Notícias da Prefeitura



Prefeito usa tribuna para responder dúvidas de vereadores

Os vereadores enfatizaram a transparência e a democracia que representa o fato de o prefeito ir a público falar sobre seu governo

O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, esteve na última terça-feira, 21, à frente da tribuna da Câmara Municipal. O plenário esteve lotado durante toda a 3ª Sessão Ordinária, que durou cerca de três horas. Todo o secretariado da Prefeitura acompanhou a sessão, apoiando e mostrando união entre os setores do Executivo.
Eduardo César abriu seu discurso agradecendo ao convite e enaltecendo o fato de os vereadores terem tido o discernimento de saber a hora certa de chamar o prefeito à tribuna. “Este é um instrumento de democracia, onde podemos usar da transparência para discutir os problemas da cidade”, ressaltou o prefeito.
A maioria dos vereadores se manifestou a favor da presença do prefeito na tribuna e considerou um marco na história o fato de o Executivo estar na Casa Legislativa para falar abertamente e responder às dúvidas e críticas dos vereadores.
Eduardo César falou sobre seu objetivo de criar meios para levar Ubatuba ao avanço. Segundo o prefeito, o município esteve estagnado e não avançou como deveria nos últimos anos. “Me sinto com a responsabilidade de avançar vinte anos em quatro e a expectativa da comunidade é toda depositada no prefeito, cria-se pressão, mas é uma pressão legítima, pois a população tem o direito e o dever de cobrar ações da Prefeitura”, disse Eduardo César.
A relação ímpar que a atual administração vem mantendo com o Governo do Estado, com a União e até mesmo com as associações de bairro foi citada pelo prefeito como uma ferramenta para a mudança de conceito em Ubatuba. “As relações humanas podem ser difíceis, mas as relações profissionais da nossa equipe com os órgãos externos são ímpares e certamente trarão bons resultados”, acrescentou o prefeito.
Durante seu discurso, o prefeito Eduardo César procurou abordar os temas mais importantes e polêmicos desses treze meses à frente do Executivo ubatubense. Congelamento de núcleos habitacionais irregulares, intervenção na Santa Casa, implantação de ciclofaixas, terceirização da merenda escolar, Conselho Municipal de Desenvolvimento, feira hippie, tapa-buracos e reurbanização da Avenida Iperoig, entre outros assuntos, foram esclarecidos pelo prefeito, que ainda respondeu individualmente a todas as questões levantadas pelos vereadores. Aproveitando o grande público e o fato de estar perante todo o Legislativo municipal, Eduardo César falou também sobre as muitas ações que pretende colocar em prática ainda neste ano.
O presidente da Câmara, Ricardo Cortes, encerrou a sessão parabenizando o prefeito pela coragem de apresentar seus projetos ao público e dizendo que sua ida à tribuna concretiza o desejo de fazer um governo participativo. A volta do prefeito à Câmara para uma próxima sessão também foi discutida com o intuito de tornar esta prática uma constante.
“Não tenho respostas e soluções para tudo, mas estou à disposição deste Legislativo e de toda comunidade ubatubense para esclarecer, no que for possível, dúvidas e reclamações. O bom relacionamento faz com que avancemos. Estar nesta Casa tem um significado especial para mim, pois é uma alusão à democracia e à participação popular. Voltarei quantas vezes forem necessárias e espero que na volta eu já possa dizer que atendi a alguns pedidos que me foram feitos aqui hoje”, finalizou o prefeito, que disse se sentir confortável na tribuna, já que foi vereador durante doze anos. PMU


Ibama anuncia mudança no defeso do camarão

A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba informa aos pescadores que o período de defeso do camarão sete barbas foi modificado para o mês de outubro, de acordo com as normas do Ibama, começando no dia 1º e permanecendo até o dia 31 de dezembro. A modificação foi feita após estudo que comprova que em março, época em que o defeso acontecia anteriormente, o camarão já se encontra em fase adulta, fora de período de desova.
Os camarões das espécies: rosa, branco, santana e barba-russa continuam em fase de defeso até o dia 31 de maio. Em Ubatuba, assim como em todas as cidades litorâneas das regiões sul e sudeste acontece também o defeso da sardinha, que teve início em 1º de novembro e permanece até o dia 1º de março.

Protegendo as espécies

O defeso é um período de paralisação obrigatória da pesca de determinado recurso pesqueiro, em águas marítimas ou águas interiores, visando a proteção da espécie na época da desova ou piracema. Existe também o período de recrutamento, que é um defeso de proteção à fase juvenil dos peixes.
Durante este mês está acontecendo também o defeso de mexilhões, mais conhecidos pelos caiçaras como mariscos. Ele começou em 1º de janeiro e continua até 28 de fevereiro, com o objetivo de proteger os picos de desova que ocorrem no início da primavera e do verão. Por isso, nos períodos entre 1º de setembro e 30 de novembro, também é proibido retirar mariscos das costeiras.
Para mais esclarecimentos sobre o defeso, consulte o site do Ibama (
www.ibama.gov.br) e procure a Instrução Normativa 07/2003 – portarias ibama 74/2001 – nº 09/2003, nº 52/2003 e portaria SUDEPE 46/1987, ou ligue para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, pelo fone: 3833-3500. PMU


Serestas e Seresteiros apresenta marchinhas de carnaval

Nesta sexta-feira, dia 24, a Fundart apresenta mais uma edição do projeto “Serestas e Seresteiros”. Desta vez, em homenagem ao Carnaval, os seresteiros contarão seus “causos”, cantarão marchinhas clássicas e apresentarão algumas das novas marchinhas criadas para o festival que aconteceu no final de semana passado. O evento começa às 20h e acontece no auditório da Fundart, com entrada gratuita. Se não estiver chovendo, o “Serestas e Seresteiros” promete acontecer na Praça Anchieta.
Os seresteiros Sérgio e Regina e o grupo Canoá, composto por Sérgio, Regina, Eliane, Vera, Carmem, Cristina, Newton, Robson e Beleza, apresentarão canções carnavalescas, fazendo um passeio musical por marchinhas clássicas, como "Ó Abre Alas", de Chiquinha Gonzaga, "Ó Pé de Anjo", "Vila Esperança", "Pierrot Apaixonado" e "Noite dos Mascarados", entre outras. PMU


Secretaria de Obras inicia trabalhos com máquina de guias e sarjetas

A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Obras, colocou em funcionamento, durante esta semana, a nova máquina extrusora de guias e sarjetas, adquirida no final do ano passado. O primeiro local a receber as guias e sarjetas foi a Rua Sérgio Lucindo, que dá acesso à nova sede do Fórum, a ser inaugurada em breve, na Estufa II. Após os serviços na Estufa, a máquina segue para a Itamambuca.
A Prefeitura pretende usar esta máquina em diversos bairros da cidade, agilizando o processo de construção das guias e sarjetas, que mesmo com a máquina demora cerca de dois dias só para nivelar o terreno e começar com a passagem do concreto. PMU


Cerca de 500 pessoas se inscreveram para tentar uma vaga como trabalhador braçal na Prefeitura de Ubatuba

De acordo com dados da Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Ubatuba, cerca de 500 pessoas preencheram fichas no Ginásio do Tubão durante os três dias em que estiveram abertas as inscrições para o processo seletivo que vai contratar cem trabalhadores braçais para realizar trabalhos de limpeza em todo o município. A procura na quarta-feira, 21, último dia de inscrições, foi bem maior que nos dias anteriores, chegando a formar fila na entrada do Ginásio durante quase todo o dia.
Os horários e locais das provas serão anunciados nos dias 24 e 25 de fevereiro. A primeira prova acontece no dia 5 de março. Os resultados saem no dia 10 de março e a publicação da lista de aprovados e convocação serão no dia 17 de março. A contratação obedecerá à ordem classificatória dos candidatos. A Prefeitura vai fornecer aos contratados transporte, cestas básicas, equipamentos de proteção individual e ferramentas. PMU


Futebol feminino de Ubatuba define calendário para 2006

Após um início vitorioso, com a conquista da Taça Cidade de São Sebastião pela equipe da SEL Ubatuba, o futebol feminino de Ubatuba já conhece seu calendário para 2006. Segundo o secretário muncipal de Esportes e Lazer, Bittencourt Jr., o objetivo é manter as equipes atuando durante todo o ano. “Teremos o ‘Circuito Esquina das Modas’ de beach soccer, com quatro etapas e a ‘Copa Tortilhão’ de futebol society, que acontecerá em um final de semana. Vamos manter as equipes trabalhando durante o ano para garantirmos uma seleção forte e bem entrosada”, disse o secretário. "Nas demais datas buscaremos participar de competições em outras cidades, fazendo intercâmbio para fortalecer ainda mais o time”, completou Bittencourt.
O calendário ficou assim definido: Circuito Ubatuba Esquina das Modas de Beach Soccer - 23/4 na Praia da Lagoinha, 18/6 na Praia do Ubatumirim, 17/9 na Praia da Enseada e 12/11 na Praia do Pereque Açu; Copa Tortilhão - 26 e 27/8 na quadra da piscina municipal. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu