“MEU AMO É O MEU PESO”

Corsino Aliste Mezquita
“As coisas que não estão no próprio lugar agitam-se, mas, quando o encontram, ordenam-se e repousam”.
O meu amor é o meu peso. Para qualquer parte que vá, é ele que me leva”.
(Santo Agostinho, Confissões – Livro XIII – 9-10)

Ubatuba vive agitada, confusa. As coisas não se encontram nos lugares que deveriam estar. Indícios mostram que demoraremos ordená-las e conseguir o seu repouso. A serenidade e felicidade, do ordem, está longe de serrem conquistadas.
O Sr. Prefeito escreveu, no seu Orkut, em resposta a Jehu Tosaki : “Não se baseie pelos sites de nossa cidade que são compostos por pessoas que só pensam em derrubar quem está na administração”(CIC). Em entrevista às rádios tem repetido que : Só um bando de desocupados, que não tem o que fazer, escrevem contra Ele e seus processos administrativos.
As afirmativas possuem o mesmo fundamento que as acusações de NERO aos cristãos romanos, de ter ateado fogo a Roma para justificar a posterior perseguição e os martírios conseqüentes. Esperamos não exista, na administração, nenhum psicopata que, como NERO fez, sorridente e alegre, desde o morro de Tarpéia, tenha subido ao alto do Corcovado para observar como Ubatuba pega fogo. Certamente não serão os editores e colaboradores dos sites e jornais escritos aos quais o Sr. Prefeito se refere diuturnamente com o seu repetido rol de inverdades. Os sites e, um ou outro jornal escrito, tem mostrado maturidade, coerência, não se tem colocado a venda, tem feito sugestões e indicado soluções interessantes, para alguns problemas, sem criar outros mais graves. O seu amor por Ubatuba tem sido o seu peso. Ninguém tem mostrado vontade ou aberto processos de defenestração, aos ocupantes do poder, para sentar nos seus lugares. De alguns dos escribas até conhecemos o horror que tem ao poder e aos cargos de provimento em comissão que, exijam deles, ficarem cegos e não enxergarem a realidade.
Curiosamente, salvo três ou quatro, que já tínhamos história anterior de manifestarmos sobre governos, as críticas, indicações e sugestões, tem partido e continuam a brotar de “FOGO AMIGO” e de pessoas que apoiaram a campanha vitoriosa. Estes, uns se consideram decepcionados e outros traídos. Nunca, nos últimos trinta e dois anos, tantos manifestaram esses sentimentos de público e por escrito. É um fenômeno indicativo de que “as coisas não estão no seu lugar” e, exige-se, da Administração, providências, ajustes de rumo, mudanças no grupo governante, menos discursos nervosos e agitados e mais ações coerentes.
Prova também que, o amor a Ubatuba não está sendo o peso que impulsiona nossos administradores. Supostamente outros amores os estão desviando e impedindo-os de encontrar a ordenação e o repouso.
Desde longa data temos procurado ler e acompanhar quase toda a imprensa local. Nestes já quase quatorze meses de administração não tem sido diferente. As indicações daqueles que, o Sr. Prefeito, pretende, denegrir e desmoralizar com qualificativos como: desocupados, que só pensam em derrubar quem está no poder e de outros adjetivos que não cabem neste espaço, podem ser assim condensadas em tópicos:
1° - Analise a capacidade e a ética de seus secretários e assessores antes de nomeá-los.
2° - Só nomeie pessoas com formação adequada e tecnicamente preparados para as funções que vão desempenhar.
3° - Livre-se de vínculos religiosos, de pastores, apóstolos e profetas. O Estado Brasileiro é laico e proíbe esses vínculos.
4° - Tenha grandeza e descortino. Não decida e não fale sob os efeitos da ira e da irritação.
5° - Adote tolerância zero com desvios éticos e mentiras administrativas.
6° - Faça horário, na Prefeitura, e cobre de todos seus subordinados, planejamento, produtividade, delicadeza com o povo e horário.
7° - Adote uma nova forma de governar, fale pouco e aja com prudência.
8° - Isole a banda podre da política. Costuma ser irmã dos bajuladores.
9° - Seja um conciliador e busque o entendimento de alto nível com seus adversários, em torno de pontos consensuais que permitam iniciar a construção de um grande projeto de município.
10° - Esse entendimento “de alto nível” não se conseguirá comprando vereadores, partidos políticos, silenciando a imprensa e xingando quem defende a verdade. ETC, ETC, ETC.
Esperamos que ninguém enxergue, neste resumo, indício ou pretensão de usurpar o poder, conquistá-lo pela força ou impedir os seus ocupantes de governar.
Para concluir registramos que, alguns escribas, não mais nos brindam com seus ótimos textos, repregaram suas velas e seguiram a táctica agostiniana: “Pareceu-me bem sustraír-me suavemente (à Cátedra) para dali em diante não comprarem, da minha boca, armas para o seu furor os jovens que não se preocupam com a lei e com a paz, mas de loucuras vãs e combates tribunícios”. (Confissões- Livro IX –2-2 – O adeus à cátedra).
Enquanto a mim “o meu amor, por Ubatuba, é o meu peso, para onde me leva eu vou”, sempre tomando certos cuidados com provocações, calúnias e maledicências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu