FIM DE TEMPORADA

A Temporada acabou e desta vez de forma mais traumatizante que as outras, após um inicio claudicante em função da falta de feriado no reveillon e do tempo chuvoso, o Sol se abriu e tivemos uma regularidade até o final de janeiro, onde de repente desapareceu.
Diferente, portanto dos anos anteriores onde tínhamos um reveillon muito forte e em função das chuvas um esvaziamento progressivo, portanto, a temporada ia se esvaindo aos poucos.
Conversando com alguns comerciantes, todos esperavam que se prolongasse mais um pouco, pegando todos de surpresa.
E ela realmente acaba, como a morte, todos esperam, mas na hora que acontece sempre traumatiza.
E o que podemos fazer para que tenhamos uma continuidade mesmo que pequena, porém suficiente para podermos manter empregos e despesas sem ter que devolver o dinheiro que ganhamos?
A parceria com o Sebrae no desenvolvimento do turismo sustentado nesta Cidade já foi feita através da Associação Comercial de Ubatuba. Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR)
Junto com lideranças comunitárias da Região Sul, somada a algumas pessoas de outras regiões da Cidade, formatamos quatro projetos dos seis que compõem o PDTR, mesmo com a ausência maciça do Empresariado, maiores interessados, ironias da nossa Cidade.
Dia 7 às 9 horas na ACIU estaremos dando continuidade nos trabalhos, porém desta vez não será possível sem a participação de empresários, comunidades e Prefeitura, através de diversas secretarias que serão acionadas para colaborar.
Por os projetos no papel, também não foi fácil, mas é muito mais do que executá-los efetivamente.
Os projetos prontos são: SENSIBLIZAÇÃO PARA A IMPORTANCIA DO TURISMO, dividido em duas partes, ESCOLAR E DAS COMUNIDADES. – CAPACITAÇÃO DA COMUNIDADE, tanto empresarial como dos operacionais da cadeia produtiva do turismo, com parceria com SENAI e outros órgãos especializados. FORMATAÇÃO DE PRODUTOS TURISTICOS, que escolhemos como modelo a Trilha do Bonete com a participação da cultura de Vieiras e as Ruínas da Lagoinha. Apenas o piloto para o desenvolvimento de vários potenciais que temos disponíveis.
Faltam ser elaborados os projetos de RECEPTIVO TURISTICO, GESTÃO e COMERCIALIZAÇÃO.
Mas o principal é a participação de todos sem a qual não será mais possível continuarmos e, portanto permaneceremos com os traumas do fim da temporada e a devolução da “GRANA” que ganhamos.
Confirmaremos Data, Local e Hora da retomada deste importante evento, contamos com todos.

Fernando Pedreira
COMISSÃO DAS ASSOCIAÇÕES DA REGIÃO SUL - MEMBRO DO C.M.D.e C.M.T.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu