Conferência

Ubatuba participa da II Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca

Ubatuba foi representada na II Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca que aconteceu de 14 a 16 de março, em Brasília. Dos 1.157 delegados de todo o país, oito eram ubatubenses. O objetivo do evento foi encaminhar as reivindicações levantadas durante a II Conferência Estadual. Na ocasião, foram discutidas e aprovadas diretrizes para a política de desenvolvimento da aqüicultura e pesca no país.
O processo promoveu o debate entre os setores com demandas e interesses do setor produtivo em toda sua pluralidade, incluindo pescadores artesanais, industriais, amadores, indústrias pesqueiras e aqüicultores de todo o Brasil. Os delegados ubatubenses foram eleitos para ir a Brasília durante a II Conferência Estadual, que aconteceu em fevereiro. O chefe de fomento à pesca da Smapa, Élvio Damásio considera que o encontro foi proveitoso no sentido de capacitação e envolvimento com os assuntos relacionados à pesca e maricultura. “Nós conseguimos levar a maioria das entidades envolvidas com o setor, colocando em prática a política participativa, que é o nosso ideal.”
Estiveram presentes membros de diversas entidades e associações relacionadas à atividade pesqueira em Ubatuba, tais como: Colônia Z10, Associação dos Pescadores de Ubatuba (Apu), Associação de Maricultores do Estado de São Paulo (Amesp), Associação de Pescadores da Enseada (Ape), Quilombo Caçandoca Ong Mar Vivo e Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.
As propostas de Ubatuba foram formuladas em grupo, por representantes de diversas entidades do setor. O presidente da Colônia Z-10, Cláudio dos Santos, conhecido como Cacá, afirma que a participação do setor é muito importante para o futuro da aqüicultura e pesca no município. “São, pelo menos, 1.800 famílias que sobrevivem da pesca em Ubatuba. Nós estamos nos unindo, lutando para defender nossos interesses. Todos os nosso pedidos são pertinentes e merecem consideração, tanto que foram aprovados em sua maioria.”

As reivindicações ubatubenses

Todas as solicitações feitas pelos delegados de Ubatuba foram apoiadas pelos outros delegados e aprovadas pela SEAP. Entre as principais reivindicações do setor estão a unificação do defeso de camarão, a preservação da cultura caiçara em relação à pesca artesanal, a legalização das embarcações de pesca de camarão em exercício, a melhoria da infra-estrutura de desembarque, processamento e comercialização de pescado, incluindo a reforma do Mercado Municipal de Peixe, que hoje funciona precariamente.
Os pescadores pediram também maior apoio do poder público, a criação de cursos específicos para o Litoral Norte e a diminuição da burocracia para concessão de financiamento para seus projetos. Um pedido antigo encaminhado foi para viabilizar a eliminação da pesca de parelha e da pesca de isca viva praticada pelos atuneiros, bem como, fazer cumprir a lei que garante o acesso físico e operacional dos pescadores às águas. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu