Olho vivo!



Luiz Moura
Como integrante do grupo Ubatuba Birds, fiquei muito contente com minha participação, em 11 de setembro de 2005, no primeiro registro que acrescentou mais um pássaro aos visíveis em Ubatuba. Com a presença de exemplares Columba picazuro, mais conhecido como pomba-asa-branca, pertinho de minha casa (ninho em uma árvore existente no pátio usado como estacionamento pelo Ubatuba Palace Hotel), agora já são 389 as espécies de pássaros que podemos observar em nosso município. Um outro casal da espécie preparou ninho em árvore localizada em frente ao prédio onde funciona a Biblioteca Municipal, na praça 13 de Maio, no centro da cidade.
O interesse crescente na observação de pássaros (bird watching) que ocorre em todo o mundo, torna Ubatuba, pela quantidade de espécies aqui encontrada, um excelente potencial a ser explorado. O número de pássaros observáveis, aliado a exuberância da Mata Atlântica e a beleza do trecho do Oceano Atlântico que banha nossa costa, torna o município o preferido entre os observadores de pássaros.
O poder público, em conjunto com a iniciativa privada, deve elaborar um plano para a exploração deste filão. Precisamos criar uma infra-estrutura para o desenvolvimento deste importante nicho que, bem trabalhado, fatalmente, trará dividendos importantes para o município. Devemos lembrar que esses visitantes (os observadores de pássaros) não se importam com a chuva, uma constante em qualquer planejamento para a nossa região.
Os técnicos que estão estudando o Plano Diretor, não poderão se esquecer de criar dispositivos que propiciem a manutenção das condições que permitem a Ubatuba possuir esta potencialidade.
A foto acima, de uma saíra-militar (Tangara cyanocephala), tirada do escritório do Ronaldo Dias, recorda que o
tangará-dançador é o pássaro símbolo de Ubatuba e o dia 4 de outubro foi escolhido para sua comemoração (lei municipal 2614, de 28 de dezembro de 2004).
Atitudes intempestivas como as de Pedro Tuzino, candidato derrotado nas eleições para o cargo de prefeito em 2004, que
durante sua campanha disparou enormes quantidades de fogos de artifício, em locais e horários inadequados, que com certeza propiciaram um desequilíbrio no meio ambiente, devem ser reprimidas com severidade. Faltam campanhas de esclarecimentos para a conscientização de pessoas que, como Pedro Tuzino, por suas atitudes, parecem desconhecer a importância do meio ambiente no desenvolvimento das atividades turísticas do município de Ubatuba.
Falando em Pedro Tuzino... Continuo amanhã...

Foto: Alexandre Tavares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu