Manchetes do dia

Sábado, 08 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Lula autoriza PF a barrar espanhóis como retaliação"
A decisão de repatriar sete espanhóis que desembarcaram anteontem à noite em Salvador foi articulada pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Itamaraty, e avalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como retaliação ao tratamento dado aos brasileiros em Madri. A execução foi da Polícia Federal. Apesar disso, o governo insiste em dizer que não se tratou de retaliação, classificando o veto à entrada dos espanhóis como "uma boa coincidência", como disse à Folha o subsecretário-geral para as comunidades brasileiras no exterior do Itamaraty, embaixador Otto Maia. No sentido de evitar um confronto assumido com a Espanha, Itamaraty, Planalto e PF fecharam a mesma versão: a operação foi resultado de uma decisão do Planalto de que a PF deveria ser "mais rigorosa" na fiscalização da entrada de estrangeiros no país, especialmente os oriundos da Espanha.


O Globo
"No Rio, Lula lança obras e Dilma como "mãe do PAC""
No dia da comemoração dos 200 anos da chegada da família real do Rio, a República se transferiu para a cidade e quem reinou, em três das maiores favelas, foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de negar caráter eleitoral nas obras lançadas, Lula, entre discursos políticos, fez questão de anunciar que a ministra Dilma Rousseff, uma das mais fortes candidatas internas à sua sucessão, é a verdadeira "mãe do PAC". O público teve que passar por detectores de metais e, em uma das comunidades, houve lei seca. Para o presidente, as obras, que devem beneficiar 260 mil moradores, devolverão o status de Cidade Maravilhosa ao Rio.


O Estado de São Paulo
"Após insultos, líderes latinos fecham acordo"
Encontro encerra crise provocada pela invasão do Equador pela Colômbia - Os presidentes da Colômbia, Equador e Venezuela concordaram ontem em encerrar a crise provocada pela incursão militar colombiana em território equatoriano, depois de um intenso debate na cúpula do Grupo do Rio, na República Dominicana, durante o qual trocaram pesadas acusações e queixas. Atendendo ao pedido do anfitrião da cúpula, o presidente dominicano, Leonel Fernández, Álvaro Uribe, Rafael Correa e Hugo Chávez selaram o acordo com abraços e apertos de mãos. No fim do encontro, Correa disse que seu país dava como superado o "gravíssimo incidente que tanto dano causou", mas momentos depois tomou de novo o microfone e declarou que "o problema continua latente".


Jornal do Brasil
"Lula ataca violência policial"
Protegido por forte esquema de segurança nas solenidades de início das obras de urbanização dos complexos do Alemão, da Rocinha e de Manguinhos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou incursões violentas de policiais em favelas. "Para cada bandido, você tem 20 mil honestos. Não dá para entrar batendo em todo mundo", declarou. Seis mil pessoas no Alemão, 800 em Manguinhos e 500 na Rocinha assistiram ao anúncio de que em dois anos serão aplicados R$ 1,4 bilhão em melhorias nas três áreas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu