Combate à Tuberculose

Ubatuba se prepara para Semana de Combate à Tuberculose

O principal sintoma de suspeita da doença é a tosse que persiste por mais de três semanas. A orientação, nesse caso, é procurar um posto de saúde

A próxima semana será marcada pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, realizado no dia 24 de março. Em Ubatuba, o Programa de Tuberculose, em parceria com PSF (Programa de Saúde da Família) e a Vigilância Epidemiológica, realizarão, de 20 a 24, uma busca ativa de casos e sensibilização junto à comunidade. Durante essa semana, as instituições fechadas (asilos, casas de recuperação, cadeia e abrigos) estarão sendo visitadas, por serem lugares com maior ocorrência de casos.
Em Ubatuba, a incidência está na média nacional, de 35 a 40 casos por ano. Nos últimos anos, o Programa de Controle de Tuberculose de Ubatuba recebeu prêmios pelo índice de cura acima dos 85%. Segundo o Coordenador do Programa, Dr. Fernando Bergel, para que Ubatuba consiga manter o controle da tuberculose, é importante que toda a comunidade esteja atenta aos sintomas da doença. “Todos os indivíduos com tosse por mais de três semanas devem ser encaminhados aos postos de saúde para verificar se possuem a doença”.

A doença

A tuberculose é causada por um microorganismo que acomete, principalmente, os pulmões. É transmitida através de gotas de saliva da pessoa contaminada, lançadas ao ar quando ela fala, canta, tosse ou espirra. O principal sintoma de suspeita da doença é a tosse persistente (mais de três semanas), podendo ocorrer falta de apetite, emagrecimento, febre e suores noturnos.
Para as pessoas que têm os sintomas, a orientação é procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência para uma avaliação médica e coleta de exame de escarro, que é o método de escolha para o diagnóstico da tuberculose. Esse exame deve ser realizado em todos os casos suspeitos.

O tratamento

A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito, mas é fundamental que o paciente siga as orientações da equipe de saúde e tome todos os medicamentos corretamente. Essas medidas são importantes, porque o abandono do tratamento ocasiona nos microorganismos, uma resistência aos medicamentos, tornando-os ineficazes. Segundo o Dr. Bergel, essa atitude coloca em risco a vida do paciente e provoca a disseminação da doença. “O paciente com tuberculose resistente aos medicamentos representa uma ameaça para o controle da doença, pois dificulta o tratamento e pode transmitir o microorganismo resistente para outras pessoas”. PMU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu