Visita ilustre


Professor inglês ao lado dos índios

Professores britânicos visitam aldeia indígena em Ubatuba

Cristiane Zarpelão

A Associação Comercial de Ubatuba e a Prefeitura receberam em Ubatuba, na última terça-feira, onze professores de escolas públicas do Reino Unido, que vieram com o intuito de conhecer a educação indígena da cidade.
Os índios fizeram uma apresentação de dança e mostraram sua comunidade aos visitantes
Os visitantes foram à aldeia Boa Vista, que fica no bairro do Promirim. No passeio puderam conhecer um pouco da cultura indígena, os costumes, os trabalhos feitos com ervas, palmito, artesanatos e também, o idioma tupi-guarani. Os índios fizeram uma apresentação de dança e mostraram sua comunidade aos visitantes.

O vice-prefeito Domingos dos Santos, ficou satisfeito em Ubatuba estar entre as cidades escolhidas a serem visitadas pelos britânicos. “Foi extremamente gratificante, pois devido à carência que a comunidade indígena tem, essas visitas trazem a possibilidade efetiva de recursos que podem melhorar a situação e a condição de vida dos índios de Ubatuba, e ao mesmo tempo, a cidade começa a ganhar destaque com a cultura e a comunidade indígena, se tornando um fator a mais para o fomento turístico de Ubatuba. Não são todas as cidades que tem esse privilégio de ter uma aldeia que guarda seus hábitos e sua cultura de forma tão preservada como é na Aldeia Boa Vista”, diz o vice-prefeito. Para o vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Fushimi Velloso, “a importância para a ACIU e para Ubatuba é de estreitar relações com organismos que possam em um futuro próximo realizar parcerias na área do ensino técnico profissional, cultura e outros assuntos de interesse da ACIU e da cidade. Assim como os representantes da Alemanha na Semana Hans Staden, o representante do Conselho Britânico Mike Thonnton foi muito cordial e deixou clara as possibilidades de desenvolvermos projetos em parceria”, diz o vice-presidente da ACIU.
As visitas fazem parte de um programa do British Council de São Paulo (Organização Internacional para Assuntos Educacionais) que, em conjunto com o Governo do Reino Unido, organiza e financia viagens para que professores de escolas públicas britânicas visitem durante dez dias diferentes países em busca da elaboração de projetos diferenciados de educação para implantarem em seu país.Neste ano, o país escolhido foi o Brasil e a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo fez uma programação para que pudesse ser mostrada um pouco da cultura brasileira. Segundo a Dirigente Regional de Ensino, Edna Paula Roma, as visitas têm uma programação bem variada. “Nesses passeios, os professores conhecem um pouco do sistema educacional brasileiro e com isso, tentamos mostrar o método de ensino de cada escola escolhida e suas especificidades, para que eles possam absorver um pouco desses sistemas educacionais brasileiros e possam utilizar nas escolas do Reino Unido”. Uma das tradutoras do grupo, Liliane Rebello, do Britsh Council, disse que os visitantes adoraram o passeio na aldeia e estavam “realmente admirados e muito emocionados com o trabalho que é feito na Educação Brasileira”.

Foto: Renato Boulos/USC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu