8 de maio

Fim do pesadelo

Sidney Borges
Há 65 anos terminava oficialmente a guerra na Europa. No dia 8 de maio de 1945 a Alemanha assinou a rendição formal, a derrota estava configurada há muito tempo. Hitler invadiu a União Soviética em junho de 1941 e em dezembro do mesmo ano sentiu o gostinho amargo do infortúnio nas imediações de Moscou. Foi o primeiro insucesso da até então invencível máquina de guerra nazista. Em 1942 os americanos colocaram sua poderosa indústria a serviço do conflito e o horizonte do Führer escureceu de vez.

Com duas frentes e poucos recursos energéticos não havia salvação para o nazismo. Hitler poderia ter negociado quando estava em vantagem, não o fez, em meados de 1943 a vitória acenava para Stalin. Qualquer possibilidade de acordo ficou fora de propósito.

O nazismo de Hitler odiava judeus, por causa desse ódio e do Holocausto criou condições diplomáticas para a instalação do Estado de Israel.

Hitler abominava o comunismo. A invasão da União Soviética forçou o desenvolvimento do Exército Vermelho, tornando-o o mais poderoso da Europa e consolidando o regime de Stalin.

A guerra ainda duraria alguns meses, o Japão continuou lutando e foi contemplado com os primeiros bombardeios atômicos da história. Hiroshima e depois Nagasaki conheceram a potência e os horrores da fissão nuclear. Há quem atribua a esses bombardeios o fim da guerra, não faz sentido acreditar totalmente. 

Dresden sofreu mais do que Hiroshima e Nagasaki juntas com o despejar contínuo de milhares de toneladas de bombas de fósforo, em fevereiro de 1945. A cidade medieval, com muitas construções de madeira, literalmente sumiu do mapa.

O Japão sentiu que a hora de capitular tinha chegado quando tropas soviéticas começaram a se deslocar para a Mandchuria. Onde o Exército Vermelho punha os pés não tirava mais. Sentindo o perigo de desaparecer como nação os falcões japoneses negociaram a rendição "incondicional" aos americanos. Incondicional para inglês ver. O imperador foi mantido e, fora a vergonha da derrota, tudo permaneceu igual. Na verdade melhorou. Sem gastos militares, - o Japão tornou-se protetorado americano - e com o imenso mercado do mundo capitalista aberto, os japoneses trabalharam duro e 15 anos depois da guerra estavam ricos e respeitados. Em 1960 todo mundo queria um radinho "Spica". Eu inclusive.

Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu