As amendoeiras e suas mazelas

Prezado Sidney Borges

Conforme mencionado em e-mail anterior, segue abaixo, a pesquisa efetuada pela Bióloga Rosmari Lazarini acerca das doenças que podem acometer as amendoeiras e, em anexo, uma lenda a respeito delas.


Sucesso
respondeambiente-owner@yahoogrupos.com.br


Amendoeiras

Família botânica: Rosaceae
Nome científico: Prunus dulcis (Mill.) D.A. Webb
Nome popular: Amendoeira
Sinônimos botânicos: Amygdalus communis; Amygdalus dulcis; Prunus amygdalus; Prunus communis

A Amêndoa é cultivada desde a antiguidade na região do Mediterrâneo. Atualmente é cultivada na Espanha, Itália, Portugal, Irã e Estados Unidos (Califórnia). No Brasil é mais encontrado em pomares da região sul.

Trazidas da Índia, de onde são nativas, adaptaram-se bem ao nosso clima. São caducifólias, isto é, suas folhas caducam, caem, no inverno. Seus frutos são muito apreciados por morcegos.

Diversas frutas consumidas no Brasil pertencem ao gênero Prunus, incluindo o pêssego, a nectarina, a ameixa, a cereja, o abricó e a amêndoa.

Alguns nematóides, vírus e bactérias podem atacar as amendoeiras e causar algumas doenças. A detecção de certas doenças pode ser realizada através de inspeção visual. Em muitos casos, a doença em estágio inicial não apresenta sintomas visíveis. Muitas vezes, a árvore pode estar acometida por uma doença sem que se perceba os sintomas (aparentemente sã). Neste caso pode ocorrer queda súbita da árvore.


Segue algumas informações a respeito dos agentes promotores de doenças:

- Por nematóides:

Diferentes gêneros e espécies de fitonematóides são responsáveis pelo ataque fruteiras, incluindo Prunus.

Plantas atacadas por Xiphinema americanum, na ausência de vírus, geralmente não exibem sintomas característicos na parte aérea. No entanto, sob alta densidade populacional observa-se redução do vigor da planta atacada, podendo ocorrer necrose e destruição das raízes de culturas suscetíveis. Há dificuldade encontrada pelos taxonomistas na sua correta identificação, constituindo-se um dos aspectos que aumentam, sobremaneira, a sua significância fitossanitária como praga quarentenária para um país.

Alguns indivíduos apresentam altos níveis de resistência a nematóides como certos clones de amendoeiras. Por se tratarem de cultivos perenes, a melhor forma de controlar os nematóides é evitar que sejam introduzidos.
Entre os métodos mais eficazes para o controle de nematóides fitoparasitos estão a resistência genética de plantas, a rotação de culturas e o controle químico.

- Por vírus:

A doença conhecida como “Plum Pox” e também por “Sharka” é causada por um vírus que tem como uma de suas plantas hospedeiras a amendoeira. O vírus pode ser encontrado em brotações jovens, folhas, raízes, botões florais, flores, frutos, caule, no xilema e citoplasma dos tecidos internos. Os sintomas, em folhas, são de manchas verde-claras, anéis ou linhas cloróticas, clareamento das nervuras e distorção das folhas primárias. Os frutos apresentam baixo teor de açúcar, queda prematura e deformações. As sementes podem apresentar anéis e manchas.

- Por bactérias:

Uma variante da bactéria Xylella fastidiosa que destrói as videiras ataca a amendoeira. Esta linhagem da Xylella está sendo submetida ao seqüenciamento e analise de nucleotídeos, sendo fundamental para descobrir os mecanismos de infecção e as causas da praga que afeta plantações.

- Por ácaros:

Ácaros em pomares de amendoeiras têm sido controlados pela aplicação tanto de um pesticida como de ácaros predadores, selecionados em laboratório pela resistência a pesticidas.

O Instituto Biológico (IB) (
http://www.biologico.sp.gov.br/) realiza pesquisas e serviços de sanidade em culturas de importância econômica para a região, destacando-se as pragas e doenças.

Comentários

Anônimo disse…
Senhores,

Gostaria de adquirir 03 mudas ou sementes da Amendoeira (Prunus dulcis), que vi em Portugal. Aquela que tem florada branca.

Sds

Abdias
Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu