Carnaval sem O Guaruçá

Julinho Mendes
O Guaruçá, como nomeamos, é um grupo cultural - folclórico e alegórico.
Animados e esperançosos com a nova administração que se iniciaria com a proposta de resgate, nós, ainda como colaboradores e participantes do Pirão Geral, já em dezembro de 2004 pensamos:
“- Vamos colaborar com a nova administração, na parte cultural, formando um bloco carnavalesco e resgatando o antigo carnaval de rua de Ubatuba, criando marchinhas inéditas e cantando as tradicionais.”
E assim fizemos. Planejamos tudo, corremos atrás de patrocinadores e colaboradores, inclusive da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). Cumprimos o nosso projeto e compromisso. Só para lembrar: no carnaval passado, o Bloco O Guaruçá, já na sexta-feira, abriu o carnaval de Ubatuba, desfilando pelas areias da praia do Itaguá, partindo do quiosque Caixa-Prego e indo até o quiosque da Alderez, onde o samba comia solto. No domingo saímos do local onde acontecia o Pirão Geral (Cadeia Velha) e na terça de carnaval foi do bar do Tato que o desfile se iniciou seguindo pelas ruas da cidade até o coreto onde acontecia o carnaval na praça. Com aproximadamente trezentas pessoas entre familiares com crianças, jovens e adultos o carnaval d’O Guaruçá foi um sucesso.
Pensa que O Guaruçá, após o carnaval, se escondeu em seu buraquinho? Que nada! Criamos um musical com encenação da Lenda da Gruta que Chora (Sununga) e continuamos com o musical criado por Bado Todão sobre a Lenda do Boi de Conchas. Com esses musicais fizemos apresentações nas festividades de Paraty (FLIP), Caraguatatuba e em Ubatuba. Apresentamos também em algumas escolas de nossa cidade. Em outubro passado criamos a Companhia de Reis do grupo O Guaruçá. Compusemos músicas de Reis inéditas, criamos personagens e alegorias e em dezembro visitamos mais de trinta casas, cantando e anunciando o nascimento do menino Jesus. Foi uma experiência fantástica, emocionante e prazerosa. Ficamos indignados com uma coisa: a turma do RESGATE, não nos convidou para participar do encontro de Folias de Reis que aconteceu no Coreto da Praça, no dia seis de janeiro, Dia de Reis, mas tudo bem!
De 06 de janeiro pra cá, nós do Grupo O Guaruçá, só pensamos em carnaval. Compusemos 06 (seis) marchinhas para participar do I Festival de Marchinhas que está para acontecer. Aproveito para parabenizar a Fundart pela iniciativa do I Festival de Marchinhas; iniciativa esta inspirada no Grupo O Guaruçá que no carnaval passado criou e lançou as marchinhas “Que bicho é esse?” e “O guaruçá”, que em CD foi tocado nas rádios locais e cantado no carnaval 2005.
Muito bem! A participação do grupo O Guaruçá no I Festival de Marchinhas, não implica que o Grupo ou o Bloco vá participar efetivamente ou oficialmente do carnaval 2006 de Ubatuba, conforme vem sendo noticiado na mídia local pelos responsáveis do carnaval de Ubatuba.
- Que é isso? Mas como não? Onde já se viu? O Guaruçá não vai sair? Mas estão divulgando nas rádios e jornais! Como é que fica?
Pois é! Pasmem! Até nós do grupo O Guaruçá estamos surpresos com essa divulgação! A não ser que seja outro O Guaruçá ou um guaiamu disfarçado que vai desfilar no carnaval!
Prezado leitor, diferentemente das administrações passadas, onde os organizadores do carnaval chamavam para uma reunião todos os blocos carnavalescos para discutirem e ajudar na organização do carnaval, a administração do Resgate até agora não convidou oficialmente nenhum bloco carnavalesco para participar de reuniões de organização do Carnaval 2006 de Ubatuba. Se o fizeram, excluíram o grupo O Guaruçá, assim como fizeram no encontro das Folias de Reis.
O que houve foi uma conversa informal como o Assessor Cultural da Fundart (Ney Martins) sobre a possibilidade de sairmos como Bloco, mediante algumas pequenas condições que propusemos. Depois dessa conversa, nada mais se falou; das condições que fizemos, até hoje esperamos uma resposta, tanto por parte da Fundart, como por parte da Setur.
Todas as festas populares do mundo são feitas pelo povo. O carnaval de São Luiz do Paraitinga é feito pelo povo que com seus blocos animam a festa. Em Parintins, Rio de Janeiro, São Paulo, Olímpia... é a mesma coisa; só que essas manifestações são vistas pelos políticos e administradores de lá como forte meio de desenvolvimento turístico, cultural e social, retornando trabalho, educação e fortalecimento da cultura local.
Me respondam os blocos carnavalescos de Ubatuba:
- Vocês participaram de reuniões para ajudar na organização do carnaval? Vocês são vistos pelos nossos administradores como agentes de desenvolvimento turístico, cultural e social? Vocês fazem ou fizeram parte de algum projeto dessa natureza? Qual é e quando sairá o apoio financeiro anunciado pela administração do Resgate?
Não é fácil colocar um bloco de carnaval na rua, são necessárias pessoas disponíveis a ajudar na organização, divulgação, criação e precisa ter o dinheiro. O bloco tem que se apresentar bonito, com camisetas, chapéus, alegorias, som, músicos etc.
Após a Malhação do Judas do ano passado organizado por nós através do Museu Caiçara, numa reunião do grupo O Guaruçá, decidimos criar o Festival de Marchinhas Carnavalescas, onde a partir de agosto faríamos a divulgação. As apresentações de seus compositores aconteceriam em quiosques da praia do Itaguá e em barzinhos da cidade. Infelizmente, para nossa decepção e desgosto da cultura de Ubatuba, proibiram música nos quiosques. Que decadência estamos vivendo, meu Deus! Como já disse: “Estão aniquilando a cultura popular caiçara ubatubana”.
Carnaval não se faz do dia para a noite, tem que ter planejamento, aliás, tudo tem que ter planejamento, e me desculpem, planejamento é coisa que não se vê em Ubatuba. Desculpem-nos também os foliões familiares que pretendiam pular no O Guaruçá, pois o bloco O Guaruçá não se apresentará no carnaval 2006 de Ubatuba.
Desejamos a todos os foliões de Ubatuba e aos que vêm para cá, que divirtam-se no carnaval do trio elétrico resgatado da Bahia, que se apresentará no Ubatumirim e Maranduba.
... e a caXorrada continua! É o que nos resta para brincar o carnaval! Por enquanto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu