Rio Grande


Equipe da prefeitura acompanhou a explosão da rocha

Prefeitura completa retirada de rocha que atrapalhava passagem no Rio Grande

Com a explosão da pedra que dificultava a passagem de barcos na Barra dos Pescadores foi atendida uma antiga reivindicação do setor pesqueiro

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras de Ubatuba, realizou na tarde da última quinta-feira, 2, a implosão controlada de rochas que obstruíam a passagem das embarcações na entrada da Barra dos Pescadores, principal e maior porto de pesca do município. De acordo com técnicos da empresa que realizou a implosão, a rocha possuía cerca de 3 m³ e para o desmonte foi utilizado um quilo de explosivo, distribuído em seis diferentes pontos. Ainda segundo os técnicos, o resultado foi excelente e até melhor do que o esperado.
O prefeito Eduardo César, acompanhado do Secretário de Obras, João Paulo Rolim e da Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, foi conferir de perto a ação. “Para os pescadores é uma grande conquista, pois trata-se de uma reivindicação antiga. Esta é uma obra polêmica, que exigiu coragem por parte da Prefeitura, mas que vai proporcionar maior segurança para as embarcações e impulsionar o setor pesqueiro, que é uma das principais atividades econômicas do município. Os pescadores merecem o nosso maior respeito”, disse Eduardo César.
Para Valéria Gelli, a necessidade de segurança para navegação é primordial. “Deve haver também o desassoreamento para retirada dos bancos de areia. Um estudo oceanográfico deve ser realizado para adequar o local e não haver acúmulo de sedimentos. Essa ação é um marco para mostrar que esta gestão tem uma grande preocupação com o setor pesqueiro”, completou a secretária.

Auto de infração cancelado, obra efetivada

A ação de desobstrução do rio foi complicada, pois em outubro passado a Polícia Ambiental impediu a continuidade das obras, alegando falta de licenciamento. No entanto, por não provocar dano ambiental, já havia sido dispensada a necessidade de licenciamento pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. No começo de janeiro a Coordenadoria de Licenciamento Ambiental e Proteção de Recursos Naturais cancelou o auto de infração e embargo da obra, liberando a continuidade da obra de desassoreamento do Rio Grande.

Prevenção de acidentes

A retirada das obstruções no Rio Grande deve prevenir acidentes com as embarcações. O pescador Josias Vieira de Oliveira já sofreu as conseqüências de ter que passar pelo banco de areia e as pedras do Rio Grande. “Meu irmão bateu com o barco, perdeu o hélice e quase teve que construir outra embarcação. Agora a passagem deve melhorar bastante, não só para nós como para as próximas gerações de pescadores”. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu