Motocicletas verdes

Caros Jornalistas e Radialistas:

Paulo Polé

Sou um velho motociclista curioso na evolução deste veículo e observador de sua utilização.
Já são mais de 50 anos montado em motos e ainda hoje pratico meu motociclismo de maneira “quase responsável” pelas ruas de São Paulo.
Curioso pela evolução mecânica, observei que as motos tidas como “brasileiras” (Honda,Yamaha, Sundown e Kasinsky) têm montado um dispositivo agregado ao motor que me causou estranheza. Pesquisar entre conhecedores do assunto, só serviu para aumentar a estranheza, e olha que estes especialistas não são bobinhos não. Para que serve este troço?… Funcionar, funciona, mas para que serve?
Vamos aos fatos:
Uma pequena bomba/diafragma movida pelo vácuo gerado no coletor de admissão do motor, bombeia ar puro para a área de escapamento. Para que serve este troço?…, para que bombear ar puro ao escapamento da motocicleta?…
Não estou totalmente a par da legislação ambiental, mas é notória e fundamental a preocupação em reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.
Catalizadores, injetores de combustível, ajudam muito no propósito de poluir menos. Só que são caros. Para uma moto popular, as que mais vendem, é praticamente inviável a adoção destes recursos no momento.
A medição da emissão em veículos automotores, no mundo todo, é feita via leitura dos gases emitidos pelo escapamento. Bombeando ar fresco para o escapamento, teremos uma leitura “falsificada” dos gases emitidos, talvez ganhando com esta manobra um selo do Inmetro ou qualquer outra estampilha carimbada, com direito ao uso de slogans tipo “a moto menos poluidora do mundo” ou “a motoverde chegou!”.
Pode ser que perguntados a respeito, os “fabricantes” digam que tal sistema é um dispositivo fruto de décadas de estudo voltado para economia de carburante etc e tal… e que tudo mais é fruto da paranóia ambientalista.
Eu não acredito.
Na minha opinião é um dispositivo voltado para maquiar uma medição, motivo de sobra para uma ação do Ministério Público. Acho que estão botando água na cachaça. Afinal não é a primeira vez que isto acontece aquí no BBB (BigBazarBrazil), onde tudo parece que está a venda, aos poucos, em suaves prestações.
É água no leite, é solvente na gasolina, é óleo de soja no azeite e agora ar puro misturado ao gás carbônico.
Que beleza!


Muito obrigado pela atenção e divulgação.


Paulo Orlando Lafer de Jesus (Paulo Polé)
011-32576758 / 75121770
poleh@uol.com.br
ps/ …Será que essa não é uma boa idéia para a indústria automobilística também…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu