Livros



“Opus Dei - Os Bastidores”

Um tema instigante, que pela ótica de escritores estrangeiros despertou a curiosidade dos leitores do País, foi contextualizado para ajudar os brasileiros a conhecer melhor o Opus Dei, ou Obra de Deus. Os bastidores da instituição no Brasil são revelados no livro escrito por Jean Lauand, professor titular de filosofia da FEUSP, Marcio Fernandes da Silva, Juiz da Receita Estadual, e Dario Fortes Ferreira, médico e diretor de um importante hospital de São Paulo/SP.
“Opus Dei – Os Bastidores” é uma obra baseada na própria vivência dos autores e nos testemunhos de vários ex-membros da instituição.
“Tornava-se urgente um livro que, sem recorrer à ficção, desvendasse a realidade dos procedimentos, típicos de seita, dos bastidores da prelazia: arregimentação de jovens, ‘formatação’, retenção, influências etc.”, destaca Jean Lauand. Os autores trazem a polêmica ao público, no esforço de esclarecer e oferecer dados para sérias reflexões, a partir das quais se conclui que a história que o Opus Dei conta de si mesmo absolutamente não coincide com o que os ex-membros relatam sobre ele.
O Opus Dei é a instituição da Igreja sobre a qual recaem mais críticas e suspeitas, além de ser a mais intrigante e polêmica. Após décadas de silêncio, ex-membros de todo o mundo passaram a se comunicar e a reavaliar a realidade vivida dentro do Opus Dei. A polêmica obra de ficção “O Código da Vinci”, de Dan Brown (Sextante, 2004), foi um dos estopins da curiosidade mundial.
Além de vários testemunhos de ex-membros — alguns estiveram lá por mais de 30 anos —, o livro oferece também uma perspectiva histórica e análises que procuram tentar responder a um dos mais importantes questionamentos: O Opus Dei está a serviço de Deus ou de manipulações humanas?
Temos aqui, portanto, os elementos básicos para a compreensão deste complexo fenômeno religioso de nossos tempos – compreensão tanto mais necessária quanto mais o Opus Dei cresce em poder e influência dentro e fora da Igreja, adotando métodos escusos, agressivos e manipuladores.
Fonte: Luciana Barros - Sigmapress Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu