Pensata



O perigo dos seres invisíveis

Nunca se conseguirá entender a insegurança generalizada, especialmente nas grandes cidades, sem ter em mente a estatística que acaba de ser divulgada pela Folha: 27% dos jovens de 15 a 24 anos não trabalham nem estudam em oito regiões metropolitanas. Ou seja, são socialmente invisíveis - e, nessa invisibilidade, reside uma das incubadoras, certamente a maior, da violência. Isso significa quase dois milhões de brasileiros.
Temos aí uma das maiores bombas brasileiras: seres com toda a energia com baixa perspectiva ou, na maioria das vezes, sem perspectiva, vítimas da escolaridade sofrível e do crescimento pífio.
Vivem isolados em guetos, zanzando pelas periferias e, muitos deles, encontram no crime organizado fonte de sobrevivência e na violência um mecanismo para liberar o ressentimento pela exclusão, ou seja, pela crônica invisibilidade. Nada, nem remotamente, é tão ameaçador à paz do brasileiro como esse fato.
Apesar disso, ainda engatinham os programas para lidar com os jovens sem perspectiva. Se os candidatos a governador e presidente tiverem um mínimo de bom senso colocarão esse tema no topo de suas agendas.
Fonte: Gilberto Dimenstein

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu