrei uma mãe de criança matriculada em uma das creches que a Prefeitura mantém conveniadas com esse instituto. Estava indignada, inconformada, não conseguia entender e foi questionando: As creches administradas pela Aryran não são financiadas pela Prefeitura?. São. Os prédios e sua manutenção não são de responsabilidade da Prefeitura?. São. A Prefeitura não repassa numerário por cada criança matriculada?. Repassa. A alimentação fornecida a preço de ouro pela VERDURAMA não é paga pela Prefeitura?. Sim. Móveis, equipamentos, material escolar, brinquedos etc.. etc.. não são fornecidos pela Prefeitura?. Não conheço os detalhes do convênio, mas, pelas informações recebidas, a Prefeitura é responsável por todo isso. Olha bem o que tivemos que ouvir da coordenadora de uma das creches conveniadas com o Instituto Aryran:

“Esta creche não é como as creches da Prefeitura que são depósito de crianças. Nas creches da Prefeitura as mães entregam as crianças e, estas, ficam sem fazer nada esperando que a mãe volte a busca-las. Aqui temos projeto pedagógico e as crianças são tratadas como gente”. (SIC).

A seguir, continuou a mãe, a Sra. Coordenadora reclamou da Prefeitura por não ter sido entregues alguns materiais, entregou para todas as mães uma lista de materiais que elas deveriam providenciar (lápis de cores, lápis de cera, papel sulfite, toalhas, etc..etc..) e solicitou a doação de banheiras para dar banho às crianças menores. A reunião foi o samba do crioulo doido. Aryran, contratado pela Prefeitura, falando mal de quem o financia e caluniando, insultando, e difamando as creches administradas, diretamente, pela mesma Prefeitura. Cabe perguntar: Terá, o Sr. Prefeito, autorizado essa desmoralização de suas creches pelos funcionários da Aryran?
É essa a qualidade dos coordenadores que a Prefeitura em seu nepotismo desvairado, supostamente, impõe ao Instituto Aryran. Informantes atestam que, além dos coordenadores despreparados, também os trabalhadores contratados, nas creches conveniadas, são indicados por políticos da situação e que, esse fato, gera problemas de grandes dimensões. Certamente a autora das frases acima citadas é indigna do cargo que ocupa. Com pequeno esforço, o Sr. Prefeito, a identificará e poderá avaliar a qualidade dos ocupantes dos cargos de sua confiança.
Além dos problemas funcionais e dos elevados custos, as terceirizações, o grande número de comissionados, a contratação de autônomos, etc.. estão repercutindo, negativamente, no Instituto de Previdência do Município de Ubatuba –IPMU-. Como é de sua finalidade, o IPMU, cada dia recebe mais aposentados. Não tendo a reposição dos cargos efetivos na outra ponta, chegará um momento que se tornará deficitário. Hoje já sente o problema com a terceirização de merendeiras, auxiliares de serviços infantis, coleta de lixo, etc. Vereadores, Sindicato e Funcionários efetivos precisam atentar para essa realidade nociva ao presente e ao futuro do Município de Ubatuba.
VIVA UBATUBA. Sem dengue e sem caluniadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu