Matéria da Prefeitura é contestada

“Que haja luz, para que todo povo possa ver melhor”

Vergonhosa a reportagem feita pela Prefeitura de Ubatuba, onde se lê “Prefeito consegue energia elétrica para os moradores da Região Norte”.
A população de Ubatuba tem que saber, que esta discussão vem sendo feita a alguns anos a partir de solicitação no Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba do Pela Vida Pela Paz, Movimento em Defesa de Ubatuba – MDU, solicitando a constituição de uma Câmara Técnica, para procurar alternativas para resolver a questão dos moradores na área de Parque. Surgiu assim a Câmara Técnica do Camburí, que foi construindo com muitíssimo trabalho, pela dificuldade de conciliar as agendas e compromissos dos diversos representantes dos órgãos federais, estaduais, municipais, Ongs e comunidade (sendo realizadas mais de quinze reuniões, muitas durante o dia todo), o “Plano de Uso Tradicional do bairro do Camburí”, que com base no Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC permitiu a liberação dos licenciamentos ambientais, para a comunidade tradicional que há décadas vem reivindicando a energia elétrica como melhoria de sua qualidade de vida”. Verdade seja dita, que por força de vontade e empenho pessoal de nosso presidente da república, o Sr. Presidente Luis Ignácio Lula da Silva que esta situação chegasse a se concretizar por meio do Programa “Luz para Todos”, que financia a execução das obras pela concessionária local (Elektro); também não poderia me esquecer do empenho do engenheiro elétrico, Fernando Selles, coordenador estadual do programa; da diretora do PESM-NP, Eliane Simões (Lica) e seus assessores e do Projeto TAMAR, que está permanentemente colaborando com a comunidade do Camburí; Esta Câmara Técnica, não se limita apenas à questão da energia elétrica, mas também as diversas necessidades deste sofrido povo caiçara e quilombola, que é a reforma de moradias, áreas de cultivo para sua subsistência, melhoria das estradas, etc...
A questão na reta final, foi agilizada, porque a comunidade dos bairros do Camburí, Ponta da Cabessuda, Sertão da Fazenda da Caixa, ocupou de forma pacífica por duas vezes, a Sede do Núcleo Picinguaba e em nenhum momento eu vi o Senhor Eduardo César, nem quando era vereador desta Casa de Leis e muito menos após eleito prefeito municipal; pude constatar sim, algumas vezes, a presença do vereador Charles Medeiros e assessoria, Domingos dos Santos e assessoria e do Senhor Gerson Florindo, representado a Ong. Cidade Cidadão em algumas reuniões e durante a ocupação da Sede.
Portanto a matéria é no mínimo mentirosa, sendo um desrespeito para com os membros da citada Câmara Técnica, que é composta pelos integrantes do Ministério Público Federal, Procuradoria da República, Ministério Público Estadual, Instituto de Terras do Estado de São Paulo – ITESP, Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, Prefeitura Municipal de Ubatuba – PMU (pífia participação), Câmara Municipal de Ubatuba - CMU, Parque Nacional da Serra da Bocaina - PNSB, Associação de Remanescentes de Quilombo e da Associação de Moradores do Bairro do Camburí, Associação em Defesa do Povo Caiçara – ADPC, Movimento em Defesa de Ubatuba – MDU; fica minha indignação também com a declaração do administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, que diz: “Se não fosse essa relação cordial e amigável, que por empenho da atual administração foi se formando, dificilmente conseguiríamos esta autorização” (sic). Da para perceber a falta de conhecimento e de integração desta administração nas causas de meu povo tradicional.
Fica minha indignação com este governo intitulado “Resgate Ubatuba”, que de forma vergonhosa, desrespeita uma Câmara Técnica e que se aproveita da simplicidade e bondade de nossa comunidade tradicional, que não consegue manifestar-se através da imprensa falada e escrita.

Obs: Segue cópia deste documento, bem como da matéria jornalística intitulada “Prefeito consegue energia elétrica para os moradores da Região Norte”, veiculada pela PMU, para todos os integrantes da Câmara Técnica do Camburí, bem como para o “Programa Luz para Todos”.
Comunico também, que fica a disposição, de quem se interessar, cópias de todas as Atas das reuniões da Câmara Técnica do Camburí, fotos, documentos, etc...

Jairo dos Santos – PT
vereador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu